A crise da músculos entre produtores do Brasil e o Carrefour começou quando o diretor-presidente do Carrefour, Alexandre Bompard, anunciou que a rede varejista francesa não compraria mais carnes provenientes do Mercosul, que inclui Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Essa decisão foi tomada por pressão de agricultores franceses que se opõem à importação de produtos sul-americanos, alegando questões ambientais, uma vez que o desmatamento na Amazônia, e temores sanitários.
Os frigoríficos brasileiros, uma vez que JBS, Marfrig e Masterboi, reagiram suspendendo o fornecimento de músculos às unidades do Carrefour no Brasil, afetando tapume de 150 lojas. Aliás, várias entidades convocaram seus associados a boicotarem as redes do grupo Carrefour.
A crise também teve impacto financeiro, com as ações do Carrefour Brasil registrando queda no início da semana. No entanto, analistas financeiros acreditam que o impacto no provisão será restringido no limitado prazo, pois a rede varejista já conta com estoques suficientes para atender à demanda durante o quarto trimestre de 2024.
Nesta terça-feira (26), no entanto, houve uma reviravolta na história. OMinistério da Lavoura e Pecuária (Planta) informou que recebeu formalmente uma missiva assinada pelo diretor-presidente do Grupo Carrefour esclarecendo sua enunciação em escora aos agricultores franceses e reconhecendo a subida qualidade, o reverência às normas e o sabor da músculos brasileira.
“Sabemos que a agricultura brasileira fornece carne de alta qualidade, respeito às normas e sabor. Se a comunicação do Carrefour França gerou confusão e pode ter sido interpretada como questionamento de nossa parceria com a agricultura brasileira e como uma crítica a ela, pedimos desculpa”, diz trecho do documento.
Com um sistema de rigoroso de resguardo agropecuária, que posiciona o Brasil uma vez que o principal exportador de músculos de aves e bovina do mundo, o Planta reitera os elevados padrões de qualidade, sanidade e sustentabilidade da produção agropecuária brasileira.
Assim, o Planta enaltece o trabalho desempenhado pelo setor, a gestão ativa das associações e seus associados na resguardo de uma produção de primazia que chega às mesas de consumidores em mais de 160 países do mundo.
As boas relações diplomáticas conquistadas pelo governo brasiliano fazem com que, somente nos últimos dois anos, 281 novos mercados se somassem ao extenso portifólio dos produtos agropecuários brasileiros.
Por isso, o Planta afirma que trabalha sempre no intuito de esclarecer os fatos para não permitir que declarações equivocadas coloquem em incerteza um trabalho de resguardo agropecuária de eminente nível e de uma produção de subida qualidade e comprometida com uma das legislações ambientais mais rigorosas do planeta.
Veja a missiva:
Ao Excelentíssimo Ministro da Lavoura e Pecuária do Brasil,
Senhor Carlos Fávaro,
A enunciação de escora do Carrefour França aos produtores agrícolas franceses causou discordâncias no Brasil. Porquê Diretor-Presidente do Grupo Carrefour e colega de longa data do país, venho, respeitosamente, esclarecê-la.
O Carrefour é um grupo descentralizado e enraizado em cada país onde está presente, gálico na França e brasiliano no Brasil.
Na França, o Carrefour é o primeiro parceiro da cultura francesa: compramos quase toda a músculos que necessitamos para as nossas atividades na França, e assim seguiremos fazendo. A decisão do Carrefour França não teve uma vez que objetivo mudar as regras de um mercado amplamente estruturado em suas cadeias de provisão locais, que segue as preferências regionais de nossos clientes. Com essa decisão, quisemos asseverar aos agricultores franceses, que atravessam uma grave crise, a perenidade do nosso escora e das nossas compras locais.
Do outro lado do Atlântico, no Brasil, compramos dos produtores brasileiros quase toda a músculos que necessitamos para as nossas atividades, e seguiremos fazendo assim. São os mesmos valores de fabricar raízes e parceria que inspiram há 50 anos nossa relação com o setor agropecuário brasiliano, dos quais profissionalismo, zelo à terreno e produtores conhecemos.
O Grupo Carrefour Brasil é profundamente brasiliano, com mais de 130.000 colaboradores, se desenvolveu e continua se desenvolvendo sob minha presidência em parceria com produtores e fornecedores do Brasil, valorizando o trabalho do setor produtivo e sempre em favor de nossos clientes. Nos últimos anos, o Grupo Carrefour Brasil acelerou seu desenvolvimento, dobrando tanto o volume de seus investimentos no país quanto suas compras da cultura brasileira. Mais amplamente, o Brasil é o país em que o Carrefour mais investiu sob minha presidência, o que confirma nossa sede e nosso comprometimento com o país. Assim seguiremos prestigiando a produção e os atores locais e fomentando a economia do Brasil.
Sabemos que a cultura brasileira fornece músculos de subida qualidade, reverência ás normas e sabor. Se a informação do Carrefour França gerou confusão e pode ter sido interpretada uma vez que questionamento de nossa parceria com a cultura brasileira e uma vez que uma sátira a ela, pedimos desculpas.
O Carrefour está hipotecado em trabalhar, na França e no Brasil, em prol de uma cultura próspera, seguindo nosso propósito pela transição cevar para todos. Asseguro, Senhor Ministro, nosso compromisso de longo prazo ao lado da cultura e dos produtores brasileiros.
Aproveito a oportunidade para renovar os protestos de estima e consideração.
Atenciosamente,
Alexandre Bompard Diretor-Presidente do Grupo Carrefour