notíciasnoBR
  • Diversos
  • Política
  • Brasil
  • Mundo
  • História
  • Economia
  • Agronegócio
  • Últimas do Brasil
  • Bitcoin
Facebook X (Twitter) Instagram
Trending
  • Promotoria busca prisão preventiva do deputado Lucas Bove
  • Meta proíbe chatbots de IA no WhatsApp a partir de 2026
  • Maior cripto trader do Brasil lança canal gratuito com análises técnicas diárias que anteciparam a alta histórica do Bitcoin Noticias No BR
  • FBI prende técnicos e jogadores da NBA ligados à máfia italiana
  • Trump intensifica pressão militar contra Maduro na Venezuela
  • PF indiciada feminista em investigação por discurso contra trans
  • Criptomoedas entram em nova era com crescimento institucional e avanço tecnológico, aponta a16z Noticias No BR
  • China retoma liderança como maior parceira comercial da Alemanha
Facebook X (Twitter) Instagram
notíciasnoBRnotíciasnoBR
  • Diversos
  • Política
  • Brasil
  • Mundo
  • História
  • Economia
  • Agronegócio
  • Últimas do Brasil
  • Bitcoin
notíciasnoBR
Home - Aviação - Brasil registrou 8 acidentes aéreos em 4 meses

Brasil registrou 8 acidentes aéreos em 4 meses

Escrito por Redação Oeste7 de fevereiro de 2025Tempo de Leitura 7 Mins
Gostou? Compartilhe essa matéria Facebook Pinterest WhatsApp
Brasil registrou 8 acidentes aéreos em 4 meses
Gostou?
Facebook Pinterest WhatsApp

Um avião de pequeno porte caiu na Avenida Marquês de São Vicente, na Barra Funda, na zona oeste de São Paulo, na manhã desta sexta-feira, 7e entrou para a lista de acidentes aéreos registrados no Brasil nos últimos meses. No caso desta sexta-feira, piloto e copiloto morreram. Outras sete pessoas ficaram feridas.

Esse é ao menos o oitavo caso de queda de avião de pequeno porte no Brasil nos últimos quatro meses — sem considerar as quedas de helicópteros, que foram duas no último mês: uma em Caieiras (SP) e outra em Cruzília (MG).

A relação de oito acidentes inclui casos de grande repercussão nacional, como o do avião que caiu em Gramado, na Serra Gaúcha, em 22 de dezembro, deixando 10 mortos e 17 feridos. E o de Ubatuba, no litoral paulista, em 9 janeiro, que deixou um morto e quatro feridos.

Antes disso, em 9 de agosto de 2024, há seis meses, o país registrou a maior tragédia aérea da história recente. Um avião da Voepass caiu em Vinhedo (SP)depois de decolar de Cascavel (PR) com destino a Guarulhos (SP). Os 58 passageiros e os quatro tripulantes morreram.

Veja a lista dos 8 acidentes aéreos ocorridos nos últimos 4 meses

Avião levando ex-prefeito cai em Montenegro (RS)

11 de janeiro de 2025: O avião de pequeno porte, do tipo planador, caiu em Montenegro, interior do Rio Grande do Sul, pouco após decolar. Havia dois homens a bordo: o ex-prefeito da cidade Carlos Eduardo Müller, de 54 anos, que era instrutor de voo, e um aluno dele, de 49 anos.

O acidente ocorreu nos arredores da sede do aeroclube da cidade. Müller e o aluno foram socorridos, ambos conscientes, e encaminhados para um hospital da região, segundo informações do Corpo de Bombeiros Militar do Estado.

“O voo em si estava sendo efetuado pelo aluno e o instrutor e, por alguma questão, eles se sentiram mais seguros em desligar e retornar para a pista”, disse Fabio Zanatta, presidente do aeroclube da cidade. Ao tentar regressar, o planador se chocou com um eucalipto e com uma estrutura elétrica de alta tensão.

O ex-prefeito e o aluno que estava com ele no planador foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Segundo informações preliminares, eles só tiveram ferimentos leves.

Avião ultrapassa pista e explode em praia de Ubatuba (SP)

9 de janeiro de 2025: Em Ubatuba, litoral norte de São Paulo, um avião de pequeno porte ultrapassou a pista do Aeroporto Estadual de Ubatuba em tentativa de pouso, atravessou o alambrado e explodiu na orla na orla da Praia do Cruzeiro.

Avião de pequeno porte cai em Ubatuba, no litoral de São Paulo
O acidente aconteceu próximo ao aeroporto de Ubatuba, no centro da cidade | Foto: Reprodução/Redes sociais

O modelo, um Cessna Citation 525 CJ1, que pertencia à família Fries, importantes fazendeiros de Goiás, pousou em uma pista operacional com quase 300 metros de extensão a menos do que o indicado para locais molhados, de acordo com o manual da aeronave. Além disso, chovia no momento e a pista estava molhada

O piloto da aeronave, Paulo Seghetto, morreu. Os quatro passageiros, Mireylle Fries (filha do produtor rural Milton Fries), seu marido, Bruno Almeida Souza, e os dois filhos do casal, um menino e uma menina, ficaram feridos.

Queda em Aquidauana (MS)

27 de dezembro de 2024: Uma aeronave de pequeno porte sofreu um acidente na cidade de Aquidauana, no Mato Grosso do Sul, em uma área do Pantanal de difícil acesso. Os três ocupantes do avião foram resgatados com vida.

A aeronave foi localizada de ponta-cabeça, com as asas encostadas no chão e o trem de pouso para cima. A maior parte da estrutura ficou conservada após o acidente. O avião, um monomotor de matrícula PT-WBI, foi fabricado em 1997 e possui quatro assentos – três passageiros e o piloto.

As autoridades não deram mais detalhes sobre o trajeto que era feito e sobre como a aeronave ficou na posição em que foi encontrada. As condições de voo estavam favoráveis no local no momento do acidente.

Turboélice cai em Gramado (RS)

22 de dezembro de 2024: Um avião turboélice bimotor de pequeno porte caiu em Gramado, na Serra Gaúcha, no entorno da Avenida das Hortênsias. As 10 pessoas que estavam a bordo morreram, todas da mesma família, inclusive o piloto. Outras 17 pessoas que estavam em solo precisaram de atendimento médico.

acidente avião gramado (RS)acidente avião gramado (RS)
Local onde avião de pequeno porte caiu em Gramado (RS), no domingo 22 | Foto: Divulgação/Defesa Civil

O avião havia decolado do Aeroporto de Canela, cidade vizinha a Gramado, com destino a Paulínia, no interior de São Paulo. No momento do acidente, chovia e havia forte nevoeiro, o que pode ter dificultado a visibilidade.

Acidente e Manicoré (AM)

20 de dezembro de 2024: Um avião de pequeno porte, que desapareceu no interior do Amazonas, no dia 20 de dezembro, foi encontrado cinco dias depois, junto com os corpos do piloto Rodrigo Boer Machado e do passageiro Breno Braga Leite. A aeronave estava em uma zona rural.

O avião teria saído de Ariquemes, em Rondônia, e seguia para Ji-Paraná, no mesmo Estado. O piloto teria relatado problemas na aeronave. Ele havia passado o sinal de GPS para que parentes acompanhassem o voo e, também, alertou que poderia ficar sem sinal por até dois dias.

Depois de dois dias sem informações, a família fez contato com a Força Aérea Nacional (FAB). A Aeronáutica apurou que o avião teria saído da rota quando seguia para Manaus, com o último registro em Manicoré.

Aviões da FAB caem durante treinamentos (RN e SP)

22 de outubro e 1º de novembro de 2024: Dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) colidiram durante um treinamento de cadetes da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga, interior de São Paulo, em 1º de novembro. Informações iniciais apontam que o leme de uma aeronave se chocou com a hélice da outra, resultando em sérios danos a ambas.

Na manhã desta sexta-feira, 1º, um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) caiu em Pirassununga (SP), depois de colidir com outra aeronave da FAB. O acidente envolveu duas aeronaves T-27 Tucano durante um voo de instrução. O piloto de um dos aviões conseguiu se ejetar em segurança,… pic.twitter.com/73x4tqlyzx

— Revista Oeste (@revistaoeste) 1 de novembro de 2024

Um dos pilotos conseguiu pousar em segurança, enquanto outro direcionou a aeronave para uma área desabitada e conseguiu realizar o procedimento de ejeção. Não houve vítimas fatais.

Menos de 10 dias antes, outro acidente envolvendo aeronaves da FAB foi registrado. Em 22 de outubro, um caça caiu perto da Base Aérea de Parnamirim, na região metropolitana de Natal, no Rio Grande do Norte. Na ocasião, também não houve vítimas, e o piloto também conseguiu se salvar por meio do sistema de ejeção da aeronave.

Queda de avião Paraibuna (SP)

23 de outubro de 2024: A oitava ocorrência na lista de acidentes aéreos foi registrada na região rural de Paraibuna, no Vale do Paraíba, interior de São Paulo, durante uma forte tempestade. Uma aeronave de pequeno porte se chocou contra um morro e pegou fogo após o impacto, segundo o Corpo de Bombeiros. A empresa aérea Abaeté Aviação confirmou que havia cinco colaboradores na aeronave e diz que todos morreram: comandante, piloto, médica, enfermeiro e mecânico.


Redação OesteAssim, com informações da Agência Estado





Leia a materia original do artigo

Post AnteriorJustiça manda WhatsApp fornecer dados de “instrutor de Bitcoin” para vítima de golpe
Próximo Post A jogada de Alcolumbre com a Petrobras
Redação Oeste

Veja outras matérias!

Crise do metanol afeta consumo de bebidas destiladas no Brasil

Crise do metanol afeta consumo de bebidas destiladas no Brasil

Brasil e América Latina são destaques em relatório da Chainalysis sobre criptomoedas

Brasil e América Latina são destaques em relatório da Chainalysis sobre criptomoedas Noticias No BR

Empresário e influenciador preso na Argentina por desvio bilionário via Pix

Empresário e influenciador preso na Argentina por desvio bilionário via Pix

Ministério da Agricultura utiliza blockchain em novo atestado digital

Ministério da Agricultura utiliza blockchain em novo atestado digital Noticias No BR

Vinteum celebra 3 anos, relembra conquistas e fala sobre o futuro

Vinteum celebra 3 anos, relembra conquistas e fala sobre o futuro Noticias No BR

Acumular Bitcoin é 10 vezes mais difícil no Brasil, diz investidor

Acumular Bitcoin é 10 vezes mais difícil no Brasil, diz investidor Noticias No BR

Crânios de Lampião e Maria Bonita ficaram 20 anos guardados em segredo

Crânios de Lampião e Maria Bonita ficaram 20 anos guardados em segredo

Brasileira é sequestrada e liberada após pagamento de R$ 3,3 milhões em Bitcoin

Brasileira é sequestrada e liberada após pagamento de R$ 3,3 milhões em Bitcoin Noticias No BR

Volume BrasilBitcoin despenca e chama atenção da comunidade brasileira

Volume de corretora de bitcoin brasileira despenca 90% após “erro interno de transações” Noticias No BR

EM DESTAQUE

Carretas de Mamografia e Empreendedorismo do SP por Todas chegam a Andradina

27 de janeiro de 2025
Gilmar Mendes defende lei para proteger autoridades brasileiras de sanções internacionais

Gilmar Mendes defende lei para proteger autoridades brasileiras de sanções internacionais

30 de setembro de 2025
'STF exarcerba os próprios direitos', diz advogado de réu do 8/1

‘STF exacerba os próprios direitos’, diz jurisconsulto de réu do 8/1

26 de novembro de 2024
A crise política e econômica que abala a França de Macron

A crise política e econômica que abala a França de Macron

15 de outubro de 2025
Mato Grosso quer sair da Amazônia Legal para estimular o agro

Mato Grosso quer sair da Amazônia Legal para estimular o agro

11 de setembro de 2025
NOVIDADES
Promotoria busca prisão preventiva do deputado Lucas Bove

Promotoria busca prisão preventiva do deputado Lucas Bove

24 de outubro de 2025
Meta proíbe chatbots de IA no WhatsApp a partir de 2026

Meta proíbe chatbots de IA no WhatsApp a partir de 2026

23 de outubro de 2025
Maior cripto trader do Brasil lança canal gratuito com análises técnicas diárias que anteciparam a alta histórica do Bitcoin

Maior cripto trader do Brasil lança canal gratuito com análises técnicas diárias que anteciparam a alta histórica do Bitcoin Noticias No BR

23 de outubro de 2025

Links rápidos

  • Sobre nós
  • Anuncie conosco
  • Quero ser um redator
  • Contato

Transparência

  • Informações de Propriedade e Financiamento
  • Política de Correções
  • Política de Diversidade
  • Política de Ética
  • Política de Feedback Acionável
  • Política de Princípios de Publicação
  • Política de privacidade
  • Relatório de Pessoal de Diversidade

Contatos

  • [email protected]
  • [email protected]
  • +55 (11)94720-6114
  • © 2024 NoticiasnoBR Todos os direitos reservados
  • Desenvolvido por Creativelabs Studio

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Digite Esc para sair.

Ad Blocker Habilitado!
Ad Blocker Habilitado!
Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, apoie-nos desabilitando seu Ad Blocker.