notíciasnoBR
  • Diversos
  • Política
  • Brasil
  • Mundo
  • História
  • Economia
  • Agronegócio
  • Últimas do Brasil
  • Bitcoin
Facebook X (Twitter) Instagram
Trending
  • Bybit anuncia premiação recorde de 10 milhões de USDT no WSOT 2025 Noticias No BR
  • “Pump.fun brasileira” permite criar tokens em segundos e aceita PIX Noticias No BR
  • Streamer faz criptomoeda cair 99% após “clicar em botão errado” e é acusado de golpe Noticias No BR
  • Maior evento de Bitcoin do Brasil começa venda de ingressos e promete reunir os maiores nomes do mundo Noticias No BR
  • El Salvador divide bitcoin em 14 endereços para se proteger de ameaça quântica Noticias No BR
  • Descubra Como Chegar a Caraíva com Conforto e Segurança
  • Derivativos de ativos virtuais: por que o Brasil precisa enfrentar esse debate regulatório Noticias No BR
  • Bitcoin em perigo: como um investidor perdeu US $ 91 milhões e como proteger seus ativos de golpes Noticias No BR
Facebook X (Twitter) Instagram
notíciasnoBRnotíciasnoBR
  • Diversos
  • Política
  • Brasil
  • Mundo
  • História
  • Economia
  • Agronegócio
  • Últimas do Brasil
  • Bitcoin
notíciasnoBR
Home - Esquerda - ‘A esquerda considera ‘fascista’ quem critica Lula e STF’

‘A esquerda considera ‘fascista’ quem critica Lula e STF’

Escrito por Redação Oeste5 de fevereiro de 2025Tempo de Leitura 6 Mins
Gostou? Compartilhe essa matéria Facebook Pinterest WhatsApp
'A esquerda considera ‘fascista’ quem critica Lula e STF'
Gostou?
Facebook Pinterest WhatsApp

(Jr Guzzopublicado no jornal O Estado de S. Paulo em 5 de fevereiro de 2025)

Palavras têm a tendência de irem perdendo valor conforme a quantidade de vezes com que são usadas. Como o dinheiro, que vale cada vez menos quanto mais moeda houver circulando na praça, as palavras se desvalorizam — ficam baratas, e precisam ser usadas cada vez mais, ou com voz cada vez mais alta, para transmitir a mesma carga de significado. À certa altura, de tão repetidas, começam a perder o seu sentido original, e aí desaparece sua utilidade como meio de informar o que é, objetivamente, essa ou aquela coisa.

É o que está acontecendo com a palavra “fascismo”, ou com a sua derivada “fascista”. Deixou de descrever um movimento político criado na Itália e extinto há 80 anos e passou a ser um insulto. Não é nem mais uma palavra normalmente privativa das classes culturais, e utilizada em casos agudos de divergência com o pensamento de direita, mas ofensa em estado bruto — como “safado”, ou “canalha”, e daí para baixo. Quando não está sendo isso, “fascista” é simplesmente quem acha que Lula, o STF e a máquina estatal como um todo são um atraso de vida para o Brasil.

+ Leia notícias de Política em Oeste

Debatedores de metafísica política têm insistido muito nesse ponto: não se pode mais pensar que o fascista é apenas aquele sujeito que veste camisa preta, faz a saudação a Benito Mussolini e sabe cantar a Juventude. Isso é o que eles querem que se pense, para enganar as pessoas com a ideia de que o fascismo não existe mais. Mas segundo os árbitros que definem o que é vício e virtude hoje em dia, o fascismo não só continua existindo como nunca foi tão perigoso. É esse oceano de gente que infesta o mundo com sua recusa em aceitar a única fé permitida pelo presente “processo civilizatório” — a fé em Lula, no “globalismo”, na “mudança do clima” e no resto do evangelho que está aí.

Embora desejasse voltar à Itália e reassumir o poder, Mussolini foi considerado incompetente pelos seus novos 'tutores' alemães, que impediram seu retorno | Foto: Reprodução/Wikimedia Commons
Embora desejasse voltar à Itália e reassumir o poder, Mussolini foi considerado incompetente pelos seus novos ‘tutores’ alemães, que impediram seu retorno | Foto: Reprodução/Wikimedia Commons

Toda essa gente, segundo rezam as doutrinas do “campo progressista”, é um risco mortal para a civilização humana. É o que eles estão chamando, com angústia crescente, de “direita mundial”. São basicamente os que não concordam com os governos de esquerda — ou que se apresentam como tal. Seus desvios mais intoleráveis, pelo credo antifascista, começam com a crença de que o trabalho, o mérito individual e a livre iniciativa são as chaves para a ascensão social — e não o “Estado”. A partir daí, fica pior. Essas massas, desprovidas de consciência política e iludidas pelo “discurso demagógico” da “extrema direita”, acreditam que a família é a peça mais importante da sociedade. Acham que o ser humano tem só dois gêneros, masculino e feminino — e que só mulheres podem dar à luz. Não querem políticas sociais. Querem um celular novo.

Os fascistas de hoje querem votar nos candidatos que bem entenderem, em eleições livres, e não nos que foram aprovados pela USP, pela mídia ou pelo coletivo dos bispos. Querem se manifestar livremente na internet. Querem uma existência mais cômoda. Não estão interessados em {{aqui}} social, mas sim em ganhar dinheiro, o máximo possível, e subir de vida. Não gostam de nada que a esquerda e o governo gostam: bandidos, corrupção, educação sexual para crianças, Bolsa Família, aborto, drogas, morador de rua, Palestina etc. etc. etc. Em suma: são um horror social e têm de ser obrigatoriamente denunciados como “fascistas”. PGR neles. Polícia Federal neles. Xandão neles.

A democracia de Lula

Há três coisas, em especial, que deixam a esquerda fora de si diante do “fascismo” e dos “fascistas”, e de quem mais eles excomungam como sendo de “extrema direita”. A primeira é que todos os valores denunciados como direitistas fazem muito sentido, do ponto de vista lógico, para o cidadão comum. A segunda é o seu desejo de sair da pobreza, algo que as facções intelectuais acham irritante ao extremo — manifestam um desprezo colérico contra a classe trabalhadora quando ela se imagina capaz de empreender, construir uma vida própria e sair do lugar que lhe foi reservado pelos sociólogos. A terceira, e de longe a pior de todas, é a tendência da “extrema direita”, ou do “fascismo”, a ganhar eleições.

Eleições limpas, com escrutínio público e nas quais o papel do Estado se limita a contar os votos, são um alicerce fundamental das democracias. Hoje, para o “campo progressista” e para os intelectuais, transformaram-se numa ameaça. É um contrassenso. Eleições, a menos que sejam roubadas como as da Venezuela, não podem jamais colocar em risco a democracia, pois expressam a vontade da maioria — e a vontade da maioria é que decide quem tem de governar. Mas é isso, exatamente isso, que está dizendo a religião oficial antifascista. Os adversários podem ganhar, porque são eles que formam a maior parte do eleitorado — e eleição que a maioria ganha é um perigo mortal para a democracia, tal como ela é definida por Lula, o STF e a direção do PT.

Vídeo do YouTubeVídeo do YouTube

Donald Trump ganhou a eleição nos Estados Unidos. Antes, Javier Milei tinha ganhado na Argentina. Antes dos dois, Giorgia Meloni ganhou na Itália. Teme-se, agora, pela próxima grande eleição — a da Alemanha. Em nenhum dos casos ocorreu aos analistas internacionais que o povo de cada um desses países escolheu com liberdade os seus novos governos. Foi um “retrocesso”. Foi um atentado contra a “civilização”. Foi essa e mais aquela desgraça. O sujeito oculto da frase é que a vontade do povo, quando favorece a direita, não é mais vontade do povo. É “populismo” — e “populismo” não pode ser admitido hoje no livro de regras, sobretudo quando os populistas são populares.

Eleição livre? E se um “fascista” ganhar? A coisa é cada vez mais viável, quando se leva em conta a multiplicação cada vez mais rápida de fascistas que estão por aí e têm título de eleitor. Como faz, então? Acabam as eleições ou acabam os fascistas? O STF ainda não formou maioria a respeito.



Leia a materia original do artigo

https://diclotrans.com/redirect?id=41928&auth=49e94614f6987ef93673017ac5a16616c706109f
Post AnteriorFelipe Neto acionou Moraes para sugerir prisão de Oswaldo Eustáquio
Próximo Post Avião da Embraer foi atingido por míssil russo, indica relatório
Redação Oeste

Veja outras matérias!

Senador Jorge Seif acusa STF de perseguir Bolsonaro e defende anistia

Senador Jorge Seif acusa STF de perseguir Bolsonaro e defende anistia

STF e o prejuízo das decisões monocráticas no Brasil

STF e o prejuízo das decisões monocráticas no Brasil

CCJ aprova mudança que reforça transparência no Marco Civil da Internet

CCJ aprova mudança que reforça transparência no Marco Civil da Internet

Moraes suspende ações que contestam uso de relatórios do Coaf

Moraes suspende ações que contestam uso de relatórios do Coaf

Vereador é condenado por homofobia após recusar projeto LGBT

Vereador é condenado por homofobia após recusar projeto LGBT

Argentina nega pedido de asilo político de Bolsonaro

Argentina nega pedido de asilo político de Bolsonaro

Câmara aprova projeto para proteger crianças nas redes sociais

Câmara aprova projeto para proteger crianças nas redes sociais

Oposição defende Malafaia e denuncia perseguição no Brasil

Oposição defende Malafaia e denuncia perseguição no Brasil

Senado sabatina indicados para quatro agências reguladoras do governo

Senado sabatina indicados para quatro agências reguladoras do governo

EM DESTAQUE
Análise do Ledger Flex – A carteira criptografada com tela sensível ao toque da Ledger vale a pena?

Estudo do Ledger Flex – A carteira criptografada com tela sensível ao toque da Ledger vale a pena?

7 de novembro de 2024
Conflito em Israel: uma análise sobre proteção, política e internationalismo

Conflito em Israel: uma análise sobre proteção, política e internationalismo

19 de junho de 2025
Política de Musk e Trump revela conflitos na direita conservadora

Política de Musk e Trump revela conflitos na direita conservadora

7 de junho de 2025
Populismo: O Discurso que Conquista

Populismo: O Discurso que Conquista

3 de março de 2025
Bird Daily Combo para 11 de janeiro de 2025 – Maximize seu Bird TON Rewards

Bird Daily Combo para 11 de janeiro de 2025 – Maximize seu Bird TON Rewards

11 de janeiro de 2025
NOVIDADES
Bybit anuncia premiação recorde de 10 milhões de USDT no WSOT 2025

Bybit anuncia premiação recorde de 10 milhões de USDT no WSOT 2025 Noticias No BR

5 de setembro de 2025
"Pump.fun brasileira" permite criar tokens em segundos e aceita PIX

“Pump.fun brasileira” permite criar tokens em segundos e aceita PIX Noticias No BR

4 de setembro de 2025
Streamer faz criptomoeda cair 99% após “clicar em botão errado” e é acusado de golpe

Streamer faz criptomoeda cair 99% após “clicar em botão errado” e é acusado de golpe Noticias No BR

3 de setembro de 2025

Links rápidos

  • Sobre nós
  • Anuncie conosco
  • Quero ser um redator
  • Contato

Transparência

  • Informações de Propriedade e Financiamento
  • Política de Correções
  • Política de Diversidade
  • Política de Ética
  • Política de Feedback Acionável
  • Política de Princípios de Publicação
  • Política de privacidade
  • Relatório de Pessoal de Diversidade

Contatos

  • [email protected]
  • [email protected]
  • +55 (11)94720-6114
  • © 2024 NoticiasnoBR Todos os direitos reservados
  • Desenvolvido por Creativelabs Studio

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Digite Esc para sair.

Ad Blocker Habilitado!
Ad Blocker Habilitado!
Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, apoie-nos desabilitando seu Ad Blocker.