Uma frente fria, combinada com um tufão no Atlântico tropical, deve provocar chuvas intensas no Setentrião e no Nordeste do Brasil, a partir deste domingo, 10. Esse fenômeno, coligado ao fluxo de umidade existente, resultará em tempestades severas, o que afeta principalmente o centro-norte do país.
Segundo o site Meteored, no Nordeste, a frente fria começará a impactar o extremo sul da Bahia na noite deste sábado, 9. O fenômeno tem potencial para provocar tempestades e condições meteorológicas adversas.
As chuvas, inicialmente moderadas, devem se intensificar durante a madrugada de domingo. As precipitações atingem o centro-sul e o oeste da Bahia, além de áreas do centro-norte do Estado.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Na manhã do domingo, espera-se que o clima permaneça severo nessas zonas, mas as chuvas devem enfraquecer momentaneamente antes de ganharem força novamente à tarde.
As regiões sul e centro-norte da Bahia devem registrar as maiores intensidades entre a noite do domingo e a madrugada da segunda-feira 11. Há risco ressaltado de tempestades, mormente na Região Metropolitana de Salvador.
Na capital baiana, a previsão para segunda-feira é de firmamento encoberto, com períodos nublados e chuva contínua ao longo do dia. Ou por outra, o meato de umidade sobre o Brasil médio deve provocar chuvas leves a moderadas no centro-sul do Piauí e no Maranhão, desde a noite do domingo até a manhã da segunda-feira.
Frente fria impacta no Setentrião do Brasil
No Setentrião, o meato de umidade que se estende do Acre ao litoral do Sudeste do Brasil impulsionará a formação de tempestades, com raios e trovoadas, a partir da tarde do sábado. A Meteored prevê chuvas de moderadas a fortes desde Rondônia, passando pelo meio do Acre e Amazonas, até o extremo sul do Pará.
A partir da noite do sábado, essas precipitações se tornarão esparsas na Região Setentrião, mas devem se intensificar durante a madrugada, mormente no Amazonas. No domingo, chuvas leves pela manhã ganharão força à tarde, por pretexto do calor e da umidade elevada, que podem vir acompanhadas de raios e trovoadas.
A verosimilhança de chuvas no Setentrião e no Nordeste diminui significativamente no primícias da semana, mormente entre a segunda-feira e a terça-feira 12. Entretanto, ainda são esperadas algumas instabilidades na tarde da segunda-feira no centro-norte do país.
Até o término da noite da terça-feira, o amontoado de chuva pode atingir até 100 mm no centro-sul da Bahia e na Região Metropolitana de Salvador. No Setentrião, o amontoado previsto deve variar entre 40 mm e 50 mm, com destaque para o extremo sul do Pará, Amazonas, Rondônia, Acre e secção de Roraima.
Confira a previsão do tempo para as capitais neste sábado, 9:
Setentrião
- Rio Branco: parcialmente nublado, temperatura máxima de 31°C;
- Macapá: sol com pancadas de chuva, 29°C;
- Manaus: chuva, temperaturas em torno de 30°C;
- Palmas: firmamento parcialmente nublado, tapume de 35°C;
- Belém: sol e aumento de nuvens à tarde, com pancadas de chuva e trovoadas, 31°C;
- Porto Velho: chuvas isoladas, máximas de 30°C; e
- Boa Vista: tempo parcialmente nublado, 32°C.
Nordeste
- Maceió: sol e tempo firme, tapume de 30°C;
- Salvador: firmamento limpo, temperaturas de 28°C;
- Fortaleza: tempo ensolarado com poucas nuvens, 30°C;
- São Luís: firmamento parcialmente nublado com possibilidade de chuva, 29°C;
- João Pessoa: tempo ensolarado, com temperaturas de até 30°C;
- Recife: ensolarado, com máximas de 29°C;
- Teresina: firmamento parcialmente nublado, 37°C;
- Natal: ensolarado, tapume de 31°C; e
- Aracaju: ensolarado, temperatura de 30°C.
Meio-Oeste
- Brasília: parcialmente nublado, máxima de 27°C;
- Goiânia: firmamento limpo, 30°C;
- Cuiabá: ensolarado, máximas de 35°C; e
- Campo Grande: sol e tempo inabalável, com tapume de 34°C.
Sudeste
- Vitória: ensolarado com poucas nuvens, 27°C;
- Belo Horizonte: firmamento simples, temperatura de 28°C;
- Rio de Janeiro: sol e aumento de nuvens, temperatura de 29°C; e
- São Paulo: sol e temperaturas estáveis, tapume de 27°C.
Sul
- Curitiba: ensolarado, máxima de 25°C;
- Porto Jubiloso: firmamento limpo e temperatura máxima de 30°C; e
- Florianópolis: ensolarado, tapume de 28°C.