notíciasnoBR
  • Diversos
  • Política
  • Brasil
  • Mundo
  • História
  • Economia
  • Agronegócio
  • Últimas do Brasil
  • Bitcoin
Facebook X (Twitter) Instagram
Trending
  • Bolsonaro denuncia perseguição política e apoio de Trump ao STF
  • PL pede CPI para investigar financiamento de influenciadores pró-Lula
  • Trump prepara ordem executiva para liberar bitcoin e criptomoedas em aposentadoria nos EUA Noticias No BR
  • Juiz absolve humorista: piadas não podem ser censuradas
  • Confusão na Câmara marca debate sobre licenciamento ambiental
  • Trump liga tarifas altas ao Brasil à perseguição a Bolsonaro
  • Trump ameaça demitir presidente do Fed, mas volta atrás Noticias No BR
  • Nasa descobre Super-Terra que pode ser habitável
Facebook X (Twitter) Instagram
notíciasnoBRnotíciasnoBR
  • Diversos
  • Política
  • Brasil
  • Mundo
  • História
  • Economia
  • Agronegócio
  • Últimas do Brasil
  • Bitcoin
notíciasnoBR
Home - Bitcoin - Desenvolvedores publicam paper sobre riscos da computação quântica para o Bitcoin Noticias No BR

Desenvolvedores publicam paper sobre riscos da computação quântica para o Bitcoin Noticias No BR

Escrito por Henrique HK30 de maio de 2025Tempo de Leitura 7 Mins
Gostou? Compartilhe essa matéria Facebook Pinterest WhatsApp
Desenvolvedores publicam paper sobre riscos da computação quântica para o Bitcoin
Gostou?
Facebook Pinterest WhatsApp

UM Chaincode publicou um paper na última segunda-feira (26) sobre os riscos da computação quântica para o Bitcoin. Escrito por Anthony Milton e Clara Shikhelmano documento possui 55 páginas, sendo o mais completo até o momento.

Outro destaque é que o estudo foi revisado por Gloria Zhaodesenvolvedora do Bitcoin Core, Eten Heilmanengenheiro de sistemas da Cloudflare, Shai (Deshe) WyborskiPhD em criptografia quântica, Alan Szepieniecpesquisador foco em criptografia pós-quântica, e Stephen Delormeespecialista em Bitcoin e Lightning Network.

Portanto, além de extenso, o documento é extremamente confiável, servindo como um guia para a solução dessa ameaça.

Até 10 milhões de bitcoins estão sob ameaça, aponta estudo

Confira:

  • 1 Até 10 milhões de bitcoins estão sob ameaça, aponta estudo
  • 2 Mineração também está suscetível a ataques de computadores quânticos
  • 3 Quanto tempo levará para uma solução ser implementada?
  • 4 Quais caminhos já estão sendo abordados?
  • 5 Bitcoins perdidos poderão ser reintroduzidos no mercado mesmo com atualização

Os acadêmicos apontam que a chegada de computadores quânticos podem ter um grande impacto no Bitcoin. Como exemplo, é destacado que até 10 milhões de bitcoins — hoje avaliados em R$ 6 trilhões ou então metade da oferta em circulação — estão em risco.

“Análises sugerem que aproximadamente 20 a 50% de todos os bitcoins em circulação (entre 4 e 10 milhões de BTC), no valor de centenas de bilhões de dólares, estão vulneráveis a serem roubados pela derivação de chaves privadas a partir de chaves públicas.”

🔔 Ganhe criptomoedas para começar na Digitra.com!

🔔 Entre em nosso grupo no WhatsApp e fique atualizado.

“Isso inclui saídas controladas por chaves públicas expostas, seja pelo uso de certos tipos de script vulneráveis ou pela “reutilização de endereços” após o gasto”aponta o texto.

Dentre os destaques estão endereços de corretora e instituições, bem como moedas da ‘era Satoshi’ e outras moedas perdidas.

No caso das moedas de Satoshi Nakamoto e outros que usaram o Bitcoin nos primeiros dias, elas estão vulneráveis porque os endereços utilizados eram P2PK (Pagamento para Chave Pública). Como o próprio nome sugere, a chave pública sempre esteve exposta.

Já nos outros casos, a chave pública é exposta somente após uma transação de saída ser feita. Portanto, este é o motivo pelo qual não se recomenda reutilizar endereços, prática comum por corretoras e outras grandes empresas.

No momento, endereços Taproot (P2TR) são os mais utilizados e seriam os mais fáceis de serem protegidos, bastando um soft fork. No entanto, embora representem 32,5% das transações, eles detêm apenas 0,74% de toda oferta do Bitcoin.

Tipos de endereços mais utilizados no Bitcoin. P2TR = Taproot, P2WPKH e P2WSH = Segwit. Fonte: Chaincode.
Tipos de endereços mais utilizados no Bitcoin. P2TR = Taproot, P2WPKH e P2WSH = Segwit. Fonte: Chaincode.

“Se as chaves públicas de um dos tipos de script menos suscetíveis (P2PKH, P2SH, P2WPKH, P2WSH) já tiverem sido expostas — por exemplo, por meio de um gasto anterior a partir do mesmo endereço —, então esses scripts também se tornam vulneráveis a ataques de longo alcance”aponta o estudo.

Mineração também está suscetível a ataques de computadores quânticos

Além de endereços de Bitcoin, a mineração da criptomoeda também estaria ameaçada pela chegada de computadores quânticos. No entanto, o estudo aponta que os riscos são menores.

“Ao contrário da mineração clássica, a mineração quântica não pode ser facilmente paralelizada, o que a torna muito mais difícil de escalar e muito menos eficiente na prática.”

Um dos possíveis ataques seria a propagação de um novo bloco por um minerador quântico assim que ele fosse descoberto por outro minerador comum.

https://diclotrans.com/redirect?id=41928&auth=49e94614f6987ef93673017ac5a16616c706109f

Como consequência, isso poderia gerar diversos blocos obsoletos (stale blocks)o que poderia resultar em forks momentâneos, dividindo o poder computacional honesto da rede entre diversas cadeias.

Indo além, isso daria uma maior abertura para os famosos ataques de 51% conforme a taxa de hash não estaria concentrada.

Outro problema citado é a centralização da mineração, algo que aconteceu com a migração da mineração por CPU para GPU, e então de GPU para ASICs no passado, só que em uma escala muito maior.

“Pesquisadores sugerem que essa falha inerente a todos os sistemas PoW (Proof-of-Work) convencionais poderia reduzir a mineração de Bitcoin a apenas dois mineradores quânticos dominantes, comprometendo efetivamente a base descentralizada que fornece segurança e resistência à censura ao Bitcoin.”

Ao contrário do que acontece com os ataques a endereços, esse problema seria muito menor. Como destaque, é apontado que esses computadores teriam uma frequência muito menor que as atuais ASICs, o mesmo acontece com sua eficiência energética.

Quanto tempo levará para uma solução ser implementada?

Estudos apontam que a computação quântica pode se tornar um problema para o Bitcoin, e outros sistemas que dependem de criptografia, em até 10 anos. Outros acreditam que pode levar ainda mais tempo.

O documento da Chaincode aponta que uma solução poderia ser implementada no Bitcoin em um período de 2 a 7 anosdependendo da urgência. De qualquer forma, uma atualização precisaria ser apresentada com antecedência à chegada desses computadores, o que explica o atual interesse sobre o tema.

“Com base nos cronogramas do SegWit e do Taproot, e considerando de forma geral o que precisa ser alcançado para que o Bitcoin se adapte a um mundo pós-quântico, estima-se que um esforço de longo prazo levaria aproximadamente 7 anos para percorrer as etapas de pesquisa e desenvolvimento de BIP, implementação e, por fim, migração.”

“Nossa visualização do cronograma ilustra como esse intervalo resulta de durações variáveis em cada fase: pesquisa e desenvolvimento de BIP (~2,5 anos), implementação (~1,5 ano) e migração (~3 anos)”aponta o estudo.

Relatório aponta que solução poderia ser apresentada em até dois anos. No entanto, migração poderia levar até 7 anos no pior cenário. Fonte: Chaincode.Relatório aponta que solução poderia ser apresentada em até dois anos. No entanto, migração poderia levar até 7 anos no pior cenário. Fonte: Chaincode.
Relatório aponta que solução poderia ser apresentada em até dois anos. No entanto, migração poderia levar até 7 anos no pior cenário. Fonte: Chaincode.

Dado que essa ameaça pode surgir antes desse período, o paper sugere a criação de um plano de emergência.

“Propomos que a estratégia de resistência quântica do Bitcoin adote uma abordagem dupla: medidas contingenciais que ofereçam uma proteção mínima, porém funcional, contra computadores quânticos, concluídas em cerca de 2 anos, e um caminho abrangente que permita uma exploração aprofundada do problema e o desenvolvimento de uma solução completa, levando cerca de 7 anos”aponta o estudo.

Quais caminhos já estão sendo abordados?

Dentre as soluções já apresentadas está o BIP-360, que adiciona um novo tipo de endereço chamado P2QRH (Pagamento para Hash Resistente a Computação Quântica). Conforme seria necessário apenas um soft fork, seria fácil implementá-lo.

No entanto, o estudo aponta que essa solução está longe de ser aceita, principalmente pelo uso de muitos esquemas diferentes de assinatura pós-quântica que adicionariam uma complexidade desnecessária.

Conforme transações destes endereços seriam muito maiores que as atuais, isso também significaria uma maior competição por espaço nos blocos já pequenos do Bitcoin.

Outra solução citada é o QRAMPmas a proposta tem dividido opiniões devido a sua agressividade.

Uma lista mais detalhada apresenta diferentes algoritmos de assinatura que podem ser implementados no Bitcoin, detalhando as diferenças de custos entre eles.

Diferentes tipos de algoritmos de assinatura que poderiam ser implementados no Bitcoin. Fonte: Chaincode.Diferentes tipos de algoritmos de assinatura que poderiam ser implementados no Bitcoin. Fonte: Chaincode.
Diferentes tipos de algoritmos de assinatura que poderiam ser implementados no Bitcoin. Fonte: Chaincode.

Bitcoins perdidos poderão ser reintroduzidos no mercado mesmo com atualização

Outra questão importante é que muitos bitcoins poderão voltar ao mercado mesmo com uma atualização. O exemplo mais clássico são os 1,1 milhão de bitcoins do próprio Satoshi Nakamoto.

Isso porque para proteger suas moedas desses ataques, investidores precisariam mover seus bitcoins para novos endereços. No caso das moedas de Satoshi, e tantas outras, isso não aconteceria. Portanto, haveria uma corrida para roubar essas moedas.

Uma das soluções apresentadas seria um prazo para que bitcoins em endereços vulneráveis a ataques quânticos sejam movidos para outros mais seguros. Após esse período, as moedas nunca mais poderiam ser usadas.

Estima-se que 2 a 3 milhões de bitcoins estão perdidos e poderiam ser roubados com computadores quânticos mesmo com uma atualização. Somado às moedas de Satoshi, a quantia pode ultrapassar a faixa de 4,1 milhões de bitcoinscerca de 19,5% oferece oferta total.

Como comparação, hoje ETFs e empresas públicas e privadas detém 2,5 milhões de moedas.

Portanto, um roubo — e despejo no mercado — poderia fazer o preço do Bitcoin desabar.

Dado isso, a solução de queima poderia não apenas proteger como impulsionar o preço do Bitcoin ao reduzir sua oferta para menos de 21 milhões de unidades. Por outro lado, alguns argumentam que essa abordagem seria uma espécie de censura, indo contra as propriedades básicas do Bitcoin.

Por fim, a ameaça dos computadores quânticos ainda é pura teoria. No entanto, o assunto é tão complexo que merece ser estudado com grande antecedência.





Leia a materia original do artigo em livecoins.com.br

Post AnteriorAvião faz pouso de emergência em Jundiaí após problemas no sistema de pouso
Próximo Post Suprema Corte autoriza Trump a suspender proteção migratória
Henrique HK

Veja outras matérias!

Trump prepara ordem executiva para liberar bitcoin e criptomoedas em aposentadoria nos EUA

Trump prepara ordem executiva para liberar bitcoin e criptomoedas em aposentadoria nos EUA Noticias No BR

Trump ameaça demitir presidente do Fed, mas volta atrás

Trump ameaça demitir presidente do Fed, mas volta atrás Noticias No BR

Fidelity se torna maior acionista da Metaplanet, já ações da Strategy são dominadas pela Vanguard

Fidelity se torna maior acionista da Metaplanet, já ações da Strategy são dominadas pela Vanguard Noticias No BR

Mercado Bitcoin tem de devolver 0,88 BTC para cliente e pagar multa, sob pena de mais punições

Mercado Bitcoin tem de devolver 0,88 BTC para cliente e pagar multa, sob pena de mais punições Noticias No BR

Governo alerta para rota de tráfico de brasileiros forçados a aplicar golpes com criptomoedas

Governo alerta para rota de tráfico de brasileiros forçados a aplicar golpes com criptomoedas Noticias No BR

Hacker rouba corretora, compra Ethereum, lucra milhões, e devolve fundos

Hacker rouba corretora, compra Ethereum, lucra milhões, e devolve fundos Noticias No BR

Usuário gasta mais de R$ 120 mil para gravar texto na rede do Bitcoin

Usuário gasta mais de R$ 120 mil para gravar texto na rede do Bitcoin Noticias No BR

EUA processam líderes de pirâmide que usava jogadores brasileiros em suas promoções

EUA processam líderes de pirâmide que usava jogadores brasileiros em suas promoções Noticias No BR

Projeto de NFT que queria habitar ilha suspende atividades

Projeto de NFT que queria habitar ilha suspende atividades Noticias No BR

EM DESTAQUE
Captura de tela 2025 07 07 221239

Bambbu Cosméticos: marca brasileira valoriza a beleza dos fios brancos e resgata a autoestima feminina

7 de julho de 2025
Alta histórica da Selic impacta economia e juros no Brasil

Alta histórica da Selic impacta economia e juros no Brasil

19 de junho de 2025
Ícone Notícias

Veja as melhores e as piores cidades do Paraná segundo o Ideb

14 de agosto de 2024
Lúcio Vaz

Emendas de parlamentares somaram R$ 31 bilhões em 2024

9 de janeiro de 2025
Conheça Rodrigo Manga, 'prefeito influencer' de Sorocaba

Conheça Rodrigo Manga, ‘prefeito influencer’ de Sorocaba

15 de fevereiro de 2025
NOVIDADES
Bolsonaro denuncia perseguição política e apoio de Trump ao STF

Bolsonaro denuncia perseguição política e apoio de Trump ao STF

18 de julho de 2025
PL pede CPI para investigar financiamento de influenciadores pró-Lula

PL pede CPI para investigar financiamento de influenciadores pró-Lula

17 de julho de 2025
Trump prepara ordem executiva para liberar bitcoin e criptomoedas em aposentadoria nos EUA

Trump prepara ordem executiva para liberar bitcoin e criptomoedas em aposentadoria nos EUA Noticias No BR

17 de julho de 2025

Links rápidos

  • Sobre nós
  • Anuncie conosco
  • Quero ser um redator
  • Contato

Transparência

  • Informações de Propriedade e Financiamento
  • Política de Correções
  • Política de Diversidade
  • Política de Ética
  • Política de Feedback Acionável
  • Política de Princípios de Publicação
  • Política de privacidade
  • Relatório de Pessoal de Diversidade

Contatos

  • [email protected]
  • [email protected]
  • +55 (11)94720-6114
  • © 2024 NoticiasnoBR Todos os direitos reservados
  • Desenvolvido por Creativelabs Studio

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Digite Esc para sair.

Ad Blocker Habilitado!
Ad Blocker Habilitado!
Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, apoie-nos desabilitando seu Ad Blocker.