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Home - Diversos - CEO da Sanepar rechaça privatização e defende caixa próprio

CEO da Sanepar rechaça privatização e defende caixa próprio

Escrito por Paraná23 de dezembro de 2024Updated:23 de dezembro de 2024Tempo de Leitura 4 Mins
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O mercado financeiro demonstrou interesse e alguns setores do Palácio Iguaçu concordam que a Sanepar deveria ser privatizada, seguindo o mesmo caminho da Copel, desestatizada em agosto de 2023. No entanto, essa possibilidade sequer é cogitada pelo CEO da empresa, Wilson Bley Lipski, que deixou a presidência do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) para substituir Claudio Stabile na Companhia de Saneamento do Paraná em junho deste ano.

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“Nesse bom momento que a Sanepar passa, eu não vejo espaço [para privatização]”, declarou à Publicação do Povo em seguida participar de um evento organizado pelo Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), no qual apresentou os planos de investimentos da companhia para os próximos cinco anos.

A Sanepar tem previsão de investir R$ 11,8 bilhões entre 2025 e 2029 em quatro áreas principais: ampliação de mercado, compliance ambiental, manutenção e infraestrutura. E de harmonia com Lipski, a companhia tem recursos suficientes em caixa para satisfazer o planejamento.

“Eu tenho a convicção muito clara e já discuti isso muitas vezes com o governador, de que a Sanepar tem a capacidade de conduzir esse processo [de investimentos]”

Wilson Bley Lipski, CEO da Sanepar

O governo do Paraná tem 20,03% do capital totalidade da empresa, mais 60,08% do capital votante, o que mantém as grandes decisões na mão do estado. Para mudar esse cenário, o governador Ratinho Junior (PSD) precisaria enviar à Reunião Legislativa do Paraná (Alep) um projeto de lei para terebrar mão do controle majoritário, o que sinalizaria o início do processo de privatização da estatal.

Foi assim com a Copel, cuja privatização foi aprovada em poucos dias. Da mesma forma ocorreu com a Celepar em novembro deste ano: em regime de urgência o projeto de desestatização foi autenticado em oito dias.

Nas duas ocasiões, o Palácio Iguaçu negou que as empresas seriam privatizadas, o que levanta dúvidas, agora, sobre a real intenção na questão da Sanepar. À Publicação do Povo, o secretário secretário de Planejamento do Paraná, Guto Silva, foi enfático: “Não tem projeto e nem a intenção de privatizar a Sanepar.”

Mercado financeiro “força a barra” pela privatização da Sanepar, diz CEO

As declarações do CEO da Sanepar são respostas ao mercado financeiro que, segundo ele, tem “forçado a barra” para a privatização da companhia de saneamento. No início de dezembro, a gestora Miles Capital enviou uma missiva aos cotistas apontando o potencial de valorização da empresa em casos de privatização ou reforma, incluindo argumentos porquê ineficiência operacional, potencial de valorização e verificação com outras estatais.

Sem referir nominalmente a gestora, Lipski afirma que é uma “ofensa” expressar que a Sanepar é ineficiente. “Uma empresa que vai atingir em 2029 a meta da universalização [no saneamento], sendo a primeira empresa do Brasil a chegar nesse resultado, é uma empresa ineficiente?”, questiona.

Ele reconhece que a Sanepar não entrega resultados financeiros vultuosos, mas que isso faz secção do traje da empresa ser pública e fazer política pública. Aliás, conforme o CEO, a companhia está em um momento de grandes investimentos, o que reduz o retorno aos acionistas, cenário que é considerado temporário. “Daqui cinco anos não terá mais Capex (investimentos), só Opex (despesas recorrentes), e aí dará rentabilidade financeira”, argumenta.

A Sanepar encerrou 2023 com uma receita operacional líquida de R$ 6,3 bilhões e lucro líquido de R$ 1,5 bilhão. Neste ano, a companhia deve fechar com resultados parecidos. Até setembro, a receita acumulada foi de R$ 5,1 bilhões e o lucro chegou a R$ 1,1 bilhão.

Aposta nas PPPs de esgoto permanece

Se a privatização não é, segundo o CEO da Sanepar, uma possibilidade no momento, a ininterrupção das Parcerias Público-Privadas (PPP) para a prestação de serviços de esgoto é considerada uma estratégia fundamental para prometer investimentos que ajudem a atingir a universalização. O Marco Lítico do Saneamento estipula a meta de 90% da população brasileira atendida com serviços de coleta e tratamento de esgoto até 2033.

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“A PPP se demonstrou um modelo que mostra que a Sanepar está atenta ao que está acontecendo. As PPPs traduzem a possibilidade de chegar à universalização e talvez, [a empresa] não tivesse a capacidade de fazer na mesma velocidade”, avalia Lipski.

A companhia realizou, por enquanto, dois processos de PPPs. O primeiro ocorreu em julho de 2023, quando a Aegea arrematou o lote de 16 municípios da Região Metropolitana de Curitiba e do Litoral — a previsão de investimento é de R$ 1,2 bilhão em 24 anos.

Em setembro deste ano, mais três lotes foram leiloados, contemplando 112 cidades do Núcleo-Leste e Oeste e com planos de R$ 2,9 bilhões em investimentos pelas vencedoras Aegea, Acciona e Iguá. Os três novos contratos devem ser assinados em 13 de janeiro de 2025.

leia o artigo original em www.gazetadopovo.com.br

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