Uma frente fria avança lentamente pelo centro-sul do Brasil nesta semana, trazendo chuvas intensas e tempestades para as regiões Sul, Sudeste e Meio-Oeste. A previsão do tempo é do portal Meteored.
Atualmente, o sistema está posicionado entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul, onde já provoca chuvas fortes de forma localizada.
Apesar da frente fria, as temperaturas elevadas persistem, causando sensação de calor empalmado na Região Sul.
Com o início da semana, o sistema frontal deve lucrar força e proceder pelo Rio Grande do Sul, organizando chuvas em toda a região. Até o final da semana, espera-se que as precipitações atinjam também o Sudeste e partes do Meio-Oeste.
Previsão do tempo para esta segunda-feira
Na segunda-feira, alertas de tempestades são emitidos para o Sul e Oeste do Rio Grande do Sul. Entretanto, em Santa Catarina e no Paraná, o tempo continua firme e quente, com possibilidade de pancadas isoladas ao final da tarde, principalmente no sul e oeste catarinenses.
No Sudeste, o clima será quente e sequioso, com o sol entre nuvens em Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Em São Paulo, o dia terá poucas nuvens, mas há possibilidade de pancadas isoladas e curtas no centro-norte de Minas Gerais, Espírito Santo e, menos provável, na região serrana do Rio de Janeiro.
No Meio-Oeste, as manhãs começam com pouca nebulosidade, mas à tarde, o desenvolvimento de nuvens pode gerar pancadas fortes, mormente no setentrião do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás.
No Setentrião e Nordeste, as chuvas ocorrem principalmente a partir do meio da tarde, afetando áreas porquê Acre, oeste e sul do Amazonas, Roraima, oeste e centro-sul do Pará, Tocantins e oeste da Bahia.
Desenvolvimentos climáticos até a quarta-feira
Na terça-feira, a frente fria receberá reforço de uma região de côncavo, intensificando as chuvas na Região Sul. Pela manhã, há alertas de chuvas intensas e tempestades no Oeste, sul da Missões, oeste da Campanha e na região Médio do Rio Grande do Sul, com chuvas mais fracas em Porto Prazenteiro e litoral setentrião.
À tarde, as chuvas se espalham, aumentando o risco de tempestades em toda a metade setentrião do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no oeste e sudoeste do Paraná. No Sudeste, a chance de chuva diminui, com tempo firme e calor predominantes. Exclusivamente no núcleo e setentrião de Minas Gerais há previsão de pancadas rápidas.
No Meio-Oeste, Setentrião e Nordeste, a intensidade e abrangência das chuvas diminuem, mas continuam ocorrendo à tarde, sendo mais frequentes no setentrião do Mato Grosso, Amazonas, Acre e Rondônia.
Na quarta-feira, a Região Sul enfrentará um dia instável, com chuvas intensas e volumosas na metade sul do Rio Grande do Sul, sul e meio-oeste de Santa Catarina.
Clima no término da semana
O potencial para transtornos é maior na Serra, litoral setentrião gaúcho e sul catarinense, com trovoadas no oeste e sudoeste do Paraná. À tarde, as instabilidades se deslocam para o setentrião, mantendo o tempo pluvial em Santa Catarina e provocando chuvas no Paraná.
No Rio Grande do Sul, o tempo estará nublado com chuvas de fraca a moderada intensidade no setentrião e leste do Estado.
No Sudeste, mais um dia de calor e tempo firme predomina, mas à tarde a nebulosidade aumenta, com chance de pancadas isoladas no núcleo e setentrião de Minas Gerais, Triângulo Mineiro e setentrião e oeste de São Paulo.
No Meio-Oeste, as chuvas retornam à tarde, com alertas de tempestades em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás.
As chuvas são mais prováveis no oeste da Bahia e no centro-sul do Maranhão e Piauí. No Setentrião, as chuvas continuam no sul e oeste do Pará, Amazonas, Rondônia e Acre. A partir de quinta-feira, a frente fria estará mais no oceano, mas continuará a desestabilizar o clima no Sudeste.
Haverá alertas de chuvas intensas e risco de tempo severo no oeste de Santa Catarina, setentrião e oeste do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e centro-sul e leste de Minas Gerais. No Meio-Oeste e no sul e oeste do Setentrião, as chuvas intensas persistem.
Na sexta-feira, o potencial de chuvas aumenta no Sudeste, com alertas de eventos intensos em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Tempestades continuam no Meio-Oeste e em segmento do Setentrião, enquanto no Sul, as chuvas serão de intensidade fraca a moderada no centro-leste de Santa Catarina e Paraná.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste