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Home - Emprabii - Empresa transforma beterraba e batata doce roxa em alimento pré-treino Noticias No BR

Empresa transforma beterraba e batata doce roxa em alimento pré-treino Noticias No BR

By Daiane F. Ola18 de abril de 20255 Mins Read
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Empresa transforma beterraba e batata doce roxa em alimento pré-treino
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A necessidade cada vez maior das pessoas para aliar uma alimentação saudável aos compromissos e à correria do dia a dia, levou o empreendedor Thiago Fabiano a transformar um problema em solução. Com o apoio do Sebrae Minas, ele conseguiu captar recursos para inovar em um modelo de negócios, e está desenvolvendo farinhas e bebidas pré-treino que podem revolucionar o setor.

O empreendedor, que já era dono de uma empresa de congelados em Uberaba, no Triângulo mineiro, passou por uma experiência que mudaria o rumo dos negócios. Ao viajar até Belo Horizonte para fechar um grande contrato com redes supermercadistas, ele se deparou com um obstáculo que parecia impossível de contornar: o alto custo do frete com caminhões refrigerados. “Foi nesse momento que percebi a necessidade de pensar em algo mais viável. Um produto saudável, fácil de transportar e que atendesse a uma demanda crescente por alimentação prática”, conta.

Nesse momento, o empresário conheceu um estudo científico e se deu conta de que a batata doce roxa, batata doce laranja e a beterraba, alimentos nutritivos, poderiam ser a chave para o que ele procurava. Decidido a transformar essa ideia em realidade, com a ajuda do sócio Valdison Ribeiro, começou a plantar e comercializar esses produtos, mas logo eles enfrentaram um grande desafio: os custos da operação eram muito altos, e o retorno não era o esperado. Então, para transformar o alimento em algo prático e acessível, passaram a desidratar a batata doce roxa, uma solução que tornava o produto mais prático, com mais durabilidade e menor custo. No entanto, perceberam que precisavam de mais conhecimento técnico para dar o próximo salto.

pubepube

Foi quando o Sebrae e a Embrapii – Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial – entraram em cena. Com o apoio dessas entidades, Thiago ingressou em um projeto de inovação junto ao Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) para o desenvolvimento de farinhas de batata doce roxa e beterraba. “Esse apoio foi essencial. Sem a parceria com o IFTM e o suporte do Sebrae Minas, não teríamos conseguido dar o passo tão importante que é a transformação das batatas doce e beterrabas em farinhas, que já estão fazendo sucesso no mercado”, revela.

Hoje, a marca Dab Suplevitta oferece farinhas desidratadas de batata doce roxa, batata doce laranja e beterraba, e está prestes a lançar bebidas funcionais para o pré-treino, todas desenvolvidas no IFTM. “O sucesso de vendas das farinhas é o nosso termômetro. Os clientes estão muito felizes com os resultados, e isso nos faz acreditar que a bebida pronta será revolucionária. É um produto inovador, para um público muito exigente”, destaca.

Empreendedor teve apoio do Sebrae e Embrapii para desenvolver projeto de inovação (foto: divulgação)Empreendedor teve apoio do Sebrae e Embrapii para desenvolver projeto de inovação (foto: divulgação)

Empreendedor teve apoio do Sebrae e Embrapii para desenvolver projeto de inovação (foto: divulgação)

Sucesso entre esportistas

A nutricionista Gabriela Afonso Ribeiro encontrou na farinha de beterraba uma excelente adição à sua rotina alimentar. Apaixonada por corrida, começou a usar a farinha de beterraba devido ao alto nível de nitrato, um nutriente essencial para quem pratica atividades físicas intensas. Ela incorporou o produto à rotina matinal, colocando-o em suas vitaminas, e não demorou para perceber os benefícios. “O nitrato melhora a oxigenação e dilatação dos vasos sanguíneos, potencializando a performance. O sabor e a cor são incríveis, e os benefícios do nitrato fazem toda a diferença nos meus resultados. Estou viciada!”, frisa.

A qualidade do produto e a praticidade de usá-lo no dia a dia fizeram com que Gabriela começasse a indicar a farinha de beterraba aos pacientes. “Sempre busco alternativas que ofereçam praticidade e, ao mesmo tempo, bons resultados. Para obter a mesma quantidade de nutrientes, seria necessário fazer um suco com cinco beterrabas. Com o uso da farinha, o consumo é mais fácil, além de mais saboroso”, explica.

Fomento à projetos de inovação

A Embrapii, por meio da parceria com o Sebrae, oferece às micro e pequenas empresas, e startups, acesso à infraestrutura e a conhecimentos científicos e tecnológicos das Unidades Embrapii. Trata-se de uma rede de 96 centros de pesquisa de excelência credenciados em todo o país para desenvolver os projetos de pesquisa apoiados pela instituição. Juntos, eles reúnem uma rede de, aproximadamente, 4 mil pesquisadores.

Para obter os recursos, as empresas devem apresentar seus projetos às Unidades Embrapii, que serão responsáveis pela aprovação do projeto e pelo repasse dos recursos. Esses centros são compostos por especialistas que desenvolvem soluções de acordo com as necessidades dos empresários.

A Embrapii investe até 50% do valor total do projeto, sendo o restante coberto pela contrapartida da empresa e da Unidade Embrapii. Além disso, o Sebrae também aporta recursos financeiros, contribuindo com até 70% da contrapartida prevista para a empresa.

Em 2024, Minas Gerais registrou acesso recorde ao Programa Embrapii, com 45 projetos de pesquisa e desenvolvimento aprovados, de diversas regiões do estado, e uma captação de, aproximadamente, R$ 6,9 milhões, por meio de contrato com o Sebrae Nacional. Para cada projeto de micro e pequena empresa aprovado, são aportados até R$ 150 mil, destinados diretamente à Unidade Embrapii para o desenvolvimento tecnológico do projeto.

O gerente do Sebrae Minas na Regional Triângulo, William Brito, destaca que “A parceria com a Embrapii é fundamental para oferecer apoio tecnológico e financeiro para as micro e pequenas empresas avançarem em seus projetos de inovação, e superarem desafios tecnológicos. Os projetos de pesquisa e desenvolvimento permitem às empresas acessar novos mercados, gerar valor para o cliente e expandir o portfólio de produtos e serviços, impulsionando a indústria nacional”, frisa.



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Daiane F. Ola

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