notíciasnoBR
  • Diversos
  • Política
  • Brasil
  • Mundo
  • História
  • Economia
  • Agronegócio
  • Últimas do Brasil
  • Bitcoin
Facebook X (Twitter) Instagram
Trending
  • Flávio Dino: o novo protagonista do STF
  • Suspeitas de gripe aviária investigadas em granjas no Brasil
  • Dino rivaliza com Moraes em ativismo judicial Noticias No BR
  • Centro-direita conquista vitória histórica nas eleições em Portugal
  • O que pensam três lideranças do Legendários no Brasil Noticias No BR
  • Joe Biden é diagnosticado com câncer de próstata
  • Como a China utiliza a IA para censurar
  • Recursos gráficos inovadores da Meta IA
Facebook X (Twitter) Instagram
notíciasnoBRnotíciasnoBR
  • Diversos
  • Política
  • Brasil
  • Mundo
  • História
  • Economia
  • Agronegócio
  • Últimas do Brasil
  • Bitcoin
notíciasnoBR
Home - Brasil - Energia verde e sua pseudoprodução / Noticias No BR

Energia verde e sua pseudoprodução / Noticias No BR

Escrito por Ricardo Felício23 de março de 2025Tempo de Leitura 6 Mins
Gostou? Compartilhe essa matéria Facebook Pinterest WhatsApp
imposto carbono
Gostou?
Facebook Pinterest WhatsApp

A cada dia que passa, mais informações aparecem, sobre o embuste que nos assolou nos últimos 20 anos que envolve a tal geração de energia renovável, especialmente as obtidas por moinhos eólicos e painéis solares em grande escala, tanto elétricos quanto térmicos. Recentemente, o jornal Zero Hedge publicou um resumo dos fracassos verificados nos Estados Unidos (EUA), não só do que envolve a geração propriamente dita, mas também sobre os danos colaterais observados na natureza, contrariando a proposta inicial em serem “amigáveis ao meio ambiente”. Ao mesmo tempo, as ações realizadas no ramo energético pelo presidente dos EUA, Donald Trump, em seu segundo mandato, trazem a esperança de que a ruína da fraude energética desponte no horizonte.

A justificativa do uso de tais fontes de geração de energia elétrica se baseia na hipótese do “aquecimento global”, na qual a suposta ausência de emissões de CO₂ na geração contribuiria para “estabilizar” a temperatura do planeta, fato esse nunca verificável na avaliação dos registros climáticos geológicos e glaciais, entre outros. Todos os outros fatores considerados “ambientais” desta geração são completamente disfarçados, não comentados ou simplesmente omitidos, como, por exemplo, o impacto ambiental da própria construção das estruturas que envolvem geradores eólicos, suas pás e os materiais dos painéis solares, desconsiderando a própria descaracterização visual das paisagens.

Entre os mais graves temos os que envolvem os espelhos solares, um tipo de usina constituída por um vasto campo de espelhos móveis que concentram os raios solares em um ponto focal, em que se situa um reservatório térmico contendo água. Uma vez aquecida, a água evapora e, sob pressão, faz circular uma turbina que, acoplada a um gerador, passa a fornecer energia elétrica.

É o exemplo do Sistema de Geração de Energia Solar Ivanpah, na Califórnia. Além de gerar pouquíssima energia, tornou-se uma verdadeira “frigideira de pássaros”, conforme editorial do Wall Street Journalde 2014 no qual destacava que o empreendimento, financiado pelos contribuintes, virou um verdadeiro inferno para os animais locais. No caso em questão, qualquer objeto que passar apenas próximo das linhas de concentração será imediatamente incinerado.

Até o ano passado, ou seja, em dez anos de operação, estimou-se que centenas de milhares de aves foram mortas ao circularem perto da usina. A taxa de mortalidade dos pássaros beirava a um abate a cada dois minutos. Considerando um período diurno de 50% das horas de um dia, como média entre inverno e verão, chega-se a um número aproximado de 1,31 milhão de aves mortas durante a última década, sendo bastante conservador.

Não eram apenas as aves que se queimavam, mas também as finanças dos usuários do sistema, que tiveram de desembolsar muito dinheiro para pagarem as suas contas de eletricidade, a fim de sustentar os projetos mirabolantes de geração de energia implementados da era do ex-presidente Barack Obama e sua sanha ilusória em seguir a agenda ambientalista-climática.

Mike Shedlock, especialista em finanças e macroeconomia, lembrou que os governos não reconhecem seus fracassos, muito mais nessa área que envolve o tema ambiental, quando a “solução” torna-se drasticamente muito pior que o suposto problema. Assim, o próprio mercado, desde que não seja obrigado por força de leis, especialmente as toscas elaboradas por políticos corruptos ou semialfabetizados, acabará por derrubar os embustes.

Aparentemente, as contas deverão se acertar agora, em 2025, provavelmente também devido à Ordem Executiva “Liberando a Energia Americana” editada por Trump, pois criou um efeito bombástico na agenda ambiental-climática no tocante à geração de energia, exploração de recursos minerais e petróleo, entre outros pontos.

Segundo um editorial do Las Vegas Review-Journala Pacific Gas & Electricuma importante concessionária da Califórnia já anunciou que não renovará sua compra de cota de energia da citada usina solar de Ivanpah. Assim, sem recursos financeiros futuros, duas das suas três torres serão desativadas até início de 2026, deixando poucas esperanças de que a terceira permaneça em atividade.

A jornalista Emerson Drewes, quando ainda no corpo editorial da Review-Journalrelatou que as autoridades federais do Serviço sobre a Pesca e Vida Selvagem (Serviço de peixes e animais selvagens nos EUA) disseram que a usina de Ivanpah atuava como uma “mega-armadilha” para a vida selvagem. Conforme os especialistas, a luz brilhante dos espelhos acabava atraindo muitos insetos que, por sua vez, atraíam os pássaros insetívoros. Quando eles voavam para caçá-los eram incinerados pelos raios de luz solar altamente focados.

A média de dois pássaros mortos por minuto foi tirada pelos investigadores federais simplesmente observando a incineração instantânea das aves, sinalizada por uma coluna de fumaça ao redor dos espelhos, quando inspecionaram as instalações há cerca de dez anos. Os trabalhadores locais chegaram a apelidar as ocorrências de serpentinas (streamers) de tão comum a sua constatação.

Quanto ao desempenho energético, Ivanpah provou ser tão ruim que a Pacific Gas & Electric exerceu seu direito de rescindir o contrato, cujas negociações já foram concluídas, selando consequentemente o destino das duas torres geradoras alocadas para essa companhia no próximo ano. A Edison Electric também expressou sua vontade de desistir, pois entrou em negociações permanentes com os proprietários do projeto, com o pessoal do governo federal, discutindo o término do seu contrato com a concessionária, aproveitando certamente a onda da Ordem Executiva de Trump.

O embuste ambiental-climático vem cobrando a sua conta ano após ano, quando a todo o momento, outro empreendimento deste tipo entra em operação, causando prejuízos monumentais, muito mais significativos em longo prazo. Isso extermina de vez a conversa fiada de que tais sistemas se pagariam “no decorrer dos anos”, tornando-se uma prática financeira comum e até mais barata que as convencionais. Pelo contrário, os custos operacionais e a pouca geração de energia firme causaram escassez e sobrepreço no mundo inteiro onde se teimou aplicar esta porcaria.

Não vemos os ambientalistas “chapa-branca” reclamando das centenas de milhares de pássaros que claramente foram mortos nessa farsa que nunca foi lucrativa, mesmo com subsídios. Esse ainda é outro ponto a se elencar, pois o disfarce de sucesso de tais empreendimentos elétricos está na sua carga altamente subsidiada com dinheiro público aplicado pelos Estados, como é o caso dos EUA, cuja nova administração deixou explícito que vai averiguar e cancelar cada uma delas. Trata-se, outra vez, de mais um experimento que apenas visa repasse de dinheiro público a instituições privadas, alegando-se supostos ganhos ambientais.

https://diclotrans.com/redirect?id=41928&auth=49e94614f6987ef93673017ac5a16616c706109f

No Brasil não é diferente, pois quando o dinheiro não vem do governo de forma direta, sai do BNDES, onde os recursos são aplicados na sustentação dessa máquina de baixo rendimento, representada pelos parques eólicos e fazendas solares. Na parte operacional, os altos custos de geração fazem os preços subirem vertiginosamente.

No próximo bloco, discutiremos mais sobre as mudanças na geração de energia nos EUA e como há sinais de que os ventos têm mudado para melhor, mas não para a eólica.

Leia também: “Hidrelétrica sem lei”, reportagem publicada na Edição 261 da Revista Oeste



Leia a materia original do artigo

Post AnteriorClínica especializada em autismo é acusada de estelionato / Noticias No BR
Próximo Post dupla da McLaren conquista GP da China / Noticias No BR
Ricardo Felício

Veja outras matérias!

enade - ministério da educação - mec - alexsander moreira - queda no governo lula - marcelo camargo agencia brasil - falhas sisu mec

‘Sem educação de qualidade, não há futuro’ / Noticias No BR

Brasil registra queda de casamentos e recorde de divórcios

Brasil registra queda de casamentos e recorde de divórcios / Noticias No BR

Enganados pelo INSS

idosos sofrem para pedir reembolso em agências / Noticias No BR

TCU apura desvio de R$ 40 mi do CFO em esquema de pirâmide

TCU apura desvio de R$ 40 mi do CFO em esquema de pirâmide / Noticias No BR

As regalias de Ancelotti na seleção brasileira

As regalias de Ancelotti na seleção brasileira / Noticias No BR

Frente fria avança pelo Brasil nesta semana

Frente fria avança pelo Brasil nesta semana / Noticias No BR

veja a previsão do tempo para o Dia das Mães

veja a previsão do tempo para o Dia das Mães / Noticias No BR

Movimento Trabalhista: Força Operária

Movimento Trabalhista: Força Operária

Políticas Sociais: Transformação Real

Políticas Sociais: Transformação Real

EM DESTAQUE
ChatGPT Image 21 de abr. de 2025 02 29 12

Tegma (TGMA3) na Bolsa de Valores: A força da logística automotiva brasileira

21 de abril de 2025
Como a China utiliza a IA para censurar

Como a China utiliza a IA para censurar

18 de maio de 2025
Como comprar ações da X.AI Corp? (Símbolo e preço 2024)

Porquê comprar ações da X.AI Corp? (Símbolo e preço 2024)

28 de novembro de 2024
6 maiores fundos de crédito privado em 2024

6 maiores fundos de crédito privado em 2024

28 de novembro de 2024
Constituição de 1934: Pilares Históricos

Constituição de 1934: Pilares Históricos

7 de março de 2025
NOVIDADES
Flávio Dino: o novo protagonista do STF

Flávio Dino: o novo protagonista do STF

18 de maio de 2025
Suspeitas de gripe aviária investigadas em granjas no Brasil

Suspeitas de gripe aviária investigadas em granjas no Brasil

18 de maio de 2025
Ícone de Busca

Dino rivaliza com Moraes em ativismo judicial Noticias No BR

18 de maio de 2025

Links rápidos

  • Sobre nós
  • Anuncie conosco
  • Quero ser um redator
  • Contato

Transparência

  • Informações de Propriedade e Financiamento
  • Política de Correções
  • Política de Diversidade
  • Política de Ética
  • Política de Feedback Acionável
  • Política de Princípios de Publicação
  • Política de privacidade
  • Relatório de Pessoal de Diversidade

Contatos

  • [email protected]
  • [email protected]
  • +55 (11)94720-6114
  • © 2024 NoticiasnoBR Todos os direitos reservados
  • Desenvolvido por Creativelabs Studio

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Digite Esc para sair.

Ad Blocker Habilitado!
Ad Blocker Habilitado!
Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, apoie-nos desabilitando seu Ad Blocker.