notíciasnoBR
  • Diversos
  • Política
  • Brasil
  • Mundo
  • História
  • Economia
  • Agronegócio
  • Últimas do Brasil
  • Bitcoin
Facebook X (Twitter) Instagram
Trending
  • Situação de presos do 8 de janeiro na Argentina revela ameaças e maus-tratos
  • Exploring the Impact of Streaming Services on Traditional Television
  • Projeções apontam crescimento no confinamento de gado no Brasil
  • Senado aprova novas regras para licenciamento ambiental Noticias No BR
  • Baptista Júnior compromete mais Bolsonaro que Freire Gomes Noticias No BR
  • Juiz dos EUA condena violação ao enviar imigrantes para o Sudão do Sul
  • Grupo de advogados solicita investigação contra Moro e Deltan na Lava Jato
  • Reino Unido se prepara para responder a possível ataque da Rússia
Facebook X (Twitter) Instagram
notíciasnoBRnotíciasnoBR
  • Diversos
  • Política
  • Brasil
  • Mundo
  • História
  • Economia
  • Agronegócio
  • Últimas do Brasil
  • Bitcoin
notíciasnoBR
Home - Diversos - Brasil quer mensagem de silêncio para Ucrânia e Gaza

Brasil quer mensagem de silêncio para Ucrânia e Gaza

Escrito por República8 de novembro de 2024Updated:16 de novembro de 2024Tempo de Leitura 6 Mins
Gostou? Compartilhe essa matéria Facebook Pinterest WhatsApp
Ícone Notícias
Gostou?
Facebook Pinterest WhatsApp

O Brasil tenta negociar uma mensagem de silêncio para as guerras no leste da Europa e no Oriente Médio na enunciação final do G20. O tema já foi impasse em outras cúpulas do G20 e virou foco do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que tenta buscar visibilidade internacional com propostas controversas para o termo dos conflitos em curso. O Brasil sedia a cúpula de líderes das 20 maiores economias do mundo nos dias 18 e 19 deste mês, no Rio de Janeiro, e ainda procura consenso entre os países sobre temas geopolíticos.

“Esse tema nós estamos negociando com os demais países, a questão dos parágrafos sobre geopolítica que constarão de declaração. Esse é um tema importante […] a questão da guerra na Ucrânia e a situação palestina, no Oriente Médio. Há uma discussão entre os governos para se chegar a uma linguagem consensual sobre esses dois temas”, informou o Itamaraty nesta quinta-feira (8).

De entendimento com o mensageiro e secretário de assuntos econômicos e financeiros do Itamaraty, Mauricio Lyrio, a mensagem que o Brasil quer passar na enunciação final é sobre a “paz”. “A mensagem principal, naturalmente, é a de que precisamos chegar à paz. Em relação não só a esses conflitos [Ucrânia e Palestina], mas a todos os conflitos”, afirmou o diplomata que também é o sherpa do Brasil no G20 – designação utilizada para o representante que conduz as negociações em nome do governo.

As guerras em curso no mundo já foram tema de impasse nas últimas duas cúpulas de líderes do G20. Presididas por Indonésia e Índia, respectivamente, elas não chegaram a um consenso sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia. Em 2022, o conjunto se mostrou amplamente dividido sobre o tema. Na enunciação conjunta, os países admitiram a existência de um impasse sobre o conflito e sequer chegaram a referir o tema explicitamente na enunciação final.

Já no ano pretérito, quando a Índia estava primeiro do G20, a enunciação final da Cúpula de Líderes não condenou a Rússia pela invasão à Ucrânia e nem citou urgência de retirada de tropas russas do país invadido. No documento, assinado por todos os membros, as nações concordaram que “todos os Estados devem abster-se da ameaça ou do uso da força para procurar aquisição territorial”, sem fazer referências à Rússia.

Apesar do impasse, o governo brasiliano não pretende penetrar mão de parágrafos sobre as guerras na Europa e no Oriente Médio na enunciação final do G20. Lula, ainda que tenha falhado em suas tentativas, tem buscado se posicionar porquê um líder regional. Nesse sentido, o Brasil chegou a lançar, junto com a China, um tratado de silêncio para a Ucrânia – documento rechaçado por levar em consideração os interesses russos e visto ainda porquê uma cansaço ao Oeste.

Zelensky não foi convidado e Lavrov vai simbolizar Putin no G20

Ainda que seja um dos temas discutidos pela G20 desde que o Brasil assumiu a presidência do conjunto, os principais atores da discussão sobre a guerra no leste europeu não vão participar do encontro. Vladimir Putin está impedido pelo Tribunal Penal Internacional e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, apesar de ter solicitado participação no encontro, não foi convidado.

O sherpa brasiliano no grupo, Maurício Lyrio, justificou a falta de invitação a Zelensky pelo papel econômico do G20. “Na sua essência [o G20] é um grupo que nasceu para discutir a coordenação internacional na área econômica para enfrentar crises”, disse ao ressaltar que o conjunto não deve substituir o papel das Nações Unidas (ONU) na promoção da silêncio e na prevenção de conflitos.

Já Vladimir Putin, ditador da Rússia, foi convidado, mas não vai comparecer ao encontro. Isso porque o autocrata russo tem um mandado de prisão expedido pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) e o Brasil, com um dos signatários do Tratado de Roma, teria a obrigação de dar voz de prisão à Putin se ele viesse ao país. No último ano, o governo brasiliano chegou a recitar a possibilidade do ditador vir ao Brasil sem ser recluso.

O país tentou negociar um documento na Organização das Nações Unidas (ONU) prevendo a possibilidade de que chefes de Estado com mandados de prisão pudessem participar de reuniões e cúpulas internacionais sem serem presos. O documento, mas, não foi sancionado. Putin também declarou recentemente que não viria ao Brasil porque “não queria atrapalhar os trabalhos” do fórum.

A última visitante de Putin a território brasiliano foi em novembro de 2019. Inábil de vir ao Brasil, o ditador vai enviar seu chanceler, Sergey Lavrov, para participar do encontro de líderes do G20 no Rio de Janeiro. Esta seria a terceira visitante de Lavrov ao Brasil desde que o presidente Lula assumiu para seu terceiro procuração.

Líderes da China e dos Emirados Árabes Unidos se reúnem com Lula em Brasília

Lula vai receber ainda os líderes da China, Xi Jinping, e dos Emirados Árabes Unidos, Mohammed Bin Zayed Al Nahyan, para encontros em Brasília. A viagem dos líderes à capital brasileira acontece às margens do G20, conjunto do qual os dois países fazem secção.

Xi Jinping vem à Brasília para ter reuniões bilaterais com o presidente Lula. O autocrata chinês desembarca no Província Federalista na terça-feira (19) e a agenda com Lula em Brasília ocorre ao longo da quarta-feira (20). A expectativa é que Xi tente negociar uma provável adesão do governo brasiliano à Novidade Rota da Seda, projeto de softpower chinês que fornece financiamento a países em desenvolvimento.

A adesão do Brasil ao programa não é consenso no governo brasiliano. Há o temor de que adesão do país ao projeto possa atrapalhar a relação com os Estados Unidos – o que traz riscos ainda maiores com a reeleição de Donald Trump. Há alas no governo, mas, que defendem a ingressão do Brasil no programa e maior aproximação com a China. Xi Jinping deve introduzir tal negociação com Lula.

https://diclotrans.com/redirect?id=41928&auth=49e94614f6987ef93673017ac5a16616c706109f

Já em 21 de novembro, Lula recebe o Xeique Mohammed Bin Zayed Al Nahyan para agendas em Brasília. Os dois líderes participam do G20, no Rio de Janeiro, antes da viagem à capital brasileira. China e Emirados Árabes Unidos também são parceiros do Brasil nos Brics, conjunto que o Brasil preside no próximo ano.

Além de Xi Jinping, Mohammed Bin Zayed Al Nahyan e o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, também já confirmou presença no encontro. O presidente prateado, Javier Milei, também é esperado no encontro. Conforme apurou a Jornal do Povo com membros do governo prateado, a visitante do libertário ao Brasil está sendo organizada.

leia o artigo original em www.gazetadopovo.com.br

Post AnteriorAuditoria encontra empréstimos suspeitos ligados ao governo Doria
Próximo Post China perde o lugar de maior importadora de mesocarpo suína do Brasil
República

Veja outras matérias!

Ícone de Busca

Senado aprova novas regras para licenciamento ambiental Noticias No BR

Ícone de Busca

Baptista Júnior compromete mais Bolsonaro que Freire Gomes Noticias No BR

Ícone de Busca

O que Janja fez para merecer a Ordem do Mérito Cultural? Noticias No BR

Ícone de Busca

Câmara aprova aumento de cargos e reajuste aos servidores Noticias No BR

Ícone de Busca

O custo da degradação da ética pública Noticias No BR

Ícone de Busca

Entenda o conflito de versões entre militares sobre a reunião do suposto golpe de Bolsonaro Noticias No BR

Ícone de Busca

O lado sombrio do Estado de bem-estar social da Dinamarca Noticias No BR

Ícone de Busca

Governo e oposição se armam para a batalha da CPMI do INSS Noticias No BR

Ícone de Busca

Pescadores preparam protesto em Brasília contra usina de Itaipu Noticias No BR

EM DESTAQUE
Como a China utiliza a IA para censurar

Como a China utiliza a IA para censurar

18 de maio de 2025
Como comprar ações da X.AI Corp? (Símbolo e preço 2024)

Porquê comprar ações da X.AI Corp? (Símbolo e preço 2024)

28 de novembro de 2024
Constituição de 1934: Pilares Históricos

Constituição de 1934: Pilares Históricos

7 de março de 2025
Ícone Notícias

Quanto vai custar o pedágio na BR-277 no oeste do Paraná

20 de dezembro de 2024
Ícone Notícias

José Dirceu, ficha-limpa graças ao STF

29 de outubro de 2024
NOVIDADES
Situação de presos do 8 de janeiro na Argentina revela ameaças e maus-tratos

Situação de presos do 8 de janeiro na Argentina revela ameaças e maus-tratos

22 de maio de 2025
Exploring the Impact of Streaming Services on Traditional Television

Exploring the Impact of Streaming Services on Traditional Television

22 de maio de 2025
Projeções apontam crescimento no confinamento de gado no Brasil

Projeções apontam crescimento no confinamento de gado no Brasil

21 de maio de 2025

Links rápidos

  • Sobre nós
  • Anuncie conosco
  • Quero ser um redator
  • Contato

Transparência

  • Informações de Propriedade e Financiamento
  • Política de Correções
  • Política de Diversidade
  • Política de Ética
  • Política de Feedback Acionável
  • Política de Princípios de Publicação
  • Política de privacidade
  • Relatório de Pessoal de Diversidade

Contatos

  • [email protected]
  • [email protected]
  • +55 (11)94720-6114
  • © 2024 NoticiasnoBR Todos os direitos reservados
  • Desenvolvido por Creativelabs Studio

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Digite Esc para sair.

Ad Blocker Habilitado!
Ad Blocker Habilitado!
Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, apoie-nos desabilitando seu Ad Blocker.