É um vestuário pouco reconhecido, mas a tecnologia blockchain revolucionou a transição dos jogos Web2 para Web3, principalmente no que diz reverência à propriedade, controle, transparência e segurança de ativos no jogo. No desenvolvimento de jogos Web2, o editor ou desenvolvedor do jogo controla servidores centralizados onde os ativos e dados do jogo são armazenados. O progresso e as compras dos jogadores no jogo estão vinculados ao respectivo ecossistema, o que significa que eles não podem vender ou transferir seus ativos fora do jogo.
Os jogos Web3 permitem a verdadeira propriedade através da tecnologia blockchain, uma vez que os ativos são mantidos em um livro-razão descentralizado. Os jogadores têm mais controle sobre seus investimentos, pois podem negociar seus ativos fora do jogo.
Servidores de jogos Web2 centralizados são vulneráveis a violações de dados e hackers. As transações e o código do jogo não são transparentes, levando a problemas de crédito em relação ao tratamento de dados e à justiça. Em contraste, os dados de jogos e transações da Web3 são registrados no livro-razão público, reduzindo o risco de ataques cibernéticos e garantindo a verificabilidade das atividades dos jogos. Web3 torna a propriedade mais segura e transparente.
A possibilidade de negociar ativos na Web3 aumenta o engajamento
Os jogadores podem explorar e negociar ou usar ativos dentro do ecossistema do jogo. Eles veem valor no mundo real, levando a um maior envolvimento. Para plataformas de jogos Web3 porquê o Funtico, isso significa uma base de jogadores mais leais e ativos.
Os ativos de jogos Web3 geralmente são projetados para funcionar em jogos ou plataformas. Um jogador poderia usar um recurso de um jogo, porquê uma arma ou um personagem, em outro, construindo uma experiência coesa entre títulos e aumentando o valor do ativo. Nos jogos Web2, os ativos geralmente ficam restritos a um jogo.
Os jogadores podem negociar ativos em mercados abertos e monetizar suas contribuições ou habilidades de jogo, fornecendo serviços a outros jogadores ou criando teor no jogo.
Na Web2, o desenvolvedor normalmente controla os ativos, que são perdidos se o jogo for encerrado. Os jogadores da Web3 permanecem engajados enquanto seus ativos permanecem com eles, garantindo propriedade segura e transferível. Isso marca uma mudança de poder transformador dos desenvolvedores de jogos para os jogadores.
Maximizando o potencial dos ativos de propriedade dos jogadores
Existem muitos casos de uso interessantes de ativos de jogos de propriedade dos jogadores. Os jogadores compram itens e ativos do jogo no mercado Funtico em um processo que visa fundir a conveniência da Web2 e a propriedade da Web3. Em jogos porquê Lucky Funatic, os jogadores podem lucrar ativos digitais e NFTs porquê recompensa por conquistas e marcos. Esses ativos também podem servir porquê ingressos para participar de torneios de apostas altas, onde os jogadores competem por prêmios em moeda e outras recompensas. Um personagem ou item NFT vasqueiro adquirido em um jogo pode ser transferível ou utilizável em outros jogos dentro do Entertainment Hub do Funtico, permitindo aos jogadores aproveitar seus ativos em vários contextos e aumentar o valor dos ativos.
Certos ativos podem desbloquear conteúdos ou recursos exclusivos. Por exemplo, possuir um NFT específico pode conceder a jogadores específicos chegada a modos de jogo, áreas ou eventos especiais que não estão disponíveis para jogadores comuns.
As recompensas de gamificação e o jogo sem fronteiras são aspectos valiosos dos jogos, mas não oferecem a mesma profundidade de controle do jogador, autonomia e potencial para benefícios de longo prazo que a propriedade direta de ativos. As recompensas da gamificação normalmente consistem em pontos, distintivos ou bens virtuais que existem dentro do ecossistema de um jogo, mas não têm valor no mundo real fora dele. Eles permanecem vinculados ao jogo ou plataforma e os jogadores não têm controle totalidade sobre eles. Por outro lado, a propriedade totalidade dos ativos na Web3 significa que os jogadores têm propriedade verificável e transferível dos itens do jogo.
O jogo sem fronteiras permite que os jogadores participem de jogos de qualquer lugar do mundo, o que não necessariamente agrega valor fora do jogo específico. A verdadeira propriedade de ativos no Web3 pode trazer utilidade multiplataforma, onde itens digitais, personagens ou moeda são usados em jogos ou plataformas, permitindo que os jogadores se beneficiem financeiramente de seus investimentos no jogo.
Os desenvolvedores de jogos tradicionais podem revogar, redefinir ou modificar recompensas e pontos a qualquer momento. A tecnologia Blockchain torna a propriedade da Web3 inalterável. Os proprietários devem consentir com quaisquer alterações ou exclusões de ativos blockchain, fornecendo-lhes um registro de ativos confiável e permanente.
Os ativos de propriedade dos jogadores na Web3 geralmente vêm com direitos de governança em jogos descentralizados, permitindo que os jogadores votem em modificações, regras ou decisões de desenvolvimento do jogo. Isto cria um sentimento de empoderamento e propriedade da comunidade, onde os jogadores sentem que não são somente consumidores, mas também contribuem para a evolução do jogo. As recompensas da gamificação por si só não proporcionam aos jogadores nascente nível de influência, pois tendem a limitar-se a melhorar o envolvimento no jogo, em vez de capacitar os jogadores com direitos de governação.
O horizonte dos jogos Web3 e propriedade de ativos
À medida que os jogos Web3 se tornam mais populares, os ativos digitais têm potencial de valorização. Assim porquê os ativos raros ou de edição limitada se tornam mais valiosos ao longo do tempo nos mercados físicos, o valor dos ativos da Web3 pode aumentar à medida que a procura aumenta, principalmente se a popularidade de um jogo ou plataforma aumentar.
Com a propriedade de ativos, os jogadores podem até formar negócios em torno de seus ativos no jogo. Na Web3, os jogadores podem alugar ou emprestar ativos a terceiros. Por exemplo, os jogadores que possuem ativos caros ou raros podem emprestá-los mediante o pagamento de uma taxa, permitindo que outros os utilizem temporariamente em jogos competitivos ou colaborativos.