notíciasnoBR
  • Diversos
  • Política
  • Brasil
  • Mundo
  • História
  • Economia
  • Agronegócio
  • Últimas do Brasil
  • Bitcoin
Facebook X (Twitter) Instagram
Trending
  • Paulo Melo alvo de operação contra esquema de caça-níqueis em Saquarema
  • Lula bloqueia Itamaraty na crise do tarifaço de Trump
  • Senador Marcos do Val ignora STF e viaja aos EUA com passaporte diplomático
  • Venezuela retoma impostos e ameaça pacto com Brasil
  • Lula provoca Trump com boné ‘Make Brasil Lula Again’ em evento
  • Sem entender criptomoedas, novo projeto de lei propõe regras impraticáveis Noticias No BR
  • Governo Lula enfrenta bloqueio dos EUA para negociar tarifas
  • Recordes de feminicídio e estupro em 2024 ameaçam o Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram
notíciasnoBRnotíciasnoBR
  • Diversos
  • Política
  • Brasil
  • Mundo
  • História
  • Economia
  • Agronegócio
  • Últimas do Brasil
  • Bitcoin
notíciasnoBR
Home - Diversos - Exprobação e federação com ditaduras radicalizam imagem do Brasil

Exprobação e federação com ditaduras radicalizam imagem do Brasil

Escrito por Vida e Cidadania7 de dezembro de 2024Updated:7 de dezembro de 2024Tempo de Leitura 6 Mins
Gostou? Compartilhe essa matéria Facebook Pinterest WhatsApp
Censura e aliança com ditaduras radicalizam imagem do Brasil no exterior
Gostou?
Facebook Pinterest WhatsApp

A percepção do Brasil porquê um país radicalizado e com instituições esfaceladas está ganhando força no exterior, impulsionada pela combinação de políticas públicas e opções diplomáticas do governo Lula e da atuação abusiva do Supremo Tribunal Federalista (STF).

A imagem de instabilidade institucional tende a substanciar a suspicácia sobre a economia brasileira, que, nas últimas semanas, tem aumentado entre investidores.

Nos últimos meses, questionamentos sobre as alianças do governo Lula com ditaduras de esquerda e sobre atos do STF porquê a exprobação ao X e o desmonte de ações anticorrupção vieram não só de parlamentares e políticos da direita, mas até mesmo de veículos de notícia associados à esquerda.

No dia 26 de novembro, o jornal americano The New York Times fez uma longa reportagem sobre porquê o STF está desmantelando as conquistas da Operação Lava Jato apoiando-se no argumento de que os promotores, investigadores e juízes do caso atuaram de forma recto. Em junho, o britânico Financial Times já havia feito reportagem semelhante.

Do ponto de vista do Executivo, a diplomacia brasileira, ao aproximar-se de regimes autoritários, tem ajudado a substanciar a imagem de que o país se distancia de padrões democráticos ocidentais, alinhando-se ao eixo autocrático. Na cúpula do G20 em novembro, ficou clara a prioridade que o governo Lula tem oferecido a alianças estratégicas com países porquê China e Rússia, reforçando laços que preocupam democracias liberais.

No dia 17 de novembro, a revista britânica The Economist fez uma reportagem sobre a “lua-de-mel” entre Brasil e China. “O retorno de Trump ao cenário mundial pode frustrar os planos de Lula, mas ele tem um prêmio de consolação: seu relacionamento com Xi Jinping”, afirmou o veículo.

“Para celebrar os 50 anos desde que seus países estabeleceram relações diplomáticas, eles assinaram 37 acordos, abrangendo desde exportações de uva brasileira até cooperação em satélites. As relações sino-brasileiras ‘estão em seu melhor momento na história’, disse Xi, com Lula ao seu lado. Nos últimos meses, ‘quem é relevante no Brasil esteve na China’, afirma um ex-embaixador brasileiro em Pequim”, continuou a reportagem, antes de lembrar a ameaço de Trump de impor tarifas de 100% a países do Brics caso o conjunto queira promover o termo do dólar porquê moeda global.

Outros posicionamentos do governo Lula, porquê a relutância em atestar a fraude eleitoral ocorrida na Venezuela meses detrás e sua posição confusa sobre a guerra na Ucrânia, têm afetado a imagem do país. Uma vez que mostrou reportagem recente da Publicação do Povo, Lula descartou concordar um projecto internacional de tranquilidade para a Ucrânia bravo pelas democracias liberais do Poente e deu suporte a uma proposta encampada por China e Rússia.

No dia 17 de novembro, Mary Anastasia O’Grady, autora de uma pilar semanal sobre os outros países da América no jornal norte-americano Wall Street Journal, disse, em referência a Lula:

“O dinossauro da Guerra Fria do Brasil não se apega tanto a ideais utópicos do socialismo quanto a uma sede pelo poder que um modelo corporativista altamente centralizado oferece. Ele prefere aliados que não fazem questão de um governo limitado, como os demais membros do grupo Brics — Rússia, Índia, China e África do Sul. O grupo busca reduzir o alcance do dólar e das instituições ocidentais nas finanças internacionais e minar sanções criando seus próprios mecanismos de empréstimo e moedas alternativas.”

A política externa sob Lula tem se longe da tradição pragmática do Brasil não só por sua tolerância e simpatia com a esquerda autoritária, mas também por sua adesão ao radicalismo progressista. Recentemente, o Itamaraty fez lobby pró-aborto ao pedir a inclusão do termo “saúde reprodutiva” em uma solução do G77, porquê revelou a Publicação do Povo.

Abusos do STF no Brasil despertam preocupação de veículos estrangeiros

A guerra do STF contra a liberdade de sentença também tem contribuído para uma imagem mais radicalizada e controversa do Brasil, reforçando a percepção internacional de instabilidade das instituições.

A exprobação a redes sociais e usuários de direita liderada pelo ministro Alexandre de Moraes tem sido comparada a práticas de regimes autoritários por diversos veículos. Em agosto, a suspensão do X levou tanto o Washington Post porquê o New York Times a equipararem o Brasil a países porquê China, Rússia, Irã e Coreia do Setentrião, ressaltando que decisões judiciais têm restringido a liberdade de sentença de brasileiros.

“Seja qual for a ameaça representada pelas contas que Moraes queria remover, a decisão de um funcionário do governo de limitar a expressão de 220 milhões de pessoas representa uma intimidação ainda maior. Somada à decisão de Moraes de congelar os ativos da Starlink, outra empresa de Musk, essa medida alinha o Brasil não com o mundo livre, mas com países como China e Rússia”, afirmou o Post.

https://diclotrans.com/redirect?id=41928&auth=49e94614f6987ef93673017ac5a16616c706109f

Em outubro, o New York Times publicou outra reportagem sobre o STF com a seguinte risca introdutória: “A mais alta corte do Brasil expandiu seus poderes para proteger a democracia. Mas alguns se perguntam se a Corte agora representa a ameaça”.

Na material, o jornal ressaltou que Alexandre de Moraes “assumiu novos poderes para ordenar operações de busca contra pessoas que simplesmente criticaram o tribunal online, forçar organizações de notícias a retirar artigos do ar e instruir agentes fiscais a pararem de investigar outro ministro e sua esposa”.

O jurista norte-americano Tom Ginsburg afirmou ao jornal que “com seus novos poderes, a Suprema Corte do Brasil se tornou uma das cortes mais poderosas do mundo”. À Publicação do Povo, o mesmo jurista disse também em outubro: “Claramente, o Supremo Tribunal foi longe demais. Não é possível que as pessoas não tenham a liberdade de criticar as decisões do tribunal”.

Em setembro, no Wall Street Journal, Mary Anastasia O’Grady já havia dito que o STF está envolvido na política brasileira “até o pescoço”, reprimindo a liberdade de sentença e destruindo o devido processo permitido, destacando porquê o 8 de janeiro foi usado politicamente por Alexandre de Moraes. “Moraes usou esse evento para justificar excessos processuais, que incluem a manutenção de arquivos investigativos secretos sobre críticos declarados do Estado”, afirmou.

Não só veículos de notícia, porquê também políticos estrangeiros têm demonstrado preocupação com a atuação abusiva do Supremo. Em setembro, parlamentares dos EUA pediram ao governo Biden a revogação do visto de Moraes e de outros juízes que atuam contra a liberdade de sentença no Brasil.

“O juiz da Suprema Corte do Brasil Alexandre de Moraes tem um histórico bem documentado de restrição à liberdade de expressão, especialmente contra indivíduos e grupos com opiniões políticas conservadoras. As suas últimas ações representam o ápice de um padrão mais amplo de excesso judicial”, disseram.

leia o artigo original em www.gazetadopovo.com.br

Post AnteriorPrevisão de preço de Litecoin – Preço LTC estimado em queda para US$ 121,42 em 12 de dezembro de 2024
Próximo Post Combo Quotidiano ZenCoin – 07 de dezembro de 2024
Vida e Cidadania

Veja outras matérias!

Captura de tela 2025 07 07 221239

Bambbu Cosméticos: marca brasileira valoriza a beleza dos fios brancos e resgata a autoestima feminina

OS2 comunicacao

Construtora abre mais de 40 vagas de emprego em Sorocaba

As Melhores Formas de Terminar o Ensino Médio e Conquistar Seu Diploma

As Melhores Formas de Terminar o Ensino Médio e Conquistar Seu Diploma

Top 10 Filmes Brasileiros do Cinema Mudo

Top 10 Filmes Brasileiros do Cinema Mudo

História do Jazz - Origem, Influencias e Legado

História do Jazz – Origem, Influencias e Legado

Lula e a economia: fatos, desinformações e desafios atuais

Lula e a economia: fatos, desinformações e desafios atuais

Polêmica: Ministro Barroso participa de jantar com empresários e gera críticas

Polêmica: Ministro Barroso participa de jantar com empresários e gera críticas

Ícone de Busca

Bets e a responsabilidade jurídica dos influenciadores Noticias No BR

Ícone de Busca

Lula quer importar censura chinesa Noticias No BR

EM DESTAQUE
Captura de tela 2025 07 07 221239

Bambbu Cosméticos: marca brasileira valoriza a beleza dos fios brancos e resgata a autoestima feminina

7 de julho de 2025
Como Orbs está acelerando o crescimento do DeFi institucional

Uma vez que Orbs está acelerando o desenvolvimento do DeFi institucional

24 de janeiro de 2025
img 679d728d9f147

Grupo DPSP expande atuação nacional e celebra a marca de 1.600 lojas

31 de janeiro de 2025
Ícone Notícias

Emissão de moeda sem lastro é risco para a economia

16 de novembro de 2024
Ícone Notícias

Veja as melhores e as piores cidades do Paraná segundo o Ideb

14 de agosto de 2024
NOVIDADES
Paulo Melo alvo de operação contra esquema de caça-níqueis em Saquarema

Paulo Melo alvo de operação contra esquema de caça-níqueis em Saquarema

25 de julho de 2025
Lula bloqueia Itamaraty na crise do tarifaço de Trump

Lula bloqueia Itamaraty na crise do tarifaço de Trump

25 de julho de 2025
Senador Marcos do Val ignora STF e viaja aos EUA com passaporte diplomático

Senador Marcos do Val ignora STF e viaja aos EUA com passaporte diplomático

25 de julho de 2025

Links rápidos

  • Sobre nós
  • Anuncie conosco
  • Quero ser um redator
  • Contato

Transparência

  • Informações de Propriedade e Financiamento
  • Política de Correções
  • Política de Diversidade
  • Política de Ética
  • Política de Feedback Acionável
  • Política de Princípios de Publicação
  • Política de privacidade
  • Relatório de Pessoal de Diversidade

Contatos

  • [email protected]
  • [email protected]
  • +55 (11)94720-6114
  • © 2024 NoticiasnoBR Todos os direitos reservados
  • Desenvolvido por Creativelabs Studio

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Digite Esc para sair.

Ad Blocker Habilitado!
Ad Blocker Habilitado!
Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, apoie-nos desabilitando seu Ad Blocker.