O relatório “FInfluência” destaca a crescente relevância das criptomoedas no ecossistema de influenciadores financeiros no Brasil, mormente no primeiro semestre de 2024.
As criptomoedas, com destaque para o Bitcoinconsolidaram-se uma vez que o segundo resultado financeiro mais mencionado, somando 35.098 citações.
A subida reflete um aumento no interesse por análises de mineração e perspectivas de lucratividade neste mercado, demonstrando uma vez que o tema se tornou medial no exposição dos influenciadores.
Criptomoedas em redes sociais superam investimentos tradicionais e mostram grande interesse de brasileiros, diz relatório da ANBIMA
As menções a criptomoedas superaram categorias tradicionais e atraíram engajamento médio significativo, com um público que procura compreender melhor os ativos digitais.
Entre os perfis mais influentes no tema destacam-se publicações do “Moedas ao vivo” e outros portais do nicho, que desempenham um papel educativo e analítico. Esses influenciadores exploram desde os aspectos técnicos da mineração até as dinâmicas de mercado e novas oportunidades de investimento.
Considerando o incremento do perfil do Livecoins sem Xo relatório aponta que oriente foi o maior perfil dentre o período escolhido.
A relevância das criptomoedas também aparece no engajamento médio das postagens relacionadas, destacando a força do mercado cripto em atrair a atenção do público.
Com o progressão contínuo da digitalização econômica, os dados do relatório reforçam que as criptomoedas ocupam um espaço cada vez mais estratégico na taxa dos influenciadores financeiros. Outrossim, a procura por informações reflete uma base de investidores em incremento, ávida por explorar novas possibilidades no mercado financeiro global.
Ainda minoria entre os influenciadores de finanças, mulheres engajam mais com abordagem educativa, aponta estudo
Dos 571 influenciadores monitorados no primeiro semestre deste ano, exclusivamente 65 (11,5%) são mulheres, contra 376 homens e 130 perfis corporativos. Apesar da desvantagem numérica, os conteúdos publicados por elas no X, Instagram, YouTube e Facebook geram 21% mais engajamento do que os dos seus colegas homens: 3.686 interações médias contra 3.041.
Quando comparados aos dados do FInfluence 6, que analisou o segundo semestre de 2023, o engajamento médio nas postagens das influenciadoras cresceu 85,4%, enquanto os conteúdos dos homens tiveram engajamento 26,1% maior no mesmo período. As influenciadoras também aumentaram sua base de seguidores em 5% no primeiro semestre de 2024 e contam com uma audiência média 29% maior em confrontação aos homens.
“As mulheres têm um papel muito importante na disseminação de conhecimento financeiro nas redes sociais, mormente no campo educativo. Elas abordam questões práticas, explicam conceitos de forma alcançável e atraem um público interessado em aprender e infligir esse conhecimento em sua vida cotidiana“, analisa Amanda Brum, gerente-executiva de Notícia, Marketing e Relacionamento com Associados da ANBIMA, em nota encaminhada ao Livecoins.
Palavras uma vez que “investimento”, “dinheiro”, “renda”, “mercado”, “aula” e “aprenda” aparecem com mais frequência nas postagens das influenciadoras, sugerindo um foco mais educativo. Quando elas citam produtos financeiros específicosfalam principalmente sobre ações (1.648 menções) e criptomoedas (765). Ambos os produtos também se destacam nas citações dos influenciadores, mas em quantidade muito maior: 32.224 e 17.187, respectivamente.
Por termo, o estudo completo da ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) em parceria com o Ipad (Instituto Brasílio de Pesquisa e Estudo de Dados) pode ser baixado no site solene, por meio deste link.