notíciasnoBR
  • Diversos
  • Política
  • Brasil
  • Mundo
  • História
  • Economia
  • Agronegócio
  • Últimas do Brasil
  • Bitcoin
Facebook X (Twitter) Instagram
Trending
  • Ex-dirigentes do Corinthians viram réus em esquema de corrupção
  • Trump exige investigação contra Obama por suposta fraude eleitoral
  • Conflitos no STF e pedidos a advogados de Bolsonaro em destaque
  • Senador do PL diz que blockchain no BC pode prejudicar cartórios brasileiros: “tem fé pública” Noticias No BR
  • Suplente de Alcolumbre é alvo da PF por fraude no Amapá
  • MEC compra apenas livros de Português e Matemática para escolas públicas
  • Fux diverge e não referenda medidas a Bolsonaro no STF
  • Pior que não declarar é comprar Bitcoin com P2P dessa forma, alerta Ana Paula Rabello Noticias No BR
Facebook X (Twitter) Instagram
notíciasnoBRnotíciasnoBR
  • Diversos
  • Política
  • Brasil
  • Mundo
  • História
  • Economia
  • Agronegócio
  • Últimas do Brasil
  • Bitcoin
notíciasnoBR
Home - Diversos - Centro-Oeste deve ter maior crescimento do Brasil em 2025 Noticias No BR

Centro-Oeste deve ter maior crescimento do Brasil em 2025 Noticias No BR

Escrito por Vandré Kramer22 de fevereiro de 2025Tempo de Leitura 5 Mins
Gostou? Compartilhe essa matéria Facebook Pinterest WhatsApp
Ícone de Busca
Gostou?
Facebook Pinterest WhatsApp

O Centro-Oeste deve liderar o crescimento econômico do Brasil em 2025, impulsionado pela safra recorde de grãos e pela diversificação de investimentos no agronegócio.

Estudo da Tendências Consultoria projeta que, após expansão estimada em 2% no PIB regional em 2024, o Centro-Oeste crescerá 2,8% neste ano. Se confirmada a expectativa, será a única região do país a acelerar o passo em 2025. Para as demais, são esperados avanços mais modestos que os apurados no ano passado.

Não por acaso, na média nacional, o crescimento do PIB tende a ser mais moderado, segundo a consultoria: algo em torno de 1,9%, após quatro anos perto ou acima de 3%, refletindo desafios como pressões fiscais, incertezas políticas e juros elevados.

Após uma queda de 6,1% no PIB agropecuário regional em 2024, causada por perdas na safra 2023/24 devido ao fenômeno El Niño, esse setor mostra forte recuperação agora, com destaque para a colheita de grãos. Segundo a Tendências, o PIB do campo deve crescer 6% no Centro-Oeste.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima que o Brasil vai produzir 166 milhões de toneladas de soja neste ano, 12,4% a mais que na safra passada. E o Centro-Oeste deve ser responsável praticamente metade desse total: cerca de 79,8 milhões de toneladas, 17,1% acima da colheita anterior na região. Enquanto isso, a safra regional de milho deve aumentar 4,7% e chegar a 71,8 milhões de toneladas.

Apesar das boas condições climáticas no início do ciclo agrícola, produtores de soja enfrentam desafios como alta umidade, podridão de vagens e atrasos no plantio do milho, especialmente em Mato Grosso e Goiás. Segundo André Debastiani, coordenador do Rally da Safra, esses fatores podem pressionar a infraestrutura de armazenagem e secagem. Enquanto isso, o segmento de carne bovina, limitado pela retenção de fêmeas e redução de animais para abate, deve crescer de forma modesta em 2025.

Indústria investe no Centro-Oeste e há avanços na infraestrutura

O Centro-Oeste tende a crescer acima da média nacional por um bom tempo. A Tendências projeta que, entre 2026 e 2034, a atividade econômica da região crescerá 2,8% ao ano, em média, enquanto o Brasil todo avançaria 2,3%. A região pode ser beneficiada pela redução de gargalos logísticos, avanços em rodovias, ferrovias e portos no Arco Norte, além do fortalecimento dos setores de celulose e biodiesel.

Um investimento em infraestrutura no Norte tem potencial para impulsionar a economia do Centro-Oeste, com destaque para o corredor logístico do Arco Norte. A emissão de licenças para as eclusas de Tucuruí, liderada pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará, liberou em janeiro a navegação no rio Tocantins entre sua foz e Marabá (PA), melhorando o escoamento de grãos e outras cargas.

Flávio Acatauassú, presidente da Associação dos Terminais Portuários e Estações de Transbordo de Cargas da Bacia Amazônica (Amport), destaca que as eclusas de Tucuruí facilitarão o transporte de cargas e passageiros no baixo Tocantins, atraindo empresas interessadas no corredor logístico, especialmente para o transporte de grãos do Mato Grosso e Tocantins.

Mesmo antes das obras de dragagem e derrocamento no Rio Tocantins, o período de cheia, de janeiro a junho, já oferece oportunidades para ampliar a movimentação de cargas. “Esperamos um volume significativo de granéis, especialmente soja, já no primeiro semestre de 2025”, afirmou Acatauassú. O Arco Norte promete reduzir custos de transporte e aumentar a competitividade dos produtos agrícolas do Centro-Oeste.

Enquanto isso, a indústria de celulose se firma como um dos principais motores de investimento no Centro-Oeste, com projetos bilionários que impulsionam a economia regional, especialmente em Mato Grosso do Sul.

No ano passado, a Suzano concluiu o Projeto Cerrado, em Ribas do Rio Pardo (MS), com um investimento de R$ 22,2 bilhões. A nova fábrica, licenciada em julho, produz celulose de eucalipto.

A Bracell também avança na região, com um projeto de R$ 23,2 bilhões para construir uma fábrica em Água Clara (MS), com capacidade de 2,8 milhões de toneladas anuais. O empreendimento está em fase de conclusão dos estudos de impacto ambiental (EIA/Rima), previstos para este ano.

https://diclotrans.com/redirect?id=41928&auth=49e94614f6987ef93673017ac5a16616c706109f

O que esperar para o crescimento de outras regiões do país

Apesar do cenário desafiador em 2025, com crescimento econômico limitado por juros altos e um ambiente internacional adverso, o período de 2026 a 2034 traz perspectivas mais positivas para o Brasil, segundo a Tendências. A recuperação, na avaliação da consultoria, será impulsionada por expansão industrial, avanços logísticos e aproveitamento de vantagens competitivas regionais.

Após avanço estimado em 3,1% em 2024, a Região Sul deve crescer 1,8% em 2025, refletindo a desaceleração do agronegócio e os efeitos da política monetária restritiva. De 2026 a 2034, o crescimento médio anual da região deve atingir 1,9%. O crescimento será favorecido pelo câmbio. A região deve ser afetada pela migração de atividades para o Centro-Oeste.

No Nordeste, o crescimento projetado para 2025 é de 2%, impulsionado pelo consumo, expansão dos serviços e um mercado de trabalho aquecido, com o turismo e a agropecuária em evidência. O avanço, porém, corresponde a pouco mais da metade do calculado para 2024 (3,7%). Para a Tendências, o crescimento nordestino deve se acelerar no período de 2026 a 2034, com uma média de 3% ao ano, a maior do país, graças ao fortalecimento da indústria de alimentos, petróleo e biocombustíveis, além de avanços logísticos.

O Sudeste, região mais industrializada, também pisa no freio neste ano: após 3,7% em 2024, deve registrar alta de 1,6% do PIB em 2025, sob o impacto da desaceleração da indústria de transformação devido aos juros altos e ao aumento do protecionismo no exterior. De 2026 a 2034, o crescimento será impulsionado pela indústria extrativa e pela recuperação de segmentos industriais em um cenário econômico mais favorável.

A Região Norte, por sua vez, deve desacelerar o passo de 4,5% em 2024 para 2,7% em 2025, limitada pela sazonalidade da bovinocultura. Por outro lado, a COP-30, programada para o fim do ano em Belém, pode estimular comércio e construção. Entre 2026 e 2034, o Norte deve crescer a uma média anual de 2,8%, graças a investimentos em mineração e melhorias logísticas que ampliarão a competitividade regional.

leia o artigo original em www.gazetadopovo.com.br

Post AnteriorComo o criador da Domino’s fundou uma universidade católica Noticias No BR
Próximo Post Papa Francisco tem piora em quadro de saúde: o que se sabe Noticias No BR
Vandré Kramer

Veja outras matérias!

Captura de tela 2025 07 07 221239

Bambbu Cosméticos: marca brasileira valoriza a beleza dos fios brancos e resgata a autoestima feminina

OS2 comunicacao

Construtora abre mais de 40 vagas de emprego em Sorocaba

As Melhores Formas de Terminar o Ensino Médio e Conquistar Seu Diploma

As Melhores Formas de Terminar o Ensino Médio e Conquistar Seu Diploma

Top 10 Filmes Brasileiros do Cinema Mudo

Top 10 Filmes Brasileiros do Cinema Mudo

História do Jazz - Origem, Influencias e Legado

História do Jazz – Origem, Influencias e Legado

Lula e a economia: fatos, desinformações e desafios atuais

Lula e a economia: fatos, desinformações e desafios atuais

Polêmica: Ministro Barroso participa de jantar com empresários e gera críticas

Polêmica: Ministro Barroso participa de jantar com empresários e gera críticas

Ícone de Busca

Bets e a responsabilidade jurídica dos influenciadores Noticias No BR

Ícone de Busca

Lula quer importar censura chinesa Noticias No BR

EM DESTAQUE
Captura de tela 2025 07 07 221239

Bambbu Cosméticos: marca brasileira valoriza a beleza dos fios brancos e resgata a autoestima feminina

7 de julho de 2025
Como Orbs está acelerando o crescimento do DeFi institucional

Uma vez que Orbs está acelerando o desenvolvimento do DeFi institucional

24 de janeiro de 2025
img 679d728d9f147

Grupo DPSP expande atuação nacional e celebra a marca de 1.600 lojas

31 de janeiro de 2025
Ícone Notícias

Veja as melhores e as piores cidades do Paraná segundo o Ideb

14 de agosto de 2024
Produtores recebem incentivo para cultivo protegido do tomate no RJ

Produtores recebem incentivo para cultivo protegido do tomate no RJ

31 de janeiro de 2025
NOVIDADES
Ex-dirigentes do Corinthians viram réus em esquema de corrupção

Ex-dirigentes do Corinthians viram réus em esquema de corrupção

23 de julho de 2025
Trump exige investigação contra Obama por suposta fraude eleitoral

Trump exige investigação contra Obama por suposta fraude eleitoral

22 de julho de 2025
Conflitos no STF e pedidos a advogados de Bolsonaro em destaque

Conflitos no STF e pedidos a advogados de Bolsonaro em destaque

22 de julho de 2025

Links rápidos

  • Sobre nós
  • Anuncie conosco
  • Quero ser um redator
  • Contato

Transparência

  • Informações de Propriedade e Financiamento
  • Política de Correções
  • Política de Diversidade
  • Política de Ética
  • Política de Feedback Acionável
  • Política de Princípios de Publicação
  • Política de privacidade
  • Relatório de Pessoal de Diversidade

Contatos

  • [email protected]
  • [email protected]
  • +55 (11)94720-6114
  • © 2024 NoticiasnoBR Todos os direitos reservados
  • Desenvolvido por Creativelabs Studio

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Digite Esc para sair.

Ad Blocker Habilitado!
Ad Blocker Habilitado!
Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, apoie-nos desabilitando seu Ad Blocker.