A Apple trabalhou de forma sigilosa com a fabricante chinesa BYD durante vários anos, como parte de um projeto de carro elétrico que foi descontinuado no início de 2024, relata o jornal O Estado de S. Paulo.
O objetivo dessa parceria era desenvolver baterias de alta durabilidade, que mais tarde serviram de base para tecnologias atualmente em uso, segundo fontes que acompanharam o processo.
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Essa colaboração começou por volta de 2017, com ambas as empresas focadas no desenvolvimento de um sistema de baterias de fosfato de ferro e lítio (LFP), projeto mantido em absoluto sigilo.
Pessoas envolvidas no trabalho, que pediram anonimato por não poderem discutir publicamente o assunto, revelaram que essa tecnologia foi criada para oferecer maior segurança e autonomia em comparação com as baterias de veículos elétricos disponíveis na época.
Mesmo que a Apple não possua direitos sobre as baterias Blade da BYD, essa cooperação ilustra até onde a gigante de tecnologia foi para tentar lançar um carro próprio.
A Apple investiu aproximadamente US$ 1 bilhão (cerca de R$ 5,69 bilhões) por ano ao longo da última década nesse projeto, que era considerado uma das maiores apostas da empresa, até ser abandonado em fevereiro, diz o jornal.
A tecnologia que a Apple estava desenvolvendo com a BYD foi moldada especificamente para o veículo que a empresa planejava lançar, afirmam fontes ligadas ao processo.
Como parte desse esforço secreto, prossegue o Estadão, os engenheiros da Apple trouxeram seu conhecimento em baterias avançadas e gerenciamento térmico. Enquanto isso, a BYD aplicou seu know-how em fabricação e inovação com as células LFP.
Nenhuma das empresas quis comentar sobre a colaboração. No entanto, a BYD afirmou em uma nota que “a ideia da bateria Blade foi uma criação interna de seus engenheiros, desenvolvida independentemente. A BYD detém todos os direitos de propriedade intelectual sobre a bateria Blade.”
Alterações para aumento de autonomia
Atualmente, todos os modelos da BYD utilizam o sistema de baterias Blade, cuja concepção foi influenciada pelos aprendizados adquiridos durante essa colaboração secreta com a Apple, de acordo com pessoas envolvidas.
Essa parceria foi iniciada cerca de dez anos atrás, quando a Apple buscava inovações fundamentais para seu projeto de veículo.
Na época, os engenheiros da BYD apresentaram versões preliminares da bateria Blade para os executivos da Apple, que ficaram impressionados com a segurança e a capacidade de armazenamento de energia. Posteriormente, a Apple solicitou alterações que aumentassem a autonomia para o carro elétrico que estava em desenvolvimento.