notíciasnoBR
  • Diversos
  • Política
  • Brasil
  • Mundo
  • História
  • Economia
  • Agronegócio
  • Últimas do Brasil
  • Bitcoin
Facebook X (Twitter) Instagram
Trending
  • Trump exige investigação contra Obama por suposta fraude eleitoral
  • Conflitos no STF e pedidos a advogados de Bolsonaro em destaque
  • Senador do PL diz que blockchain no BC pode prejudicar cartórios brasileiros: “tem fé pública” Noticias No BR
  • Suplente de Alcolumbre é alvo da PF por fraude no Amapá
  • MEC compra apenas livros de Português e Matemática para escolas públicas
  • Fux diverge e não referenda medidas a Bolsonaro no STF
  • Pior que não declarar é comprar Bitcoin com P2P dessa forma, alerta Ana Paula Rabello Noticias No BR
  • Inmet alerta para geada no Sul e Sudeste nesta terça-feira
Facebook X (Twitter) Instagram
notíciasnoBRnotíciasnoBR
  • Diversos
  • Política
  • Brasil
  • Mundo
  • História
  • Economia
  • Agronegócio
  • Últimas do Brasil
  • Bitcoin
notíciasnoBR
Home - Diversos - Cirurgia de Lula retoma discussão dentro do PT sobre 2026

Cirurgia de Lula retoma discussão dentro do PT sobre 2026

Escrito por Wesley Oliveira12 de dezembro de 2024Updated:12 de dezembro de 2024Tempo de Leitura 6 Mins
Gostou? Compartilhe essa matéria Facebook Pinterest WhatsApp
Ícone de Busca
Gostou?
Facebook Pinterest WhatsApp

A recente cirurgia de emergência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva reabriu dentro do Partido dos Trabalhadores (PT) uma discussão sobre a viabilidade de o petista disputar a reeleição em 2026 e quais serão os caminhos do partido para os próximos anos. A preocupação de uma renque dos petistas acontece justamente pela avaliação de que atualmente não existe outro nome do partido com viabilidade política para concorrer ao Palácio do Planalto.

A carência de Lula inclusive tem provocado um apagão na pronunciação política do governo dentro do Congresso Vernáculo nesta reta final do ano. Existe um temor entre as lideranças do Planalto de que pautas uma vez que o pacote de incisão de gastos do ministro da Rancho, Fernando Haddad, não sejam aprovadas diante das dificuldades dos ministros escalados para interlocução com os parlamentares.

Líderes do PT admitem problemas de renovação do partido e a urgência de uma discussão mais profunda dentro da {sigla} sobre o pós-Lula. Apesar disso, diferentes petistas e governistas ouvidos pela reportagem acreditam que a decisão sobre uma candidatura à reeleição caberá ao próprio Lula.

Além do quadro de saúde do petista, outro ponto indigitado pelos parlamentares diz saudação a uma vez que estará a avaliação do governo e a situação econômica do país no momento de definição das candidaturas. Lula está atualmente com 79 anos e terá 81 em 2026.

O presidente apareceu uma vez que o candidato com melhores chances de vencer as eleições em 2026, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta (12) e realizada entre 4 e 9 de dezembro, antes da internação de emergência de Lula para tratar uma hemorragia intracraniana decorrente da queda que sofreu em outubro. O levantamento diz que, se a eleição ocorresse agora, ele seria reeleito em segundo vez com 51% dos votos contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e também venceria outros nomes da direita, uma vez que o governador de São Paulo, {{aqui}} de Freitas.

O nome mais citado para concorrer em 2026 caso Lula não seja candidato foi o do ministro da Rancho, Fernando Haddad (PT), que tinha 27% da preferência na pesquisa Genial Quaest. A deputada federalista e presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e o ministro da Moradia Social, Rui Costa, foram citados por exclusivamente 2% dos eleitores consultados sobre quem poderia assumir a candidatura governista. Políticos de outros partidos, uma vez que Ciro Gomes (PDT), o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD) apareciam em melhores posições do que os dois petistas, com 17%, 14% e 4% respectivamente.

Publicamente o presidente tem oferecido diferentes versões sobre seu porvir político. Em junho, ele disse que quer concorrer a um novo procuração para evitar que “trogloditas” voltem a governar o país. No mês pretérito, porém, ele afirmou esperar que não seja necessário entrar na disputa. “Eu não preciso ser o candidato”, desconversou.

Gleisi afirmou recentemente que Lula é fundamental para o porvir do partido. “Ele (Lula) é fundamental para ganharmos as eleições (de 2026). Não vejo um outro nome com capacidade de disputa na sociedade brasileira”, afirmou em entrevista concedida ao jornal O Globo nesta segunda-feira (9).

PT vai manter discurso público sobre a viabilidade de Lula para 2026 

Apesar das discussões internas no PT, uma das estratégias defendidas por petistas mais próximos ao presidente é de que ele precisa se manter publicamente como um nome viável. As lideranças do governo rechaçam, por exemplo, qualquer comparação de Lula com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que desistiu de concorrer à reeleição depois da iminente possibilidade de derrota para Donald Trump.

“Quem conhece o Lula sabe que não tem nenhuma semelhança com o Biden. Nem pode trazer aquela avaliação para cá”, rechaçou a presidente do PT. 

Antes disso, o próprio Lula já havia tentado rebater a comparação com o atual presidente norte-americano. Ao afirmar que está bem de saúde e com disposição, o presidente tentou reforçar o discurso de virilidade. 

“Quem acha que o Lulinha está cansado, pergunta pra Janja. Ela é testemunha ocular”, disse Lula durante agenda em Osasco, São Paulo. 

A ideia dos integrantes do PT é justamente evitar uma disputa interna pela cadeira de Lula com mais de dois anos de antecedência para o fim do seu mandato. O petista, por exemplo, não pediu licença da presidência e o vice-presidente cumpriu apenas agendas formais do governo enquanto os ministros palacianos estão conduzindo a articulação política. 

https://diclotrans.com/redirect?id=41928&auth=49e94614f6987ef93673017ac5a16616c706109f

A legislação prevê a substituição do presidente da República “no caso de impedimento ou vaga”. Ou seja, Lula só precisaria ser oficialmente substituído na cadeira de presidente se ele estivesse inconsciente, por exemplo. 

A expectativa dos médicos é de que Lula retorne a Brasília no começo da semana que vem. O petista, no entanto, precisou ser submetido a um novo procedimento cirúrgico nesta quinta-feira (12) para interromper o fluxo de sangue em uma região de seu cérebro e impedir novos sangramentos.

“Tudo depende dessa evolução, um dia a mais ou um dia a menos, mas a previsão é que o presidente esteja em Brasília na semana que vem”, afirmou o médico Roberto Kalil. 

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou que Lula está “absolutamente consciente e disponível” e em contato com ministros, apesar de estar em repouso. “O presidente voltou à consciência logo depois do procedimento. Está absolutamente consciente e disponível, contatando, inclusive, com ministros. Não tem, do ponto de vista médico, qualquer orientação para afastamento das atividades como presidente da República, apenas repouso”, explicou Padilha.

Futuro do PT passa por sucessão de Gleisi na presidência do partido 

Antes de uma definição sobre a candidatura de Lula em 2026, petistas avaliam que a sucessão de Gleisi será fundamental para definir quais caminhos o PT vai adotar a partir do ano que vem. Internamente, opositores da petista admitem que a escolha de um nome mais “moderado” será primordial para reduzir o discurso “estridente” da atual presidente.

Lula, por exemplo, é entusiasta da candidatura de Edinho Silva, atual prefeito de Araraquara e apontado como uma liderança mais afeita ao diálogo com setores hoje refratários à sigla, incluindo os mais alinhados ao centro e à direita. A avaliação desse grupo é de que, além de bons resultados na economia, a viabilidade da reeleição de Lula será desenhada a partir das alianças que o PT conseguir fazer com outras siglas fora do campo da esquerda.

Por outro lado, Gleisi trabalha para fazer o seu sucessor e tem encampado a candidatura do deputado José Guimarães (CE), atual líder do governo na Câmara. A eleição para a escolha do próximo presidente está marcada para julho do ano que vem. 

“Vamos ter seis meses para fazer uma grande discussão dentro do PT. O mais importante desse processo sucessório é a construção de um programa para o PT e com ênfase grande na eleição presidencial de 2026 vamos preparar o partido para essa disputa”, disse Gleisi Hoffmann.

leia o artigo original em www.gazetadopovo.com.br

Post AnteriorBird Daily Combo para 12 de dezembro de 2024 – Maximize seu Bird TON Rewards
Próximo Post Dólar inferior de R$ 6 com saúde de Lula e subida da Selic
Wesley Oliveira

Veja outras matérias!

Captura de tela 2025 07 07 221239

Bambbu Cosméticos: marca brasileira valoriza a beleza dos fios brancos e resgata a autoestima feminina

OS2 comunicacao

Construtora abre mais de 40 vagas de emprego em Sorocaba

As Melhores Formas de Terminar o Ensino Médio e Conquistar Seu Diploma

As Melhores Formas de Terminar o Ensino Médio e Conquistar Seu Diploma

Top 10 Filmes Brasileiros do Cinema Mudo

Top 10 Filmes Brasileiros do Cinema Mudo

História do Jazz - Origem, Influencias e Legado

História do Jazz – Origem, Influencias e Legado

Lula e a economia: fatos, desinformações e desafios atuais

Lula e a economia: fatos, desinformações e desafios atuais

Polêmica: Ministro Barroso participa de jantar com empresários e gera críticas

Polêmica: Ministro Barroso participa de jantar com empresários e gera críticas

Ícone de Busca

Bets e a responsabilidade jurídica dos influenciadores Noticias No BR

Ícone de Busca

Lula quer importar censura chinesa Noticias No BR

EM DESTAQUE
Captura de tela 2025 07 07 221239

Bambbu Cosméticos: marca brasileira valoriza a beleza dos fios brancos e resgata a autoestima feminina

7 de julho de 2025
Como Orbs está acelerando o crescimento do DeFi institucional

Uma vez que Orbs está acelerando o desenvolvimento do DeFi institucional

24 de janeiro de 2025
Ícone Notícias

Veja as melhores e as piores cidades do Paraná segundo o Ideb

14 de agosto de 2024
Produtores recebem incentivo para cultivo protegido do tomate no RJ

Produtores recebem incentivo para cultivo protegido do tomate no RJ

31 de janeiro de 2025
Lúcio Vaz

Emendas de parlamentares somaram R$ 31 bilhões em 2024

9 de janeiro de 2025
NOVIDADES
Trump exige investigação contra Obama por suposta fraude eleitoral

Trump exige investigação contra Obama por suposta fraude eleitoral

22 de julho de 2025
Conflitos no STF e pedidos a advogados de Bolsonaro em destaque

Conflitos no STF e pedidos a advogados de Bolsonaro em destaque

22 de julho de 2025
Senador do PL diz que blockchain no BC pode prejudicar cartórios brasileiros: "tem fé pública"

Senador do PL diz que blockchain no BC pode prejudicar cartórios brasileiros: “tem fé pública” Noticias No BR

22 de julho de 2025

Links rápidos

  • Sobre nós
  • Anuncie conosco
  • Quero ser um redator
  • Contato

Transparência

  • Informações de Propriedade e Financiamento
  • Política de Correções
  • Política de Diversidade
  • Política de Ética
  • Política de Feedback Acionável
  • Política de Princípios de Publicação
  • Política de privacidade
  • Relatório de Pessoal de Diversidade

Contatos

  • [email protected]
  • [email protected]
  • +55 (11)94720-6114
  • © 2024 NoticiasnoBR Todos os direitos reservados
  • Desenvolvido por Creativelabs Studio

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Digite Esc para sair.

Ad Blocker Habilitado!
Ad Blocker Habilitado!
Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, apoie-nos desabilitando seu Ad Blocker.