notíciasnoBR
  • Diversos
  • Política
  • Brasil
  • Mundo
  • História
  • Economia
  • Agronegócio
  • Últimas do Brasil
  • Bitcoin
Facebook X (Twitter) Instagram
Trending
  • Bybit anuncia premiação recorde de 10 milhões de USDT no WSOT 2025 Noticias No BR
  • “Pump.fun brasileira” permite criar tokens em segundos e aceita PIX Noticias No BR
  • Streamer faz criptomoeda cair 99% após “clicar em botão errado” e é acusado de golpe Noticias No BR
  • Maior evento de Bitcoin do Brasil começa venda de ingressos e promete reunir os maiores nomes do mundo Noticias No BR
  • El Salvador divide bitcoin em 14 endereços para se proteger de ameaça quântica Noticias No BR
  • Descubra Como Chegar a Caraíva com Conforto e Segurança
  • Derivativos de ativos virtuais: por que o Brasil precisa enfrentar esse debate regulatório Noticias No BR
  • Bitcoin em perigo: como um investidor perdeu US $ 91 milhões e como proteger seus ativos de golpes Noticias No BR
Facebook X (Twitter) Instagram
notíciasnoBRnotíciasnoBR
  • Diversos
  • Política
  • Brasil
  • Mundo
  • História
  • Economia
  • Agronegócio
  • Últimas do Brasil
  • Bitcoin
notíciasnoBR
Home - Alexandre de Moraes - Cid mudou versão sobre trama sob ameaças de prisão de Moraes / Noticias No BR

Cid mudou versão sobre trama sob ameaças de prisão de Moraes / Noticias No BR

Escrito por Redação Oeste19 de fevereiro de 2025Tempo de Leitura 5 Mins
Gostou? Compartilhe essa matéria Facebook Pinterest WhatsApp
Cid mudou versão sobre trama sob ameaças de prisão de Moraes
Gostou?
Facebook Pinterest WhatsApp

A quebra do sigilo da delação premiada de Mauro Cid nesta quarta-feira, 19, revela que o ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro alterou sua versão sobre aspectos centrais do suposto esquema golpista durante uma audiência em que o ministro Alexandre de Moraes ameaçou prendê-lo, cancelar o acordo de colaboração e avançar em investigações que poderiam envolver seus familiares.

No dia 21 de novembro de 2024, o tenente-coronel compareceu ao Supremo Tribunal Federal sob pressão, depois de um pedido da Polícia Federal e um parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) que recomendava sua prisão por violação dos termos do acordo de delação.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

A audiência foi presidida pelo próprio Moraes, que abriu sua fala com as seguintes palavras: “Vamos começar de forma bem direta, o que caracteriza o meu estilo”. Em seguida, Moraes deixou claro que aquela era a “última chance” para que Cid falasse a verdade.

Naquela ocasião, o tenente-coronel declarou que uma reunião realizada em novembro de 2022 na residência do general Braga Netto — que foi candidato a vice-presidente na campanha de reeleição de Bolsonaro — tinha como propósito criar um “caos social”, o que justificaria uma intervenção das Forças Armadas para manter o presidente no poder.

Antes, o tenente-coronel afirmava que a reunião era apenas um encontro casual de militares que desejavam tirar fotos com Bolsonaro e Braga Netto.

Bolsonaro PGR Blow
O ex-presidente Jair Bolsonaro ao acompanhar sua mulher, Michelle, no embarque dela aos Estados Unidos – 18/1/2025 | Foto: Mateus Bonomi/Estadão Conteúdo

Cid também alterou sua explicação sobre a saída antecipada do encontro dos tenentes-coronéis Rafael de Oliveira e Hélio Ferreira Lima com Braga Netto, ocorrido em 12 de novembro de 2022. A princípio, ele alegou que deixou a residência de Braga Netto porque tinha compromissos a cumprir no Palácio do Alvorada.

No entanto, em seu depoimento a Moraes, Cid admitiu que foi o próprio Braga Netto quem solicitou que ele se retirasse de sua casa, depois de os militares presentes começarem a discutir planos de conspiração contra Lula.

“Quando entrou no nível das ideias, Braga Netto interrompeu e falou assim: ‘Não, o Cid não pode participar, tira o Cid, porque ele está muito próximo ao Bolsonaro’”, disse.

O delator afirmou que, durante o encontro na casa de Braga Netforam discutidas estratégias para gerar tumulto e, assim, forçar as Forças Armadas a apoiarem o golpe de Estado supostamente planejado por Bolsonaro e seus aliados.

1739997705 634 Cid mudou versao sobre trama sob ameacas de prisao de1739997705 634 Cid mudou versao sobre trama sob ameacas de prisao de
Braga Netto, ex-ministro da Defesa do Brasil | Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

“Na reunião se discutiu novamente a necessidade de ações que mobilizassem as massas populares e gerassem caos social, permitindo, assim, que o presidente assinasse o estado de defesa, estado de sítio ou algo semelhante”, diz o termo da reunião.

Leia mais:

Cid também alterou sua explicação sobre as mensagens recebidas em seu celular, nas quais militares solicitaram R$ 100 mil no final de 2022. A princípio, ele afirmou que o pedido era feito quase como uma brincadeira e que o objetivo seria financiar a ida de pessoas para os acampamentos em frente ao Quartel-General do Exército. No entanto, durante a audiência com Moraes, ele mudou sua versão e declarou que não sabia o motivo exato por trás da solicitação de dinheiro.

https://diclotrans.com/redirect?id=41928&auth=49e94614f6987ef93673017ac5a16616c706109f

Ele declarou que, diante das informações reveladas pela investigação, acreditava que o valor poderia ser destinado a ações contra Moraes — como possíveis planos de prisão ou assassinato do magistrado, conforme previsto no chamado plano Punhal Verde Amarelo.

Cid também relatou que tentou obter os R$ 100 mil com a direção do Partido Liberal (Pl), mas o repasse foi recusado. Posteriormente, segundo sua versão, Braga Netto conseguiu o dinheiro com “pessoas ligadas ao agro” e pediu que ele entregasse o valor ao tenente-coronel Rafael de Oliveira. O dinheiro em espécie teria sido transportado em uma sacola de vinho.

1739997705 319 Cid mudou versao sobre trama sob ameacas de prisao de1739997705 319 Cid mudou versao sobre trama sob ameacas de prisao de
Alexandre de Mores, durante sessão no STF – 05-12-2024 | Foto: Bruno Perez/Agência Brasil

O termo da audiência registra que Moraes informou ter recebido provas adicionais da Polícia Federal que contradizem depoimentos anteriores do colaborador. Segundo Moraes, o depoente tentou “minimizar a gravidade dos fatos” em suas declarações.

“O ministro relator ainda esclareceu que se as omissões e contradições não forem sanadas, nos termos da legislação vigente, isso poderá acarretar a decretação da prisão preventiva e a rescisão do acordo de colaboração premiada, com efeitos não só para o colaborador, mas também em relação ao seu pai, sua esposa e sua filha maior”, diz o termo.

Moraes ameaça Cid de prisão

A fala de Moraes também está transcrita nos autos da delação. “Eu gostaria de fazer um breve resumo, para demonstrar a importância dessa audiência, especialmente para o colaborador”, diz o ministro, que passa a destacar as contradições entre os depoimentos anteriores de Cid e as evidências coletadas pela PF durante a investigação, com foco no plano Punhal Verde Amarelo.

“O colaborador tem também não só benefícios, mas também obrigações”, diz Moraes. “E as obrigações, a maior delas é não se omitir, não se contradizer. Não há, na colaboração premiada, essa ideia de que só respondo o que me perguntam”, completa o ministro, que acrescentou que Cid disse “uma série de mentiras”.

Nesse momento, Moraes eleva o tom e menciona as possíveis consequências não apenas para Cid, mas também para sua família. “Já há o pedido da Polícia Federal, já há o parecer favorável da Procuradoria-Geral da República, pela imediata decretação da prisão, do retorno à prisão do colaborador”, diz o magistrado.

Moraes fala, então, na necessidade de Cid fazer “uma reflexão maior” para esclarecer omissões e contradições sob pena de prisão e de rescisão da colaboração. Essa ação incluiria “a continuidade das investigações e responsabilização do pai do investigado, de sua esposa e de sua filha maior”, segundo o texto.

Leia também: “Os exilados políticos do 8 de janeiro”, reportagem de Carlo Cauti publicada na Edição 229 da Revista Oeste



Leia a materia original do artigo

Post Anterioro jeito é tocar um tango argentino Noticias No BR
Próximo Post A carta da oposição sobre a denúncia contra Bolsonaro / Noticias No BR
Redação Oeste

Veja outras matérias!

Senador Jorge Seif acusa STF de perseguir Bolsonaro e defende anistia

Senador Jorge Seif acusa STF de perseguir Bolsonaro e defende anistia

CCJ aprova mudança que reforça transparência no Marco Civil da Internet

CCJ aprova mudança que reforça transparência no Marco Civil da Internet

Vereador é condenado por homofobia após recusar projeto LGBT

Vereador é condenado por homofobia após recusar projeto LGBT

Argentina nega pedido de asilo político de Bolsonaro

Argentina nega pedido de asilo político de Bolsonaro

Câmara aprova projeto para proteger crianças nas redes sociais

Câmara aprova projeto para proteger crianças nas redes sociais

Oposição defende Malafaia e denuncia perseguição no Brasil

Oposição defende Malafaia e denuncia perseguição no Brasil

Senado sabatina indicados para quatro agências reguladoras do governo

Senado sabatina indicados para quatro agências reguladoras do governo

TJ-PR mantém suspensão de deputado por invasão na Alep

TJ-PR mantém suspensão de deputado por invasão na Alep

Decisão de Dino reforça crise institucional, diz Eduardo Bolsonaro

Decisão de Dino reforça crise institucional, diz Eduardo Bolsonaro

EM DESTAQUE
Análise do Ledger Flex – A carteira criptografada com tela sensível ao toque da Ledger vale a pena?

Estudo do Ledger Flex – A carteira criptografada com tela sensível ao toque da Ledger vale a pena?

7 de novembro de 2024
Conflito em Israel: uma análise sobre proteção, política e internationalismo

Conflito em Israel: uma análise sobre proteção, política e internationalismo

19 de junho de 2025
Populismo: O Discurso que Conquista

Populismo: O Discurso que Conquista

3 de março de 2025
Tecnologias emergentes transformam politica

Tecnologias emergentes transformam política, economia e sociedade no Brasil

9 de agosto de 2025
Ícone Notícias

O que dizem as pesquisas sobre a instrução integral, foco do MEC

9 de novembro de 2024
NOVIDADES
Bybit anuncia premiação recorde de 10 milhões de USDT no WSOT 2025

Bybit anuncia premiação recorde de 10 milhões de USDT no WSOT 2025 Noticias No BR

5 de setembro de 2025
"Pump.fun brasileira" permite criar tokens em segundos e aceita PIX

“Pump.fun brasileira” permite criar tokens em segundos e aceita PIX Noticias No BR

4 de setembro de 2025
Streamer faz criptomoeda cair 99% após “clicar em botão errado” e é acusado de golpe

Streamer faz criptomoeda cair 99% após “clicar em botão errado” e é acusado de golpe Noticias No BR

3 de setembro de 2025

Links rápidos

  • Sobre nós
  • Anuncie conosco
  • Quero ser um redator
  • Contato

Transparência

  • Informações de Propriedade e Financiamento
  • Política de Correções
  • Política de Diversidade
  • Política de Ética
  • Política de Feedback Acionável
  • Política de Princípios de Publicação
  • Política de privacidade
  • Relatório de Pessoal de Diversidade

Contatos

  • [email protected]
  • [email protected]
  • +55 (11)94720-6114
  • © 2024 NoticiasnoBR Todos os direitos reservados
  • Desenvolvido por Creativelabs Studio

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Digite Esc para sair.

Ad Blocker Habilitado!
Ad Blocker Habilitado!
Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, apoie-nos desabilitando seu Ad Blocker.