A programação acontecerá no auditório da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e reunirá especialistas, agricultores, extrativistas, empreendedores e representantes de instituições públicas e privadas.
O festival terá palestras, mesas-redondas, oficinas, rodas de conversa, exposições e atrações culturais, para promover a troca de conhecimentos, experiências e inovações em torno da pimenta rosa, fruto da aroeira que vem conquistando cada vez mais espaço na gastronomia, cosmética, medicina natural e mercados internacionais.
Com caráter regional e alcance nacional, o evento busca fortalecer a cadeia produtiva da aroeira, incentivar o uso sustentável dos recursos naturais, valorizar o conhecimento tradicional das comunidades e fomentar oportunidades de negócios.

“O festival reforça o protagonismo do Espírito Santo na cadeia da aroeira e promove o desenvolvimento sustentável por meio da valorização dos saberes tradicionais, da inovação e da biodiversidade local. Esta edição será também um espaço de encaminhamento de propostas e soluções para fortalecer o setor”, destaca a coordenadora de Recursos Naturais do Incaper, Fabiana Ruas, que é organizadora e uma das palestrantes do evento.
Em estandes do festival, o público poderá conhecer produtos artesanais feitos com o uso de pimenta rosa, como cerveja, cachaça, queijos e derivados, óleos essenciais, mel e própolis. Outra atração será a exposição de produtos para salões de beleza e outros empreendimentos que fazem uso de bioinsumos extraídos dos frutos. Além disso, estarão disponíveis para degustação pães, biscoitos, geleias, molhos e tortas com a especiaria, preparados em uma capacitação culinária realizada nos dias que antecedem o evento.
Outra atividade de destaque será o cadastramento e entrega de carteirinhas para coletores de produtos florestais não madeireiros, ação que reconhece formalmente o trabalho dos extrativistas e promove a valorização do manejo sustentável da aroeira no Espírito Santo.
O 3º Festival Brasileiro da Pimenta Rosa é uma realização do Incaper, do CREA Jr-ES e da empresa Raiz Comunica. O evento é uma das ações do projeto “Aroeira”, desenvolvido com apoio do Banco de Projetos da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).
Informações sobre as inscrições e a programação completa estão disponíveis no site: https://festbrpimentarosa.com.br.
Indicação Geográfica
São Mateus é o maior polo de produção, coleta, exportação e processamento da pimenta rosa no país. Em 2023, com apoio técnico do Incaper, o município conquistou a Indicação Geográfica (IG) do produto, selo que reconhece a sua origem e qualidade. A certificação fortalece a identidade territorial da especiaria e amplia oportunidades no mercado nacional e internacional.
Aroeira
A aroeira (Schinus terebinthifolia Raddi) é uma espécie nativa da América do Sul, com ocorrência ao longo do litoral brasileiro, especialmente nas áreas de influência do bioma Mata Atlântica. A planta é amplamente utilizada na culinária, medicina popular, fitoterapia, aromaterapia e cosmética, devido às suas propriedades antioxidantes e antimicrobianas, que vêm sendo estudadas com cada vez mais interesse científico.
A colheita dos frutos — popularmente conhecidos como pimenta rosa por sua coloração avermelhada — ocorre entre abril e junho. Para orientar agricultores e extrativistas, o Incaper vem desenvolvendo pesquisas e publicações sobre boas práticas de colheita e manejo, com foco na qualificação da produção capixaba. Em dezembro de 2024, o Instituto lançou o folder técnico “Boas práticas na colheita para garantir a qualidade da pimenta rosa”, que pode ser baixado gratuitamente no site da Biblioteca Rui Tendinha (https://bibliotecaruitendinha.incaper.es.gov.br/publicacoes-recentes).