O Ministério da Educação (MEC) divulgou as datas em que ocorrerá o Enem 2025. As provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembrocom questões objetivas e a redação dissertativa argumentativa.
O prazo para inscrição começa 26 de maio e termina em 6 de junho. O edital completo está previsto para sair ainda em maio, mas nenhuma data oficial foi divulgada por enquanto.
Qual é o valor da taxa de inscrição?
Confira:
O valor da taxa de inscrição do Enem 2025 será de R $ 85, conforme divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Porém, alguns grupos de candidatos possuem direito à isenção da taxa. A gratuidade está prevista para:
- Matriculados no 3º ano do ensino médio em escolas públicas;
- Candidatos que fizeram todo o ensino médio em escola pública;
- Candidatos que tiveram bolsa integral em instituições particulares durante o ensino médio e possuem renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio (R$ 2.277);
- Pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica – família de baixa renda com registro ativo no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico);
- Participantes do programa Pé-de-Meia, do MEC.
Resultado da solicitação de isenção da taxa do Enem
A solicitação para isenção da taxa do Enem ocorreu entre os dias 14 e 25 de abril. O resultado foi divulgado no último dia 12. O candidato que realizou o pedido deverá acessar a Página do Participante para saber se a solicitação foi aprovada.
Aqueles que tiverem a demanda negada podem entrar com recurso no período entre os dias 12 e 16 de maio. O resultado definitivo sairá na data de 22 de maio.
Quem pode fazer o Enem 2025?
Qualquer pessoa pode realizar a inscrição e fazer o Exame Nacional do Ensino Médio em 2025.
Estudantes que irão concluir o ensino médio este ano, ou seja, que cursam o 3º ano, poderão prestar o Enem, bem como as pessoas que já finalizaram o ensino regular e desejam ingressar em uma universidade – inclusive aqueles que já possuem uma graduação.
Além disso, os interessados em realizar o Exame somente para praticar – os famosos treineiros, que ainda estão no 2º ano ou inferior – também são bem-vindos. Entretanto, eles não poderão utilizar a nota de 2025 para ingressar na faculdade, apenas para avaliação de seus conhecimentos.
Como funciona o Enem?
O Enem é uma avaliação anual que tem como objetivo qualificar o desempenho escolar dos alunos do ensino médio. Por consequência, ele também serve como porta de entrada para graduações por meio do Sisu, ProUni e Fies.
Ao total são 180 questões objetivas que precisam ser respondidas, mais uma redação.
No primeiro domingo são feitas 90 questões sobre Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Inglês ou Espanhol, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação), juntamente com Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia), e a redação.
Já no segundo domingo o foco é Matemática e Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Física, Química e Biologia).
Que horas começa a prova?
Normalmente, a abertura dos portões começa às 12h (horário de Brasília) e o fechamento acontece às 13h.
O início das avaliações é feito a partir das 13h30 e, no primeiro dia, o candidato possui 5h30 para o término da prova (acaba às 19h), enquanto no segundo a finalização ocorre após 5h de teste (acaba às 18h30).
Quais documentos precisa apresentar?
Conforme consta no Edital de 2024, é necessária a apresentação de documentos de identificação com fotocomo:
- Cédulas de Identidade expedidas por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal;
- Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que, por lei, tenham validade como documento de identidade;
- Passaporte;
- Carteira Nacional de Habilitação, na forma da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997;
- Carteira de Trabalho e Previdência Social impressa e expedida após 27 de janeiro de 1997;
- Documento Provisório de Registro Nacional Migratório, de que trata a Portaria nº 11.264, de 24 de janeiro de 2020;
- Cédula de identidade civil ou documento estrangeiro equivalente, emitido por Estado parte ou associado ao Mercosul, nos termos do Acordo sobre Documentos de Viagem dos Estados Partes do Mercosul e Estados Associados.
Quais são os possíveis temas da redação do Enem 2025?
Ainda é cedo, porém já é possível especular algumas temáticas relevantes a serem aplicadas no Enem 2025. Segundo a ABAFE (Associação Brasileira de Aprendizado e Foco no Estudante), vale ficar de olho em sete assuntos específicos. São eles:
- O impacto das mudanças climáticas no Brasil;
- A violência doméstica e o combate ao feminicídio;
- O impacto das redes sociais na saúde mental dos jovens;
- O papel da IA na transformação da educação: limites e possibilidades;
- O trabalho infantil e os desafios para sua erradicação;
- Jogos de azar online: entretenimento ou risco para saúde financeira?;
- Os impactos do consumo de ultraprocessados na saúde dos brasileiros.
Outros tópicos, tais quais privacidade e segurança na Era da Revolução Digital, analfabetismo no século XXI, carga horária de trabalho, diversidade religiosa e proibição do uso de celulares na escola, também são relevantes no contexto atual.
Quais são os cursos mais concorridos no Exame Nacional do Ensino Médio?
No resultado deste ano (2025), referente ao Enem realizado em 2024, o curso mais concorrido no Sisu pegou muita gente de surpresa.
A classificação de candidatos por vaga foi:
- Biomedicina – UFPR: 261,3;
- Medicina – UEM: 258;
- Medicina – UFSCar: 217,9;
- Pedagogia – UFRA: 215,25;
- Análise e Desenvolvimento de Sistemas – IFSP: 188,7;
- Fisioterapia – UFPR: 173,4;
- Biomedicina – UEM: 152,5;
- Engenharia de Software – UTFPR: 150,5;
- Medicina – UFRR: 141,68;
- Medicina – UFPR: 138,5.
Outros cursos que também estão no radar dos candidatos anualmente são: Direito, Psicologia, Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo.