notíciasnoBR
  • Diversos
  • Política
  • Brasil
  • Mundo
  • História
  • Economia
  • Agronegócio
  • Últimas do Brasil
  • Bitcoin
Facebook X (Twitter) Instagram
Trending
  • Investidor abre barra de ouro com 100 bitcoins após 13 anos; e é roubado Noticias No BR
  • Ric Edelman recomenda 10% de Bitcoin em carteiras conservadoras e 40% em agressivas Noticias No BR
  • PT lança vídeo propagandístico com discurso de confronto social
  • STF condena ex-militar a 17 anos por invasão em atos antidemocráticos
  • OEA condena censura do STF e reforça defesa dos direitos humanos
  • The State of Modern Politics
  • Liberdade e cultura: o papel do conservador na transformação do Brasil
  • Brasileiros enfrentam desafio para atuar como dentistas nos EUA
Facebook X (Twitter) Instagram
notíciasnoBRnotíciasnoBR
  • Diversos
  • Política
  • Brasil
  • Mundo
  • História
  • Economia
  • Agronegócio
  • Últimas do Brasil
  • Bitcoin
notíciasnoBR
Home - agroindústria - Conilon especial: mulheres de Jaguaré lideram produção de qualidade Noticias No BR

Conilon especial: mulheres de Jaguaré lideram produção de qualidade Noticias No BR

Escrito por Rosimeri Ronquetti8 de março de 2025Tempo de Leitura 6 Mins
Gostou? Compartilhe essa matéria Facebook Pinterest WhatsApp
Conilon especial: mulheres de Jaguaré lideram produção de qualidade
Gostou?
Facebook Pinterest WhatsApp

Jaguaré, no Norte do Espírito Santo, conta com nove marcas de café conilon especial registradas, oito delas produzidas por mulheres. Faz parte da lista o café Calvi, comandado por Kettini Upp Calvi. O fato de ser mãe solo do Samuel e da Alice, formada em Assistência Social e morar em Vitória há 22 anos não foram impedimentos para a empreendedora propor uma nova fonte de renda para família.

Pelo contrário, ela largou a estabilidade de uma carreira de 15 anos no serviço público e voltou para sua terra natal para fundar, ao lado pai e dos irmãos, uma agroindústria e assim agregar valor ao café conilon produzido na propriedade.

Filha e neta de produtor rural, na infância e adolescência Kettini participava de todo processo de produção de café, desde o plantio, passando pela adubação e a secagem dos grãos. Incentivada a estudar desde muito cedo, ela se mudou para capital e, apesar do sucesso profissional, faltava algo.

Coincidência ou não, um dos trabalhos que executava era a gerência de projetos ligados a agricultura. Foi ali que começou a ter contato com as políticas de incentivo do Governo do Estado à produção de conilon de qualidade. A iniciativa de voltar para Jaguaré e iniciar a produção de cafés de qualidade veio na pandemia.

Conilon especial mulheres de Jaguare lideram producao de qualidade Noticias

Kettini com os filhos Samuel e Alice

“Fui embora estudar, mas sempre quis desenvolver algo que preenchesse um vazio que tinha dentro de mim, queria ter meu próprio negócio. Quando comecei ouvir falar sobre conilon de qualidade me chamou muito a atenção, até então só sabia do arábica. No período da pandemia, veio a vontade de voltar para próximo dos meus pais”, conta Kettini, que também tem formação em gestão de projetos pela Fundação Getúlio Vargas.

Ainda morando em Vitória, ela começou a pesquisar sobre cafés especiais, conhecer pessoas ligadas ao setor e buscou informação junto ao Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). Assim nasceu a agroindústria que leva o nome da família e fica na localidade de Barra Seca Velha, distrito de Fátima, em Jaguaré. Um investimento de cerca de 500 mil só para instalação da agroindústria.

pubepube

Primeiro veio o Café Calvi, em seguida criaram o Energia Z, um pré-treino a base de cafeína, e o Café Jaguaré. “Nós conseguimos chegar em um processo que extrai mais cafeína dos grãos e fizemos o pré-treino. O café Jaguaré é uma linha gourmet, e o nome é uma homenagem ao nosso município que já é reconhecido nacionalmente por ser um grande produtor de conilon”, explica.

Visionário, atento às inovações do mercado e disposto a fazer algo diferente do que todo mundo já faz com o café, Alex Sander Upp Calvi, irmão de Kettini, aceitou de imediato a proposta. Já o pai, Paulino Calvi, foi resistente até o café começar ganhar concursos de qualidade.

“O início foi desafiador, mas em pouco tempo conseguimos mostrar que existe mercado e um futuro promissor quando trabalhamos com qualidade. Hoje, meu pai é o maior incentivador. É aquele que está todos os dias na fábrica comigo, não me deixa sozinha, me ajuda no desenvolvimento das atividades. Ele abraçou a causa, vende café, fala de café de qualidade e sempre nos acompanha nos eventos”.

O café beneficiado pela família é 100% produzido por eles. Para isso, foi necessário adequar o manejo das lavouras desde as mudas até a colheita. Os produtos são vendidos no comércio de Jaguaré, no site da empresa e em plataformas de marketplace Mercado Livre, Shopee. Agora, eles se preparam para entrar Amazon.

1741433728 781 Conilon especial mulheres de Jaguare lideram producao de qualidade Noticias1741433728 781 Conilon especial mulheres de Jaguare lideram producao de qualidade Noticias

Família Calvi

https://diclotrans.com/redirect?id=41928&auth=49e94614f6987ef93673017ac5a16616c706109f

“Para chegar em uma lavoura que produz conilon especial, fizemos uma ampla pesquisa para identificar qual clone que se adaptaria ao nosso clima e que trouxesse ao mesmo tempo uma bebida agradável e suave. Acompanhamos todo o processo produtivo, desde a seleção da muda até a colheita, industrialização e comercialização. Também tivemos que investir em absolutamente tudo, em termos de adubação, uso de defensivos, quantidade de água, tudo é controlado, esse é o nosso diferencial”, pontua Kettini.

Mãos femininas

Todo trabalho realizado na agroindústria é feito por mãos femininas. Além de Kettini, todas as colaboradoras são mulheres. Além das funcionárias fixas, sempre que precisa de mão de obra extra para fazer a seleção de grãos, torra ou o processo de embalagem, ela recorre as esposas dos parceiros agrícolas. A única força masculina presente é para levantar as sacas de café.

“O Café Calvi começou por uma mulher e eu sempre tive vontade de desenvolver um trabalho que tivesse a força e a mão de obra feminina. Priorizei a contratação de mulheres e a nossa mão de obra, dentro da fábrica, além de ser familiar e toda feminina. Só temos mulheres no dia a dia do negócio”.

Agroturismo

Na esteira de ideias para agregar valor à propriedade, Kettini trabalha para inserir o Sítio Boa Vista na lista de opções de turismo do município. “Já idealizamos dois produtos de agroturismo”, conta.

Uma das opções é o Dia de Campo na Lavoura. Um passeio de trator pelas lavouras para os visitantes verem de perto uma plantação de café, seguido de uma visita a trilha ecológica que será criada na mata ao lado do cafezal.

O segundo produto é um dia de fábrica. A ideia é abrir a fábrica de cafés especiais os visitantes, grupos de cinco a 10 pessoas, vivenciam todo o processo de preparação dos cafés, desde seleção de grãos, torra, embalagens e rotulagem.

“O final dessa experiência será na Lavoura do Turista, uma área reservada em frente a fábrica para que os turistas que desejarem plantem o seu pé de café. A muda será etiquetada com o nome dele e um número, e o turista acompanhar pelo site o desenvolvimento do seu pé de café por meio de fotos. No período de colheita, caso ele queira, ele poderá vir até aqui colher o seu café”, detalha a empreendedora.

Os projetos estão em fase de desenvolvimento e regularização e a expectativa é que as rotas entrem em funcionamento a partir de 2026.

 

Mulheres no agro

Engajadas e organizadas, as mulheres impulsionam a criação de ambientes dinâmicos e o crescimento dos negócios dentro e fora das porteiras. Kettini Calvi faz parte das 947 mil mulheres que estão de alguma forma ligadas ao comando de propriedades rurais no país, de acordo com o Censo Agropecuário do IBGE, de 2017.

Levantamentos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que as mulheres são responsáveis por 30 milhões de hectares com produção de agronegócio – o que representa aproximadamente 8,5% da área ocupada por sítios e fazendas no país.

Cerca de 71% das mulheres ligadas ao agro precisam lidar com diversas tarefas e responsabilidades, mostram os dados da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag).





Leia a materia original do artigo

Post AnteriorFazenda prevê renúncia de R$ 25 bi com isenção de IR / Noticias No BR
Próximo Post Ação Governamental: Medidas Decisivas
Rosimeri Ronquetti

Veja outras matérias!

Os desafios do abacaxi capixaba

Os desafios do abacaxi capixaba Noticias No BR

Pimenta-rosa capixaba conquista marca internacional de cosméticos

Pimenta-rosa capixaba conquista marca internacional de cosméticos Noticias No BR

Cursos de pecuária bovina acontecem em Linhares e Cachoeiro

Cursos de pecuária bovina acontecem em Linhares e Cachoeiro Noticias No BR

Revolução no arábica: novas cultivares quase dobram produção no ES

Revolução no arábica: novas cultivares quase dobram produção no ES Noticias No BR

Produção de café apresenta recuperação de 2,7% em 2025

Produção de café apresenta recuperação de 2,7% em 2025 Noticias No BR

Grupo de cafeicultoras da Cafesul é apresentado no Maranhão

Grupo de cafeicultoras da Cafesul é apresentado no Maranhão Noticias No BR

Andradas Café Festival reúne degustações guiadas e competições

Andradas Café Festival reúne degustações guiadas e competições Noticias No BR

ES vai fortalecer turismo em locais estratégicos; saiba quais são eles

ES vai fortalecer turismo em locais estratégicos; saiba quais são eles Noticias No BR

Protagonismo feminino ganha destaque na produção de cafés no Caparaó

Protagonismo feminino ganha destaque na produção de cafés no Caparaó Noticias No BR

EM DESTAQUE
Alta histórica da Selic impacta economia e juros no Brasil

Alta histórica da Selic impacta economia e juros no Brasil

19 de junho de 2025
Mercado Livre aciona Justiça contra bloqueios de plataformas piratas

Mercado Livre aciona Justiça contra bloqueios de plataformas piratas

3 de junho de 2025
História do Jazz - Origem, Influencias e Legado

História do Jazz – Origem, Influencias e Legado

6 de junho de 2025
img 679d728d9f147

Grupo DPSP expande atuação nacional e celebra a marca de 1.600 lojas

31 de janeiro de 2025
Lúcio Vaz

Emendas de parlamentares somaram R$ 31 bilhões em 2024

9 de janeiro de 2025
NOVIDADES
Investidor abre barra de ouro com 100 bitcoins após 13 anos; e é roubado

Investidor abre barra de ouro com 100 bitcoins após 13 anos; e é roubado Noticias No BR

1 de julho de 2025
Ric Edelman recomenda 10% de Bitcoin em carteiras conservadoras e 40% em agressivas

Ric Edelman recomenda 10% de Bitcoin em carteiras conservadoras e 40% em agressivas Noticias No BR

30 de junho de 2025
PT lança vídeo propagandístico com discurso de confronto social

PT lança vídeo propagandístico com discurso de confronto social

28 de junho de 2025

Links rápidos

  • Sobre nós
  • Anuncie conosco
  • Quero ser um redator
  • Contato

Transparência

  • Informações de Propriedade e Financiamento
  • Política de Correções
  • Política de Diversidade
  • Política de Ética
  • Política de Feedback Acionável
  • Política de Princípios de Publicação
  • Política de privacidade
  • Relatório de Pessoal de Diversidade

Contatos

  • [email protected]
  • [email protected]
  • +55 (11)94720-6114
  • © 2024 NoticiasnoBR Todos os direitos reservados
  • Desenvolvido por Creativelabs Studio

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Digite Esc para sair.

Ad Blocker Habilitado!
Ad Blocker Habilitado!
Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, apoie-nos desabilitando seu Ad Blocker.