notíciasnoBR
  • Diversos
  • Política
  • Brasil
  • Mundo
  • História
  • Economia
  • Agronegócio
  • Últimas do Brasil
  • Bitcoin
Facebook X (Twitter) Instagram
Trending
  • Rejeição ao Governo Lula Permanece Alta, Aponta Pesquisa
  • Bambbu Cosméticos: marca brasileira valoriza a beleza dos fios brancos e resgata a autoestima feminina
  • Quando o elo fraco é digital: Reflexões sobre o ciberataque ao sistema financeiro e o duplo gume de criptoativos e blockchain Noticias No BR
  • Humor sob censura: debate sobre liberdade e limites na direita
  • Julgamento no Egito dá esperança a mãe brasileira por filho sequestrado
  • BRICS: Novo cenário geopolítico e desdolarização avança
  • Inmetro participou de evento que apresentou plataforma blockchain que recompensa motoristas Noticias No BR
  • Produtores rurais enfrentam dívidas e clamam por securitização no Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram
notíciasnoBRnotíciasnoBR
  • Diversos
  • Política
  • Brasil
  • Mundo
  • História
  • Economia
  • Agronegócio
  • Últimas do Brasil
  • Bitcoin
notíciasnoBR
Home - Diversos - Bets e a responsabilidade jurídica dos influenciadores Noticias No BR

Bets e a responsabilidade jurídica dos influenciadores Noticias No BR

Escrito por Editora Gazeta do Povo S/A22 de maio de 2025Tempo de Leitura 4 Mins
Gostou? Compartilhe essa matéria Facebook Pinterest WhatsApp
Ícone de Busca
Gostou?
Facebook Pinterest WhatsApp

Nos últimos anos, o crescimento das plataformas de apostas esportivas (bets) no Brasil gerou intenso debate sobre sua legalidade e regulamentação. Com a popularização dessas plataformas, muitos influenciadores digitais passaram a promovê-las, atraindo a atenção dos seguidores para seu consumo.

Casos como os de Gusttavo Lima e Deolane Bezerra, investigados por promover essas plataformas, ampliaram a discussão sobre a responsabilidade dos influenciadores. O acontecimento evidencia a complexidade de sua responsabilização, especialmente diante da ausência de regulamentação clara, e reforçando a necessidade de atenção à legalidade das plataformas promovidas.

Ao mesmo tempo, a CPI das Bets mostrou que os influenciadores têm papel central na publicidade das casas de apostas. Um dos depoimentos mais comentados foi o da influenciadora Virginia Fonseca, em 13 de maio de 2025, que demonstrou desconhecer os riscos e impactos da plataforma que divulgava e que apenas replicava conteúdos produzidos pela empresa. A fala revela um problema comum: a falta de cuidado dos influenciadores em verificar se o serviço que promovem é seguro e confiável.

VEJA TAMBÉM:

  • Virginia na CPI: quando a política se curva ao espetáculo

Mas, afinal, o que a lei brasileira diz sobre a responsabilidade dos influenciadores nesse contexto?

A regulamentação das apostas avançou nos últimos anos, com destaque para a Lei nº 13.756/2018, que legalizou a modalidade de quota fixa. Desde então, o Ministério da Fazenda publicou portarias para organizar esse mercado, protegendo operadores e apostadores. Entre elas, a Portaria SPA/MF nº 1.475/2024 criou regras de transição para empresas que desejam atuar legalmente, enquanto a Portaria SPA/MF nº 1.231/2024 trata do jogo responsável e define como deve ser a comunicação e a publicidade no setor.

Segundo essa última norma, a divulgação deve ser transparente, não incentivar comportamentos de risco e proteger especialmente menores de idade e pessoas vulneráveis. As publicidades devem incluir alertas sobre os riscos das apostas e informações sobre prevenção ao vício. Assim, influenciadores também têm o dever de promover o jogo consciente, com orientações sobre limites de gasto, autoexclusão e canais de apoio ao jogador. A partir de 1º de janeiro de 2025, quem descumprir essas exigências pode ser punido pela Secretaria de Prêmios e Apostas.

Além disso, os influenciadores podem responder civilmente por prejuízos causados aos consumidores, caso promovam plataformas ilegais ou que tragam riscos.

O Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078/1990) determina que todos os envolvidos na oferta de um produto ou serviço, inclusive quem o divulga, são responsáveis por garantir que ele seja seguro e legal. A publicidade deve ser clara, verdadeira e não pode enganar o consumidor.

Se um influenciador divulga uma plataforma que faz promessas falsas ou opera de forma irregular, pode ser processado e obrigado a reparar os danos

Em situações mais graves, promover plataformas não autorizadas pode ser visto como incentivo a práticas ilegais, de acordo com a Lei de Contravenções Penais, que proíbe jogos de azar no Brasil. A prisão de Deolane Bezerra, acusada de promover jogos ilegais, mostra que influenciadores podem ser alvo de investigações e punições.

VEJA TAMBÉM:

  • Obsessão por bets não é mero vício, mas sintoma de um país de endividados

Além das leis, há regras éticas a seguir. O Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária (CONAR) exige que os influenciadores deixem claro quando uma postagem é publicidade. Isso vale também para apostas. A falta de transparência pode gerar advertências, multas e prejudicar a imagem do influenciador.

Com a regulamentação do setor em andamento, novas exigências devem surgir, inclusive sobre como as apostas são promovidas. Influenciadores e agências de marketing terão que garantir que os serviços estejam dentro da lei.

https://diclotrans.com/redirect?id=41928&auth=49e94614f6987ef93673017ac5a16616c706109f

Divulgar apostas esportivas traz riscos legais e éticos. Com regras cada vez mais claras, cresce a responsabilidade dos influenciadores. É essencial que verifiquem a legalidade das plataformas e sigam as normas, para proteger o público e sua própria reputação.

A conscientização sobre os riscos das apostas, como dependência, perdas financeiras e envolvimento com atividades ilegais, é essencial. Agir com responsabilidade evita problemas e ajuda a construir um ambiente mais seguro para todos.

Florence Terada é advogada. Pós-Graduada em Tecnologia e Direito pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e em Direito Contratual pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Sócia das áreas de Tecnologia, Mídia e Entretenimento do escritório Opice Blum Advogados.

Beatriz Vicente é advogada sênior da área de Tecnologia, Mídia e Entretenimento do Opice Blum Advogados, com especializações e certificações em Direito Digital, Proteção de Dados e temas ligados à tecnologia.

leia o artigo original em www.gazetadopovo.com.br

Post AnteriorPesquisa aponta que 54% dos brasileiros rejeitam governo Lula
Próximo Post A batalha contra o tempo e a perda de sentido na sociedade atual
Editora Gazeta do Povo S/A

Veja outras matérias!

Captura de tela 2025 07 07 221239

Bambbu Cosméticos: marca brasileira valoriza a beleza dos fios brancos e resgata a autoestima feminina

OS2 comunicacao

Construtora abre mais de 40 vagas de emprego em Sorocaba

As Melhores Formas de Terminar o Ensino Médio e Conquistar Seu Diploma

As Melhores Formas de Terminar o Ensino Médio e Conquistar Seu Diploma

Top 10 Filmes Brasileiros do Cinema Mudo

Top 10 Filmes Brasileiros do Cinema Mudo

História do Jazz - Origem, Influencias e Legado

História do Jazz – Origem, Influencias e Legado

Lula e a economia: fatos, desinformações e desafios atuais

Lula e a economia: fatos, desinformações e desafios atuais

Polêmica: Ministro Barroso participa de jantar com empresários e gera críticas

Polêmica: Ministro Barroso participa de jantar com empresários e gera críticas

Ícone de Busca

Lula quer importar censura chinesa Noticias No BR

Ícone de Busca

Senado aprova novas regras para licenciamento ambiental Noticias No BR

EM DESTAQUE
Alta histórica da Selic impacta economia e juros no Brasil

Alta histórica da Selic impacta economia e juros no Brasil

19 de junho de 2025
Captura de tela 2025 07 07 221239

Bambbu Cosméticos: marca brasileira valoriza a beleza dos fios brancos e resgata a autoestima feminina

7 de julho de 2025
Crônicas Políticas: Relatos e Lições

Crônicas Políticas: Relatos e Lições

28 de abril de 2025
Lúcio Vaz

Emendas de parlamentares somaram R$ 31 bilhões em 2024

9 de janeiro de 2025
Ícone de Busca

quais os dias em que o Judiciário não trabalha

2 de novembro de 2024
NOVIDADES
Rejeição ao Governo Lula Permanece Alta, Aponta Pesquisa

Rejeição ao Governo Lula Permanece Alta, Aponta Pesquisa

8 de julho de 2025
Captura de tela 2025 07 07 221239

Bambbu Cosméticos: marca brasileira valoriza a beleza dos fios brancos e resgata a autoestima feminina

7 de julho de 2025
Quando o elo fraco é digital: Reflexões sobre o ciberataque ao sistema financeiro e o duplo gume de criptoativos e blockchain

Quando o elo fraco é digital: Reflexões sobre o ciberataque ao sistema financeiro e o duplo gume de criptoativos e blockchain Noticias No BR

7 de julho de 2025

Links rápidos

  • Sobre nós
  • Anuncie conosco
  • Quero ser um redator
  • Contato

Transparência

  • Informações de Propriedade e Financiamento
  • Política de Correções
  • Política de Diversidade
  • Política de Ética
  • Política de Feedback Acionável
  • Política de Princípios de Publicação
  • Política de privacidade
  • Relatório de Pessoal de Diversidade

Contatos

  • [email protected]
  • [email protected]
  • +55 (11)94720-6114
  • © 2024 NoticiasnoBR Todos os direitos reservados
  • Desenvolvido por Creativelabs Studio

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Digite Esc para sair.

Ad Blocker Habilitado!
Ad Blocker Habilitado!
Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, apoie-nos desabilitando seu Ad Blocker.