notíciasnoBR
  • Diversos
  • Política
  • Brasil
  • Mundo
  • História
  • Economia
  • Agronegócio
  • Últimas do Brasil
  • Bitcoin
Facebook X (Twitter) Instagram
Trending
  • Haddad aponta falta de clareza dos EUA sobre tarifaço em debate comercial
  • Trump revoga norma ambiental de Obama que ampliava poder da EPA
  • Setor de suco de laranja prevê prejuízo de 30% por tarifas dos EUA
  • Marrocos aposta em acordos para impulsionar agro brasileiro
  • EUA querem investigar presença chinesa no agronegócio brasileiro
  • Crise nas tarifas: governo Lula enfrenta isolação diplomática e prejuízos agrícolas
  • Marcelo Suave solicita entrevista com Bolsonaro ao STF
  • Filipino refém do Hamas batiza filha em homenagem a Israel
Facebook X (Twitter) Instagram
notíciasnoBRnotíciasnoBR
  • Diversos
  • Política
  • Brasil
  • Mundo
  • História
  • Economia
  • Agronegócio
  • Últimas do Brasil
  • Bitcoin
notíciasnoBR
Home - Correios - Com rombo recorde, estatais mantêm foco em ‘diversidade’ / Noticias No BR

Com rombo recorde, estatais mantêm foco em ‘diversidade’ / Noticias No BR

Escrito por Loriane Comeli7 de março de 2025Tempo de Leitura 7 Mins
Gostou? Compartilhe essa matéria Facebook Pinterest WhatsApp
Com rombo recorde, estatais mantêm foco em 'diversidade'
Gostou?
Facebook Pinterest WhatsApp

Depois de registrarem o maior rombo da históriaem 2024, as estatais, no governo Lula, seguem com as políticas de diversidade, equidade e inclusão, agenda rechaçada pelo governo dos Estados Unidos, depois da posse de Donald Trump, e por grandes companhias privadas do mundo.

Na última quinta-feira, 6, dirigentes de 33 empresas estatais federais fizeram a primeira reunião de trabalho para “reafirmar o compromisso com a diversidade, equidade e inclusão” que consta de um pacto assinado em novembro do ano passado.

+ Nissan decida abandonar práticas da cultura acordou

Na reunião, os dirigentes de estatais como os Correios, que lideram o rombo entre as empresas públicase a Petrobras, cujo lucro caiu acentuadamente no ano passadoelaboraram um “posicionamento público” no qual ressaltam “a importância da diversidade nas organizações em um momento de grandes debates sobre o assunto”.

“O texto destaca a diversidade como uma força essencial para as empresas públicas e para a sociedade, promovendo inovação, melhores decisões e desempenho, e enfatiza a necessidade de ações contínuas para assegurar a inclusão e o respeito às diferenças, convidando outras organizações a se engajarem nessa causa”, diz um comunicado do Ministério da Gestão e Inovação.

O presidente Lula está orientando a Petrobras, uma indústria tecnologicamente de ponta no Brasil, a investir gerando empregos | Foto: Ricardo Stuckert/PT
Lula, durante visita à Petrobras | Foto: Ricardo Stuckert/PT

Grandes multinacionais norte-americanas, como Meta, Amazon, Jonh Deere, McDonald’sWalmart, Victoria’s SecretAssim, DisneyAssim, Googleafirmaram justamente o contrário, ao extinguirem as políticas de diversidade, equidade e inclusão, conhecidas pela sigla DEI. A escolha de profissionais com base em critérios raciais e de gênero, por exemplo, não aumenta a produtividade. Investidores e consumidores pressionaram essas companhias a mudar os rumos, como noticiou Oeste n / D Edição 239.

+ Pepsi e Citi: mais empresas abandonam a agenda acordou

Além das estatais, o “pacto pela diversidade” inclui o Ministério da Igualdade Racial (MIR), o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), o Ministério dos Povos Indígenas (MPI) e o Ministério das Mulheres (Mulheres).

Leia o posicionamento público Pacto pela Diversidade, Equidade e Inclusão

Diversidade é potência. As organizações são diversas. A sociedade é diversa. O mundo é diverso. Muitas vezes, o óbvio precisa ser repetido, para reafirmarmos o que realmente importa: diversidade é potência.

Avançar em direção a um ambiente verdadeiramente inclusivo não é uma tarefa fácil. Requer coragem para enfrentar desafios gigantescos.

Os avanços foram obtidos lentamente ao longo dos anos, mediante a atuação do poder público, das empresas e da sociedade. A valorização da diversidade se mostrou eficaz e um diferencial para empresas e organizações que buscam ser mais eficientes, entregar melhores produtos e serviços e tomar melhores decisões.

+ Vale diz que cultura acordou perde espaço para desempenho e mérito

Para que não ocorram retrocessos, são necessárias políticas, programas e atitudes que sustentem a agenda de diversidade. Estamos muito distantes de um ideal, o que requer não apenas a manutenção das ações existentes, mas também a sua ampliação e aprofundamento, alcançando mais pessoas, conectando pautas, estratégias e agendas.

A pluralidade de pessoas, com características, origens, experiências, crenças e pensamentos diferentes aliada ao respeito e à valorização das diferenças contribui para um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo. Atrai mais gente, retém as pessoas nas instituições, aumenta o engajamento e o senso de propósito de cada uma e cada um que fazem o dia a dia das instituições.

https://diclotrans.com/redirect?id=41928&auth=49e94614f6987ef93673017ac5a16616c706109f

Leia também: O recuo da agenda acordou representa a volta do bom senso

Agir para que cada vez mais pessoas diversas sejam incluídas é agir com integridade. É o certo a ser feito e fazer o certo é, sempre, inegociável. A sociedade brasileira precisa estar representada nas organizações.

Diversidade é potência. Porque é também inovação. Melhora a qualidade e a velocidade das decisões. Potencializa a eficiência, traz novas perspectivas para questões complexas e fortalece a gestão. Diversidade é potência porque é cultura, é estratégia, é desempenho, é engajamento, é valor. Diversidade já se mostrou eficaz e um diferencial para as organizações.

As lideranças das organizações têm papel essencial. Servem de inspiração e são responsáveis por criar e manter uma cultura baseada na inclusão, onde todas as pessoas tenham a oportunidade de expressar genuinamente a sua identidade, fazer entregas de valor e prosperar.

+ Petrobras faz evento para celebrar pessoas trans

Líderes devem servir como bons exemplos de comportamento inclusivo. Sendo assim, as organizações precisam selecionar e desenvolver lideranças que pratiquem, em seu dia a dia, o respeito a todos os indivíduos, independentemente de suas características e marcadores sociais, combatendo, dentre outros males, o assédio, a retaliação e a discriminação.

As empresas que compõem o Pacto continuarão sendo guiadas pela valorização da singularidade das pessoas. A contribuição de cada um e cada uma é essencial para que continuemos alcançando os nossos objetivos, individual e coletivamente. Para isso, atuaremos para termos um ambiente de trabalho cada vez mais acolhedor, onde todas as pessoas tenham segurança para serem quem são, sendo ouvidas, respeitadas e incentivadas a desenvolverem seu potencial. Diversidade é potência.

Cientes do nosso papel estratégico, reafirmamos nosso inequívoco compromisso com essa agenda nas organizações que compõem o Pacto pela Diversidade, Equidade e Inclusão das Empresas Estatais Federais, contribuindo para a construção de um país mais justo, inclusivo e sustentável.

+ A agenda acordou da nova presidente do Superior Tribunal Militar

Seguiremos firmes no cumprimento de compromissos assumidos e na implementação de ações efetivas de valorização das diferenças e de promoção da inclusão de pessoas pertencentes a grupos sub-representados.

As estatais representam cerca de 6% do PIB nacional e empregam mais de 436 mil pessoas. A cadeia de fornecedores é enorme e está presente em todos os estados brasileiros. Esse posicionamento também reforça o nosso compromisso com o Brasil e com a nossa sociedade.

Com rombo recorde estatais mantem foco em diversidade NoticiasCom rombo recorde estatais mantem foco em diversidade Noticias
A ministra de Gestaõ, Esther Dweck, ao centro, durante assinatura do Pacto pela Diversidade, Equidade e Inclusão nas Empresas Estatais Federais – novembro/2024 | Foto: Divulgação/Governo Federal

Diversidade é potência. O futuro que queremos não será construído apenas por palavras, mas por ações concretas. É preciso intencionalidade, determinação e muito trabalho. A união de nossos esforços é essencial para vivermos em uma sociedade mais justa, em que o respeito aos direitos humanos seja uma prioridade e o bem comum, uma realidade.

Incentivamos outras organizações, que efetivamente acreditem na sua responsabilidade de permitir que as pessoas desenvolvam todo seu potencial, avaliem a relevância de também emitirem um posicionamento público em defesa da diversidade, da equidade e da inclusão, reafirmando a continuidade de suas iniciativas.

+ Como Desarmar a Cultura Wokeum livro para quem cansou do progressismo universitário

Diversidade é potência. O momento é agora. Vamos fortalecer essa agenda, aprofundá-la e avançar e convidamos a sociedade brasileira e as empresas que aqui atuam a fazerem o mesmo.

As empresas signatárias deste documento são:  Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A. (AMAZUL), Autoridade Portuária de Santos (APS), Banco da Amazônia (BASA), Banco do Brasil (BB), BB Tecnologia e Serviços (BBTS), Banco do Nordeste (BNB), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), CAIXA, Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Casa da Moeda do Brasil (CMB), Companhia Docas do Ceará (CDC), Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF), Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), Grupo Hospitalar Conceição (GHC), Correios, Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev), Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Empresa Gestora de Ativos (EMGEA),  Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON), Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBpar), Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobras), Infra SA, Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Serviços de Navegação Aérea (Nav Brasil), Petróleo Brasileiro S.A (Petrobras), Pré-Sal Petróleo S.A (PPSA), Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Serviço Geológico Brasileiro (SGB) e a Telecomunicações Brasileiras S.A (Telebras).



Leia a materia original do artigo

Post AnteriorBancada do agro propõe medidas contra inflação dos alimentos / Noticias No BR
Próximo Post veja defesa de acusados de ‘golpe’ / Noticias No BR
Loriane Comeli

Veja outras matérias!

Juristas rebatem carta da USP: soberania não é escudo para impunidade

Juristas rebatem carta da USP: soberania não é escudo para impunidade

Eduardo Bolsonaro critica postura de governadores no tarifaço

Eduardo Bolsonaro critica postura de governadores no tarifaço

Rodrigo Pacheco defende democracia e critica anistia a manifestantes

Rodrigo Pacheco defende democracia e critica anistia a manifestantes

Jovens brasileiros se afastam da esquerda conforme envelhecem

Jovens brasileiros se afastam da esquerda conforme envelhecem

Jovens brasileiros se afastam da esquerda conforme envelhecem

Jovens brasileiros se afastam da esquerda conforme envelhecem

Ex-procurador de Cuiabá se livra de ação após acordo e devolução

Ex-procurador de Cuiabá se livra de ação após acordo e devolução

Senador Marcos do Val ignora STF e viaja aos EUA com passaporte diplomático

Senador Marcos do Val ignora STF e viaja aos EUA com passaporte diplomático

Deputada americana celebra sanções contra Alexandre de Moraes

Deputada americana celebra sanções contra Alexandre de Moraes

PL compara Lula e Bolsonaro: corrupção ou perseguição?

PL compara Lula e Bolsonaro: corrupção ou perseguição?

EM DESTAQUE
Captura de tela 2025 07 07 221239

Bambbu Cosméticos: marca brasileira valoriza a beleza dos fios brancos e resgata a autoestima feminina

7 de julho de 2025
Como Orbs está acelerando o crescimento do DeFi institucional

Uma vez que Orbs está acelerando o desenvolvimento do DeFi institucional

24 de janeiro de 2025
img 679d728d9f147

Grupo DPSP expande atuação nacional e celebra a marca de 1.600 lojas

31 de janeiro de 2025
Ícone Notícias

Emissão de moeda sem lastro é risco para a economia

16 de novembro de 2024
Ícone Notícias

Veja as melhores e as piores cidades do Paraná segundo o Ideb

14 de agosto de 2024
NOVIDADES
Haddad aponta falta de clareza dos EUA sobre tarifaço em debate comercial

Haddad aponta falta de clareza dos EUA sobre tarifaço em debate comercial

30 de julho de 2025
Trump revoga norma ambiental de Obama que ampliava poder da EPA

Trump revoga norma ambiental de Obama que ampliava poder da EPA

30 de julho de 2025
Setor de suco de laranja prevê prejuízo de 30% por tarifas dos EUA

Setor de suco de laranja prevê prejuízo de 30% por tarifas dos EUA

30 de julho de 2025

Links rápidos

  • Sobre nós
  • Anuncie conosco
  • Quero ser um redator
  • Contato

Transparência

  • Informações de Propriedade e Financiamento
  • Política de Correções
  • Política de Diversidade
  • Política de Ética
  • Política de Feedback Acionável
  • Política de Princípios de Publicação
  • Política de privacidade
  • Relatório de Pessoal de Diversidade

Contatos

  • [email protected]
  • [email protected]
  • +55 (11)94720-6114
  • © 2024 NoticiasnoBR Todos os direitos reservados
  • Desenvolvido por Creativelabs Studio

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Digite Esc para sair.

Ad Blocker Habilitado!
Ad Blocker Habilitado!
Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, apoie-nos desabilitando seu Ad Blocker.