A Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) e a Specialty Coffee Association (SCA) anunciam uma parceria estratégica para a adoção do sistema Coffee Value Assessment (CVA) como protocolo oficial de avaliação dos cafés especiais do país. O Memorando de Entendimento (MoU, em inglês), que foi assinado durante a Specialty Coffee Expo, em Houston (EUA), consolida a posição do Brasil como líder global em inovação no setor de cafés especiais e estabelece um novo padrão nacional para avaliação da qualidade.
Este acordo é semelhante ao assinado com a Federação Nacional de Cafeicultores (FNC) da Colômbia, tornando o Brasil o segundo país a integrar o CVA em sua estrutura nacional de avaliação e reforçando uma crescente mudança global em direção a uma abordagem mais holística e equitativa da qualidade.
Além da adoção do CVA, o acordo também tem foco significativo na educação e no desenvolvimento profissional da comunidade dos cafés especiais. com a expansão do programa “SCA Education” no Brasil, colaborando com a Specialty Coffee Association para oferecer treinamentos e certificação reconhecidos internacionalmente.
O objetivo é tornar a educação de alta qualidade mais acessível aos profissionais do café em todo o país – de produtores e provadores a torrefadores e gerentes de qualidade –, ajudando-os a desenvolver habilidades e capacidades necessárias para prosperar em um mercado global dinâmico.

“Este Memorando reflete nosso compromisso de fortalecer a liderança do Brasil em cafés especiais por meio de inovação, educação e conexão global. Ao adotar o sistema de Avaliação do Valor do Café, ou o CVA, como nosso protocolo oficial e trabalhar em estreita colaboração com a SCA, para expandir o treinamento e a educação, estamos criando novas oportunidades a produtores e demais profissionais dos cafés especiais do Brasil, ajudando a moldar um futuro mais inclusivo e transparente ao setor”, comenta Vinicius Estrela, diretor executivo da BSCA.
Como parte do acordo, a SCA fornecerá suporte técnico para garantir uma implementação bem-sucedida do CVA em todo o país, incluindo o treinamento de degustadores e equipes técnicas da BSCA, assistência na coleta e análise de dados e suporte a eventos liderados pela BSCA com conteúdo e promoção internacional.
O CVA foi desenvolvido pela SCA para avaliar não apenas o sabor, mas também atributos físicos, afetivos, descritivos e extrínsecos, oferecendo linguagem compartilhada para ajudar produtores e compradores a se conectarem em torno do valor total do café.
“A aprovação do Coffee Value Assessment pelo Brasil é um sinal para a comunidade cafeeira global”, disse Yannis Apostolopoulos, CEO da Specialty Coffee Association. “Juntamente com a BSCA, estamos lançando as bases para uma indústria cafeeira mais transparente, inclusiva e informada. É assim que tornamos o café melhor para produtores, compradores e apreciadores da bebida em todo o mundo”, completa.
O MoU se baseia em um relacionamento de longa data entre a SCA e a BSCA. Ao alinhar as práticas nacionais a uma estrutura internacional de avaliação e educação, essa parceria garante que os cafés brasileiros continuem a liderar em qualidade e inovação, ao mesmo tempo em que capacita os produtores a prosperar em um mercado global em constante evolução. Para saber mais sobre essa parceria e a implementação do CVA no Brasil, visite www.sca.coffee e www.bsca.com.br.
Sobre a BSCA
Fundada em 1991, a Associação Brasileira de Cafés Especiais congrega pessoas físicas e jurídicas nos mercados interno e externo de cafés especiais, e busca difundir e estimular o aprimoramento técnico na produção, comercialização e industrialização desses produtos, além de promover, principalmente nas áreas cafeeiras, a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento ambiental sustentável através de programas, projetos e parcerias com entidades públicas e privadas, nacionais e estrangeiras.
A BSCA, como promotora e gestora da comunidade de cafés especiais no Brasil, em constante conexão com a comunidade global, tem a finalidade, por meio de parcerias para pesquisas, difusão de técnicas de controle de qualidade e com as promoções de produtos, de elevar os padrões de excelência dos cafés brasileiros oferecidos nos mercados interno e externo. A Associação foi pioneira na certificação e rastreabilidade dos cafés especiais brasileiros, por meio de selos de controle de qualidade, numerados individualmente e disponibilizados aos consumidores, e é a principal referência para os padrões que norteiam a certificação e o monitoramento de lotes de cafés especiais no Brasil.
Por todas as ações, iniciativas e cases de sucesso, a BSCA é reconhecida internacionalmente como a vanguarda da produção de cafés especiais no Brasil e sua atuação é contínua na promoção dos produtores e cafés brasileiros.
Sobre a SCA
A Specialty Coffee Association (SCA) é a maior associação global do setor de café, dedicada a tornar o café melhor, fomentando a comunidade cafeeira global e apoiando atividades que tornem o café especial um empreendimento próspero, equitativo e sustentável para toda a cadeia de valor. Por meio de colaboração e abordagens progressivas, a SCA apoia o setor através de pesquisas, padrões, educação e eventos. Atuando em todo o mundo, a SCA eleva os padrões globais, agregando valor e conectividade à crescente comunidade global.
Leia a materia original do artigo