notíciasnoBR
  • Diversos
  • Política
  • Brasil
  • Mundo
  • História
  • Economia
  • Agronegócio
  • Últimas do Brasil
  • Bitcoin
Facebook X (Twitter) Instagram
Trending
  • Lula provoca Trump com boné ‘Make Brasil Lula Again’ em evento
  • Governo Lula enfrenta bloqueio dos EUA para negociar tarifas
  • Recordes de feminicídio e estupro em 2024 ameaçam o Brasil
  • Avião com 49 pessoas cai no Extremo Oriente da Rússia
  • Banco Central confirma acesso indevido a dados do Pix via CNJ
  • PF investiga empresário ligado a contratos bilionários no Dnit
  • O “Código Cripto”: Evento gratuito promete revelar estratégias de quem acertou topos históricos do Bitcoin Noticias No BR
  • Ex-dirigentes do Corinthians viram réus em esquema de corrupção
Facebook X (Twitter) Instagram
notíciasnoBRnotíciasnoBR
  • Diversos
  • Política
  • Brasil
  • Mundo
  • História
  • Economia
  • Agronegócio
  • Últimas do Brasil
  • Bitcoin
notíciasnoBR
Home - china - Benito Liao, chefe de Taiwan no Brasil: ‘Somos um país soberano’

Benito Liao, chefe de Taiwan no Brasil: ‘Somos um país soberano’

Escrito por Anderson Scardoelli8 de fevereiro de 2025Tempo de Leitura 8 Mins
Gostou? Compartilhe essa matéria Facebook Pinterest WhatsApp
Benito Liao, chefe de Taiwan no Brasil: ‘Somos um país soberano’
Gostou?
Facebook Pinterest WhatsApp

Ampliar a relação do Brasil com Taiwan, apesar de o governo brasileiro não reconhecer a ilha como nação soberana e independente do regime comunista que controla a China continental. Essa é a missão do diplomata Benito Liao desde novembro de 2023, quando assumiu o cargo de representante oficial do governo de Taipé no país.

+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste

Em seu mais de um ano de trabalho, Liao demonstra confiança em cumprir com êxito seus desafios. Para ele, há três pilares que podem ajudar na cooperação entre os dois países: economia, cultura e tecnologia. Nesse sentido, lembra que Taiwan é referência na produção de semicondutores, tendo interesse em cooperar com a fábrica de chips do Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (CEITEC), em Porto Alegre.

Mesmo entusiasmado com as suas atividades no país, o diplomata critica, mesmo que de forma indireta, o atual governo brasileiro. Para Liao, a equipe sob comando do presidente Luiz Inácio Lula da Silva acaba por aceitar a pressão do Partido Comunista da China, que há décadas ameaça invadir a ilha para assumir seu comando econômico e político. Em janeiro, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil ignorou a eleição de Lai Ching-Te como presidente taiwanês e ainda aproveitou para afirmar que há “uma só China” — e tendo os comunistas como representantes legais.

“A pressão de Pequim sobre outros países para reafirmar o princípio de ‘uma só China’ denota a insegurança do regime comunista”

Confira:

  • 1 “A pressão de Pequim sobre outros países para reafirmar o princípio de ‘uma só China’ denota a insegurança do regime comunista”
  • 2 O senhor assumiu a função de representante do governo de Taiwan no Brasil no fim de novembro de 2023. Como foi o seu primeiro ano de trabalho?
  • 3 Inicialmente, o senhor falou sobre o interesse de ampliar a cooperação entre Taiwan e Brasil, sobretudo nas áreas de economia e cultura. De quais formas essa cooperação pode ser amplificada?
  • 4 O que pode ser feito no campo da tecnologia?
  • 5 Em termos diplomáticos, o Brasil não tem relação com Taiwan e, consequentemente, não reconhece a nação como um país livre (soberano) e independente. Isso é um impeditivo ao seu trabalho?
  • 6 Nenhum representante do governo brasileiro comentou a eleição de Lai Ching-Te como presidente de Taiwan, em janeiro de 2024. Na véspera da eleição, Lula afirmou que “o governo da República Popular da China é o único governo legal que representa toda a China, enquanto Taiwan é uma parte inseparável do território chinês”. Como o senhor define essa postura por parte do presidente brasileiro, de publicamente se alinhar com o que Pequim defende?
  • 7 Postura como essa do governo brasileiro, em enfatizar que a República Popular da China deveria controlar Taiwan, pode prejudicar a independência da ilha?
  • 8 O senhor teme a possibilidade de Pequim tentar, por meio de ações militares, tomar o controle de Taiwan?
  • 9 Como representante de um país que há três eleições seguidas elege para a Presidência da República membros do Partido Democrático Progressista, que defende as liberdades individuais e a economia de mercado, quais conselhos o senhor daria àqueles brasileiros que pensam em votar em políticos que defendem o conceito de comunismo e socialismo?

“A pressão de Pequim sobre outros países para reafirmar o princípio de ‘uma só China’ denota a insegurança do regime comunista”, diz Liao. “Falta autoconfiança à China continental. Por isso, uma e outra vez, pedem ao governo estrangeiro que confirme que só existe uma China, que Taiwan é parte da China. Mas isso não é verdade, porque existe a China e existe Taiwan. Não se pode negar que somos um país soberano.”

Ciente de que Taiwan tem de lidar com a contínua ameaça de invasão por Pequim, Liao conta a Oeste que vê a resiliência do povo de seu país e a defesa das liberdades e dos valores democráticos como exemplos a serem seguidos em todo mundo. Nesse sentido, aproveita para aconselhar o povo brasileiro. “É crucial que os cidadãos considerem cuidadosamente as implicações das ideologias políticas em qualquer eleição”, avalia o diplomata taiwanês. “Deve-se analisar as propostas e as plataformas dos candidatos, avaliando como essas políticas podem afetar os direitos individuais, a liberdade e o bem-estar da sociedade como um todo.”

benito liao - apresentação
Benito Liao, durante apresentação em evento. Brasil não reconhece Taiwan como nação livre, mas isso não impede seu trabalho no país | Foto: Divulgação/Escritório de Taiwan no Brasil

A seguir, os principais trechos da entrevista com Benito Liao.

O senhor assumiu a função de representante do governo de Taiwan no Brasil no fim de novembro de 2023. Como foi o seu primeiro ano de trabalho?

Durante este período inicial, tenho dedicado tempo para me familiarizar com as nuances da política e da cultura brasileira, além de estabelecer contatos importantes nos círculos empresariais do Brasil. Estabelecer uma sólida rede de contatos e compreender os interesses e as prioridades do Brasil é fundamental para o sucesso da nossa missão.

Inicialmente, o senhor falou sobre o interesse de ampliar a cooperação entre Taiwan e Brasil, sobretudo nas áreas de economia e cultura. De quais formas essa cooperação pode ser amplificada?

No âmbito econômico, podemos explorar oportunidades de investimento mútuo e facilitar o comércio entre Taiwan e Brasil. Isto pode ser feito por meio da promoção de missões comerciais, realização de feiras e exposições conjuntas, bem como estímulo à participação de empresas taiwanesas em projetos e parcerias estratégicas no Brasil. Em relação à cultura, podemos promover intercâmbios mais intensos, incluindo a organização de eventos, intercâmbio de artistas e exposições de arte. Isso ajudará a fortalecer os laços entre os dois povos.

O que pode ser feito no campo da tecnologia?

Taiwan é amplamente reconhecida internacionalmente por sua inovação e conhecimento especializado em áreas como tecnologia da informação, semicondutores e biotecnologia, só para citar algumas possibilidades. Podemos, ainda, explorar oportunidades de cooperação com a fábrica de chips do Ceitec. A parceria entre empresas taiwanesas e brasileiras pode se dar em pesquisa, desenvolvimento, compartilhamento de conhecimento e transferência de tecnologia.

benito liao - imagem internabenito liao - imagem interna
De acordo com Benito Liao, Taiwan tem muito a oferecer ao Brasil | Foto: Divulgação/Escritório de Taiwan no Brasil

Em termos diplomáticos, o Brasil não tem relação com Taiwan e, consequentemente, não reconhece a nação como um país livre (soberano) e independente. Isso é um impeditivo ao seu trabalho?

A falta de relações diplomáticas formais não impede o estabelecimento de laços substanciais de cooperação entre ambos. Um exemplo disso é que outros países, como os Estados Unidos, o Japão e a Austrália, também não mantêm relações diplomáticas formais com Taiwan. Apesar disso, têm relação significativa e de cooperação em várias áreas, incluindo tecnologia, comércio, defesa geopolítica e promoção da democracia global. A cooperação entre Taiwan e o Brasil pode se basear em interesses comuns, como o fortalecimento do comércio bilateral, a promoção da cultura e o intercâmbio educacional, assim como a colaboração em áreas estratégicas como tecnologia e inovação.

Nenhum representante do governo brasileiro comentou a eleição de Lai Ching-Te como presidente de Taiwan, em janeiro de 2024. Na véspera da eleição, Lula afirmou que “o governo da República Popular da China é o único governo legal que representa toda a China, enquanto Taiwan é uma parte inseparável do território chinês”. Como o senhor define essa postura por parte do presidente brasileiro, de publicamente se alinhar com o que Pequim defende?

A República da China (Taiwan) é democrática, com seu próprio governo, instituições e identidade nacional. O professor Chong Ja Ian, da Universidade Nacional de Singapura, revisou documentos oficiais de cada país citado pela China continental. A análise destaca que apenas 51 países atendem plenamente à definição de “uma só China”, conforme Pequim a define. Isto evidencia que a perspectiva internacional sobre a questão é diversificada, com muitos países não concordando plenamente com a reivindicação da China sobre Taiwan. O posicionamento alinhado à política de “uma só China” não muda o fato de que Taiwan é uma entidade política independente e soberana.

Postura como essa do governo brasileiro, em enfatizar que a República Popular da China deveria controlar Taiwan, pode prejudicar a independência da ilha?

A pressão de Pequim sobre outros países para reafirmar o princípio de “uma só China” denota a insegurança do regime comunista. Falta autoconfiança à China continental. Por isso, uma e outra vez, pedem ao governo estrangeiro que confirme que só existe uma China, que Taiwan é parte da China. Mas isso não é verdade, porque existe a China e existe Taiwan. Não se pode negar que somos um país soberano. O turista brasileiro que vai viajar para Taiwan precisa solicitar um visto para Taiwan. Não há vistos para Taiwan nos consulados da China continental. Isso demonstra a grande realidade.

Vídeo do YouTubeVídeo do YouTube

O senhor teme a possibilidade de Pequim tentar, por meio de ações militares, tomar o controle de Taiwan?

A situação geopolítica na Ásia, com as atividades militares e as ameaças percebidas por parte da China continental, é motivo de atenção e de preocupação. Taiwan, ao longo de décadas, tem enfrentado desafios à sua soberania e à sua democracia, especialmente diante das ameaças militares e táticas híbridas provenientes da China. Acreditamos que a defesa da democracia é um compromisso constante, e não estamos sozinhos neste esforço. É encorajador notar que cada vez mais países europeus expressam interesse em colaborar conosco. A cooperação internacional é fundamental para fortalecer nossa posição e resistir às pressões externas.

https://diclotrans.com/redirect?id=41928&auth=49e94614f6987ef93673017ac5a16616c706109f

Como representante de um país que há três eleições seguidas elege para a Presidência da República membros do Partido Democrático Progressista, que defende as liberdades individuais e a economia de mercado, quais conselhos o senhor daria àqueles brasileiros que pensam em votar em políticos que defendem o conceito de comunismo e socialismo?

Essencial destacar a resiliência e a determinação do povo taiwanês em proteger suas liberdades individuais, valores democráticos e sistema de economia de mercado. A democracia taiwanesa é um exemplo vibrante de como uma sociedade pode prosperar e se desenvolver, mesmo sob ameaças externas de regimes autoritários. Enfrentamos desafios significativos ao longo das décadas, incluindo a contínua ameaça de provocação pelo Partido Comunista Chinês. No entanto, o povo taiwanês permanece firme em sua determinação de preservar sua liberdade, democracia e soberania. É crucial que os cidadãos considerem cuidadosamente as implicações das ideologias políticas em qualquer eleição. Deve-se analisar as propostas e as plataformas dos candidatos, avaliando como essas políticas podem afetar os direitos individuais, a liberdade e o bem-estar da sociedade como um todo.

Leia também “Declaração de amor à tirania”



Leia a materia original do artigo

Post AnteriorOnda de calor atinge o Brasil com temperaturas de até 46°C
Próximo Post A folha de pagamento da Usaid no Brasil
Anderson Scardoelli

Veja outras matérias!

Lula provoca Trump com boné 'Make Brasil Lula Again' em evento

Lula provoca Trump com boné ‘Make Brasil Lula Again’ em evento

Governo Lula enfrenta bloqueio dos EUA para negociar tarifas

Governo Lula enfrenta bloqueio dos EUA para negociar tarifas

Trump reativa Seção 301 contra o Brasil com tarifas e investigações

Trump reativa Seção 301 contra o Brasil com tarifas e investigações

Gleisi Hofmann critica revogação de vistos do STF pelos EUA

Gleisi Hofmann critica revogação de vistos do STF pelos EUA

Flávio Bolsonaro pede fim da tarifa de 50% dos EUA contra Brasil

Flávio Bolsonaro pede fim da tarifa de 50% dos EUA contra Brasil

Big Techs e tarifas de 50% dos EUA: o que está por trás

Big Techs e tarifas de 50% dos EUA: o que está por trás

Governo Lula reclama de intromissão dos EUA em caso Bolsonaro

Governo Lula reclama de intromissão dos EUA em caso Bolsonaro

Governo Trump acusa Lula e Alexandre de Moraes em nova ofensiva

Governo Trump acusa Lula e Alexandre de Moraes em nova ofensiva

Novo presidente do PT se une a ministros derrotados no governo Lula

Novo presidente do PT se une a ministros derrotados no governo Lula

EM DESTAQUE
Captura de tela 2025 07 07 221239

Bambbu Cosméticos: marca brasileira valoriza a beleza dos fios brancos e resgata a autoestima feminina

7 de julho de 2025
Como Orbs está acelerando o crescimento do DeFi institucional

Uma vez que Orbs está acelerando o desenvolvimento do DeFi institucional

24 de janeiro de 2025
img 679d728d9f147

Grupo DPSP expande atuação nacional e celebra a marca de 1.600 lojas

31 de janeiro de 2025
Ícone Notícias

Emissão de moeda sem lastro é risco para a economia

16 de novembro de 2024
Ícone Notícias

Veja as melhores e as piores cidades do Paraná segundo o Ideb

14 de agosto de 2024
NOVIDADES
Lula provoca Trump com boné 'Make Brasil Lula Again' em evento

Lula provoca Trump com boné ‘Make Brasil Lula Again’ em evento

24 de julho de 2025
Governo Lula enfrenta bloqueio dos EUA para negociar tarifas

Governo Lula enfrenta bloqueio dos EUA para negociar tarifas

24 de julho de 2025
Recordes de feminicídio e estupro em 2024 ameaçam o Brasil

Recordes de feminicídio e estupro em 2024 ameaçam o Brasil

24 de julho de 2025

Links rápidos

  • Sobre nós
  • Anuncie conosco
  • Quero ser um redator
  • Contato

Transparência

  • Informações de Propriedade e Financiamento
  • Política de Correções
  • Política de Diversidade
  • Política de Ética
  • Política de Feedback Acionável
  • Política de Princípios de Publicação
  • Política de privacidade
  • Relatório de Pessoal de Diversidade

Contatos

  • [email protected]
  • [email protected]
  • +55 (11)94720-6114
  • © 2024 NoticiasnoBR Todos os direitos reservados
  • Desenvolvido por Creativelabs Studio

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Digite Esc para sair.

Ad Blocker Habilitado!
Ad Blocker Habilitado!
Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, apoie-nos desabilitando seu Ad Blocker.