notíciasnoBR
  • Diversos
  • Política
  • Brasil
  • Mundo
  • História
  • Economia
  • Agronegócio
  • Últimas do Brasil
  • Bitcoin
Facebook X (Twitter) Instagram
Trending
  • Senador Amin apoia pedido de impeachment contra Alexandre de Moraes
  • Israel amplia ajuda humanitária e retoma lançamentos em Gaza
  • Casa Branca nega propostas relevantes do Brasil sobre tarifas
  • Governadores criticam governo Lula sobre tarifas dos EUA
  • Outra Coisa: os temas e debates do programa de 26/7/2025
  • Empresa brasileira emite R$ 700 milhões em Certificados do Agronegócio na rede Ripple Noticias No BR
  • Justiça suspende resolução do CFM sobre bloqueio hormonal em menores
  • Ex-procurador de Cuiabá se livra de ação após acordo e devolução
Facebook X (Twitter) Instagram
notíciasnoBRnotíciasnoBR
  • Diversos
  • Política
  • Brasil
  • Mundo
  • História
  • Economia
  • Agronegócio
  • Últimas do Brasil
  • Bitcoin
notíciasnoBR
Home - Diversos - Como Lula contraria o discurso democrático ao ir à Rússia Noticias No BR

Como Lula contraria o discurso democrático ao ir à Rússia Noticias No BR

Escrito por Editora Gazeta do Povo S/A12 de maio de 2025Tempo de Leitura 5 Mins
Gostou? Compartilhe essa matéria Facebook Pinterest WhatsApp
Ícone de Busca
Gostou?
Facebook Pinterest WhatsApp

A diplomacia do Brasil é regida por princípios como autodeterminação dos povos, defesa da paz e solução pacífica de controvérsias, estabelecidos na Constituição de 1988. Entretanto, nesta semana, o presidente Lula protagonizou um evento histórico na diplomacia do país ao ser o primeiro chefe de Estado brasileiro a visitar um país em guerra: a Rússia. A comitiva que participa dos eventos em Moscou conta com a presença de aliados do Kremlin. Com destaque para China, Venezuela, Cuba e Irã. Do lado europeu, apenas Sérvia e Eslováquia estarão presentes nas festividades – Estados que embora sejam oficialmente repúblicas parlamentares, têm sido alvo de críticas nos últimos anos por retrocessos democráticos.

O destaque do encontro entre Lula e o presidente da Rússia, além de uma reunião bilateral Brasil-Rússia, foram os desfiles militares do Kremlin de sexta-feira: uma celebração dos 80 anos da vitória soviética sobre a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial. As festividades que celebravam valores como a paz e o respeito à soberania perderam seu verdadeiro sentido há mais de uma década, quando a Crimeia foi anexada pela Rússia.

O Brasil pode e deve dialogar com todos, conforme tem feito historicamente em sua política externa. Mas é inaceitável que se aproxime de regimes autoritários, totalitários e “democracias híbridas” por motivos ideológicos, ignorando as violações aos princípios fundamentais do Direito Internacional

Embora os argumentos utilizados pelo Itamaraty para justificar a viagem de Lula estejam centrados no fortalecimento comercial bilateral com a Rússia no âmbito do BRICS, o significado vai muito além de interesses econômicos, podendo prejudicar a imagem do Brasil na comunidade internacional. As Relações Internacionais envolvem pragmatismo, mas até onde se pode ignorar princípios que sustentam a credibilidade de um país?

Desde a campanha eleitoral, Lula se vendeu como defensor da democracia e até mesmo como a única opção para que a democracia sobrevivesse no país. E continuou a abraçar esse papel quando assumiu o terceiro mandato como presidente do Brasil em 1º de janeiro de 2023, sobretudo após os eventos de 08/01 daquele ano. Mas as contradições já apareceram poucos meses após assumir o cargo. Em maio de 2023, Lula recebeu Nicolás Maduro, ditador da Venezuela, com honras em Brasília.

Maduro está na presidência desde 2013, “vencendo” eleições contestadas dentro e fora do país. O venezuelano tem sido duramente criticado nos últimos anos pela comunidade internacional e organizações como a Human Rights Watch, que reconhecem seu regime como uma ditadura e denunciam abusos contra os direitos humanos. As denúncias são validadas tanto pelos princípios do Direito Internacional, quanto pelo histórico de violações aos direitos humanos e fraudes eleitorais cometidas pelo governo venezuelano. Entretanto, na ocasião da visita, Lula alegou que o país era apenas uma “vítima de narrativas de antidemocracia e de autoritarismo”.

Desta vez, porém, Lula não atua como anfitrião, mas visita um país sob constante escrutínio da comunidade internacional, a Rússia. A invasão à Ucrânia não parou com a anexação da Crimeia em 2014. Aquele foi um indício da invasão em larga escala que estava por vir em 2022, quando a Rússia voltou a violar os princípios do Direito Internacional ao invadir o país, um Estado soberano – dando início a uma guerra que perdura até hoje. O resultado dessa guerra? Além de milhares de mortos e feridos, hoje a Rússia controla cerca de 20% do território ucraniano.

VEJA TAMBÉM:

  • Editorial: Lula e a festa dos ditadores na Rússia

A visita de líderes internacionais a Moscou é vista pelo Kremlin como uma demonstração de que o país não tem apenas aliados políticos, mas nações parceiras com quem possuem um alinhamento ideológico. Além de a visita em si representar um elemento negativo para a imagem do Brasil, ao se juntar a um grupo composto por alguns dos regimes mais controversos da atualidade, Lula contraria a diplomacia historicamente desenvolvida pelo país. Em março de 2022, pouco após o início da guerra, o Brasil votou a favor de uma resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) que condenou a invasão da Ucrânia e exigiu que a Rússia fizesse a retirada imediata de suas forças do território ucraniano.

O país também apoiou resoluções posteriores que reafirmaram a soberania e integridade territorial da Ucrânia. Ademais, como signatário do Estatuto de Roma, que criou o Tribunal Penal Internacional – órgão que em 2023 emitiu um mandado de prisão para Vladimir Putin por crimes de guerra –, a visita de Lula a Moscou demonstra uma ambiguidade na política externa brasileira. Como um dos signatários, em caso de uma eventual visita, o Brasil teria a obrigação de prender Putin, mas Lula já fez declarações afirmando que o presidente russo é bem-vindo ao país e que não há elementos que justifiquem sua prisão.

Nesse xadrez geopolítico, existe também a reação da Ucrânia às ações do presidente brasileiro. O país já sinalizou uma insatisfação com as movimentações de Lula. E o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, se negou a conversar com o presidente às vésperas de sua viagem à Rússia. Representantes de Kiev afirmaram que a decisão de Lula desconsidera o lado ucraniano, revelando apoio explícito a Putin ao participar de um desfile militar em Moscou; ainda que tente encobrir essa posição sob a justificativa de uma suposta ‘mediação de paz’.

Ao escancarar as contradições entre discurso e prática democrática do Brasil, Lula demonstra uma defesa seletiva da democracia, o que é preocupante. Contrariando, inclusive, sua própria imagem como defensor do Estado democrático. Mas muito além da sua própria imagem, Lula coloca em xeque qual tipo de liderança internacional o Brasil quer ser, expondo o país a riscos diplomáticos e estratégicos.

O Brasil pode e deve dialogar com todos, conforme tem feito historicamente em sua política externa. Mas é inaceitável que se aproxime de regimes autoritários, totalitários e “democracias híbridas” por motivos ideológicos, ignorando as violações aos princípios fundamentais do Direito Internacional, como o respeito à soberania dos Estados e aos direitos humanos.

Dalila Lisboa. Geisiele Carvalhointernacionalista, é chapter leader do LOLA.

https://diclotrans.com/redirect?id=41928&auth=49e94614f6987ef93673017ac5a16616c706109f

leia o artigo original em www.gazetadopovo.com.br

Post AnteriorSenado discute tema em meio à disputa política Noticias No BR
Próximo Post Refém libertado pelo Hamas encontra a família / Noticias No BR
Editora Gazeta do Povo S/A

Veja outras matérias!

Captura de tela 2025 07 07 221239

Bambbu Cosméticos: marca brasileira valoriza a beleza dos fios brancos e resgata a autoestima feminina

OS2 comunicacao

Construtora abre mais de 40 vagas de emprego em Sorocaba

As Melhores Formas de Terminar o Ensino Médio e Conquistar Seu Diploma

As Melhores Formas de Terminar o Ensino Médio e Conquistar Seu Diploma

Top 10 Filmes Brasileiros do Cinema Mudo

Top 10 Filmes Brasileiros do Cinema Mudo

História do Jazz - Origem, Influencias e Legado

História do Jazz – Origem, Influencias e Legado

Lula e a economia: fatos, desinformações e desafios atuais

Lula e a economia: fatos, desinformações e desafios atuais

Polêmica: Ministro Barroso participa de jantar com empresários e gera críticas

Polêmica: Ministro Barroso participa de jantar com empresários e gera críticas

Ícone de Busca

Bets e a responsabilidade jurídica dos influenciadores Noticias No BR

Ícone de Busca

Lula quer importar censura chinesa Noticias No BR

EM DESTAQUE
Captura de tela 2025 07 07 221239

Bambbu Cosméticos: marca brasileira valoriza a beleza dos fios brancos e resgata a autoestima feminina

7 de julho de 2025
Como Orbs está acelerando o crescimento do DeFi institucional

Uma vez que Orbs está acelerando o desenvolvimento do DeFi institucional

24 de janeiro de 2025
img 679d728d9f147

Grupo DPSP expande atuação nacional e celebra a marca de 1.600 lojas

31 de janeiro de 2025
Ícone Notícias

Emissão de moeda sem lastro é risco para a economia

16 de novembro de 2024
Ícone Notícias

Veja as melhores e as piores cidades do Paraná segundo o Ideb

14 de agosto de 2024
NOVIDADES
Senador Amin apoia pedido de impeachment contra Alexandre de Moraes

Senador Amin apoia pedido de impeachment contra Alexandre de Moraes

27 de julho de 2025
Israel amplia ajuda humanitária e retoma lançamentos em Gaza

Israel amplia ajuda humanitária e retoma lançamentos em Gaza

26 de julho de 2025
Casa Branca nega propostas relevantes do Brasil sobre tarifas

Casa Branca nega propostas relevantes do Brasil sobre tarifas

26 de julho de 2025

Links rápidos

  • Sobre nós
  • Anuncie conosco
  • Quero ser um redator
  • Contato

Transparência

  • Informações de Propriedade e Financiamento
  • Política de Correções
  • Política de Diversidade
  • Política de Ética
  • Política de Feedback Acionável
  • Política de Princípios de Publicação
  • Política de privacidade
  • Relatório de Pessoal de Diversidade

Contatos

  • [email protected]
  • [email protected]
  • +55 (11)94720-6114
  • © 2024 NoticiasnoBR Todos os direitos reservados
  • Desenvolvido por Creativelabs Studio

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Digite Esc para sair.

Ad Blocker Habilitado!
Ad Blocker Habilitado!
Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, apoie-nos desabilitando seu Ad Blocker.