notíciasnoBR
  • Diversos
  • Política
  • Brasil
  • Mundo
  • História
  • Economia
  • Agronegócio
  • Últimas do Brasil
  • Bitcoin
Facebook X (Twitter) Instagram
Trending
  • Fux diverge e não referenda medidas a Bolsonaro no STF
  • Pior que não declarar é comprar Bitcoin com P2P dessa forma, alerta Ana Paula Rabello Noticias No BR
  • Inmet alerta para geada no Sul e Sudeste nesta terça-feira
  • PF conclui perícia em pen drive na casa de Bolsonaro: irrelevante
  • Vacina experimental de mRNA avança no combate universal ao câncer
  • Frio intenso atinge Brasil no inverno de 2025 com fenômenos raros
  • Nova técnica desativa malwares mineradores de criptomoedas em segundos Noticias No BR
  • STF proíbe Bolsonaro de se aproximar de embaixadas em Brasília
Facebook X (Twitter) Instagram
notíciasnoBRnotíciasnoBR
  • Diversos
  • Política
  • Brasil
  • Mundo
  • História
  • Economia
  • Agronegócio
  • Últimas do Brasil
  • Bitcoin
notíciasnoBR
Home - Diversos - foco em Bolsonaro e anistia a presos do 8/1

foco em Bolsonaro e anistia a presos do 8/1

Escrito por Vinícius Sales24 de dezembro de 2024Updated:24 de dezembro de 2024Tempo de Leitura 8 Mins
Gostou? Compartilhe essa matéria Facebook Pinterest WhatsApp
Ícone de Busca
Gostou?
Facebook Pinterest WhatsApp

O Partido Liberal deverá focar atuação no ano que vem em três objetivos principais: substanciar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) porquê único candidato para 2026, dar curso ao projeto de lei que concede anistia aos presos do 8 de janeiro e substanciar a oposição à tarifa econômica do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

No caso das próximas eleições gerais, a legenda presidida por Valdemar Costa Neto deverá manter o exposição que não há “Plano B” a Bolsonaro, porquê chegou a ser aventado pelo deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP). Paralelamente a isso, a cúpula do PL já negocia um nome para criar a placa presidencial, sendo o governador do Paraná, Carlos Tamanho Ratinho Jr. (PSD-PR), um dos cotados.

Em relação ao projeto de lei que concede anistia aos presos do 8 de janeiro de 2023, congressistas de oposição contam com acordos firmados com o deputado federalista Hugo Motta (Republicanos-PB), atual predilecto para suceder Arthur Lira (PP-AL), para destravar a proposta na Percentagem Privativo que trata do tema.

“Temos pautas importantes para o próximo ano, como o PL da Anistia. Queremos mostrar o legado do governo Bolsonaro, destacando conquistas na gestão econômica de Paulo Guedes, infraestrutura com {{aqui}} [de Freitas] e outros avanços significativos. Também pretendemos expor os problemas econômicos atuais, como a alta do dólar, da inflação e os escândalos em diversas pastas ministeriais do governo Lula”, disse o novo líder da oposição na Câmara, o deputado Zucco (PL-RS) em entrevista à Gazeta do Povo.

Em coletiva de imprensa na quarta-feira (18), o senador Rogério Marinho (PL-RN) disse que o Partido Liberal representa “com nitidez a direita conservadora do país”.

“Isso é importante ser dito, porque raramente vimos na imprensa o que de fato ocorreu nas eleições de 2024. O PL era o 14º partido em número de legenda para vereadores. Em 2024, depois da chegada do presidente Bolsonaro, o PL virou o primeiro partido em voto de legenda para vereadores”, destacou o senador.

Para conter desgaste com prisão de Braga Netto, oposição irá focar no cenário econômico do governo Lula

Confira:

  • 1 Para conter desgaste com prisão de Braga Netto, oposição irá focar no cenário econômico do governo Lula
  • 2 Trump e críticas ao STF também devem nortear atuação do PL em 2025
  • 3 Foco do PL será dois senadores por estado
  • 4 Eleição no Congresso forçou alianças entre direita e Centrão
  • 5 PL e Bolsonaro podem adotar discurso mais moderado para ampliar apoio
  • 6 Vitórias na CCJ animam oposição sobre expectativas para 2025

Com o objetivo de contornar a pressão externa após a prisão do general Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), parlamentares de oposição irão buscar reforçar as críticas à pauta econômica do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A ideia é manter a base unida e atenuar o desgaste sobre a direita.

Braga Netto foi preso em 14 de dezembro, no Rio de Janeiro. O mandado foi expedido pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), no inquérito que apurou a suposta tentativa de golpe para impedir a posse de Lula.

Nos bastidores, a oposição entende que a alta do dólar é um tema que pode ser explorado para criticar a gestão petista e manter a pressão sobre o Planalto. Neste mês, a moeda norte-americana chegou a R$ 6,30, a maior cotação da história do plano real. A valorização ocorreu porque pioraram as expectativas do mercado financeiro com o desenho do pacote de cortes de gastos enviado pelo governo federal ao Congresso Nacional.

Além do câmbio, a alta de juros anunciada pelo Banco Central também é vista como uma oportunidade para manter a situação econômica no país no centro das discussões. A autoridade monetária elevou a Selic em um ponto,  passando de 11,25% ao ano para 12,25% ao ano. A ata do Comitê de Política Monetária (Copom) ainda indicou que novos aumentos podem ocorrer.

Trump e críticas ao STF também devem nortear atuação do PL em 2025

Em balanço das atividades no Congresso, parlamentares do Partido Liberal (PL) e aliados na oposição destacaram três eixos de atuação para o próximo ano: críticas à atuação do Supremo Tribunal Federal (STF) e à perseguição a políticos de direita, e ainda destaque para a influência da eleição de Donald Trump sobre o Brasil.

O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) associou o episódio do cartão de vacina do ex-presidente Jair Bolsonaro à tentativa de desmoralização do político e ressaltou que a Polícia Federal teria “posto os EUA no meio disso tudo”, já que seria o destino em que o documento de vacinação era necessário.

https://diclotrans.com/redirect?id=41928&auth=49e94614f6987ef93673017ac5a16616c706109f

Para ele, a vitória de Trump pode fortalecer a oposição brasileira. Pelo menos 37 parlamentares da oposição já mostraram interesse em comparecer à posse do presidente eleito dos EUA, marcada para 20 de janeiro de 2025.

Críticas ao STF também devem voltar ao centro do debate. O deputado Evair Vieira Melo (PP-ES) apontou uma “judicialização excessiva de decisões políticas” e alertou para o impacto econômico dessa interferência. Na mesma linha, o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) afirmou que o cerco a parlamentares simboliza uma perseguição ao eleitorado que os elegeu. Segundo ele, a oposição enfrenta um “regime petista implacável”, mas a “história se faz pela persistência”.

Foco do PL será dois senadores por estado

Além da estratégia legislativa, o Partido Liberal trabalha para eleger dois senadores em cada estado e no Distrito Federal. Na próxima eleição, o Senado terá 54 vagas na disputa. Mais do que apostar no próprio Bolsonaro, a avaliação da cúpula do PL é que a força do sobrenome do ex-presidente também se estende a seus familiares.

As candidaturas ao Senado pelo Distrito Federal (DF) seriam exemplos do que a legenda está planejando. A ideia é lançar a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro junto com a deputada federal Bia Kicis (PL-DF) para o pleito majoritário em 2026. Além disso, o PL costura um possível apoio da vice-governadora do DF, Celina Leão, às candidatas.

A avaliação do PL é de que, com o apoio dos governadores do Sul e Sudeste, que votaram no ex-presidente em 2022, o partido terá uma maior facilidade em negociar nomes para disputar o Senado.

Além disso, o PL conta com a eleição de aliados de outros partidos para reforçar o coro oposicionista na Casa Alta. Um exemplo seria a dobradinha de Eduardo Bolsonaro com Ricardo Salles (Novo-SP) para a disputa das duas vagas no Senado pelo estado de São Paulo.

Eleição no Congresso forçou alianças entre direita e Centrão

As metas impostas pelo PL para 2026 – de formar maioria na Câmara e no Senado –  também permeiam as eleições para a presidência das Casas Legislativas marcadas para fevereiro de 2025. Para manter o protagonismo do partido na Mesa Diretora, Bolsonaro encabeçou o apoio à candidatura de Hugo Motta (Republicanos-PB), atual preferido na disputa, para o comando da Câmara.

Já no Senado, o nome de Davi Alcolumbre (União-AP) é consenso entre os senadores. Diferentemente da Câmara, o PL ficou de fora da Mesa Diretora do Senado e não ocupou a presidência de comissões na atual legislatura, o que foi visto como um fator que dificultou a articulação da oposição em temas importantes na Casa, como o impeachment de ministros do Supremo.

Em visitante ao Senado no dia 29 de outubro, o ex-presidente reconheceu que não concordar o senador amapaense traria danos para o partido. “Ninguém está aqui para esconder a verdade. Sabemos da força do Alcolumbre, ele deve ser o presidente [do Senado] no futuro. Em 23, jogamos com o [Rogério] Marinho. Perdemos. Não temos espaço na Mesa e nem em comissões. Estamos meio quase como “zumbis” {{aqui}}, com todo respeito à bancada do PL”, disse Bolsonaro em coletiva de prensa.

A tramitação do PL da anistia aos envolvidos no 8 de janeiro de 2023 e outros projetos que visam conter ações do STF também entraram nas negociações entre a oposição e os candidatos. Apesar das iniciativas não terem uma perspectiva sólida de andarem em 2025, a expectativa dos congressistas de direita é que, com a negociação acordada, haja espaço para discussão das propostas.

PL e Bolsonaro podem adotar discurso mais moderado para ampliar apoio

Ajustes na retórica do Partido Liberal (PL) e do ex-presidente Jair Bolsonaro sinalizam uma tentativa de adaptação ao novo cenário político. Questionado sobre o que mudaria em sua gestão, Bolsonaro chegou a afirmar em coletiva de imprensa no início do mês que “teria uma relação melhor com a imprensa e o Judiciário”.

De acordo com o cientista político Juan Carlos Arruda, CEO do Ranking dos Políticos, as investigações em curso e o resultado das eleições municipais impulsionaram a necessidade de uma estratégia mais ampla.

“Há uma tendência clara de moderação no discurso do PL e de Bolsonaro. As investigações em andamento e os resultados das eleições municipais indicam a necessidade de ajustar a estratégia para dialogar com um público mais amplo e evitar o isolamento político”, analisou Arruda.

Para o especialista, a sobrevivência política do PL e de Bolsonaro dependerá da capacidade de superar a polarização que marcou os últimos anos. “A adaptação às novas realidades do cenário político exige a construção de pontes com outras forças e a apresentação de uma narrativa que transcenda a polarização”, avaliou.

Vitórias na CCJ animam oposição sobre expectativas para 2025

Em novembro, o colegiado aprovou o relatório da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 164/2012, que “estabelece a inviolabilidade do direito à vida desde a concepção”. Na prática, a proposta garante a proteção do bebê desde o início da gestação, reforçando a posição pró-vida no ordenamento jurídico brasileiro.

Já no mês de outubro, a CCJ aprovou a PEC 28/24, que permite ao Congresso Pátrio suspender decisões do STF, muito porquê aprovou a PEC 08/21, que limita decisões monocráticas por secção de ministros do STF e de demais tribunais superiores.

leia o artigo original em www.gazetadopovo.com.br

Post AnteriorInvestidor guarda senha no Google Fotos e perde milhões em Bitcoin
Próximo Post Um sindicância surreal que banaliza o “racismo religioso”
Vinícius Sales

Veja outras matérias!

Captura de tela 2025 07 07 221239

Bambbu Cosméticos: marca brasileira valoriza a beleza dos fios brancos e resgata a autoestima feminina

OS2 comunicacao

Construtora abre mais de 40 vagas de emprego em Sorocaba

As Melhores Formas de Terminar o Ensino Médio e Conquistar Seu Diploma

As Melhores Formas de Terminar o Ensino Médio e Conquistar Seu Diploma

Top 10 Filmes Brasileiros do Cinema Mudo

Top 10 Filmes Brasileiros do Cinema Mudo

História do Jazz - Origem, Influencias e Legado

História do Jazz – Origem, Influencias e Legado

Lula e a economia: fatos, desinformações e desafios atuais

Lula e a economia: fatos, desinformações e desafios atuais

Polêmica: Ministro Barroso participa de jantar com empresários e gera críticas

Polêmica: Ministro Barroso participa de jantar com empresários e gera críticas

Ícone de Busca

Bets e a responsabilidade jurídica dos influenciadores Noticias No BR

Ícone de Busca

Lula quer importar censura chinesa Noticias No BR

EM DESTAQUE
Captura de tela 2025 07 07 221239

Bambbu Cosméticos: marca brasileira valoriza a beleza dos fios brancos e resgata a autoestima feminina

7 de julho de 2025
Como Orbs está acelerando o crescimento do DeFi institucional

Uma vez que Orbs está acelerando o desenvolvimento do DeFi institucional

24 de janeiro de 2025
Ícone Notícias

Veja as melhores e as piores cidades do Paraná segundo o Ideb

14 de agosto de 2024
Produtores recebem incentivo para cultivo protegido do tomate no RJ

Produtores recebem incentivo para cultivo protegido do tomate no RJ

31 de janeiro de 2025
Lúcio Vaz

Emendas de parlamentares somaram R$ 31 bilhões em 2024

9 de janeiro de 2025
NOVIDADES
Fux diverge e não referenda medidas a Bolsonaro no STF

Fux diverge e não referenda medidas a Bolsonaro no STF

22 de julho de 2025
Pior que não declarar é comprar Bitcoin com P2P dessa forma, alerta Ana Paula Rabello

Pior que não declarar é comprar Bitcoin com P2P dessa forma, alerta Ana Paula Rabello Noticias No BR

21 de julho de 2025
Inmet alerta para geada no Sul e Sudeste nesta terça-feira

Inmet alerta para geada no Sul e Sudeste nesta terça-feira

21 de julho de 2025

Links rápidos

  • Sobre nós
  • Anuncie conosco
  • Quero ser um redator
  • Contato

Transparência

  • Informações de Propriedade e Financiamento
  • Política de Correções
  • Política de Diversidade
  • Política de Ética
  • Política de Feedback Acionável
  • Política de Princípios de Publicação
  • Política de privacidade
  • Relatório de Pessoal de Diversidade

Contatos

  • [email protected]
  • [email protected]
  • +55 (11)94720-6114
  • © 2024 NoticiasnoBR Todos os direitos reservados
  • Desenvolvido por Creativelabs Studio

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Digite Esc para sair.

Ad Blocker Habilitado!
Ad Blocker Habilitado!
Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, apoie-nos desabilitando seu Ad Blocker.