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Home - Diversos - Crise de confiança no Judiciário aumenta risco Brasil Noticias No BR

Crise de confiança no Judiciário aumenta risco Brasil Noticias No BR

Escrito por Rose Amantéa27 de fevereiro de 2025Tempo de Leitura 5 Mins
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Crise de confiança no Judiciário aumenta risco Brasil
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A erosão da confiança no Judiciário brasileiro contribuiu para a forte trajetória de aumento de risco no Brasil, que pulou de 3,07 para 3,32 entre abril e dezembro, segundo o estudo Índice de Risco Country da América Latina 2024. Os dados revelam que a confiança do brasileiro nas instituições tem declinado, impulsionada pela corrupção generalizada e pela percepção de parcialidade política, especialmente no STF.

Foi a maior piora entre os seis países analisados – Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, El Salvador e México. Por outro lado, a Argentina foi a nação que apresentou uma melhora mais significativa no período, indo de 3,49 para 3,06.

Produzido pelo Adam Smith Center for Economic Freedom e conduzido no Brasil pelo Instituto Millenium, o estudo analisou os riscos políticos, econômicos, sociais e internacionais que rondam seis países da América Latina, expondo um quadro de deterioração acentuada nos principais indicadores.

Judiciário é percebido como ativista

Para Paulo Resende, um dos pesquisadores do Millenium, o resultado em relação ao Judiciário chama a atenção. O poder foi amplamente percebido como independente no país, permitindo uma autonomia sem controles efetivos e resultando em ativismo judicial, que compromete o equilíbrio entre os três poderes e acelera a crise de confiança nas instituições.

“Este foi um resultado muito interessante que obtivemos no estudo”, diz. “A independência do poder judiciário é algo fundamental para o princípio da separação de poderes, e vemos muitos casos de ditaduras em que o poder judiciário é comprometido para dar suporte institucional a um governo ilegítimo. A percepção de um judiciário independente é justamente a percepção de que o judiciário não está sendo comandado por outro poder”.

Mas ressalta: “Porém, este mesmo grau de independência institucional permite ao judiciário agir com ampla autonomia, muitas vezes sem controles efetivos, extrapolando suas atribuições tradicionais, e isto é visto como uma consequência direta da CRFB de 1988 e da Emenda Constitucional nº 45 de 2004. Ou seja, a independência do poder judiciário, que deveria servir ao equilíbrio entre os três poderes, deu vazão ao atual ativismo judiciário, que tem comprometido a consistência de todo o sistema judiciário, o equilíbrio entre poderes, e tem acelerado a erosão da confiança nas instituições.”

Além da desconfiança crescente nas instituições, o avanço da criminalidade e as relações internacionais cada vez mais instáveis contribuem para a piora da percepção de risco. As tendências, segundo os pesquisadores, podem afetar diretamente empresas, organizações internacionais e ONGs interessadas em investir ou operar na região. Resende ressalta ainda que a burocracia excessiva e a insegurança jurídica agravam o problema, sem sinais de melhora na administração atual.

Risco fiscal aumenta deterioração de indicadores

Na média, o Brasil ainda foi o melhor entre os pesquisados, porém, indicadores de risco apresentaram deterioração crescente em 2024. O descontrole fiscal do governo federal tem aumentado o risco de inflação e de elevação das taxas de juros, afastando investimentos nacionais e estrangeiros.

“A percepção negativa do ambiente econômico está diretamente ligada ao risco fiscal, decorrente do descontrole nos gastos públicos e da falta de disciplina fiscal”, explica o pesquisador. “Isso pressiona as taxas de juros, aumenta os custos de produção e prejudica o câmbio, contribuindo para o aumento do desemprego e afastando investidores”.

O aumento da criminalidade em todos os níveis também mostrou impactos profundos no tecido social e na economia. O estudo indicou que a criminalidade permaneceu em nível de alerta máximo, afetando diretamente o ambiente de negócios e a economia.

“O crime organizado não só aumenta os custos operacionais e afugenta investimentos, mas também se infiltra nas principais instituições, minando a confiança empresarial e o ambiente de negócios”, diz Resende. “O impacto social é igualmente devastador, gerando uma sensação generalizada de insegurança e erosão da confiança nas instituições públicas.”

Para a economista Mariana Piaia, Também autora do estudo, na dimensão social, o avanço do crime organizado não pode ser visto apenas como uma questão de segurança pública. “A penetração dessas redes em setores da economia formal e sua relação com agentes do setor público criam desafios institucionais que vão além da repressão policial”, diz. “A insegurança impacta diretamente a atividade econômica, restringe investimentos e aprofunda desigualdades.”

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Pesquisadora aponta falta de estratégia internacional

O Brasil registrou o maior nível de risco internacional entre os países avaliados. Segundo Resende, isso é reflexo do estreitamento das relações com países como Rússia e Irã, o que afeta a tradicional neutralidade diplomática brasileira e pode prejudicar as relações com os Estados Unidos. A eleição de Donald Trump e a provável deterioração das relações entre os dois países também influenciou este resultado.

“No plano internacional, o Brasil segue tentando equilibrar sua posição entre os principais atores globais, mas sua estratégia ainda parece reativa, em vez de propositiva”, afirma Piaia.

A pesquisadora também destaca as preocupações ambientais, especialmente após os eventos climáticos extremos no Brasil, como as enchentes no Rio Grande do Sul e o aumento dramático das queimadas, que geraram disrupções em cadeias produtivas e impactos sociais significativos.

“As questões ambientais têm ganhado centralidade, não apenas por pressões externas, mas porque afetam diretamente a economia do país, em especial o agronegócio, que precisa se adaptar às novas exigências globais sem comprometer sua competitividade”, ressalta.

Na avaliação dos pesquisadores existe “necessidade urgente” de reformas institucionais para reestabelecer o equilíbrio entre os três poderes, reduzir a complexidade regulatória e tributária e garantir a disciplina fiscal. “Embora o Brasil ainda mantenha uma posição relativamente estável em comparação com outros países da América Latina, sem mudanças estruturais, o país pode enfrentar um retrocesso ainda maior nos indicadores econômicos, políticos e sociais nos próximos anos”, diz.

Piaia acrescenta: “O diagnóstico dos riscos para o Brasil em 2024 aponta para desafios que não são conjunturais. Sem reformas institucionais e econômicas que enfrentem essas fragilidades de forma consistente, o país continuará em um ciclo de instabilidade e crescimento medíocre. O potencial de desenvolvimento existe, mas transformá-lo em realidade depende de uma agenda que priorize previsibilidade institucional, eficiência econômica e segurança pública de forma integrada.”

leia o artigo original em www.gazetadopovo.com.br

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Rose Amantéa

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