Agricultores familiares de dois municípios da Região Sul do Espírito Santo foram os beneficiados com a mais recente entrega de mudas do projeto Arranjos Produtivos, realizado pela Assembleia Legislativa (Ales), por meio da Casa dos Municípios. Os encontros, realizados na última sexta-feira (14), aconteceram em Guaçuí e Muniz Freire. No total, os dois municípios receberão cerca de 200 mil mudas.
O primeiro dos dois encontros aconteceu no período da manhã, em Guaçuí, onde foram beneficiados 85 agricultores familiares cadastrados no projeto. Foram entregues 30 mil mudas de café arábica e duas mil mudas de maracujá. Até março, a previsão é que sejam entregues 86 mil mudas em Guaçuí.
A cerimônia de entrega em Muniz Freire aconteceu durante a tarde, mas o município já teve outras distribuições. No total, serão mais de 120 mil mudas entregues a produtores cadastrados: 70 mil de café arábica, 50 mil de café conilon e 4 mil de maracujá.
“A principal característica da região, por exemplo em Guaçuí, é a questão de altitude. Uma área boa de Muniz Freire também tem altitude, então nós vamos trabalhar as mudas de café arábica, essas mudas são da variedade Arara, propícia para a região”, explicou Douglas Gasparetto, coordenador técnico do projeto Arranjos Produtivos.
O presidente da Ales, deputado Marcelo Santos (União), reforçou a importância do projeto ao fomentar a diversificação da produção.
“O principal ativo que nós contribuímos para o homem e para a mulher do campo é o conhecimento. Esse conhecimento vai fazer com que eles se aprimorem ainda mais. Outro foco do nosso programa é a diversificação da produção, para que o agricultor não fique dependente de uma única cultura”, destacou o presidente.
A agricultora Alcides Nunes Moreira, representante de uma associação rural de Guaçuí, valorizou a entrega e destacou a importância de diversificar o plantio com mais de uma cultura.
“Está ajudando muito, porque através do projeto a gente tem condições de diversificar o plantio. Antes a gente até tentava, mas não tinha comércio para essa produção. O projeto nos ofereceu início, meio e fim. Nós estamos seguros com o investimento. Eu estou fazendo o plantio de maracujá e estou muito tranquila, feliz da vida, porque são mudas que a gente não tinha acesso. Mudas boas, de qualidade. É a primeira vez que eu mexo com o maracujá”, disse a agricultora.
A secretária da Casa dos Municípios, Joelma Costalonga, destacou o trabalho em conjunto feito pelo projeto para auxiliar os agricultores familiares.
“Nós estamos muito felizes, a comunidade está feliz, os agricultores estão muito felizes, porque é um dia de entrega. Nós estamos entregando aqui mudas de café e maracujá. Agora os agricultores vão para o campo, vão plantar, os nossos técnicos têm ainda muito mais trabalho. Além dos técnicos, tem a consultoria que vem ajudar a organizar as associações”, explicou a secretária.
Os prefeitos de Guaçuí, Vagner Rodrigues (PP), e de Muniz Freire, Dito Silva (PSB), também participaram das cerimônias nesta sexta-feira.
Apoio à agricultura familiar
O projeto Arranjos Produtivos é realizado pela Casa dos Municípios da Ales, em parceria com o governo do Estado e apoio das prefeituras.
Com entrega de mudas e equipamentos, o projeto já contemplou mais de 26 mil agricultores familiares. Atendendo inicialmente 20 municípios, em sua nova fase, o Arranjos Produtivos terá um alcance maior: 27 cidades capixabas. A expansão foi uma das novidades anunciadas nessa quinta-feira (13), durante encontro para o lançamento do segundo ciclo da iniciativa.
Já foram entregues, por exemplo, mudas de café, uva, cacau, aroeira, pupunha, acerola e maracujá. Além das mudas, os agricultores familiares também recebem orientações técnicas de representantes do projeto diretamente nas plantações, para que o plantio, cultivo e colheita aconteçam da melhor forma.