notíciasnoBR
  • Diversos
  • Política
  • Brasil
  • Mundo
  • História
  • Economia
  • Agronegócio
  • Últimas do Brasil
  • Bitcoin
Facebook X (Twitter) Instagram
Trending
  • Macron fica sem primeiro-ministro pela 6ª vez na França
  • Assista ao programa Esporte sem Firula de 8/9/2025
  • Manifestação de 7 de Setembro reforça apoio à Bolsonaro no Brasil
  • Esquerda ganha eleições e desafia Milei em Buenos Aires
  • Secretário do Rio ofende bolsonaristas e apaga posts
  • O futuro do agronegócio é digital: tokens, blockchain e cripta no campo Noticias No BR
  • Como o agronegócio bancou a independência do Brasil
  • Governadores e Michelle Bolsonaro na manifestação da Paulista
Facebook X (Twitter) Instagram
notíciasnoBRnotíciasnoBR
  • Diversos
  • Política
  • Brasil
  • Mundo
  • História
  • Economia
  • Agronegócio
  • Últimas do Brasil
  • Bitcoin
notíciasnoBR
Home - Diversos - A história do responsável do primeiro best-seller sobre dieta

A história do responsável do primeiro best-seller sobre dieta

Escrito por Editora Gazeta do Povo S/A22 de dezembro de 2024Updated:22 de dezembro de 2024Tempo de Leitura 6 Mins
Gostou? Compartilhe essa matéria Facebook Pinterest WhatsApp
Ícone de Busca
Gostou?
Facebook Pinterest WhatsApp

Em seu aclamado livro “Outlive: A Arte e a Ciência de Viver Mais e Melhor” (editora Intrínseca), o oncologista americano Peter Attia — um dos maiores especialistas do mundo em longevidade — defende a ideia de que a medicina ainda segue um protótipo ultrapassado. E propõe uma estratégia mais personalizada e proativa, marcada por medidas a serem tomadas muito antes dos primeiros sintomas.

Espécie de manifesto pessoal do responsável, que passou a se destinar ao ponto depois desvendar uma doença cardiovascular, a obra também recorre a exemplos históricos para mostrar práticas saudáveis que ainda fazem sentido.

Uma vez que o de Alvise Cornaro, um empresário veneziano do século XVI que, com um regime nutrir relativamente rigoroso, conseguiu prolongar sua vida com boa saúde até os 80 anos. Leia no trecho a seguir.

A primeira pessoa a efetivamente colocar em prática a teoria de consumir menos, de forma rigorosa e documentada, não foi um helênico idoso nem um investigador moderno, mas um empresário veneziano do século XVI chamado Alvise Cornaro.

Um incorporador imobiliário que começou do zero e ficou extremamente rico drenando pântanos e transformando-os em terras produtivas, Cornaro (cujos amigos chamavam de “Luigi”) tinha uma bela e jovem esposa e uma morada de campo nos periferia de Veneza com seu próprio teatro. Ele adorava dar festas.

Mas, ao se aproximar dos 40 anos, começou a padecer de “uma série de enfermidades”, uma vez que ele mesmo escreveu — dor de estômago, lucro de peso e sede contínua, um sintoma clássico de pré-diabetes. A desculpa era óbvia: banquetes demais.

A tratamento era também óbvia: findar com as refeições e festanças opulentas, aconselharam os médicos. Luigi não queria terebrar mão do seu estilo de vida ostentoso. Mas, à medida que os sintomas foram piorando, ele percebeu que precisava fazer uma severa correção de curso, caso contrário não veria a filha crescer.

Reunindo toda a sua força de vontade, ele adotou uma dieta espartana que consistia em tapume de 350 gramas de comida por dia, geralmente na forma de qualquer tipo de ensopado à base de frango. Era nutritivo, mas não satisfazia muito. “[Eu] constantemente me levanto da mesa com vontade de comer e beber mais”, escreveu ele mais tarde.

Depois de um ano nesse regime, a saúde de Cornaro melhorou drasticamente. Uma vez que ele mesmo registrou: “Eu me vi (…) inteiramente livre de todas as minhas queixas.”

Ele manteve a dieta, e, quando chegou aos 80 anos, estava tão feliz por ter vivido tanto, com tão boa saúde, que se sentiu empurrado a compartilhar o sigilo com o mundo. Portanto, escreveu um relato autobiográfico intitulado “Tratado da vida sóbria” — ainda que definitivamente não fosse um exposição de abstêmio, pois ele acompanhava o seu ensopado da longevidade com duas generosas taças de vinho todos os dias.

As prescrições de Cornaro sobreviveram por muito tempo depois de sua morte, em 1565. Nos séculos seguintes, o livro foi reimpresso em vários idiomas, elogiado por Benjamin Franklin, Thomas Edison e outros luminares, tornando-se talvez o primeiro livro de dieta da História a se tornar um best-seller.

Mas foi somente em meados do século XX que os cientistas começaram a colocar rigorosamente à prova a teoria de que consumir menos pode prolongar a vida de uma pessoa (ou, pelo menos, a vida de animais de laboratório).

Não estamos falando de inscrever animais no Vigilantes do Peso. A restrição calórica (RC) sem fome é um método experimental preciso em que um grupo de animais (controle) é mantido ad libitum, o que significa que eles comem o quanto quiserem, enquanto o grupo ou grupos de teste recebem uma dieta semelhante contendo todos os nutrientes necessários, mas com 25% ou 30% menos calorias totais (aproximadamente).

Os animais em dieta restritiva são portanto comparados com os do grupo de controle. Os resultados têm sido notavelmente consistentes.

https://diclotrans.com/redirect?id=41928&auth=49e94614f6987ef93673017ac5a16616c706109f

Segundo estudos que datam da dez de 1930, limitar a ingestão calórica pode aumentar a vida útil de camundongos ou ratos em um tanto em torno de 15% a 45%, dependendo da idade em que tem início a dieta e do proporção de restrição.

Não só isso, uma vez que os animais subalimentados também parecem ser visivelmente mais saudáveis para a idade que têm, desenvolvendo menos tumores espontâneos do que os camundongos alimentados normalmente.

A RC parece melhorar tanto a expectativa de vida quanto o healthspan [o tempo de vida saudável das pessoas]. Alguém poderia pensar que a lazeira não é zero saudável, mas, na verdade, os cientistas descobriram que quanto menos alimentavam os animais, mais eles viviam. Esses efeitos parecem estar, até visível ponto, associados à dosagem, quase uma vez que o que ocorre com um medicamento.

O impacto da RC na longevidade parece praticamente universal. Inúmeros laboratórios descobriram que restringir a ingestão calórica aumenta a expectativa de vida não somente em ratos e camundongos (as cobaias mais comuns), mas também em leveduras, vermes, moscas, peixes, hamsters, cães e até, inusitadamente, aranhas.

Foi constatado que a RC aumenta a vida útil em quase todos os organismos-modelo em que foi testada, com a curiosa exceção das moscas domésticas. Parece que, em universal, os animais subalimentados se tornam mais resistentes e aptos a sobreviver, pelo menos em um envolvente controlado e livre de germes uma vez que um laboratório.

No entanto, isso não significa que eu recomendo a restrição calórica radical uma vez que tática para meus pacientes. Por um lado, a eficiência da RC permanece em questão fora do laboratório; animais magros demais podem ser mais suscetíveis à morte por infecção ou baixas temperaturas.

E se, por um lado, consumir um pouco menos funcionou muito para Luigi Cornaro, assim uma vez que para alguns dos meus pacientes, para a maioria das pessoas é difícil, se não impossível, manter uma restrição calórica severa no longo prazo.

Outrossim, não há evidências de que a RC extrema realmente maximize a função da longevidade em um organização tão multíplice uma vez que o do ser humano, que vive em um envolvente com maior proporção de variação do que os animais citados.

Apesar de parecer provável que ela reduza o risco de sucumbir a pelo menos alguns dos cavaleiros, parece também provável que o aumento na taxa de mortalidade devido a infecções, traumas e fragilidade ofusque esses ganhos.

O verdadeiro valor da pesquisa sobre a restrição calórica está nos insights que ela proporcionou para nossa compreensão do processo de envelhecimento em si.

leia o artigo original em www.gazetadopovo.com.br

Post AnteriorCriptomoedas superam investimentos tradicionais, aponta estudo da ANBIMA
Próximo Post Capitão Tsubasa Daily Combo – 22 de dezembro de 2024
Editora Gazeta do Povo S/A

Veja outras matérias!

Captura de tela 2025 08 31 170141

Descubra Como Chegar a Caraíva com Conforto e Segurança

Captura de tela 2025 07 07 221239

Bambbu Cosméticos: marca brasileira valoriza a beleza dos fios brancos e resgata a autoestima feminina

OS2 comunicacao

Construtora abre mais de 40 vagas de emprego em Sorocaba

As Melhores Formas de Terminar o Ensino Médio e Conquistar Seu Diploma

As Melhores Formas de Terminar o Ensino Médio e Conquistar Seu Diploma

Top 10 Filmes Brasileiros do Cinema Mudo

Top 10 Filmes Brasileiros do Cinema Mudo

História do Jazz - Origem, Influencias e Legado

História do Jazz – Origem, Influencias e Legado

Lula e a economia: fatos, desinformações e desafios atuais

Lula e a economia: fatos, desinformações e desafios atuais

Polêmica: Ministro Barroso participa de jantar com empresários e gera críticas

Polêmica: Ministro Barroso participa de jantar com empresários e gera críticas

Ícone de Busca

Bets e a responsabilidade jurídica dos influenciadores Noticias No BR

EM DESTAQUE
Análise do Ledger Flex – A carteira criptografada com tela sensível ao toque da Ledger vale a pena?

Estudo do Ledger Flex – A carteira criptografada com tela sensível ao toque da Ledger vale a pena?

7 de novembro de 2024
Tecnologias emergentes transformam politica

Tecnologias emergentes transformam política, economia e sociedade no Brasil

9 de agosto de 2025
Conflito em Israel: uma análise sobre proteção, política e internationalismo

Conflito em Israel: uma análise sobre proteção, política e internationalismo

19 de junho de 2025
Política de Musk e Trump revela conflitos na direita conservadora

Política de Musk e Trump revela conflitos na direita conservadora

7 de junho de 2025
Populismo: O Discurso que Conquista

Populismo: O Discurso que Conquista

3 de março de 2025
NOVIDADES
Macron fica sem primeiro-ministro pela 6ª vez na França

Macron fica sem primeiro-ministro pela 6ª vez na França

8 de setembro de 2025
Assista ao programa Esporte sem Firula de 8/9/2025

Assista ao programa Esporte sem Firula de 8/9/2025

8 de setembro de 2025
Manifestação de 7 de Setembro reforça apoio à Bolsonaro no Brasil

Manifestação de 7 de Setembro reforça apoio à Bolsonaro no Brasil

8 de setembro de 2025

Links rápidos

  • Sobre nós
  • Anuncie conosco
  • Quero ser um redator
  • Contato

Transparência

  • Informações de Propriedade e Financiamento
  • Política de Correções
  • Política de Diversidade
  • Política de Ética
  • Política de Feedback Acionável
  • Política de Princípios de Publicação
  • Política de privacidade
  • Relatório de Pessoal de Diversidade

Contatos

  • [email protected]
  • [email protected]
  • +55 (11)94720-6114
  • © 2024 NoticiasnoBR Todos os direitos reservados
  • Desenvolvido por Creativelabs Studio

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Digite Esc para sair.

Ad Blocker Habilitado!
Ad Blocker Habilitado!
Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, apoie-nos desabilitando seu Ad Blocker.