notíciasnoBR
  • Diversos
  • Política
  • Brasil
  • Mundo
  • História
  • Economia
  • Agronegócio
  • Últimas do Brasil
  • Bitcoin
Facebook X (Twitter) Instagram
Trending
  • Vacina experimental de mRNA avança no combate universal ao câncer
  • Frio intenso atinge Brasil no inverno de 2025 com fenômenos raros
  • Nova técnica desativa malwares mineradores de criptomoedas em segundos Noticias No BR
  • STF proíbe Bolsonaro de se aproximar de embaixadas em Brasília
  • Excesso de autoridade e escassez de leitura no STF
  • CazéTV garante todos os jogos da Copa do Mundo FIFA 2026
  • São José dos Campos recebe cargueiro gigante da Boeing
  • Deputada americana celebra sanções contra Alexandre de Moraes
Facebook X (Twitter) Instagram
notíciasnoBRnotíciasnoBR
  • Diversos
  • Política
  • Brasil
  • Mundo
  • História
  • Economia
  • Agronegócio
  • Últimas do Brasil
  • Bitcoin
notíciasnoBR
Home - Diversos - Brasil vendeu spray de pimenta para Venezuela antes das eleições

Brasil vendeu spray de pimenta para Venezuela antes das eleições

Escrito por Carinne Souza10 de janeiro de 2025Updated:10 de janeiro de 2025Tempo de Leitura 6 Mins
Gostou? Compartilhe essa matéria Facebook Pinterest WhatsApp
Ícone de Busca
Gostou?
Facebook Pinterest WhatsApp

O governo brasílico autorizou a venda de 20 milénio frascos de spray de pimenta para a Venezuela entre os meses de junho e julho de 2024, período que antecipou o pleito presidencial no país vizinho. A venda do resultado, que é comumente utilizado por forças policiais em manifestações para controle de multidões, foi registrada uma vez que secção de um processo de exportação de material de resguardo. A informação foi publicada pela BBC News Brasil e confirmada pela Publicação do Povo com o Ministério da Resguardo, pasta que deu o aval para a negociação.

O processo volta a colocar o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em uma posição contraditória diante sua política externa, já que o material vendido pode ter sido utilizado pelo regime de Nicolás Maduro contra manifestantes da oposição. Em contraposição, murado de um ano antes, o governo brasílico negou um pedido da Ucrânia para comprar veículos blindados Guaranis Ambulância, que seriam utilizadas para resgatar soldados ucranianos feridos na guerra que o país enfrenta contra a Rússia.

Ainda de negócio com a Resguardo, a exportação do resultado para a ditadura venezuelana foi realizada dentro das normas vigentes. A pasta, porém, não forneceu informações mais detalhadas sobre as empresas responsáveis pela venda, nem sobre quem, especificamente, comprou os produtos na Venezuela.

De negócio com analistas ouvidos pela reportagem, a falta de transparência sobre o processo deixa margem para especulações sobre o uso do material por Maduro em suas ações repressivas contra os manifestantes.

“Não é de se surpreender que um governo do PT tenha autorizado essa venda, até porque boa parte do partido continua achando que o Maduro não é um ditador, que as eleições foram limpas e que ele ganhou honestamente. Sendo assim, nessa visão, continuaria uma relação normal com o país”, avalia Gunther Rudtiz, professor de Relações Internacionais da ESPM.

Venda foi feita durante período de tensão na Venezuela

A transação mercantil foi realizada em um contexto político quebrável na Venezuela. Os meses de junho e julho anteciparam o processo eleitoral de 2024 no país, ocorrido no dia 28 de julho. O pleito que teve o ditador Nicolás Maduro supostamente uma vez que “vitorioso”, foi amplamente respondido, gerando protestos intensificados em seguida a reeleição do presidente.

A fraude nas eleições da Venezuela foram comprovadas pelo Núcleo Carter, respeitada organização criada pelo ex-presidente dos EUA Jimmy Carter. A organização, que chegou a vulgarizar as atas eleitorais que comprovavam o verdadeiro resultado do pleito, considerou que as eleições na Venezuela “não foram democráticas”.

De negócio com o Recomendação Vernáculo Eleitoral (CNE) da Venezuela, que é controlado pelo regime chavista, o autocrata teve 51,2% dos votos contra 44% do candidato da oposição Edmundo González Urrutia, assinalado por secção da comunidade internacional uma vez que o verdadeiro vitorioso do pleito. O resultado respondido deu início à uma crise política em Caracas, com membros da oposição e manifestantes presos e até denúncias de assassinatos.

“Um outro aspecto que também precisa ser analisado é o aspecto moral desta venda. Os protestos da oposição na Venezuela tendem a crescer e a repressão do regime também tende a aumentar. E o uso desse gás de pimenta contra a oposição é quase certo”, pontua Rudtiz.

Ainda nesta semana, uma série de manifestações foram registradas contra o regime de Maduro. As ações ocorreram em represália à cerimônia de posse do ditador, realizada nesta sexta-feira (10). Em meio à vaga de protestos, a líder da oposição no país, Maria Corina Machado, chegou a ser presa pelo regime chavista e foi liberada horas depois.

Em 2024, Venezuela se tornou maior importada de spray de pimenta brasílico

De negócio com o veículo britânico, a Venezuela se tornou o principal tramontana do spray pimenta produzido em solo brasílico com a obtenção dos 20 milénio frascos. Em segundo lugar ficou o Chile, com a compra de quatro milénio itens do resultado. A Publicação do Povo também buscou o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Transacção e Serviços para mais informações sobre o fluxo de venda do resultado pelo Brasil, mas não obteve retorno.

Os sprays foram enviados inicialmente de São Paulo para Roraima e, posteriormente, seguiram para a Venezuela em duas cargas nos meses de junho e julho de 2024. Esse trâmite diferenciado ocorre devido ao trajo de produtos classificados uma vez que materiais de resguardo necessitarem de uma autorização formal do governo brasílico para que possam ser negociados e exportados para outros países.

https://diclotrans.com/redirect?id=41928&auth=49e94614f6987ef93673017ac5a16616c706109f

“A exportação dos produtos foi autorizada e atendeu a regulamentação vigente (Decreto nº 9.607, de 12 de dezembro de 2018 e Portaria nº 6.081, de 16 de dezembro de 2022) para a venda de produtos de defesa ao exterior”, informou o Ministério da Resguardo para a Publicação.

Em tese, o Ministério das Relações Exteriores também tem participação em negociações de materiais de resguardo para outros países. Mas, procurado pela reportagem, a pasta informou que materiais considerados “menos letais ou de energia dirigida classificados como “munições fumígenas com efeito não letal”, “granadas fumígenas com efeito não letal” e “espargidores”, não têm trâmite no Itamaraty.

“Não é da conhecimento do Ministério das Relações Exteriores a autorização de venda de certos produtos de resguardo considerados menos letais, não participando mesmo do processo para sua eventual exportação, conforme o Decreto 9.607/2018, que instituiu a “Política Nacional de Exportação e Importação de Produtos de Defesa””, informou o Itamaraty.

Brasil negou suporte à Ucrânia

A venda dos sprays de pimenta à Venezuela se soma a uma série de contradições do governo Lula no âmbito de sua política externa. Em julho de 2023, um ano antes da negociação com Caracas, o governo Lula impediu a venda de blindados ambulância Guarani para a Ucrânia, em um negócio que geraria R$ 3,5 bilhões aos cofres brasileiros.

O governo brasileiro havia recebido uma proposta da Ucrânia para produzir e vender 450 blindados leves Guarani, convertidos em ambulâncias sem armamentos. Eles seriam pintados nas cores dos serviços de emergência e resgate ucranianos e usados para retirar civis e feridos das zonas de combate. Mas a gestão petista não aceitou negociar com a Ucrânia.

O caso, contudo, não foi isolado. No último ano, a alta cúpula do governo Lula interrompeu uma licitação do Exército brasileiro para a aquisição de 36 blindados de artilharia israelense. A empresa Elbit Systems havia vencido a licitação para vender ao Exército brasileiro obuseiros – espécie de artilharia blindada que faz disparos de longo alcance -, mas a negociação foi paralisada.

“Por questão da guerra, do Hamas, os grupos políticos, nós estamos com essa licitação pronta, mas, por questões ideológicas, nós não podemos ratificar”, disse o ministro da Resguardo, José Múcio Monteiro, sobre a negociação. Em contrapartida, o Brasil aumentou em 75% suas importações de origem russa.

leia o artigo original em www.gazetadopovo.com.br

Post AnteriorToncoin está sendo negociado -21,82% inferior de nossa previsão de preço para 15 de janeiro de 2025
Próximo Post Infestação de ratos em liceu da PM-DF gera reclamações
Carinne Souza

Veja outras matérias!

Captura de tela 2025 07 07 221239

Bambbu Cosméticos: marca brasileira valoriza a beleza dos fios brancos e resgata a autoestima feminina

OS2 comunicacao

Construtora abre mais de 40 vagas de emprego em Sorocaba

As Melhores Formas de Terminar o Ensino Médio e Conquistar Seu Diploma

As Melhores Formas de Terminar o Ensino Médio e Conquistar Seu Diploma

Top 10 Filmes Brasileiros do Cinema Mudo

Top 10 Filmes Brasileiros do Cinema Mudo

História do Jazz - Origem, Influencias e Legado

História do Jazz – Origem, Influencias e Legado

Lula e a economia: fatos, desinformações e desafios atuais

Lula e a economia: fatos, desinformações e desafios atuais

Polêmica: Ministro Barroso participa de jantar com empresários e gera críticas

Polêmica: Ministro Barroso participa de jantar com empresários e gera críticas

Ícone de Busca

Bets e a responsabilidade jurídica dos influenciadores Noticias No BR

Ícone de Busca

Lula quer importar censura chinesa Noticias No BR

EM DESTAQUE
Captura de tela 2025 07 07 221239

Bambbu Cosméticos: marca brasileira valoriza a beleza dos fios brancos e resgata a autoestima feminina

7 de julho de 2025
Como Orbs está acelerando o crescimento do DeFi institucional

Uma vez que Orbs está acelerando o desenvolvimento do DeFi institucional

24 de janeiro de 2025
Ícone Notícias

Veja as melhores e as piores cidades do Paraná segundo o Ideb

14 de agosto de 2024
Produtores recebem incentivo para cultivo protegido do tomate no RJ

Produtores recebem incentivo para cultivo protegido do tomate no RJ

31 de janeiro de 2025
Lúcio Vaz

Emendas de parlamentares somaram R$ 31 bilhões em 2024

9 de janeiro de 2025
NOVIDADES
Vacina experimental de mRNA avança no combate universal ao câncer

Vacina experimental de mRNA avança no combate universal ao câncer

21 de julho de 2025
Frio intenso atinge Brasil no inverno de 2025 com fenômenos raros

Frio intenso atinge Brasil no inverno de 2025 com fenômenos raros

20 de julho de 2025
Nova técnica desativa malwares mineradores de criptomoedas em segundos

Nova técnica desativa malwares mineradores de criptomoedas em segundos Noticias No BR

20 de julho de 2025

Links rápidos

  • Sobre nós
  • Anuncie conosco
  • Quero ser um redator
  • Contato

Transparência

  • Informações de Propriedade e Financiamento
  • Política de Correções
  • Política de Diversidade
  • Política de Ética
  • Política de Feedback Acionável
  • Política de Princípios de Publicação
  • Política de privacidade
  • Relatório de Pessoal de Diversidade

Contatos

  • [email protected]
  • [email protected]
  • +55 (11)94720-6114
  • © 2024 NoticiasnoBR Todos os direitos reservados
  • Desenvolvido por Creativelabs Studio

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Digite Esc para sair.

Ad Blocker Habilitado!
Ad Blocker Habilitado!
Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, apoie-nos desabilitando seu Ad Blocker.