Murado de 300 empresas e produtores rurais de micro, pequeno e médio porte foram capacitados pelo Governo do Estado de São Paulo, em 2024, para que possam debutar suas exportações a diversos países.
Eles participaram do Exporta SP, programa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) voltado para empresas de qualquer região do Estado e de qualquer setor. Com isso, o totalidade de companhias atendidas desde a geração do programa chegou a 1,1 milénio e deve se aproximar de 1,5 milénio em 2025, com a sinceridade de pelo menos mais 300 vagas.
+ Leia mais notícias de Economia na Oeste
Com duração de quatro meses, a capacitação é totalmente online e gratuita. Durante o período, são realizadas 20 aulas coletivas e quatro mentorias, momentos nos quais o empreendedor tem contato direto com um profissional para discutir necessidades e desafios específicos do seu negócio.
Entre os objetivos do Exporta SP está aumentar a competitividade, o faturamento e a segurança das pequenas empresas, que, ao acessarem o mercado internacional, passam a desenvolver novas habilidades e ampliam suas fontes de receita.
Leia mais:
“Ao investir na capacitação empreendedora, queremos incentivar os pequenos negócios a buscar novos mercados e mover a alavanca do desenvolvimento que gera renda e emprego”, afirma Jorge Lima, secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado.
Já o presidente da InvestSP, Rui Gomes, destaca que os pequenos negócios são responsáveis por mais da metade dos empregos gerados no Brasil, além de representarem quase metade das empresas exportadoras. “Capacitar, abrir novos mercados e apoiar esses empreendedores está diretamente ligado à missão da InvestSP de gerar desenvolvimento, emprego e renda em São Paulo”.
![Exportações brasileiras ganham destaque | Foto: Novikov Aleksey/Shutterstock](https://noticiasnobr.com.br/wp-content/uploads/2025/01/Estado-de-SP-abre-inscricoes-para-capacitacao-em-exportacoes.jpeg)
A capacitação aborda os temas que mais desafiam os empresários no processo de internacionalização, uma vez que formação de preços, adequação de produtos e serviços, perceptibilidade mercantil e planos de marketing e vendas. As empresas participantes ainda contam com base de especialistas por até dois anos.
Além das aulas, o empreendedor tem aproximação a uma plataforma online de teor, onde são realizados oficinas que auxiliam os participantes a construírem uma rede de contatos com empresários que buscam inserção no mercado internacional. Empresas interessadas em participar da primeira turma do Exporta SP de 2025 podem se inscrever pelo site.
Poupatempo facilita exportações para empresas
Em novembro de 2024, 42 empresas recém-capacitadas pelo Exporta SP puderam participar da rodada de negócios do Poupatempo do Exportador, evento realizado pela SDE que, pela primeira vez, aconteceu na sede da Secretaria, na capital paulista.
Organizadas em parceria com o Parecer Brasílio das Empresas Comerciais Importadoras e Exportadoras, as rodadas de negócios reuniram empresas de várias regiões do Estado e de setores uma vez que sustento, construção, têxtil, calçados e máquinas e equipamentos. O resultado é uma projeção de R$ 7 milhões em geração de negócios.
“Algumas são empresas bem pequenas, que acabaram de concluir a capacitação do Exporta SP e já farão suas primeiras vendas internacionais”, comemora a organizadora do evento, Elisabete Donato. “É um passo fundamental para que elas se desenvolvam, ganhem competitividade, diversifiquem suas receitas e gerem cada vez mais emprego e renda em São Paulo.”
Em unicamente um dia, o evento reuniu murado de 500 empresas, inclusive companhias de grande porte. Elas tiveram aproximação a uma programação com 33 palestras e puderam fazer contato não unicamente com possíveis clientes e parceiros, mas também com prestadores de serviços, uma vez que linhas de crédito, despacho aduaneiro, logística, registro de marcas, entre outros.
Leia também: “Gringos já trabalham com dólar a R$ 7”, material de Carlo Cauti publicada na Edição 247 da Revista Oeste