notíciasnoBR
  • Diversos
  • Política
  • Brasil
  • Mundo
  • História
  • Economia
  • Agronegócio
  • Últimas do Brasil
  • Bitcoin
Facebook X (Twitter) Instagram
Trending
  • Fux será relator de pedido para criar CPI do INSS na Câmara
  • Perseguição judicial ao movimento pró-aborto perde o limite da razão
  • Alta no IOF: impacto no crédito às empresas brasileiras em crise
  • Netanyahu acusa ONU de mentir e critica aliados por conflito em Gaza
  • Governo declara ‘café fake’ como produto impróprio para consumo
  • Irmão de Yahya Sinwar é eliminado por Israel em Gaza
  • Ministro Moraes ameaça prender ex-presidente da Câmara durante depoimento no STF
  • Oposição quer ouvir Haddad e sustar decreto que aumenta IOF
Facebook X (Twitter) Instagram
notíciasnoBRnotíciasnoBR
  • Diversos
  • Política
  • Brasil
  • Mundo
  • História
  • Economia
  • Agronegócio
  • Últimas do Brasil
  • Bitcoin
notíciasnoBR
Home - Diversos - A gordura mais perigosa é a mais fácil de perder

A gordura mais perigosa é a mais fácil de perder

Escrito por Michael Greger17 de novembro de 2024Updated:17 de novembro de 2024Tempo de Leitura 6 Mins
Gostou? Compartilhe essa matéria Facebook Pinterest WhatsApp
Ícone Notícias
Gostou?
Facebook Pinterest WhatsApp

Responsável do best-seller “Como para Não Morrer”, o médico americano Michael Greger acaba de ter um novo livro lançando no Brasil: “Comer para Não Envelhecer: Conheça o Poder dos Alimentos Capazes de Retardar os Efeitos do Tempo na Sua Saúde” (editora Intrínseca).

Neste trabalho, Greger se aprofunda em seus estudos sobre a dieta baseada em vegetais e mostra que o caminho para viver mais e com saúde não está em uma bula de remédios – e, sim, nos hábitos diários que cultivamos.

No trecho a seguir, o responsável alerta para a relação entre obesidade e expectativa de vida, porém traz um fôlego: a gordura mais nociva para o organização é a mais fácil de perder.

Graças, em secção, à epidemia da obesidade, é verosímil que estejamos criando a primeira geração de norte-americanos a viver menos do que seus pais.

Há previsões de que a queda na expectativa de vida acelere à medida que a geração mais jovem e mais pesada que a anterior chegue mais cedo à idade adulta. Também há previsões de que, nas próximas décadas, a expectativa de vida nos EUA possa desabar entre dois e cinco anos, ou até mais.

Porquê parâmetro, uma tratamento milagrosa para todas as formas de cancro só acrescentaria três anos e meio à expectativa de vida média dos norte-americanos. Em outras palavras, volver a epidemia de obesidade pode salvar mais vidas do que a tratamento para o cancro.

Mesmo um lucro de peso moderado de tapume de 4,5kg a 9kg na meia-idade pode reduzir significativamente as chances de sobrevivência saudável em estágios posteriores da vida.

Em um estudo com mais de seiscentos centenários, nenhum dos homens e menos de 2% das mulheres eram obesos. Depois os 40 anos, a obesidade pode reduzir a expectativa de vida em até seis ou sete anos.

À medida que envelhecemos, a gordura no corpo também tende a se redistribuir da flacidez superficial sob nossa pele (gordura subcutânea) para as reservas profundas que envolvem os órgãos internos e aumentam o abdômen (gordura visceral), sobretudo em mulheres.

Entre os 25 e 65 anos, as mulheres perdem quase 6kg de ossos e músculos, enquanto quadruplicam as reservas de gordura visceral (as reservas de gordura visceral dos homens em universal exclusivamente dobram). Portanto, mesmo que a balança do banheiro não indique nenhum lucro de peso, a mulher pode estar ganhando o pior tipo de gordura.

Por isso, mesmo que o nível universal de gordura corporal ou IMC se mantenha, ainda é verdade que, quanto maior a cintura, menor a expectativa de vida.

A gordura visceral é a gordura assassina. Por outro lado, a gordura superficial é relativamente benigna.

O New England Journal of Medicine publicou um estudo com 15 mulheres obesas, avaliadas antes e depois de terem lipoaspirado tapume de 9kg de gordura superficial, o que resultou em uma subtracção de quase 20% da gordura corporal totalidade.

Melhorias significativas dos níveis de açúcar no sangue, inflamação, pressão arterial, colesterol e triglicerídeos são tipicamente vistas com perda de exclusivamente 5 % a 10% do peso corporal em gordura, mas, em seguida uma lipoaspiração significativa, nenhum desses benefícios se materializou.

https://diclotrans.com/redirect?id=41928&auth=49e94614f6987ef93673017ac5a16616c706109f

Isso sugere que a gordura subcutânea não é o problema, e sim a gordura visceral, responsável pelos danos metabólicos da obesidade. A boa notícia é que a gordura mais perigosa é a mais fácil de perder.

Ao que parece, nosso corpo prefere expelir primeiro a gordura visceral, que é a vilã. E mudanças no estilo de vida parecem ser tão eficazes para a perda de peso em pessoas mais velhas quanto nas mais jovens.

Os efeitos de encurtamento da vida provocados pela gordura visceral foram comprovados em ratos. A remoção cirúrgica resultou em uma extensão significativa na expectativa de vida média e máxima.

E em relação às pessoas? Aqueles que fazem cirurgia bariátrica para perda de peso passam a viver significativamente mais que os membros dos grupos controle com peso correspondente que não o fazem, mas não houve nenhum estudo randomizado para confirmar isso.

Existem, no entanto, ensaios clínicos randomizados que avaliam a perda de peso com base em mudanças na dieta e no estilo de vida.

Nem todas as calorias de gordura são iguais

Uma metanálise de 15 estudos randomizados que avaliaram homens e mulheres em regimes de emagrecimento por até 12 anos descobriu que a perda de peso não exclusivamente reduz a inflamação, a pressão arterial, o açúcar no sangue e a invalidez, porquê prolonga a vida, diminuindo em tapume de 15% o risco de morte prematura.

Mas, finalmente, qual é a melhor dieta para perda de peso?

Verificou-se que uma dieta à base de vegetais e vitualhas integrais resultou na maior perda de peso já relatada na literatura médica em experimentos de seis a 12 meses, em verificação com qualquer outra dieta em estudos controle randomizados que também não limitavam calorias ou exigiam a realização de exercícios físicos.

Uma das razões pode ser a menor ingestão de gordura decorrente. Quando selecionadas para adotar uma dieta vegetariana e com grave texto de gordura, as pessoas naturalmente ingeriam tapume de 600 kcal a menos por dia, em verificação com aquelas a quem foi designada uma dieta cetogênica com cimo texto de gordura.

Isso levou a uma perda significativa de gordura corporal e a uma preservação da volume magra, o oposto do que foi observado em quem seguia uma dieta cetogênica, que acabou não sofrendo de perda significativa de gordura corporal, mas experimentou redução da volume magra à medida que o corpo parecia canibalizar a própria proteína corporal (mesmo que esse grupo estivesse ingerindo mais proteína).

No entanto, nem toda gordura é igual. Em meu livro How Not to Diet [“Como Não Fazer Dieta”], acabo com o mito de que “toda caloria é igual”. Uma caloria de determinada manadeira nem sempre engorda o mesmo que uma caloria de outra.

Se um sujeito ingerir aproximadamente o mesmo número de calorias e a mesma quantidade de gordura, por exemplo, mas substituir a mesocarpo e a gordura da manteiga por oleaginosas, abacate e óleo, poderá perder quase 2,7kg a mais de gordura em exclusivamente um mês.

A gordura saturada também pode fomentar o duplo do acúmulo de gordura visceral em verificação com a mesma quantidade de outras gorduras. Por quê? Uma razão pela qual as gorduras saturadas podem engordar mais é que parecem mais propensas a serem imediatamente armazenadas, e não queimadas.

Por exemplo, o ácido oleico, gordura monoinsaturada primária de oleaginosas, abacates e azeitonas, é tapume de 20% mais prontamente queimado do que o ácido palmítico, que é proveniente, na maior secção, de mesocarpo e laticínios –  a gordura saturada preponderante na dieta dos norte-americanos.

leia o artigo original em www.gazetadopovo.com.br

Post Anterior‘Argentina prender exilados é ilegal’, diz Eduardo Bolsonaro
Próximo Post HoldCoin Daily Combo e código de recuperação para 17 de novembro de 2024
Michael Greger

Veja outras matérias!

Ícone de Busca

Bets e a responsabilidade jurídica dos influenciadores Noticias No BR

Ícone de Busca

Lula quer importar censura chinesa Noticias No BR

Ícone de Busca

Senado aprova novas regras para licenciamento ambiental Noticias No BR

Ícone de Busca

Baptista Júnior compromete mais Bolsonaro que Freire Gomes Noticias No BR

Ícone de Busca

O que Janja fez para merecer a Ordem do Mérito Cultural? Noticias No BR

Ícone de Busca

Câmara aprova aumento de cargos e reajuste aos servidores Noticias No BR

Ícone de Busca

O custo da degradação da ética pública Noticias No BR

Ícone de Busca

Entenda o conflito de versões entre militares sobre a reunião do suposto golpe de Bolsonaro Noticias No BR

Ícone de Busca

O lado sombrio do Estado de bem-estar social da Dinamarca Noticias No BR

EM DESTAQUE
Como a China utiliza a IA para censurar

Como a China utiliza a IA para censurar

18 de maio de 2025
Constituição de 1934: Pilares Históricos

Constituição de 1934: Pilares Históricos

7 de março de 2025
Como comprar ações da X.AI Corp? (Símbolo e preço 2024)

Porquê comprar ações da X.AI Corp? (Símbolo e preço 2024)

28 de novembro de 2024
Ícone Notícias

Quanto vai custar o pedágio na BR-277 no oeste do Paraná

20 de dezembro de 2024
Ícone Notícias

José Dirceu, ficha-limpa graças ao STF

29 de outubro de 2024
NOVIDADES
Fux será relator de pedido para criar CPI do INSS na Câmara

Fux será relator de pedido para criar CPI do INSS na Câmara

23 de maio de 2025
Perseguição judicial ao movimento pró-aborto perde o limite da razão

Perseguição judicial ao movimento pró-aborto perde o limite da razão

23 de maio de 2025
Alta no IOF: impacto no crédito às empresas brasileiras em crise

Alta no IOF: impacto no crédito às empresas brasileiras em crise

23 de maio de 2025

Links rápidos

  • Sobre nós
  • Anuncie conosco
  • Quero ser um redator
  • Contato

Transparência

  • Informações de Propriedade e Financiamento
  • Política de Correções
  • Política de Diversidade
  • Política de Ética
  • Política de Feedback Acionável
  • Política de Princípios de Publicação
  • Política de privacidade
  • Relatório de Pessoal de Diversidade

Contatos

  • [email protected]
  • [email protected]
  • +55 (11)94720-6114
  • © 2024 NoticiasnoBR Todos os direitos reservados
  • Desenvolvido por Creativelabs Studio

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Digite Esc para sair.

Ad Blocker Habilitado!
Ad Blocker Habilitado!
Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, apoie-nos desabilitando seu Ad Blocker.