notíciasnoBR
  • Diversos
  • Política
  • Brasil
  • Mundo
  • História
  • Economia
  • Agronegócio
  • Últimas do Brasil
  • Bitcoin
Facebook X (Twitter) Instagram
Trending
  • Carlo Acutis: primeira canonização millennial do Vaticano
  • Renato Bolsonaro defende irmão e contesta provas contra ex-presidente
  • Detecção de ameaças em tempo real e com IA na Cardano começa a valer Noticias No BR
  • Bybit anuncia premiação recorde de 10 milhões de USDT no WSOT 2025 Noticias No BR
  • “Pump.fun brasileira” permite criar tokens em segundos e aceita PIX Noticias No BR
  • Streamer faz criptomoeda cair 99% após “clicar em botão errado” e é acusado de golpe Noticias No BR
  • Maior evento de Bitcoin do Brasil começa venda de ingressos e promete reunir os maiores nomes do mundo Noticias No BR
  • El Salvador divide bitcoin em 14 endereços para se proteger de ameaça quântica Noticias No BR
Facebook X (Twitter) Instagram
notíciasnoBRnotíciasnoBR
  • Diversos
  • Política
  • Brasil
  • Mundo
  • História
  • Economia
  • Agronegócio
  • Últimas do Brasil
  • Bitcoin
notíciasnoBR
Home - Diversos - Centro-Oeste deve ter maior crescimento do Brasil em 2025 Noticias No BR

Centro-Oeste deve ter maior crescimento do Brasil em 2025 Noticias No BR

Escrito por Vandré Kramer22 de fevereiro de 2025Tempo de Leitura 5 Mins
Gostou? Compartilhe essa matéria Facebook Pinterest WhatsApp
Ícone de Busca
Gostou?
Facebook Pinterest WhatsApp

O Centro-Oeste deve liderar o crescimento econômico do Brasil em 2025, impulsionado pela safra recorde de grãos e pela diversificação de investimentos no agronegócio.

Estudo da Tendências Consultoria projeta que, após expansão estimada em 2% no PIB regional em 2024, o Centro-Oeste crescerá 2,8% neste ano. Se confirmada a expectativa, será a única região do país a acelerar o passo em 2025. Para as demais, são esperados avanços mais modestos que os apurados no ano passado.

Não por acaso, na média nacional, o crescimento do PIB tende a ser mais moderado, segundo a consultoria: algo em torno de 1,9%, após quatro anos perto ou acima de 3%, refletindo desafios como pressões fiscais, incertezas políticas e juros elevados.

Após uma queda de 6,1% no PIB agropecuário regional em 2024, causada por perdas na safra 2023/24 devido ao fenômeno El Niño, esse setor mostra forte recuperação agora, com destaque para a colheita de grãos. Segundo a Tendências, o PIB do campo deve crescer 6% no Centro-Oeste.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima que o Brasil vai produzir 166 milhões de toneladas de soja neste ano, 12,4% a mais que na safra passada. E o Centro-Oeste deve ser responsável praticamente metade desse total: cerca de 79,8 milhões de toneladas, 17,1% acima da colheita anterior na região. Enquanto isso, a safra regional de milho deve aumentar 4,7% e chegar a 71,8 milhões de toneladas.

Apesar das boas condições climáticas no início do ciclo agrícola, produtores de soja enfrentam desafios como alta umidade, podridão de vagens e atrasos no plantio do milho, especialmente em Mato Grosso e Goiás. Segundo André Debastiani, coordenador do Rally da Safra, esses fatores podem pressionar a infraestrutura de armazenagem e secagem. Enquanto isso, o segmento de carne bovina, limitado pela retenção de fêmeas e redução de animais para abate, deve crescer de forma modesta em 2025.

Indústria investe no Centro-Oeste e há avanços na infraestrutura

O Centro-Oeste tende a crescer acima da média nacional por um bom tempo. A Tendências projeta que, entre 2026 e 2034, a atividade econômica da região crescerá 2,8% ao ano, em média, enquanto o Brasil todo avançaria 2,3%. A região pode ser beneficiada pela redução de gargalos logísticos, avanços em rodovias, ferrovias e portos no Arco Norte, além do fortalecimento dos setores de celulose e biodiesel.

Um investimento em infraestrutura no Norte tem potencial para impulsionar a economia do Centro-Oeste, com destaque para o corredor logístico do Arco Norte. A emissão de licenças para as eclusas de Tucuruí, liderada pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará, liberou em janeiro a navegação no rio Tocantins entre sua foz e Marabá (PA), melhorando o escoamento de grãos e outras cargas.

Flávio Acatauassú, presidente da Associação dos Terminais Portuários e Estações de Transbordo de Cargas da Bacia Amazônica (Amport), destaca que as eclusas de Tucuruí facilitarão o transporte de cargas e passageiros no baixo Tocantins, atraindo empresas interessadas no corredor logístico, especialmente para o transporte de grãos do Mato Grosso e Tocantins.

Mesmo antes das obras de dragagem e derrocamento no Rio Tocantins, o período de cheia, de janeiro a junho, já oferece oportunidades para ampliar a movimentação de cargas. “Esperamos um volume significativo de granéis, especialmente soja, já no primeiro semestre de 2025”, afirmou Acatauassú. O Arco Norte promete reduzir custos de transporte e aumentar a competitividade dos produtos agrícolas do Centro-Oeste.

Enquanto isso, a indústria de celulose se firma como um dos principais motores de investimento no Centro-Oeste, com projetos bilionários que impulsionam a economia regional, especialmente em Mato Grosso do Sul.

No ano passado, a Suzano concluiu o Projeto Cerrado, em Ribas do Rio Pardo (MS), com um investimento de R$ 22,2 bilhões. A nova fábrica, licenciada em julho, produz celulose de eucalipto.

A Bracell também avança na região, com um projeto de R$ 23,2 bilhões para construir uma fábrica em Água Clara (MS), com capacidade de 2,8 milhões de toneladas anuais. O empreendimento está em fase de conclusão dos estudos de impacto ambiental (EIA/Rima), previstos para este ano.

https://diclotrans.com/redirect?id=41928&auth=49e94614f6987ef93673017ac5a16616c706109f

O que esperar para o crescimento de outras regiões do país

Apesar do cenário desafiador em 2025, com crescimento econômico limitado por juros altos e um ambiente internacional adverso, o período de 2026 a 2034 traz perspectivas mais positivas para o Brasil, segundo a Tendências. A recuperação, na avaliação da consultoria, será impulsionada por expansão industrial, avanços logísticos e aproveitamento de vantagens competitivas regionais.

Após avanço estimado em 3,1% em 2024, a Região Sul deve crescer 1,8% em 2025, refletindo a desaceleração do agronegócio e os efeitos da política monetária restritiva. De 2026 a 2034, o crescimento médio anual da região deve atingir 1,9%. O crescimento será favorecido pelo câmbio. A região deve ser afetada pela migração de atividades para o Centro-Oeste.

No Nordeste, o crescimento projetado para 2025 é de 2%, impulsionado pelo consumo, expansão dos serviços e um mercado de trabalho aquecido, com o turismo e a agropecuária em evidência. O avanço, porém, corresponde a pouco mais da metade do calculado para 2024 (3,7%). Para a Tendências, o crescimento nordestino deve se acelerar no período de 2026 a 2034, com uma média de 3% ao ano, a maior do país, graças ao fortalecimento da indústria de alimentos, petróleo e biocombustíveis, além de avanços logísticos.

O Sudeste, região mais industrializada, também pisa no freio neste ano: após 3,7% em 2024, deve registrar alta de 1,6% do PIB em 2025, sob o impacto da desaceleração da indústria de transformação devido aos juros altos e ao aumento do protecionismo no exterior. De 2026 a 2034, o crescimento será impulsionado pela indústria extrativa e pela recuperação de segmentos industriais em um cenário econômico mais favorável.

A Região Norte, por sua vez, deve desacelerar o passo de 4,5% em 2024 para 2,7% em 2025, limitada pela sazonalidade da bovinocultura. Por outro lado, a COP-30, programada para o fim do ano em Belém, pode estimular comércio e construção. Entre 2026 e 2034, o Norte deve crescer a uma média anual de 2,8%, graças a investimentos em mineração e melhorias logísticas que ampliarão a competitividade regional.

leia o artigo original em www.gazetadopovo.com.br

Post AnteriorComo o criador da Domino’s fundou uma universidade católica Noticias No BR
Próximo Post Papa Francisco tem piora em quadro de saúde: o que se sabe Noticias No BR
Vandré Kramer

Veja outras matérias!

Captura de tela 2025 08 31 170141

Descubra Como Chegar a Caraíva com Conforto e Segurança

Captura de tela 2025 07 07 221239

Bambbu Cosméticos: marca brasileira valoriza a beleza dos fios brancos e resgata a autoestima feminina

OS2 comunicacao

Construtora abre mais de 40 vagas de emprego em Sorocaba

As Melhores Formas de Terminar o Ensino Médio e Conquistar Seu Diploma

As Melhores Formas de Terminar o Ensino Médio e Conquistar Seu Diploma

Top 10 Filmes Brasileiros do Cinema Mudo

Top 10 Filmes Brasileiros do Cinema Mudo

História do Jazz - Origem, Influencias e Legado

História do Jazz – Origem, Influencias e Legado

Lula e a economia: fatos, desinformações e desafios atuais

Lula e a economia: fatos, desinformações e desafios atuais

Polêmica: Ministro Barroso participa de jantar com empresários e gera críticas

Polêmica: Ministro Barroso participa de jantar com empresários e gera críticas

Ícone de Busca

Bets e a responsabilidade jurídica dos influenciadores Noticias No BR

EM DESTAQUE
Análise do Ledger Flex – A carteira criptografada com tela sensível ao toque da Ledger vale a pena?

Estudo do Ledger Flex – A carteira criptografada com tela sensível ao toque da Ledger vale a pena?

7 de novembro de 2024
Conflito em Israel: uma análise sobre proteção, política e internationalismo

Conflito em Israel: uma análise sobre proteção, política e internationalismo

19 de junho de 2025
Política de Musk e Trump revela conflitos na direita conservadora

Política de Musk e Trump revela conflitos na direita conservadora

7 de junho de 2025
Populismo: O Discurso que Conquista

Populismo: O Discurso que Conquista

3 de março de 2025
Bird Daily Combo para 11 de janeiro de 2025 – Maximize seu Bird TON Rewards

Bird Daily Combo para 11 de janeiro de 2025 – Maximize seu Bird TON Rewards

11 de janeiro de 2025
NOVIDADES
Carlo Acutis: primeira canonização millennial do Vaticano

Carlo Acutis: primeira canonização millennial do Vaticano

7 de setembro de 2025
Renato Bolsonaro defende irmão e contesta provas contra ex-presidente

Renato Bolsonaro defende irmão e contesta provas contra ex-presidente

6 de setembro de 2025
Detecção de ameaças em tempo real e com IA na Cardano começa a valer

Detecção de ameaças em tempo real e com IA na Cardano começa a valer Noticias No BR

6 de setembro de 2025

Links rápidos

  • Sobre nós
  • Anuncie conosco
  • Quero ser um redator
  • Contato

Transparência

  • Informações de Propriedade e Financiamento
  • Política de Correções
  • Política de Diversidade
  • Política de Ética
  • Política de Feedback Acionável
  • Política de Princípios de Publicação
  • Política de privacidade
  • Relatório de Pessoal de Diversidade

Contatos

  • [email protected]
  • [email protected]
  • +55 (11)94720-6114
  • © 2024 NoticiasnoBR Todos os direitos reservados
  • Desenvolvido por Creativelabs Studio

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Digite Esc para sair.

Ad Blocker Habilitado!
Ad Blocker Habilitado!
Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, apoie-nos desabilitando seu Ad Blocker.