Credores prejudicados pela 123milhas têm até a próxima terça-feira, 26, para consultar a plataforma solene da recuperação judicial da companhia. O site está disponível tanto para quem for pedir a reembolso do verba quanto para quem quiser contraditar os valores listados.
As instruções exatas sobre uma vez que solicitar o reembolso estão disponíveis na silabário formulada pela Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG). Além da consulta, os consumidores lesados pela 123milhas devem preencher o formulário de habilitação de crédito ou reclamação.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
A dependência de viagens tem muro de R$ 2,38 bilhões a restituir aos credores, de pacto com relatório da administradora judicial responsável pela recuperação da companhia.
Uma vez que pedir a restituição do verba pela 123milhas
Todo o cadastro é feito diretamente pela plataforma da recuperação judicial. A DPMG recomenda reunir o supremo de documentos verosímil antes de ingressar com o pedido.
Para consultar o nome na lista de credores, siga os seguintes passos:
- Clique na aba “Lista 123 Milhas”, na secção superior do site solene;
- Digite o nome na caixa de diálogo “Busca Pelo Nome do Credor” ou vá até o final da página e procure pelo link “Lista de Credores em PDF”;
- As listas de PDF estão organizadas de A a Z;
- Procure pela letra inicial do nome desejado.
A lista, segundo a DPMG, inclui todas as pessoas que tinham valores a receber da 123Milhas e da HotMilhas até 29 de agosto de 2023, assim uma vez que da Maxmilhas e da Lance Hotéis até 21 de setembro de 2023.
Leia também: “Justiça proíbe bancos de cobrarem parcelas no cartão de crédito de clientes da 123milhas”
Além das pessoas lesadas durante a compra e suplente de viagens, são considerados credores todos os que tinham recta a receber qualquer valor até a data da recuperação, incluindo fornecedores e prestadores de serviços.
Depois de conferir o nome, é necessário pedir o verba de volta. Para isso, basta seguir as instruções inferior:
- Faça o cadastro no site da recuperação judicial (é necessário fornecer nome completo, CPF e e-mail);
- Com o login e senha cadastrados, vá até a aba azul superior e clique em “Área do Credor”;
- Clique no sub ícone “Habilitações/Divergências”;
Tanto a habilitação quanto a correção de divergências são extrajudiciais. Portanto, nenhum credor precisa contratar jurisperito para participar do processo.
Caso haja divergência entre os valores a receber e o apresentado na lista de credores, é verosímil apresentar a reclamação. Basta seguir às instruções inferior:
- Verifique os contratos, comprovantes de pagamento, e-mails ou mensagens de confirmação de compra, comunicados e conversas com as empresas para confirmar o valor;
- No site solene, com o login e a senha, vá até a “Área do Credor” na aba azul superior;
- Clique no ícone “Habilitações/Divergências”;
Em caso de dúvidas sobre o processo de consulta e apresentação de divergências, os credores podem tirar dúvidas pelo telefone 0800 123 6347, por WhatsApp (51 3369-5042), ou por e-mail ((email protected)).
Leia também: “123milhas deve apresentar plano de recuperação judicial com parcelamentos e descontos”