notíciasnoBR
  • Diversos
  • Política
  • Brasil
  • Mundo
  • História
  • Economia
  • Agronegócio
  • Últimas do Brasil
  • Bitcoin
Facebook X (Twitter) Instagram
Trending
  • Vulcão Lewotobi entra em erupção e provoca evacuação na Indonésia
  • São Paulo prende 57 por venda ilegal de bebidas adulteradas
  • Moraes adverte advogado durante julgamento histórico no STF
  • Governo dos EUA usou vulnerabilidade em carteiras para realizar maior confisco de Bitcoin da história Noticias No BR
  • Noruega investiga possível vazamento no prêmio Nobel da Paz 2025
  • Pesquisa mostra favoritos ao Senado em São Paulo para 2026
  • Damares critica ausência do Brasil na celebração da paz em Gaza
  • Projeto de decreto busca barrar ampliação dos poderes de Janja
Facebook X (Twitter) Instagram
notíciasnoBRnotíciasnoBR
  • Diversos
  • Política
  • Brasil
  • Mundo
  • História
  • Economia
  • Agronegócio
  • Últimas do Brasil
  • Bitcoin
notíciasnoBR
Home - Diversos - Câmara aprova pacote de segurança com cadastro de facções

Câmara aprova pacote de segurança com cadastro de facções

Escrito por Camila Abrão10 de dezembro de 2024Updated:10 de dezembro de 2024Tempo de Leitura 5 Mins
Gostou? Compartilhe essa matéria Facebook Pinterest WhatsApp
camara aprova pacote de seguranca com cadastro de faccoes
Gostou?
Facebook Pinterest WhatsApp

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (10) segmento de um pacote de projetos sobre segurança pública. Entre as propostas, está a geração de um cadastro sobre facções criminosas e a adoção de um novo tipo de flagrante delito.

Na sessão de segunda (9), os parlamentares aprovaram o regime de urgência para 18 projetos de segurança. Com isso, os textos estão sendo analisados diretamente no plenário, sem a premência de passar por comissões.

O “Cadastro Nacional de Monitoramento de Facções Criminosas e Milícias” tem o objetivo de facilitar ações de segurança pública e investigações. A iniciativa será abastecida por bancos de dados dos Três Poderes, do Ministério Público federalista, estadual, distrital e dos institutos de identificação social.

O projeto de lei 6.149/23, de autoria do do deputado Gervásio Maia (PSB-PB), será enviado ao Senado depois a aprovação do substitutivo apresentado pelo relator, deputado Mandatário da Cunha (PP-SP).

O cadastro vernáculo deverá moderar informações porquê nome da partido; potenciais crimes cometidos por seus integrantes; sítio da principal base de operações e áreas de atuação; dados cadastrais e biométricos dos membros, informou a Dependência Câmara.

No entanto, para que os dados sejam inseridos no cadastro, a pessoa deve ter sido condenada com decisão judicial transitada em julgado por ser integrante de organização criminosa que se enquadre na definição dada pelo projeto.

O texto considera partido criminosa ou milícia a organização que adote denominação, regras e jerarquia próprias, especializada na prática do transgressão de tráfico de drogas ou de outros crimes cuja realização envolva o serviço de violência ou grave ameaço com o objetivo de domínio territorial ou enfrentamento aos órgãos oficiais.

O aproximação ao cadastro e a instituição responsável pelo atualização e validação dos dados inseridos serão definidos em instrumento de cooperação entre a União e outros órgãos públicos. O PL prevê que os dados terão caráter sigiloso e determina que os custos da iniciativa devem ser financiados por recursos do Fundo Pátrio de Segurança Pública (FNSP).

Flagrante provado

Confira:

  • 1 Flagrante provado
  • 2 Motorista alcoolizado que fomentar acidente deverá indenizar vítima
  • 3 Pena maior para crimes cometidos durante calamidade pública
  • 4 Dia Pátrio da Segurança Pública Cidadã

A Câmara aprovou o projeto de lei que cria um novo tipo de flagrante delito, chamado de flagrante provado. O PL 373/15, do deputado Mandatário Éder Mauro (PL-PA), foi sancionado na forma do substitutivo apresentado pelo relator, deputado Aluisio Mendes (Republicanos-MA). O texto será enviado ao Senado.

O flagrante provado ocorrerá quando o suspeito for encontrado, em até 24 horas depois o vestimenta, e reconhecido pela vítima ou por terceiro que o identifique por meio de filmagem e foto da ação criminosa. No entanto, deve possuir outros elementos de prova.

Atualmente, o cláusula 302 do Código de Processo Penal, que regula a prisão em flagrante, prevê 3 modalidades para o flagrante delito:

  • Flagrante próprio – previsto nos incisos I e II: ocorre quando a pessoa é pega no momento em que pratica a infração penal ou logo depois de ter cometido o transgressão;
  • Flagrante incoveniente – previsto no inciso III: é quando a pessoa é perseguida logo depois a ocorrência do transgressão, em situação na qual aparente ser a autora do delito;
  • Presumido – previsto no inciso IV: nessa hipótese a pessoa é encontrada logo depois do transgressão, portando instrumentos, armas ou ferramentas que demonstrem ser a provável autora da infração penal.

Segundo o Tribunal de {{aqui}} do Região Federalista e dos Territórios (TJDFT), existem outros tipos de flagrante que não estão previstos na lei, tais porquê: pronto, forjado, esperado e prorrogado.

Motorista alcoolizado que fomentar acidente deverá indenizar vítima

https://diclotrans.com/redirect?id=41928&auth=49e94614f6987ef93673017ac5a16616c706109f

Durante a sessão, os deputados aprovaram o projeto de lei que prevê o pagamento de pensão à vítima de acidente de trânsito se o responsável estiver sob a influência de álcool ou de drogas. A proposta altera o Código Social para que o responsável pelo acidente também pague integralmente pelos danos materiais, morais e estéticos causados à vítima. O texto será guiado para estudo do Senado.

De autoria do deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), o PL 3.125/21 foi sancionado com o texto do relator, deputado Julio Lopes (PP-RJ), que incluiu a mesma punição para acidentes de navegação, envolvendo lanchas ou jet ski, por exemplo.

A pensão será arbitrada pelo juiz quando a vítima, em razão do acidente, tiver lesão que provoque redução permanente, totalidade ou parcial, da capacidade laborativa. Em caso de óbito da vítima, a pensão será destinada à sua família quando demonstrado que a pessoa falecida era responsável pelo sustento familiar.

Pena maior para crimes cometidos durante calamidade pública

A Câmara aprovou o projeto de lei que prevê aumento de pena para vários tipos de crimes cometidos durante situação de emergência ou estado de calamidade pública. De autoria do deputado Coronel Telhada (PP-SP), o PL 651/23 foi sancionado na forma de um substitutivo do relator, deputado Daniel Trzeciak (PSDB-RS). O texto será enviado ao Senado.

A proposta determina a emprego em duplo da pena nas seguintes situações:

  • Crimes contra o patrimônio: porquê pilhagem, roubo, apropriação indébita ou estelionato;
  • Crimes contra a governo em universal: porquê peculato, que é a apropriação de quantia público, inserção de dados falsos em sistema de informações ou prevaricação passiva;
  • Crimes contra a economia popular: porquê sonegar mercadoria, propiciar comprador em detrimento de outro, ou fraudar pesos ou medidas;
  • Transgressão de prevaricação ativa: quando alguém oferece propina a servidor público.

O relator incluiu na proposta uma modificação no Código de Resguardo do Consumidor (Lei 8.078/90), que estabelece um novo transgressão para quem aumentar o preço de produtos ou serviços de forma abusiva em situações de emergência. A pena será de reclusão de 2 a 4 anos e multa.

Dia Pátrio da Segurança Pública Cidadã

Também foi sancionado o projeto de lei que institui o Dia Pátrio da Segurança Pública Cidadã, a ser comemorado em 4 de setembro. De autoria do deputado Alberto Penedo (PL-DF), o PL 4.017/23 foi sancionado na forma de um substitutivo da Percentagem de Segurança Pública. O texto será enviado ao Senado.

Segundo o texto, na semana do Dia Pátrio da Segurança Pública Cidadã devem ser realizados debates sobre políticas de segurança. Os eventos serão realizados com a participação da sociedade social em parceria com os poderes Executivos estaduais, distrital e municipais.

leia o artigo original em www.gazetadopovo.com.br

Post Anteriorcinco curiosidades sobre a obra e o responsável
Próximo Post Ethereum Classic está sendo negociado -6,53% inferior de nossa previsão de preço para 15 de dezembro de 2024
Camila Abrão

Veja outras matérias!

Captura de tela 2025 08 31 170141

Descubra Como Chegar a Caraíva com Conforto e Segurança

Captura de tela 2025 07 07 221239

Bambbu Cosméticos: marca brasileira valoriza a beleza dos fios brancos e resgata a autoestima feminina

OS2 comunicacao

Construtora abre mais de 40 vagas de emprego em Sorocaba

As Melhores Formas de Terminar o Ensino Médio e Conquistar Seu Diploma

As Melhores Formas de Terminar o Ensino Médio e Conquistar Seu Diploma

Top 10 Filmes Brasileiros do Cinema Mudo

Top 10 Filmes Brasileiros do Cinema Mudo

História do Jazz - Origem, Influencias e Legado

História do Jazz – Origem, Influencias e Legado

Lula e a economia: fatos, desinformações e desafios atuais

Lula e a economia: fatos, desinformações e desafios atuais

Polêmica: Ministro Barroso participa de jantar com empresários e gera críticas

Polêmica: Ministro Barroso participa de jantar com empresários e gera críticas

Ícone de Busca

Bets e a responsabilidade jurídica dos influenciadores Noticias No BR

EM DESTAQUE
Ícone de Busca

Uma estudo cuidadosa da verdadeira minuta do golpe

26 de novembro de 2024

Carretas de Mamografia e Empreendedorismo do SP por Todas chegam a Andradina

27 de janeiro de 2025
Filipe Martins, ex-assessor especial da Presidência para Assuntos Internacionais, está preso sob acusação de ter viajado para os EUA

resguardo se manifesta depois de indiciamento

21 de novembro de 2024
Ícone de Busca

Direita se anima com impacto político da novidade era Trump no mundo

9 de janeiro de 2025
Secretário do Rio ofende bolsonaristas e apaga posts

Secretário do Rio ofende bolsonaristas e apaga posts

8 de setembro de 2025
NOVIDADES
Vulcão Lewotobi entra em erupção e provoca evacuação na Indonésia

Vulcão Lewotobi entra em erupção e provoca evacuação na Indonésia

15 de outubro de 2025
São Paulo prende 57 por venda ilegal de bebidas adulteradas

São Paulo prende 57 por venda ilegal de bebidas adulteradas

15 de outubro de 2025
Moraes adverte advogado durante julgamento histórico no STF

Moraes adverte advogado durante julgamento histórico no STF

14 de outubro de 2025

Links rápidos

  • Sobre nós
  • Anuncie conosco
  • Quero ser um redator
  • Contato

Transparência

  • Informações de Propriedade e Financiamento
  • Política de Correções
  • Política de Diversidade
  • Política de Ética
  • Política de Feedback Acionável
  • Política de Princípios de Publicação
  • Política de privacidade
  • Relatório de Pessoal de Diversidade

Contatos

  • [email protected]
  • [email protected]
  • +55 (11)94720-6114
  • © 2024 NoticiasnoBR Todos os direitos reservados
  • Desenvolvido por Creativelabs Studio

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Digite Esc para sair.

Ad Blocker Habilitado!
Ad Blocker Habilitado!
Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, apoie-nos desabilitando seu Ad Blocker.