A frente fria que se forma na Região Sul do Brasil, no primórdio desta semana, vai seguir para o Sudeste do país. O fenômeno, juntamente de uma extensão alongada de baixa pressão atmosférica, vai encanar um galeria de umidade desde a Região Setentrião.
De tratado com o site Meteored, a ação deve propiciar a ocorrência de chuvas volumosas no Sudeste do país, principalmente na sexta-feira 8.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
O Instituto Vernáculo de Meteorologia (Inmet) publicou um alerta de chuvas intensas com intensidade de severidade “perigo”, válido até as 10h desta terça-feira, 5, para as regiões sul e sudoeste de Minas Gerais e noroeste de São Paulo. Há riscos de incisão de virilidade elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas nessas áreas.
Há alertas de altos acumulados até esta sexta-feira, com riscos de transtornos, porquê alagamentos e deslizamentos de terreno em áreas mais vulneráveis. As ocorrências devem atingir os Estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Frente fria intensifica chuvas ao longo da semana
Na terça-feira, o tempo fica encoberto no Sudeste, com chuvas fracas no período da manhã, na maior segmento da região. Porém, as precipitações podem ser mais intensas e em forma de pancadas isoladas no noroeste de São Paulo e no sudoeste de Minas Gerais.
No período da tarde, são esperadas chuvas mais intensas e com riscos de tempestades pontuais no noroeste e na tira leste de São Paulo, o que inclui a Região Metropolitana de São Paulo e o sudoeste de Minas Gerais.
A semana será marcada por instabilidades na maior segmento da Região Sudeste, principalmente na sexta-feira, com o reforço de um conduto de umidade que vai levar maior potencial de chuvas para a região. O fenômeno deve atingir principalmente São Paulo, que deve registrar os maiores acumulados.
Esta quarta-feira, 6, será novamente de muita nebulosidade sobre o Sudeste, com algumas aberturas de sol no Rio de Janeiro, no Espírito Santo e no leste mineiro durante a tarde. A previsão indica chuvas fracas e esparsas no período da manhã.
Já à tarde, as precipitações se tornam mais intensas e abrangentes sobre o Estado de São Paulo, principalmente na tira leste e no noroeste paulistas, e também no Triângulo Mineiro e em áreas da região meão de Minas Gerais.
Chuvas intensas atingem SP e MG
Na manhã da quinta-feira 7, ocorrem chuvas fracas em áreas do Espírito Santo e de Minas Gerais, enquanto são esperadas chuvas de até moderada intensidade no noroeste de São Paulo e na região do Triângulo Mineiro. No período da tarde, as chuvas intensas se espalham para todo o Estado paulista e sul mineiro.
A noite da quinta-feira será marcada por chuvas abrangentes em todo o território paulista e no sul mineiro. As precipitações devem ocorrer com até potente intensidade em áreas do centro-oeste de São Paulo.
Entre o término da noite da quinta-feira e a sexta-feira, deve ocorrer o fortalecimento de um galeria de umidade desde o Setentrião do país até a Região Sudeste. O fenômeno vai aumentar o potencial de precipitação na região na sexta-feira, principalmente no Estado de São Paulo e no Triângulo Mineiro.
A sexta-feira será marcada por chuvas volumosas em São Paulo, no Rio de Janeiro e na metade-sul de Minas Gerais. As chuvas podem ocorrer com até potente intensidade em áreas do sul carioca e do nordeste paulista, a partir da tarde.