notíciasnoBR
  • Diversos
  • Política
  • Brasil
  • Mundo
  • História
  • Economia
  • Agronegócio
  • Últimas do Brasil
  • Bitcoin
Facebook X (Twitter) Instagram
Trending
  • Trump exige investigação contra Obama por suposta fraude eleitoral
  • Conflitos no STF e pedidos a advogados de Bolsonaro em destaque
  • Suplente de Alcolumbre é alvo da PF por fraude no Amapá
  • MEC compra apenas livros de Português e Matemática para escolas públicas
  • Fux diverge e não referenda medidas a Bolsonaro no STF
  • Pior que não declarar é comprar Bitcoin com P2P dessa forma, alerta Ana Paula Rabello Noticias No BR
  • Inmet alerta para geada no Sul e Sudeste nesta terça-feira
  • PF conclui perícia em pen drive na casa de Bolsonaro: irrelevante
Facebook X (Twitter) Instagram
notíciasnoBRnotíciasnoBR
  • Diversos
  • Política
  • Brasil
  • Mundo
  • História
  • Economia
  • Agronegócio
  • Últimas do Brasil
  • Bitcoin
notíciasnoBR
Home - Diversos - A ponte e o investimento em infraestrutura

A ponte e o investimento em infraestrutura

Escrito por Marcio Antonio Campos3 de janeiro de 2025Updated:4 de janeiro de 2025Tempo de Leitura 5 Mins
Gostou? Compartilhe essa matéria Facebook Pinterest WhatsApp
a ponte e o investimento em infraestrutura
Gostou?
Facebook Pinterest WhatsApp

Nem mesmo o mais empedernido estatista, no governo Lula ou fora dele, haverá de negar que, hoje, o Estado brasílio não tem a menor quesito de governar muito a infraestrutura de transporte, mantendo-a e expandindo-a. Caso alguém ainda tivesse dúvidas a saudação do ponto, as imagens da Ponte Juscelino Kubitschek, na BR-226, entre o Maranhão e o Tocantins, deveriam servir porquê argumento definitivo. Segmento da estrutura sobre o Rio Tocantins desabou em 22 de dezembro, deixando mortos e desaparecidos; caminhões que passavam pela ponte na hora do desabamento carregavam produtos tóxicos, contaminando o rio.

Ainda que algumas tragédias sejam imprevisíveis, e que rodovias entregues a concessionárias não estejam imunes a catástrofes (porquê o deslizamento de terreno na BR-376, entre Paraná e Santa Catarina, em novembro de 2022), o caso da Ponte Juscelino Kubitschek não é uma anomalia, nem deve ser descartado porquê mera evidência anedótica. O Departamento Pátrio de Infraestrutura de Transportes (Dnit) estava cônscio dos riscos à ponte desde 2019, mas só em 2024 o governo federalista promoveu uma licitação para a reforma, sem que nenhuma das empresas participantes saísse vencedora, por descumprimento das exigências do torneio. O jornal Folha de S.Paulo apurou que uma em cada oito pontes em estradas geridas pela União está em situação idêntica ou pior que a Juscelino Kubitschek. A estrutura sobre o Rio Tocantins estava na categoria 2 (“ruim”) na graduação do Dnit, mesma situação de quase 600 outras pontes Brasil afora; na categoria 1 (“crítico”) há 130 pontes, o duplo do número de pontes classificadas na categoria 5 (“ótimo”).

Uma infraestrutura defasada de transporte é mortal para o setor produtivo, que se torna menos competitivo

Diante dessa veras, a escolha entre martelar na gestão estatal de estradas, ferrovias, portos e aeroportos, ou recorrer a programas de concessões para que a inciativa privada possa investir em infraestrutura, também não exige reflexão tão demorada, pois a resposta é evidente para governos de qualquer coloração ideológica que tenham um mínimo de sensatez. A única diferença é o roupa de alguns governantes estarem convictos do papel do setor privado no desenvolvimento do país, enquanto outros recorrem às concessões por puro pragmatismo, quase contra a vontade – é o caso clássico do petismo.

Em novembro de 2024, o ministro dos Transportes, Renan Fruto, afirmou que o programa de concessões do governo Lula era mais ávido que o levado a cabo na gestão anterior, de Jair Bolsonaro, com {{aqui}} de Freitas primeiro do Ministério da Infraestrutura. Isso não quer expor, no entanto, que o petismo tenha despovoado o ranço estatista; significa exclusivamente que a veras está batendo à porta com ainda mais força. Ou por outra, em termos de metas, o papel aceita tudo; no mundo real, porquê apurou o jornal O Mundo, dos 35 leilões de rodovias que o governo se propôs a realizar até 2026, exclusivamente nove foram feitos nesta primeira metade de procuração.

É verdade que Bolsonaro e Tarcísio realizaram seis leilões rodoviários em quatro anos, três a menos que nestes dois primeiros anos de Lula 3, e que os investimentos de R$ 81 bilhões previstos nas nove concessões leiloadas em 2023 e 2024 superam o montante da gestão anterior, mas também é preciso ponderar os retrocessos em outros modais e os obstáculos que o próprio governo está colocando à expansão da presença privada no setor de infraestrutura. A privatização do Porto de Santos, por exemplo, foi enterrada; e um projecto que prevê a retomada de trilhos concedidos e abandonados, mediante pagamento de indenização por secção das concessionárias, ainda está em elaboração, e sem definição sobre o sorte desses milhares de quilômetros de trilhos. Em outros casos, o empecilho vem do Judiciário, porquê no caso da Ferrogrão, cuja construção está suspensa pelo STF por razão de uma minuciosidade.

A política econômica do governo também joga contra uma participação maior do setor privado. A gastança sem término e a irresponsabilidade fiscal de Lula, com seus efeitos inflacionários, forçaram o Banco Mediano a atuar com a única instrumento à disposição da domínio monetária para manter o valor da moeda, o aumento dos juros. Com isso, os investimentos ficam prejudicados pelo encarecimento dos financiamentos e porque quem tem recursos tende a buscar retornos mais fáceis no mercado financeiro, em vez de empregá-lo em atividades porquê obras de infraestrutura.

Uma infraestrutura defasada de transporte é mortal para o setor produtivo, que se torna menos competitivo. O Brasil já acumula três décadas de experiência em concessões: há um bom número de exemplos de sucesso, e também de equívocos que afastaram players de oportunidades que poderiam ser muito mais atrativas. Conseguir que o país invista anualmente 4% do PIB em infraestrutura, a porcentagem necessária para tirar nosso detido logístico, é tarefa hercúlea; o Brasil tem quadros técnicos capazes de traçar modelos inteligentes para atrair investimentos em todos os modais, mas precisa que o poder público abrace com crença a participação da iniciativa privada e proporcione segurança jurídica e econômica para a atração de investimentos.

leia o artigo original em www.gazetadopovo.com.br

Post AnteriorPepe Coin tem previsão de atingir US$ 0,000028 até 8 de janeiro de 2025
Próximo Post falas sobre política externa podem ocasionar estragos em 2025
Marcio Antonio Campos

Veja outras matérias!

Captura de tela 2025 07 07 221239

Bambbu Cosméticos: marca brasileira valoriza a beleza dos fios brancos e resgata a autoestima feminina

OS2 comunicacao

Construtora abre mais de 40 vagas de emprego em Sorocaba

As Melhores Formas de Terminar o Ensino Médio e Conquistar Seu Diploma

As Melhores Formas de Terminar o Ensino Médio e Conquistar Seu Diploma

Top 10 Filmes Brasileiros do Cinema Mudo

Top 10 Filmes Brasileiros do Cinema Mudo

História do Jazz - Origem, Influencias e Legado

História do Jazz – Origem, Influencias e Legado

Lula e a economia: fatos, desinformações e desafios atuais

Lula e a economia: fatos, desinformações e desafios atuais

Polêmica: Ministro Barroso participa de jantar com empresários e gera críticas

Polêmica: Ministro Barroso participa de jantar com empresários e gera críticas

Ícone de Busca

Bets e a responsabilidade jurídica dos influenciadores Noticias No BR

Ícone de Busca

Lula quer importar censura chinesa Noticias No BR

EM DESTAQUE
Captura de tela 2025 07 07 221239

Bambbu Cosméticos: marca brasileira valoriza a beleza dos fios brancos e resgata a autoestima feminina

7 de julho de 2025
Como Orbs está acelerando o crescimento do DeFi institucional

Uma vez que Orbs está acelerando o desenvolvimento do DeFi institucional

24 de janeiro de 2025
Ícone Notícias

Veja as melhores e as piores cidades do Paraná segundo o Ideb

14 de agosto de 2024
Produtores recebem incentivo para cultivo protegido do tomate no RJ

Produtores recebem incentivo para cultivo protegido do tomate no RJ

31 de janeiro de 2025
Lúcio Vaz

Emendas de parlamentares somaram R$ 31 bilhões em 2024

9 de janeiro de 2025
NOVIDADES
Trump exige investigação contra Obama por suposta fraude eleitoral

Trump exige investigação contra Obama por suposta fraude eleitoral

22 de julho de 2025
Conflitos no STF e pedidos a advogados de Bolsonaro em destaque

Conflitos no STF e pedidos a advogados de Bolsonaro em destaque

22 de julho de 2025
Suplente de Alcolumbre é alvo da PF por fraude no Amapá

Suplente de Alcolumbre é alvo da PF por fraude no Amapá

22 de julho de 2025

Links rápidos

  • Sobre nós
  • Anuncie conosco
  • Quero ser um redator
  • Contato

Transparência

  • Informações de Propriedade e Financiamento
  • Política de Correções
  • Política de Diversidade
  • Política de Ética
  • Política de Feedback Acionável
  • Política de Princípios de Publicação
  • Política de privacidade
  • Relatório de Pessoal de Diversidade

Contatos

  • [email protected]
  • [email protected]
  • +55 (11)94720-6114
  • © 2024 NoticiasnoBR Todos os direitos reservados
  • Desenvolvido por Creativelabs Studio

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Digite Esc para sair.

Ad Blocker Habilitado!
Ad Blocker Habilitado!
Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, apoie-nos desabilitando seu Ad Blocker.