Uma delegação de empresários brasileiros do setor de cafés especiais participou da Moca Show Seoul 2024, principal evento do segmento na Coreia do Sul, que ocorreu de 6 a 9 de novembro, na capital sul-coreana. A iniciativa, que compõe as ações do projeto “Brazil. The Coffee Nation”, realizado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Dependência Brasileira de promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), rendeu US$ 6,126 milhões em negócios presencialmente e pode render mais US$ 22,350 milhões nos próximos 12 meses, o que geraria um totalidade de US$ 28,5 milhões ao país.
A participação do Brasil na feira se deu em um estande com bancadas de participantes do projeto, espaço para reunião de negócios e um brew bar, onde foram apresentados cafés finalistas do Cup of Excellence 2024 e realizadas quatro sessões de cupping, incluindo uma dedicada exclusivamente à promoção do Top 3 das categorias Via Seca, Via Úmida e Experimental do principal concurso de qualidade para cafés especiais do mundo. O espaço proporcionou a realização de 71 contatos comerciais, sendo 34 novos, que possibilitaram os negócios na feira e ao longo do próximo ano.
“O mercado sul-coreano é maduro e estratégico para os cafés especiais brasileiros, por isso é importante marcarmos presença e reforçarmos a imagem do Brasil como líder global da produção desse setor e fortalecer conexões com os agentes da Coreia do Sul. O desempenho deste ano é superior ao que obtivemos no ano passado, quando foram concretizados US$ 22,4 milhões em negócios”, explica Vinicius Estrela, diretor executivo da BSCA.
Em 2023, a Coreia do Sul importou 964.302 sacas de 60 dos cafés do Brasil, o que lhe concedeu o posto de 12º lugar no ranking dos principais parceiros comerciais do resultado vernáculo, conforme dados do Parecer dos Exportadores de Moca do Brasil (Cecafé). Neste ano, de janeiro a outubro, os sul-coreanos já importaram 888.982 sacas, mantendo a 12ª colocação na tábua das exportações brasileiras.
Taiwan
O roteiro dos brasileiros pela Ásia, porquê ação do “Brazil. The Coffee Nation”, também incluiu a participação, entre 15 e 18 de novembro, na Taiwan International Coffee Show 2024, realizada em Taipé, capital taiwanesa. Com estande e ações similares às realizadas na Coreia, os empresários brasileiros fizeram 30 contatos comerciais – 10 novos –, que podem render US$ 6 milhões até dezembro de 2025.
Brazil. The Coffee Nation
O projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation”, realizado pela BSCA em parceria com a ApexBrasil, tem porquê foco a promoção mercantil do moca peculiar brasílio no mercado internacional, reforçando os pilares de qualidade, flutuação e sustentabilidade. A iniciativa tem o objetivo de apresentar o Brasil porquê uma país dotada dos recursos naturais essenciais para o cultivo dos melhores cafés e que investe ativamente para atingir os mais altos requisitos de qualidade, de forma sustentável e em observância a rígidas normas de recta social e ambiental.
Com vigência até agosto de 2025, uma das prioridades do projeto será investir em ações de qualificação e diversificação, com foco no suporte aos produtores de moca canéfora (robusta e conilon) do país, nas certificações de qualidade e de sustentabilidade e nos cafés produzidos por mulheres, fomentando a justiça de gênero na cafeicultura brasileira e a capacitação de provadoras profissionais de moca. O projeto atual tem porquê mercados-alvo: i) África do Sul, Austrália, China, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Estados Unidos, França, Japão, Malásia, Polônia, Rússia e Taiwan para os cafés crus especiais; e ii) Canadá, Chile, China e Estados Unidos para os produtos da indústria de torrefação e moedura.
As empresas que ainda não fazem segmento podem obter mais informações diretamente com a BSCA, através dos telefones (35) 3212-4705 / 99824-9845 / 99879-8943 ou do e-mail [email protected].
SOBRE A APEXBRASIL
A Dependência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.
Para inferir os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção mercantil que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, porquê missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, suporte à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para saber a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
A Dependência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.
SOBRE A BSCA
Fundada em 1991, a Associação Brasileira de Cafés Especiais congrega pessoas físicas e jurídicas nos mercados interno e extrínseco de cafés especiais, e procura difundir e estimular o aprimoramento técnico na produção, comercialização e industrialização desses produtos, além de promover, principalmente nas áreas cafeeiras, a preservação do meio envolvente e o desenvolvimento ambiental sustentável através de programas, projetos e parcerias com entidades públicas e privadas, nacionais e estrangeiras.
A BSCA tem por finalidade, por meio de parcerias para pesquisas, divulgação de técnicas de controle de qualidade e com as promoções de produtos, engrandecer os padrões de primazia dos cafés brasileiros oferecidos nos mercados interno e extrínseco. É a única instituição brasileira a reconhecer lotes que podem ser monitorados por selos de controle de qualidade de cafés especiais, com rastreabilidade totalidade através de numeração individual, cujas consultas são disponibilizadas pela BSCA aos consumidores.
Por todas as ações, iniciativas e cases de sucesso, a BSCA é reconhecida internacionalmente porquê a vanguarda da produção de cafés finos no Brasil e sua atuação é contínua na promoção dos produtores e cafés brasileiros.