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Home - Mundo - As empresas que abandonaram a agenda woke

As empresas que abandonaram a agenda woke

Escrito por Letícia Alves14 de janeiro de 2025Updated:14 de janeiro de 2025Tempo de Leitura 4 Mins
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As empresas que abandonaram a agenda woke
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Meta, Amazon, Walmart, Target, Bud Light, Jack Daniel’s, Jon Deere, Tractor Supply e Harley-Davidson: essas são algumas empresas que estão abandonando a agenda acordou em diretrizes internas e em campanhas publicitárias.

A “volta às origens” tem sucedido paulatinamente desde 2021, mas se intensificou no ano pretérito, desde a campanha do republicano Donald Trump para a Presidência dos Estados Unidos.

Leia também: “O declínio da agenda woke”

Depois de sofrerem boicotes ou enfrentarem prejuízos bilionários por justificação de políticas de “inclusão”, várias companhias voltaram a investir em valores tradicionais e estratégias de negócios que funcionam.

Término da agenda acordou: veja as principais companhias que largaram a militância

meta

No último dia 7, o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, informou que a empresa encerraria a plataforma de checagem de fatos e mudaria os critérios para a moderação das publicações de conteúdos sobre política e cultura.

O pregão ocorreu depois de Zuckerberg já ter sinalizado aproximação com Trump – depois da vitória eleitoral, o CEO da Meta jantou na residência do político ao lado de outros empresários, porquê Elon Musk, proprietário do Twitter/X, e Jeff Bezos, da Amazon.

Leia mais: “Meta diz à AGU que pretende expandir término da checagem a outros países“

Em 2 de janeiro, a Meta fez mudanças estratégicas ao substituir o britânico Nick Clegg por Joel Kaplan, um republicano desempenado a Trump, porquê presidente de assuntos globais. Outrossim, Dana White, presidente do UFC, foi nomeado para o parecer diretor.

As alterações podem valer mais liberdade para os usuários do Facebook, do Instagram e do WhatsApp.

Amazônia

Já a Amazon, gigante global de negócio eletrônico, encerrou programas de inconstância e inclusão. Em memorando, Candi Castleberry, vice-presidente de experiências inclusivas e tecnologia da Amazon, disse que a empresa acabaria com as diretrizes desatualizadas.

Vídeo do YouTube

“Em vez de ter grupos individuais que criam programas, estamos nos concentrando em programas com resultados comprovados — e também pretendemos promover uma cultura mais verdadeiramente inclusiva”, diz o texto.

Além de jantar com Trump depois da sua vitória,  Bezos doou US$ 1 milhão para sua posse, em janeiro.

McDonald’s

O McDonald’s anunciou, no dia 6 de janeiro, o término de algumas de suas metas de inconstância nos Estados Unidos. A empresa encerrará o programa que incentivava fornecedores a promoverem treinamentos de inconstância e aumentarem a presença de minorias nas posições de comando.

Também suspenderá sua participação em pesquisas externas, incluindo aquelas relacionadas à inclusão de funcionários LGBT.

Varejistas Walmart e Target

AlvoAlvo
Em 2023, Target vendeu prodtos infantis LGBTQ+ | Foto: reprodução/Instagram

A Walmart aboliu políticas de tratamento prioritário a fornecedores com base em raça e gênero, além de parar de vender itens “transgêneros” para menores de idade, porquê cintas peitorais para esconder seios.

Leia também: “Varejista faz campanha LGBTQ+ infantil e perde US$ 9 bilhões“

Já a Target interrompeu iniciativas porquê o uso de banheiros e provadores de entendimento com a identidade de gênero.

Empresas de maquinários agrícolas

A John Deere encerrou treinamentos que vinculavam racismo ao capitalismo e práticas relacionadas ao uso de pronomes preferenciais.

Já a Tractor Supply eliminou todos os seus programas de inconstância, isenção e inclusão (DEI) e o suporte a ações contra o aquecimento global.

Harley Davidson

A operário de motocicletas parou de financiar paradas LGBT e desfiles “pró-diversidade”.

Bud Light e Jack Daniel’s

O setor de bebidas também revisou suas políticas. A Jack Daniel’s deixou de participar do sistema de pontuação da Human Rights Campaign.

Botão de luzBotão de luz
Em 2023, o influenciador trans Dylan Mulvaney fez propaganda para a Bud Light nas redes sociais | Foto: Reprodução/Instagram

A Bud Light tenta reconectar-se com seu público tradicional depois de suportar boicotes por justificação de mercantil com o influenciador transgenero Dylan Mulvaney. A ação gerou prejuízo de mais de US$ 1 bilhão para a marca.

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