notíciasnoBR
  • Diversos
  • Política
  • Brasil
  • Mundo
  • História
  • Economia
  • Agronegócio
  • Últimas do Brasil
  • Bitcoin
Facebook X (Twitter) Instagram
Trending
  • Câmara aprova projeto para proteger crianças nas redes sociais
  • Sobrevivente do Holocausto relembra horrores nazistas e trajetória
  • Alckmin anuncia igualação nas tarifas dos EUA para aço e alumínio
  • Oposição defende Malafaia e denuncia perseguição no Brasil
  • Paraguai classifica Cartel de los Soles como grupo terrorista
  • Reserva Soberana de Bitcoin no Brasil avança após audiência no Congresso Noticias No BR
  • EUA reforçam pressão militar contra a ditadura de Maduro
  • Esporte sem Firula: programa debate os principais temas do esporte brasileiro
Facebook X (Twitter) Instagram
notíciasnoBRnotíciasnoBR
  • Diversos
  • Política
  • Brasil
  • Mundo
  • História
  • Economia
  • Agronegócio
  • Últimas do Brasil
  • Bitcoin
notíciasnoBR
Home - Bitcoin - Reserva Soberana de Bitcoin no Brasil avança após audiência no Congresso Noticias No BR

Reserva Soberana de Bitcoin no Brasil avança após audiência no Congresso Noticias No BR

Escrito por Gustavo Bertolucci20 de agosto de 2025Tempo de Leitura 6 Mins
Gostou? Compartilhe essa matéria Facebook Pinterest WhatsApp
Reserva Soberana de Bitcoin no Brasil avança após audiência no Congresso
Gostou?
Facebook Pinterest WhatsApp

UM Reserva Soberana de Bitcoin no Brasil ganhou sua primeira audiência pública nesta quarta-feira (20), com a presença de autoridades e representantes do mercado nacional. O momento histórico pretende auxiliar o entendimento dos parlamentares sobre a importância do bitcoin para o futuro do maior país da América Latina, de forma pioneira.

O primeiro convidado a falar foi o Head de Estratégia de Bitcoin do Méliuz (B3: CASH3), Diego Kolling, que falou sobre a segurança do bitcoin. Além disso, ele comparou a adoção de bitcoin por países com a pólvora, que teve de ser adotada por todos os países como defesa em algum momento da história.

Kolling lembrou da impossibilidade de censura da rede bitcoin, uma tecnologia segura e que pode vir a ser adotada por países com segurança.

🟠Receba consultoria em Bitcoin com os maiores especialistas do mercado.

Autor de Reserva Estratégica e Soberana de Bitcoin do Brasil, a RESBit, Eros Biondini agradeceu apoio no avanço da pauta histórica na América Latina e lembra: “criptomoedas não, apenas BTC”

Confira:

  • 1 Autor de Reserva Estratégica e Soberana de Bitcoin do Brasil, a RESBit, Eros Biondini agradeceu apoio no avanço da pauta histórica na América Latina e lembra: “criptomoedas não, apenas BTC”
  • 2 “Temos que analisar com rigor técnico as propostas legislativas”, pondera representante do Ministério da Fazenda
  • 3 Representante do Banco Central do Brasil diz que 5% da reserva nacional em bitcoin aumentou o risco da carteira, após análise de técnicos da autarquia
  • 4 Chefe de Gabinete do Vice-Presidente do Brasil, defendeu estudo sobre bitcoin nas reservas brasileiras
  • 5 O que falta para o avanço do projeto até sua aprovação?

Em fala na mesa da Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara dos Deputados, Eros Biondini (PL-MG) agradeceu o apoio no avanço do seu projeto de lei que institui a Reserva Estratégica e Soberana de Bitcoin para o Brasil.

““Fico muito feliz deste projeto virar uma audiência pública“, Disse Biondini.” “O Brasil está sempre a reboque, mas é muito bom ver que desta vez estamos na vanguarda“.

Eros lembrou que sua proposta chegou ao legislativo em novembro, e que se o Brasil tivesse aprovado seu projeto de lei já teria lucrado bilhões de dólares.

🔔 Entre em nosso grupo no WhatsApp e fique atualizado.

Em outra fala, o autor do projeto de lei disse que a proposta não cita criptomoedas e nem criptoativos, mas especificamente o Bitcoin (BTC)por suas características seguras e fundamentadas.

“Temos que analisar com rigor técnico as propostas legislativas”, pondera representante do Ministério da Fazenda

Seguindo Eros, Daniel Leal (Subsecretaria da Dívida Pública do Tesouro Nacional no Ministério da Fazenda), ponderou sobre uma eventual adoção do bitcoin pelo Governo do Brasil. “Reconheço a importância do debate sobre a inovação tecnológica, moedas digitais e finanças descentralizadas no mundo contemporâneo. É legítimo que o Brasil acompanhe este movimento e explore oportunidades“, Esses.

““No entanto, é igualmente nosso dever analisar com rigor técnico se as propostas legislativas são compatíveis com o interesse público, com a estabilidade macroeconômica e a responsabilidade fiscal“, completou Leal.

Em sua análise, ele indica que o projeto de lei prevê até 5% do tesouro do Brasil em bitcoin. O representante do Ministério da Fazenda, entretanto, indica que a análise deve considerar os fundamentos das reservas nacionais. “A primeira vista pode parecer uma estratégia de diversificação, mas precisamos lembrar da função primária das reservas internacionais: prover liquidez e segurança em momentos de crise externa, garantindo a capacidade do país de honrar seus compromissos“, completou.

““Bitcoin por sua natureza é um ativo de alta volatilidade, com variações diárias expressivas e ciclos de valorização e desvalorização abruptos. Tal volatilidade é incompatível com as reservas nacionais, que prioriza segurança e liquidez e não a busca de retornos expressivos e especulativos. Além disso, em momentos de estresse global há evidências de que o bitcoin se comporta como um ativo de risco, perdendo valor simultaneamente com outros mercados, justamente quando precisamos de reservas sólidas e estáveis“, seguiu.

Por fim, o representante do Ministério da Fazenda pediu pela não aprovação do projeto de lei da forma atual.

Representante do Banco Central do Brasil diz que 5% da reserva nacional em bitcoin aumentou o risco da carteira, após análise de técnicos da autarquia

Representando o Banco Central do Brasil, Luis Guilherme Siciliano (Chefe do Departamento de Reservas Internacionais), lembrou que a legislação brasileira não prevê reservas em bitcoin.

Com respeito a proposta, ele leu uma análise realizada pelo corpo técnico do banco central, indicando que reservas nacionais devem estar em ativos seguros.

https://diclotrans.com/redirect?id=41928&auth=49e94614f6987ef93673017ac5a16616c706109f

““O FMI classifica o bitcoin como ativo não financeiro, não produzido, similar a terra e recursos minerais. Isso significa que o bitcoin é tratado como instrumento de capital, e não como instrumento financeiro ou ativo de reserva. Não é respaldado por passivo, não é uma moeda estrangeira (requisito para ativos de reserva), é registrado na conta de capital e não na conta financeiro onde ativos de reserva ficam“, disse Siciliano.

Ele ainda disse que as experiências com bitcoin são poucas no mundo, além de ter passado recentemente por um alerta da presidente do Banco Central Europeu. “Apenas 3% dos bancos centrais consideram o bitcoin“, seguiu explicando Siciliano.

Por fim, ele destacou que bancos centrais não investem em criptoativos por serem incompatíveis como reserva, ainda incertos e que estudos internos do Bacen indicam aumento no risco da carteira de reserva com 5% do bitcoin.

Chefe de Gabinete do Vice-Presidente do Brasil, defendeu estudo sobre bitcoin nas reservas brasileiras

Participando da audiência pública, Pedro Guerra, chefe de Gabinete do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), comandado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin que compareceu em um lançamento de um livro sobre bitcoin, ele defendeu o aprofundamento dos estudos.

Em sua apresentação, ele defendeu que o valor do dinheiro entrou em colapso, com a inflação assolando a população mundial. “Diferente do que divulgam, o bitcoin está prestes a atingir a maioridade e já enfrentou significativos testes de estresse“, lembrou Guerra.

A autoridade lembrou que empresas se envolvem de forma crescente com a moeda digital, e desta forma chegou a vez dos Estados observar com atenção o Bitcoin.

““A adoção de bitcoin é uma revolução para as finanças públicas“, disse Guerra, lembrando que o “Brasil passa a ser um ator estratégico na liderança, podemos efetivamente sair na frente e realinhar os incentivos da nossa economia“.

““Bitcoin é um remédio“, frisou Pedro Guerra em defesa a Reserva Soberana e Estratégica pelo Brasil.

Outros participantes foram Rubens Sardenberg (Economista-Chefe da Federação Brasileira de Bancos) e Julia Rosin (Coordenadora do Grupo de Trabalho de Policy da ABcripto), defenderam o potencial do bitcoin nas reservas nacionais do Brasil.

O que falta para o avanço do projeto até sua aprovação?

Após finalizada a audiência pública na Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara dos Deputados, o material contribuirá para um avanço do projeto de lei. Após análise da comissão, a pauta avança para outras pautas e deve ir ao plenário da Câmara para aprovação da maioria dos deputados.

Além disso, o projeto de lei deve passar pela análise do Senado Federal, antes de ir a uma eventual aprovação pelo Presidente da República e entrar em vigor.

A audiência pública segue disponível no YouTube da Câmara dos Deputados.

https://www.youtube.com/watch?v=n8ugcfqnsio

(tagstotranslate) Resbit



Leia a materia original do artigo em livecoins.com.br

Post AnteriorEUA reforçam pressão militar contra a ditadura de Maduro
Próximo Post Paraguai classifica Cartel de los Soles como grupo terrorista
Gustavo Bertolucci

Veja outras matérias!

Acumular Bitcoin é 10 vezes mais difícil no Brasil, diz investidor

Acumular Bitcoin é 10 vezes mais difícil no Brasil, diz investidor Noticias No BR

STJ abre precedente para herança digital em criptomoedas no Brasil, diz advogada

STJ abre precedente para herança digital em criptomoedas no Brasil, diz advogada Noticias No BR

Empresa de cibersegurança alerta sobre novo golpe que utiliza o Google Forms para roubar criptomoeda

Empresa de cibersegurança alerta sobre novo golpe que utiliza o Google Forms para roubar criptomoeda Noticias No BR

Brasileira é sequestrada e liberada após pagamento de R$ 3,3 milhões em Bitcoin

Brasileira é sequestrada e liberada após pagamento de R$ 3,3 milhões em Bitcoin Noticias No BR

Bitcoins apreendidos em operação contra esquema de corrupção em São Paulo totalizam R$ 10 milhões

Bitcoins apreendidos em operação contra esquema de corrupção em São Paulo totalizam R$ 10 milhões Noticias No BR

Festival Experimente 2025 aceitará pagamentos em Bitcoin

Festival Experimente 2025 aceitará pagamentos em Bitcoin Noticias No BR

“Tom Lee está se tornando o Michael Saylor do Ethereum”, diz analista

“Tom Lee está se tornando o Michael Saylor do Ethereum”, diz analista Noticias No BR

Volume BrasilBitcoin despenca e chama atenção da comunidade brasileira

Volume de corretora de bitcoin brasileira despenca 90% após “erro interno de transações” Noticias No BR

Aumento de tributação para o setor de ativos virtuais pode ter o efeito reverso na lógica de arrecadação e proteção ao consumidor

Aumento de tributação para o setor de ativos virtuais pode ter o efeito reverso na lógica de arrecadação e proteção ao consumidor Noticias No BR

EM DESTAQUE
Análise do Ledger Flex – A carteira criptografada com tela sensível ao toque da Ledger vale a pena?

Estudo do Ledger Flex – A carteira criptografada com tela sensível ao toque da Ledger vale a pena?

7 de novembro de 2024
Conflito em Israel: uma análise sobre proteção, política e internationalismo

Conflito em Israel: uma análise sobre proteção, política e internationalismo

19 de junho de 2025
Populismo: O Discurso que Conquista

Populismo: O Discurso que Conquista

3 de março de 2025
Tecnologias emergentes transformam politica

Tecnologias emergentes transformam política, economia e sociedade no Brasil

9 de agosto de 2025
Ícone Notícias

Emissão de moeda sem lastro é risco para a economia

16 de novembro de 2024
NOVIDADES
Câmara aprova projeto para proteger crianças nas redes sociais

Câmara aprova projeto para proteger crianças nas redes sociais

21 de agosto de 2025
Sobrevivente do Holocausto relembra horrores nazistas e trajetória

Sobrevivente do Holocausto relembra horrores nazistas e trajetória

20 de agosto de 2025
Alckmin anuncia igualação nas tarifas dos EUA para aço e alumínio

Alckmin anuncia igualação nas tarifas dos EUA para aço e alumínio

20 de agosto de 2025

Links rápidos

  • Sobre nós
  • Anuncie conosco
  • Quero ser um redator
  • Contato

Transparência

  • Informações de Propriedade e Financiamento
  • Política de Correções
  • Política de Diversidade
  • Política de Ética
  • Política de Feedback Acionável
  • Política de Princípios de Publicação
  • Política de privacidade
  • Relatório de Pessoal de Diversidade

Contatos

  • [email protected]
  • [email protected]
  • +55 (11)94720-6114
  • © 2024 NoticiasnoBR Todos os direitos reservados
  • Desenvolvido por Creativelabs Studio

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Digite Esc para sair.

Ad Blocker Habilitado!
Ad Blocker Habilitado!
Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, apoie-nos desabilitando seu Ad Blocker.