Utilizando um moca produzido a 1.670 metros de altitude, nas Matas de Minas, que obteve o quarto lugar na categoria Via Úmida do Cup of Excellence 2024, Emerson Promanação, da Coffee Five, do Rio de Janeiro (RJ), conquistou o júri e levou, na sexta-feira, 22 de novembro, o título do Campeonato Brasílico de Barista 2024, promovido pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), em parceria com a Escritório Brasileira de promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), dentro do projeto “Brazil. The Coffee Nation”.
O segundo lugar da competição ficou com o vencedor de 2023, Daniel Vaz, da Five Roasters, também do Rio de Janeiro, e o pódio foi completado por Hugo Silva, da Sabino Torrefação, de São Paulo (SP). Com o título, Promanação representará o Brasil no mundial da categoria, o World Barista Championship, que será realizado entre 17 e 21 de outubro de 2025, em Milão, na Itália.
Na competição mais antiga de barismo do país, cada competidor tem 15 minutos para preparar quatro espressos, quatro bebidas com leite vaporizado e quatro drinques de assinatura. Os juízes avaliaram critérios porquê sabor, qualidade e persistência da crema (espresso), simetria entre moca e leite, originalidade (bebida de assinatura) e manipulação profissional dos ingredientes, do moinho e da máquina de espresso.
O diretor executivo da BSCA, Vinicius Estrela, comenta que a entidade investe e seguirá investindo em iniciativas de capacitação para o segmento de barismo no país, tendo em conta que esses profissionais conectam a masmorra produtiva dos cafés do Brasil, desde o campo, com os consumidores finais, em todo o mundo.
“Neste ano, aumentamos o nível de apoio e patrocinadores no campeonato, porque entendemos que o competidor precisa desse suporte, necessita de melhores condições para treinar, representar o país nas competições internacionais, ser o embaixador dos cafés do Brasil em todo o mundo e continuar tendo condições para buscar títulos mundiais nos campeonatos de barismo. Essa é uma causa que a BSCA continuará perseguindo para que sejamos, como país, melhor a cada ano”, destaca.
O Brasil conquistou, recentemente, seus dois primeiros títulos nas competições mundiais de barismo. Em junho de 2023, na Grécia, Boram Um, da Um Coffee Co., de São Paulo (SP), alcançou o até logo inédito título internacional ao país no World Barista Championship. Em abril deste ano, nos Estados Unidos, Dionathan Almeida, provador das Fazendas Caxambu e Aracaçu, de Três Pontas (MG), foi vencedor do World Cup Tasters Championship, disputa que avalia os competidores quanto à habilidade de enobrecer cafés por degustação às cegas, no menor tempo verosímil.
A evolução estável dos brasileiros nas competições mundiais de barismo refletem os investimentos e capacitações que são realizadas no país, conforme recorda Estrela. “Temos diversos cursos de formação profissional para baristas no país, como os que realizamos dentro do programa BSCA School, além da realização dos campeonatos de barismo, que é outra maneira para estimularmos o aprendizado contínuo. Esse foco na qualificação profissional tem elevado nossos baristas a patamares históricos, como os títulos mundiais conquistados”, avalia.
O Campeonato Brasílico de Barista é sancionado pela World Coffee Events (WCE), entidade internacional organizadora do World Barista Championship (WBC) e detentora dos direitos da competição em todo o mundo. Uma vez que National Body no Brasil, a BSCA é a responsável, no país, pela realização das etapas qualificatórias das competições mundiais, que conduzem os campeões nacionais para a período final dos certames globais nas suas sete modalidades: (i) Barista; (ii) Latte Art; (iii) Brewers (preparo de moca); (iv) Coffee in Good Spirits (moca associado a bebidas alcoólicas); (v) Cup Tasters (degustadores de moca); (vi) Roasters (torrefação); e (vii) Cezve Ibrik (moca turco).
Neste ano, o Campeonato Brasílico de Barista teve porquê anfitriã a Semana Internacional do Moca (SIC), em Belo Horizonte (MG), e os patrocínios Diamante, da Nescafé, e Prata, da Nespresso. Insubmisso Concept, Da Vinci Gourmet e Nude entraram porquê patrocinadores Bronze. O equipamento solene foi fornecido por Grancoffee/Nuova Simonelli e a chuva solene pela Lindoya Verão. A competição também contou com escora de Achego Moca e País Moca, além do escora de mídia da Espresso&Co.
BRAZIL. THE COFFEE NATION
O Campeonato Brasílico de Barista é mais uma ação do projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation”, realizado pela BSCA em parceria com a ApexBrasil, com foco na promoção mercantil do moca peculiar brasílio no mercado internacional, reforçando os pilares de qualidade, multiplicidade e sustentabilidade. A iniciativa tem porquê objetivo apresentar o Brasil porquê uma país dotada dos recursos naturais essenciais para o cultivo dos melhores cafés e que investe ativamente para atingir os mais altos requisitos de qualidade, de forma sustentável e em observância a rígidas normas de recta social e ambiental.
Com vigência até agosto de 2025, uma das prioridades do projeto será investir em ações de qualificação e diversificação, com foco no escora aos produtores de moca canéfora (robusta e conilon) do país, nas certificações de qualidade e de sustentabilidade e nos cafés produzidos por mulheres, fomentando a justiça de gênero na cafeicultura brasileira e a capacitação de provadoras profissionais de moca. O projeto atual tem porquê mercados-alvo: i) África do Sul, Austrália, China, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Estados Unidos, França, Japão, Malásia, Polônia, Rússia e Taiwan para os cafés crus especiais; e ii) Canadá, Chile, China e Estados Unidos para os produtos da indústria de torrefação e moedura.