notíciasnoBR
  • Diversos
  • Política
  • Brasil
  • Mundo
  • História
  • Economia
  • Agronegócio
  • Últimas do Brasil
  • Bitcoin
Facebook X (Twitter) Instagram
Trending
  • AirCar: O carro voador híbrido que chega em 2026
  • Reino Unido, França e Canadá ameaçam sanções a Israel
  • Ibama aprova plano e Petrobras avança na Foz do Amazonas
  • ExpoZebu movimenta milhões com genética e leilões no Brasil
  • Paraná lança fundo inovador para financiar o agronegócio
  • Trump anula multa de US$ 37,7 milhões contra universidade cristã
  • Receita alerta: prazo para declarar IR termina em 30 de maio
  • Pacheco defende mandatos fixos para ministros do STF
Facebook X (Twitter) Instagram
notíciasnoBRnotíciasnoBR
  • Diversos
  • Política
  • Brasil
  • Mundo
  • História
  • Economia
  • Agronegócio
  • Últimas do Brasil
  • Bitcoin
notíciasnoBR
Home - Diversos - Um país de ferrovias abandonadas

Um país de ferrovias abandonadas

Escrito por Gazeta do Povo24 de outubro de 2024Updated:24 de outubro de 2024Tempo de Leitura 2 Mins
Gostou? Compartilhe essa matéria Facebook Pinterest WhatsApp
Ícone Notícias
Gostou?
Facebook Pinterest WhatsApp

Se tem um assunto que chama a atenção quando o assunto é infraestrutura no Brasil, são as ferrovias abandonadas. A situação atual da malha ferroviária brasileira é alarmante, com grande parte dos trilhos inoperantes ou com baixo nível de tráfego. O governo federal propôs a devolução de trechos concedidos a empresas, visando a recuperação e modernização desse importante modal de transporte. Mas o que esperar desse processo e qual o papel da iniciativa privada nesse contexto? Vamos entender melhor essa situação e os desafios enfrentados.

Os Desafios da Infraestrutura Ferroviária

Confira:

  • 1 Os Desafios da Infraestrutura Ferroviária
    • 1.1 Pouca Expansão e Baixa Utilização
    • 1.2 Devolução de Trechos e Desafios Futuros
  • 2 Marco Legal das Ferrovias e o Papel da Iniciativa Privada
    • 2.1 Legislação e Disputas Políticas
    • 2.2 Importância da Recuperação e Utilização Eficiente

Pouca Expansão e Baixa Utilização

A malha ferroviária brasileira possui uma extensão de 31 mil quilômetros, uma quantidade que não cresceu significativamente nas últimas décadas. Comparado a países como os Estados Unidos, percebemos o quanto ainda falta em termos de estrutura ferroviária no Brasil. Com a maioria dos trilhos subutilizados, há um potencial enorme a ser explorado para o transporte de cargas e passageiros.

Devolução de Trechos e Desafios Futuros

O processo de devolução de trechos concedidos a empresas é uma medida importante para a recuperação desse patrimônio. Contudo, o grande questionamento é o que será feito com esses trechos a partir de agora. O governo precisará investir na modernização e expansão das ferrovias, sem contar com recursos suficientes para agir sozinho nesse sentido.

Marco Legal das Ferrovias e o Papel da Iniciativa Privada

Legislação e Disputas Políticas

O Marco Legal das Ferrovias, implementado em 2021, trouxe novas perspectivas para o setor. No entanto, disputas políticas e posicionamentos ideológicos têm impactado o andamento dessas mudanças. A participação da iniciativa privada é fundamental para viabilizar investimentos e impulsionar a infraestrutura ferroviária no país.

Importância da Recuperação e Utilização Eficiente

Recuperar e utilizar de forma eficiente os trechos de ferrovias devolvidos é essencial para o desenvolvimento do transporte sobre trilhos no Brasil. Com incentivos adequados e contratos inteligentes, é possível transformar esses 11 mil quilômetros de trilhos em ativos valiosos para a economia e a logística do país.

Portanto, é fundamental que o governo, em parceria com a iniciativa privada, trabalhe de forma colaborativa para potencializar o uso das ferrovias e superar os desafios históricos que limitaram o crescimento desse modal de transporte no Brasil. A recuperação e modernização das ferrovias abandonadas representam uma oportunidade crucial para impulsionar o desenvolvimento do país e otimizar a logística nacional.

Post AnteriorGoverno lança edital de R$ 110 milhões para novela na TV Brasil
Próximo Post ‘Tenho vergonha da liderança do Brasil’, diz brasileira atendida por Trump
Gazeta do Povo

Veja outras matérias!

Ícone de Busca

Efeito Trump? Direita nacionalista avança na Europa Noticias No BR

Ícone de Busca

Brasil pode perder R$ 1,5 bilhão por mês com crise da gripe aviária Noticias No BR

Ícone de Busca

O que Gilmar Mendes tem a ver com a dança das cadeiras na CBF Noticias No BR

Ícone de Busca

Moraes nega pedidos de Bolsonaro e Braga Netto em audiência Noticias No BR

Novo pede ao STF liberação da imprensa em depoimentos

Novo pede ao STF liberação da imprensa em depoimentos

Ícone de Busca

A cegueira do governo Lula na economia Noticias No BR

Ícone de Busca

Novo pede ao STF liberação da imprensa em depoimentos Noticias No BR

Ícone de Busca

Terceira via do Centrão e Temer atrapalham direita conservadora Noticias No BR

Ícone de Busca

Lula tenta evitar que CPMI leve crise do INSS para o Planalto Noticias No BR

EM DESTAQUE
ChatGPT Image 21 de abr. de 2025 02 29 12

Tegma (TGMA3) na Bolsa de Valores: A força da logística automotiva brasileira

21 de abril de 2025
Como a China utiliza a IA para censurar

Como a China utiliza a IA para censurar

18 de maio de 2025
Como comprar ações da X.AI Corp? (Símbolo e preço 2024)

Porquê comprar ações da X.AI Corp? (Símbolo e preço 2024)

28 de novembro de 2024
Constituição de 1934: Pilares Históricos

Constituição de 1934: Pilares Históricos

7 de março de 2025
Ícone Notícias

Quanto vai custar o pedágio na BR-277 no oeste do Paraná

20 de dezembro de 2024
NOVIDADES
AirCar: O carro voador híbrido que chega em 2026

AirCar: O carro voador híbrido que chega em 2026

20 de maio de 2025
Reino Unido, França e Canadá ameaçam sanções a Israel

Reino Unido, França e Canadá ameaçam sanções a Israel

19 de maio de 2025
Ibama aprova plano e Petrobras avança na Foz do Amazonas

Ibama aprova plano e Petrobras avança na Foz do Amazonas

19 de maio de 2025

Links rápidos

  • Sobre nós
  • Anuncie conosco
  • Quero ser um redator
  • Contato

Transparência

  • Informações de Propriedade e Financiamento
  • Política de Correções
  • Política de Diversidade
  • Política de Ética
  • Política de Feedback Acionável
  • Política de Princípios de Publicação
  • Política de privacidade
  • Relatório de Pessoal de Diversidade

Contatos

  • [email protected]
  • [email protected]
  • +55 (11)94720-6114
  • © 2024 NoticiasnoBR Todos os direitos reservados
  • Desenvolvido por Creativelabs Studio

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Digite Esc para sair.

Ad Blocker Habilitado!
Ad Blocker Habilitado!
Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, apoie-nos desabilitando seu Ad Blocker.