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Home - Aviação - Aviação no Brasil registra recorde de passageiros pelo 2º mês

Aviação no Brasil registra recorde de passageiros pelo 2º mês

Escrito por Redação Oeste20 de novembro de 2024Updated:20 de novembro de 2024Tempo de Leitura 4 Mins
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Avião decola em aeroporto, aviação
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O transporte de passageiros através da aviação registrou um novo recorde em outubro, quando alcançou mais de 10,4 milhões de pessoas nos aeroportos brasileiros e marcou o segundo mês contínuo de aumento. O número representa um prolongamento de 7,8%, em relação ao mesmo mês do ano anterior.

No totalidade amontoado de 2024, o setor alheado já transportou 97,5 milhões de passageiros, tanto em voos domésticos quanto internacionais. No décimo mês do ano, mais de 8,3 milhões de pessoas viajaram em voos nacionais, o que corresponde a um aumento de 6,5%, em relação ao mesmo período de 2023.

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Para o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Fruto, o desempenho registrado no setor alheado confirma as projeções feitas no primícias de 2024. “Quando a aviação vai bem, o turismo cresce, o emprego bate recorde, o Estado arrecada mais, transformando recurso em investimento para a população”, ressaltou.

O mercado doméstico de aviação segue registrando resultados positivos em diversos indicadores. A demanda por passageiros teve subida de 11,3%, em relação ao ano anterior, enquanto a oferta de assentos cresceu 9,6% em outubro deste ano.

Ou por outra, o transporte de trouxa também acompanha o prolongamento observado no movimento de passageiros. Em outubro de 2024, foram transportadas 44,2 milénio toneladas de trouxa no mercado doméstico — um aumento de 14,8%, em confrontação com o mesmo mês de 2023. Esse volume representa o maior índice registrado desde 2015.

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No mercado internacional, os números também são recordes. Com 2,1 milhões de turistas transportados, a movimentação de passageiros em voos para o exterior atingiu o melhor desempenho histórico para o período, com um aumento superior a 11%, em relação a outubro de 2023.

O transporte de trouxa também atingiu um marco, com o volume de 82,7 milénio toneladas embarcadas em outubro. Houve prolongamento de 18,3%, em confrontação ao mesmo mês do ano anterior. Esses dados fazem segmento do relatório mensal de demanda e oferta divulgado pela Dependência Vernáculo de Aviação Social nesta quarta-feira, 20.

Vídeo do YouTube

Lula quer destinar R$ 4 bilhões ao setor da aviação

Em outubro, o governo Lula apresentou ao Congresso Vernáculo um projeto de lei que propõe o envio de R$ 4 bilhões do Fundo Vernáculo de Aviação Social (FNAC) para companhias aéreas. O texto enviado pelo Planalto esclarece que, se o socorro for legalizado, não será incluído na meta fiscal.

O Banco Vernáculo de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), sob presidência de Aloizio Mercadante, será o agente financeiro do projeto. Embora ainda não divulgado publicamente, detalhes revelam que a pronunciação da medida teve ajuda do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), além de base do base do governo.

Desde a pandemia de covid-19, as companhias aéreas enfrentam dificuldades financeiras. A Gol Linhas Aéreas, por exemplo, entrou em recuperação judicial nos Estados Unidos — medida já adotada pela Latam Airlines. O setor ainda não recuperou os níveis de passageiros de antes da pandemia.

Aviões em manobra no Aeroporto de Congonhas, em Guarulhos (SP)Aviões em manobra no Aeroporto de Congonhas, em Guarulhos (SP)
O setor de companhias aéreas foi fortemente impactado com a pandemia | Foto: Ton Molina/Fotoarena/Estadão Teor

A proposta de Lula pode ser vista porquê um artifício fiscal, pois considera o crédito de R$ 4 bilhões porquê suplementar. Dessa forma, ele será excluído da meta fiscal de 2024, que prevê um déficit de R$ 28,8 bilhões. Caso o montante proposta fosse incluído, o valor impactaria significativamente a contenção das contas públicas.

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O FNAC é constituído de taxas pagas pelos passageiros ao comprar passagens aéreas. Tradicionalmente, esses recursos eram destinados a investimentos em infraestrutura aeroportuária. Mas, uma mudança na Lei Universal do Turismo, sancionada por Lula, agora permite o uso do fundo para conceder crédito às empresas aéreas.

A modificação gera preocupação em segmentos do Congresso e do mercado, que temem que o governo do PT repita práticas fiscais do pretérito, porquê na gestão de Dilma Rousseff. O projeto ainda precisa de aprovação da Percentagem Mista de Orçamento e do plenário Congresso, mas, com base de Lira, pode enfrentar menores obstáculos.

Leia também: “Aviões movidos a mostarda”, material de Evaristo de Miranda publicada na Edição 234 da Revista Oeste



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Redação Oeste

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