Políticos brasileiros repercutiram nesta quinta-feira (8) a escolha do novo papa da Igreja Católica, o Papa Leão XIV – o primeiro líder norte-americano no Vaticano. Além de expressar boas-vindas, as autoridades, tanto de direita como da esquerda, demonstraram as suas expectativas em relação ao novo papado.
VEJA TAMBÉM:
-
“Habemus papam”: veja o primeiro discurso de Leão XIV
Pela rede X, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou o seu cumprimento ao cardeal Robert Prevost, o novo papa da Igreja Católica. “Desejo que ele dê continuidade ao legado do Papa Francisco, que teve como principais virtudes a busca incessante pela paz e pela justiça social, a defesa do meio ambiente, o diálogo com todos os povos e todas as religiões, e o respeito à diversidade dos seres humanos”, escreveu.
Lula ainda acrescentou: “não precisamos de guerras, ódio e intolerância. Precisamos de mais solidariedade e mais humanismo. Precisamos de amor ao próximo, que é a base dos ensinamentos de Cristo. “Que o Papa Leão XIV nos abençoe e nos inspire na busca permanente pela construção de um mundo melhor e mais justo”, concluiu.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) expressou a “sua fé, respeito e esperança” ao dar “boas-vindas” ao Papa Leão XIV. “Que sua missão seja marcada pela defesa inabalável da vida, da família, da liberdade religiosa e dos valores cristãos que sustentam nossa civilização”, declarou Bolsonaro.
Em seguida, o ex-presidente ainda acrescentou que “o Brasil, nação de maioria cristã e devota, se une em oração e acolhimento”. “Que este novo tempo na Igreja seja fonte de unidade, renovação e fé”, completou.
Já o senador Flávio Bolsonaro desejou “boa sorte” ao novo líder da Igreja Católica. “Que ele possa reacender e fortalecer os verdadeiros valores cristãos e enfrentar com coragem e fé o avanço das pautas progressistas e anticristãs. Que Deus possa guiar todas as suas decisões e palavras”, escreveu o filho do ex-presidente.
Entre os governadores, o de São Paulo, Tarcísio de Freitas (PL), expressou o desejo de que “Deus abençoe e guie a missão do novo papa, Leão XIV”. “Em oração para que seja um ciclo de construção de pontes e renovação da fé para um mundo hoje tão carente de valores e de paz. Juntos, de mãos dadas com Deus, prossigamos!”, declarou.
O Partido Liberal (PL) demonstrou o desejo de que o novo papa continue o trabalho do “papa Francisco”. “É uma grande benção ter um representante de Deus entre nós outra vez”, escreveu o partido.
VEJA TAMBÉM:
- Cardeais elegem Robert Prevost como novo líder da Igreja Católica: papa Leão XIV
Governo e políticos da esquerda
O governo do presidente Lula também saudou a escolha do cardeal Robert Francis Prevost, de 69 anos, como novo pontífice. Em uma publicação na rede X, compartilhada pelo presidente Lula, o governo desejou que ele “seja guia de justiça social e promotor da paz, da redução da pobreza”.
“Habemus um novo Papa! Que ele seja guia de justiça social e promotor da paz, da redução da pobreza, do combate à fome e de um mundo mais humano. Por aqui seguimos trabalhando todos os dias para que esses objetivos também se realizem no Brasil. Habemus esperança, Habemus compromisso!”, diz a publicação.
O presidente em exercício, Geraldo Alckmin (PSB), destacou que o “anúncio que o mundo esperava finalmente aconteceu: habemus papam!”.
“Neste momento histórico, nós, brasileiros, temos o orgulho de nos unir a todos os que comungam da alegria pela eleição do Papa Leão XIV, confiando que, sob a sua liderança, a Igreja Católica Apostólica Romana haverá de perseverar em sua missão evangelizadora, inspirando paz, união e esperança a toda a humanidade.”, escreveu o vice-presidente.
O líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), desejou que “o Papa Leão XIV siga os passos de Papa Francisco, promovendo a paz, o diálogo e a justiça social para todos”.
Da mesma forma, o presidente nacional do PT, senador Humberto Costa (PT-PE), também desejou que novo papa siga os passados do seu antecessor e tenha um legado voltado para as causas sociais.
“A Igreja Católica tem uma novo Papa: Leão XIV. O cardeal Robert Francis Prevost foi o eleito a suceder o Papa Francisco. Que ele siga o legado do seu antecessor de humanismo e solidariedade, de uma Igreja inclusiva e engajada com a paz e as causas sociais”, escreveu.
VEJA TAMBÉM:
-
Milei, Putin, Macron: líderes internacionais parabenizam Leão XIV
Motta e Alcolumbre celebram escolha do novo papa
O presidente do Senado Federal e do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (União-AP), saudou a eleição de Robert Prevost, Papa Leão XIV, como novo líder da Igreja Católica. Em nota, Alcolumbre destacou que o momento simboliza renovação espiritual e representa um chamado à união entre os povos.
“Recebo com alegria e respeito a eleição de Robert Prevost, Papa Leão XIV. Que sua chegada ao pontificado seja luz para os fiéis, força para os que têm fé e esperança para todos os que acreditam em um mundo mais justo, fraterno e solidário”, afirmou o senador. Ele acrescentou que o novo capítulo da Igreja Católica deve inspirar paz, diálogo e amor ao próximo.
Já o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), ressaltou a importância do papel conciliador do novo pontífice. “Papa Leão XIV é revelado ao mundo com a missão de ampliar a conciliação e continuar o legado de Francisco, marcado pela tolerância, diálogo e pacificação. Todos nós, seguidores da fé cristã, desejamos muita sabedoria, fé e energia para o novo Pontífice”, declarou Motta.