notíciasnoBR
  • Diversos
  • Política
  • Brasil
  • Mundo
  • História
  • Economia
  • Agronegócio
  • Últimas do Brasil
  • Bitcoin
Facebook X (Twitter) Instagram
Trending
  • Trump exige investigação contra Obama por suposta fraude eleitoral
  • Conflitos no STF e pedidos a advogados de Bolsonaro em destaque
  • Senador do PL diz que blockchain no BC pode prejudicar cartórios brasileiros: “tem fé pública” Noticias No BR
  • Suplente de Alcolumbre é alvo da PF por fraude no Amapá
  • MEC compra apenas livros de Português e Matemática para escolas públicas
  • Fux diverge e não referenda medidas a Bolsonaro no STF
  • Pior que não declarar é comprar Bitcoin com P2P dessa forma, alerta Ana Paula Rabello Noticias No BR
  • Inmet alerta para geada no Sul e Sudeste nesta terça-feira
Facebook X (Twitter) Instagram
notíciasnoBRnotíciasnoBR
  • Diversos
  • Política
  • Brasil
  • Mundo
  • História
  • Economia
  • Agronegócio
  • Últimas do Brasil
  • Bitcoin
notíciasnoBR
Home - Diversos - PGR acusa Braga Netto de ser mobilizador de suposto golpe Noticias No BR

PGR acusa Braga Netto de ser mobilizador de suposto golpe Noticias No BR

Escrito por Aline Rechmann19 de fevereiro de 2025Tempo de Leitura 6 Mins
Gostou? Compartilhe essa matéria Facebook Pinterest WhatsApp
Ícone de Busca
Gostou?
Facebook Pinterest WhatsApp

Entre as denúncias apresentadas contra civis e militares pela Procuradoria-Geral da República (PGR) na terça-feira (19), pela suposta tentativa de golpe, o general Walter Braga Netto, ex-ministro da Defesa e candidato a vice-presidente na chapa de Jair Bolsonaro em 2022, é apontado como responsável por mobilizar pessoas e por garantir o financiamento das ações.

A denúncia da PGR indicou que o general Braga Netto teria cometido cinco crimes: organização criminosa armada; tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito; golpe de Estado; dano qualificado pela violência e grave ameaça, contra o patrimônio da União, e com considerável prejuízo para a vítima e deterioração de patrimônio tombado, observadas as regras de concurso de pessoas e concurso material.

O advogado do general, José Luis de Oliveira Lima, disse que a denúncia não descreve a alegada conduta criminosa praticada pelo general Braga Netto e que ela não tem consistência para sustentar uma condenação.

Braga Netto está preso desde 14 de dezembro do ano passado. O mandado de prisão contra ele foi expedido pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), no inquérito que apurou a suposta tentativa de golpe para impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

As menções ao general Braga Netto no processo são baseadas em depoimento que compõe a delação premiada do ex-ajudante de ordens, Mauro Cid, e em documentos obtidos em dispositivos eletrônicos de investigados. Na delação, Cid, no entanto, diz que teria tentado “blindar” o militar por “respeito” a um general quatro estrelas, ao mencioná-lo somente no último de seus 11 depoimentos.

Lima, que atua na defesa de Braga Netto, chamou a delação de Mauro Cid de mentirosa e disse que a denúncia não tem consistência. “Eu acho que não tem nenhuma consistência a denúncia, a investigação não tem nenhuma consistência para dar suporte ao processo e muito menos a uma condenação”, disse o advogado em entrevista concedida a Uol na manhã desta quarta-feira (19).

De acordo com a delação de Mauro Cid, Braga Netto teria “relevante papel” no financiamento das ações da suposta organização criminosa. Além disso, o general teria incitado ataques a militares que teriam se manifestado contrários aos planos de suposto golpe.

Braga Netto teria papel na mobilização de pessoas e no financiamento de ações do suposto golpe

Dentre as condutas que são imputadas ao general Braga Netto, estão a responsabilidade por manter a mobilização de pessoas em torno do suposto golpe. Na denúncia, a PGR cita que Braga Netto “era quem mantinha contato entre os manifestantes acampados na frente dos quartéis e o Presidente da República”.

Além disso, a casa de Braga Netto teria sido utilizada como local para uma reunião, realizada em novembro de 2022, em que teria sido discutida a “necessidade de ações que mobilizassem as massas populares e gerassem caos social, permitindo, assim, que o Presidente assinasse o estado de defesa, estado de sítio ou algo semelhante”.

A denúncia da PGR aponta ainda que, nessa alegada reunião, Braga Netto e dois coronéis teriam concordado com “a necessidade de ações que gerassem uma grande instabilidade e permitissem uma medida excepcional pelo Presidente da República”. Essa medida excepcional estaria relacionada a impedir a posse do presidente Lula, como por exemplo a instituição de estado de sítio ou de defesa, situações em que se torna possível adotar lei marcial.

A reunião na casa de Braga Netto é um dos pontos retificados por Mauro Cid em sua delação. Em depoimento anterior, Mauro Cid teria afirmado que a reunião tinha sido somente para que um dos cornéis tirasse uma foto com Braga Netto.

Além disso, a PGR diz que o general Braga Netto teria sido responsável por entregar o valor de R$ 100 mil para a realização da operação relacionada ao suposto plano de golpe. O valor teria sido estipulado e solicitado em conversas entre Mauro Cid e outro interlocutor.

A PGR aponta que o dinheiro teria sido entregue em uma sacola de vinho. O documento, no entanto, é impreciso ao indicar o local da entrega, apontando que teria sido em uma reunião no “Palácio do Planalto ou da Alvorada”.

https://diclotrans.com/redirect?id=41928&auth=49e94614f6987ef93673017ac5a16616c706109f

Ainda de acordo com a delação de Cid, mencionada na denúncia, o general Braga Netto teria afirmado à época que o dinheiro havia sido obtido junto ao “pessoal do agronegócio”.

A PGR aponta que um documento previa a criação de um gabinete de crise, a ser criado após a consumação do suposto golpe de Estado.

O documento indica que o objetivo do gabinete seria “estabelecer diretrizes estratégicas, de segurança e administrativas para o gerenciamento da crise institucional”. Para a PGR, esse gabinete seria responsável por dar assessoramento ao suposto novo governo de Jair Bolsonaro.

Defesa de Braga Netto diz que delação de Cid é fantasiosa

Em manifestação oficial, a defesa de Braga Netto disse que “a fantasiosa denúncia apresentada contra o general não apaga a sua história ilibada de mais de 40 anos de serviços ao exército brasileiro”. O advogado José Luis de Oliveira Lima disse ainda que a denúncia não descreve a conduta criminosa praticada pelo general Braga Netto. A declaração foi feita durante entrevista para o Uolna manhã desta quarta-feira (19).

Lima também disse que a PGR teria esquecido das defesas no processo. “Falta consistência à denúncia.(…) Eu acho que não tem nenhuma consistência a denúncia, a investigação não tem nenhuma consistência para dar suporte ao processo e muito menos a uma condenação”, disse o advogado.

Em relação às trocas de mensagens sobre os supostos planos de golpe, o advogado de Braga Netto apontou que elas não dizem absolutamente nada. “Cadê a cadeia de custódia? Onde está descrito nessa troca de mensagens que estava se falando de um golpe?”, disse ele, ao enfatizar que as mensagens foram “jogadas e tiradas de contexto”.

O advogado também destacou que a acusação contra Braga Netto se baseia em apenas um dos 11 depoimentos prestados por Mauro Cid no acordo de delação.

Lima ainda refuta a ligação estabelecida entre o seu cliente e os atos de 8 de janeiro pelo contato com manifestantes. “Não é possível que uma denúncia seja feita dessa forma”, disse o advogado ao Uol.

A defesa de Braga Netto disse, por fim, que deve aguardar a decisão do Supremo Tribunal Federal sobre a competência para julgar o caso, se será no Plenário ou por uma das turmas da Suprema Corte.

leia o artigo original em www.gazetadopovo.com.br

Post AnteriorOposição lança manifesto pela liberdade e defende Bolsonaro Noticias No BR
Próximo Post Denúncia contra Bolsonaro após queda de popularidade de Lula Noticias No BR
Aline Rechmann

Veja outras matérias!

Captura de tela 2025 07 07 221239

Bambbu Cosméticos: marca brasileira valoriza a beleza dos fios brancos e resgata a autoestima feminina

OS2 comunicacao

Construtora abre mais de 40 vagas de emprego em Sorocaba

As Melhores Formas de Terminar o Ensino Médio e Conquistar Seu Diploma

As Melhores Formas de Terminar o Ensino Médio e Conquistar Seu Diploma

Top 10 Filmes Brasileiros do Cinema Mudo

Top 10 Filmes Brasileiros do Cinema Mudo

História do Jazz - Origem, Influencias e Legado

História do Jazz – Origem, Influencias e Legado

Lula e a economia: fatos, desinformações e desafios atuais

Lula e a economia: fatos, desinformações e desafios atuais

Polêmica: Ministro Barroso participa de jantar com empresários e gera críticas

Polêmica: Ministro Barroso participa de jantar com empresários e gera críticas

Ícone de Busca

Bets e a responsabilidade jurídica dos influenciadores Noticias No BR

Ícone de Busca

Lula quer importar censura chinesa Noticias No BR

EM DESTAQUE
Captura de tela 2025 07 07 221239

Bambbu Cosméticos: marca brasileira valoriza a beleza dos fios brancos e resgata a autoestima feminina

7 de julho de 2025
Como Orbs está acelerando o crescimento do DeFi institucional

Uma vez que Orbs está acelerando o desenvolvimento do DeFi institucional

24 de janeiro de 2025
Ícone Notícias

Veja as melhores e as piores cidades do Paraná segundo o Ideb

14 de agosto de 2024
Produtores recebem incentivo para cultivo protegido do tomate no RJ

Produtores recebem incentivo para cultivo protegido do tomate no RJ

31 de janeiro de 2025
Lúcio Vaz

Emendas de parlamentares somaram R$ 31 bilhões em 2024

9 de janeiro de 2025
NOVIDADES
Trump exige investigação contra Obama por suposta fraude eleitoral

Trump exige investigação contra Obama por suposta fraude eleitoral

22 de julho de 2025
Conflitos no STF e pedidos a advogados de Bolsonaro em destaque

Conflitos no STF e pedidos a advogados de Bolsonaro em destaque

22 de julho de 2025
Senador do PL diz que blockchain no BC pode prejudicar cartórios brasileiros: "tem fé pública"

Senador do PL diz que blockchain no BC pode prejudicar cartórios brasileiros: “tem fé pública” Noticias No BR

22 de julho de 2025

Links rápidos

  • Sobre nós
  • Anuncie conosco
  • Quero ser um redator
  • Contato

Transparência

  • Informações de Propriedade e Financiamento
  • Política de Correções
  • Política de Diversidade
  • Política de Ética
  • Política de Feedback Acionável
  • Política de Princípios de Publicação
  • Política de privacidade
  • Relatório de Pessoal de Diversidade

Contatos

  • [email protected]
  • [email protected]
  • +55 (11)94720-6114
  • © 2024 NoticiasnoBR Todos os direitos reservados
  • Desenvolvido por Creativelabs Studio

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Digite Esc para sair.

Ad Blocker Habilitado!
Ad Blocker Habilitado!
Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, apoie-nos desabilitando seu Ad Blocker.