O Grupo Gazin, fundado em 1966 em Douradina, no Noroeste do Paraná, é hoje uma das principais varejistas do Brasil. Com presença em dez estados, com mais de 300 lojas e um quadro superior a 10 mil colaboradores, a companhia tem uma rede de soluções que vai além do varejo, agregando também indústria, soluções financeiras, consórcios, seguros, viagens, agronegócio, entre outros. E apesar dessa robustez, a Gazin consegue manter um clima de humildade típico do interior para se tornar mais uma vez a melhor empresa para trabalhar no Paraná, na categoria Grande Empresa, do Great Place To Work (GPTW) Paraná 2024.
A companhia já está acostumada a ser premiada pelo GPTW não só no ranking paranaense, mas nacionalmente também. Além de marcar presença constante entre as primeiras colocadas do país no ranking geral, a Gazin foi eleita a melhor empresa de varejo para trabalhar no Brasil em 2023 — a premiação foi dada em fevereiro deste ano.
O segredo, segundo a gerente geral de Recursos Humanos da empresa, Viviane Thomaz, está em seguir a cultura dos acionistas, de muita humildade e de liberdade de participação. Independente da função e do nível hierárquico, todos têm voz dentro da Gazin. Mais que voz. Todos são ouvidos. Isso gera um ambiente de confiança e de liberdade para que cada profissional possa contribuir para o sucesso geral da companhia.
“Com esse ambiente, temos liberdade para sermos criativos. Se há alguma situação para resolver em determinada área, o colaborador mesmo pode propor como resolver os problemas, sendo ouvido pelos gestores”, destaca Viviane. “Estamos sempre pensando no resultado, mas colocando as pessoas no primeiro nível. É isso o que fazemos no dia a dia. E sempre tendo flexibilidade para buscar a melhor resolução das situações”, acrescenta.
Para garantir que os colaboradores estejam engajados diariamente, a empresa se preocupa não só com a questão profissional, mas também com a parte pessoal, com o que acontece fora do ambiente de trabalho. A Gazin, acima de tudo, respeito o equilíbrio profissional e pessoal. Até por isso, tem alguns programas voltados para essa área, incluindo qualidade de vida e saúde, e mesmo colaborando diretamente para sanar eventuais problemas externos, seja do ponto de vista financeiro ou psicológico. “Buscamos sempre cuidar da questão da saúde emocional. Isso é primordial para nós”, reforça Viviane.
Comunicação e oportunidades internas são fundamentais na Gazin
A presença nacional impõe alguns desafios para o Grupo Gazin, pois é preciso manter o mesmo ambiente de trabalho na matriz, no Paraná, como nas lojas no Acre ou no Mato Grosso, ou em qualquer outro lugar do país. Sem contar que a empresa atua em diversos segmentos, com características próprias, e que exigem habilidades específicas dos colaboradores e atenção diferenciada da companhia.
O principal meio para equilibrar as distâncias e os negócios está na comunicação, na forma de passar a cultura da empresa a cada colaborador, onde quer que esteja. “Trabalhamos fortemente na questão da comunicação, para que todos estejam na mesma página. Comunicando bem os benefícios, desenvolvimento e tudo o que ocorre aqui na matriz, para que todos saibam o que está acontecendo”, comenta a gerente geral de Recursos Humanos do Grupo Gazin.
E parte dessa comunicação tem relação com o crescimento profissional dentro da empresa. Ou seja, a Gazin deixa claro ao colaborador, onde quer que esteja, no ramo que esteja, as oportunidades que ele têm para avançar ali mesmo. Das oportunidades que são abertas, 90% delas são direcionadas inicialmente aos colaboradores atuais.
Além de abrir oportunidades internas, elas não são necessariamente voltadas à mesma função que o colaborador exerce no momento. Ele pode, por exemplo, mudar de função nesses momentos em que uma oportunidade abre em outra área. “A Gazin é uma diversidade de negócios. Todos os colaboradores têm a oportunidade de crescimento na carreira, de desenvolver outras funções”, complementa Viviane.