notíciasnoBR
  • Diversos
  • Política
  • Brasil
  • Mundo
  • História
  • Economia
  • Agronegócio
  • Últimas do Brasil
  • Bitcoin
Facebook X (Twitter) Instagram
Trending
  • Senador Jorge Seif acusa STF de perseguir Bolsonaro e defende anistia
  • Marco Rubio e a rigorosa revisão de vistos nos EUA
  • EUA iniciam revisão rigorosa de todos os vistos para estrangeiros
  • Imane Khelif anuncia aposentadoria do boxe feminino
  • Hackers alvos da PF na CryptoScam e que atacaram prefeitura são alvos de busca da Operação Credencial Fantasma Noticias No BR
  • Reunião entre Putin e Zelensky provoca cautela na Rússia
  • Especialista alerta: governo Lula não será racional nas negociações com os EUA
  • STF e o prejuízo das decisões monocráticas no Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram
notíciasnoBRnotíciasnoBR
  • Diversos
  • Política
  • Brasil
  • Mundo
  • História
  • Economia
  • Agronegócio
  • Últimas do Brasil
  • Bitcoin
notíciasnoBR
Home - Diversos - o que há de errado no novo Plano Nacional de Educação? Noticias No BR

o que há de errado no novo Plano Nacional de Educação? Noticias No BR

Escrito por Gabriel Sestrem20 de maio de 2025Tempo de Leitura 6 Mins
Gostou? Compartilhe essa matéria Facebook Pinterest WhatsApp
Ícone de Busca
Gostou?
Facebook Pinterest WhatsApp

O Plano Nacional de Educação (PNE), principal instrumento de planejamento educacional do Brasil, será renovado nos próximos meses. Segundo a Constituição, o PNE deve ser atualizado a cada dez anos, e como o prazo se encerra em dezembro, congressistas têm se movimentado para chegar a um consenso sobre metas, estratégias e investimento determinados para a educação até 2034.

Há, no entanto, um impasse: o projeto de lei em discussão, de autoria do governo federal, é alvo de críticas por parte de entidades que veem no texto falhas graves que podem comprometer a melhoria efetiva da educação, a destinação justa e transparente de recursos e até mesmo liberdades individuais.

Na última semana, especialistas em Educação da Confederação Nacional das Associações de Pais de Alunos (Confenapais) entregaram a parlamentares um mapeamento dos pontos críticos do texto enviado pelo governo Lula e apontaram os ajustes que consideram necessários. São, ao todo, 99 itens considerados problemáticos no projeto de lei original.

Os principais problemas apontados pelos especialistas – dentre as mais de 250 estratégias propostas pelo governo que, se aprovadas, deverão ser cumpridas na educação básica, profissional e tecnológica e no ensino superior pelos próximos dez anos – são:

  • Dobrar o investimento público em educação sem estabelecer mecanismos claros para aumento da qualidade de ensino.
  • Uso de termos vagos e subjetivos, que podem dar margem a várias interpretações.
  • Concentração de poder no Ministério da Educação (MEC), controlado pelo governo federal.
  • Perpetuação de problemas crônicos, como falhas estruturais na alfabetização e estímulo à aprovação automática.
  • Favorecimento de acesso a recursos e políticas públicas a determinados grupos em detrimento de outros.
  • Falta de adequação a padrões internacionais de aferição da qualidade educacional, como PISA, TERCE, LLECE e ERCE.
  • Maiores restrições à autonomia das redes de ensino e de professores.
  • Inclusão de temas sensíveis na educação infantil.

Especialistas alertam para centralização de poder e favorecimento a determinados grupos

Um dos problemas centrais da proposta do PNE enviada pelo governo é o aumento do investimento em educação para 10% do PIB, levando o Brasil a aportar, proporcionalmente, o dobro tanto da atual média brasileira quanto da média investida por países desenvolvidos que integram a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE). E isso sem a definição de mecanismos comprovadamente capazes de aumentar a qualidade da educação.

Pelo contrário: via de regra, o texto traz termos genéricos sem detalhar o que será feito, dando margem a todo tipo de decisão. Ao definir os eixos do PNE a serem obrigatoriamente observados, o texto menciona, por exemplo, “análise dos processos e dos resultados educacionais e o uso das evidências decorrentes dessas análises na formulação das políticas educacionais”.

Não há esclarecimento sobre o que são esses processos, como se obterá informações sobre resultados educacionais e nem como se dará o uso dessas evidências, ou quais os meios para se chegar a elas. No documento elaborado pela Confenapais, os especialistas apontam a necessidade de complementar o texto, incluindo o apontamento de critérios de qualidade estabelecidos por avaliações internacionais de educação que medem a aprendizagem de estudantes em diversos países, incluindo o Brasil.

O novo texto também centraliza no MEC o poder de normatizar a governança do Plano Nacional de Educação, o que não aparecia explicitamente na versão anterior. No ato normativo proposto, o MEC poderia definir medidas de governança, critérios, mecanismos e até mesmo as formas de participação social na execução do plano – o que sugere uma tentativa de maior controle, por parte do governo, na implementação do PNE.

Em outra frente, uma estratégia proposta pelo governo é incentivar, já na educação infantil (crianças de 0 a 5 anos), práticas pedagógicas sobre “temas transversais da educação ambiental, da educação em direitos humanos e da educação para relações étnico-raciais”. Os especialistas da Confenapais se opuseram à medida: “Esses são temas para os quais a criança não está preparada. Não devem ser introduzidos sem consentimento dos pais”, mencionam. Para eles, tais abordagens também tiram o foco de conteúdos essenciais para o aprendizado.

Quanto aos recursos públicos para a formação de professores, o texto traz previsões diretas e indiretas de favorecimento a determinados grupos. Em um dos trechos, menciona que os cursos de pós-graduação deverão ser destinados com o objetivo de “garantir oportunidades de acesso com vistas a promover maior equidade regional, social, étnico-racial, linguística, de sexo”.

Em outro item, há previsão de estímulo à formação de docentes nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, preferencialmente para mulheres. Para os especialistas, essas determinações privilegiam determinados grupos sociais em detrimento de outros, o que é inconstitucional.

Em várias das estratégias propostas, o texto do governo menciona prioridade a estudantes “negros, indígenas, quilombolas, do campo, das águas e das florestas”. Na revisão sugerida pela Confenapais, a medida é apontada como segregadora, que compromete crianças pardas e brancas que também se encontram em vulnerabilidade socioeconômica.

Maioria das medidas ignora preocupação com qualidade e aprendizado, diz conselheira do CNE

Na avaliação de Ilona Becskehazy, mestre e doutora em política educacional e atual conselheira do Conselho Nacional de Educação (CNE), o novo texto do PNE sugerido pelo governo atende a interesses corporativistas, mas não traz mudanças para o cenário crônico de baixa qualidade educacional no país.

“O resumo é propor um grande aumento de gastos sem apresentar praticamente nenhum mecanismo de qualidade. É o velho discurso de que basta investir infinitamente para melhorar a Educação, e essa lógica é de um atraso enorme em relação aos países desenvolvidos”, afirma.

https://diclotrans.com/redirect?id=41928&auth=49e94614f6987ef93673017ac5a16616c706109f

Segundo ela, há uma lógica equivocada de que a melhoria da Educação no Brasil estaria ligada essencialmente ao investimento em “insumos”, isto é, gastos com professores, materiais didáticos, transporte de alunos, uniformes, entre outros, sem considerar mudanças curriculares, práticas pedagógicas e definição de metas vinculadas a padrões internacionais de qualidade.

É por isso, explica a conselheira do CNE, que mesmo o Brasil investindo o mesmo percentual do PIB que países desenvolvidos os resultados em exames internacionais são pífios. Como exemplo, o Brasil ficou nas posições 64ª em matemática, 53ª em leitura e 61ª em ciências entre os 81 países participantes da última edição do Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, em português), que avalia estudantes de 15 anos.

“O Brasil aumentou o gasto em educação de maneira gigantesca: isso gerou empregos e aumentos a milhões de professores, alocou bilhões em construção de infraestrutura educacional e em material de ensino. Mas, segundo o Pisa, estatisticamente não saímos do lugar”, diz a especialista.

“Quem ganhou? Certamente os sindicatos, que recebem as contribuições sindicais dos profissionais da educação, e os fornecedores (empreiteiras, editoras, fornecedores de transportes, uniformes e afins). Quem perdeu? Os alunos, porque quase não aprendem, e os pagadores de impostos que arcaram com a conta, sem o bônus de uma sociedade mais educada”, finaliza.

Próximos passos do novo PNE no Congresso

No final de abril, a Câmara dos Deputados instalou a Comissão Especial sobre o Plano Nacional de Educação (PNE), que será presidida pela deputada federal Tabata Amaral (PSB/SP) e terá como relator o deputado Moses Rodrigues (União/CE).

O projeto de lei tramitará em regime de prioridade na Câmara, já que o tema também deverá ser debatido no Senado até dezembro. Até o fechamento desta reportagem, deputados já haviam feito mais de 1.100 emendas ao texto original do governo.

leia o artigo original em www.gazetadopovo.com.br

Post AnteriorCondenação de Zambelli cita plano de intervenção militar em 2022 Noticias No BR
Próximo Post “Sejam bem-vindos ao Grande Circo STF!” Noticias No BR
Gabriel Sestrem

Veja outras matérias!

Captura de tela 2025 07 07 221239

Bambbu Cosméticos: marca brasileira valoriza a beleza dos fios brancos e resgata a autoestima feminina

OS2 comunicacao

Construtora abre mais de 40 vagas de emprego em Sorocaba

As Melhores Formas de Terminar o Ensino Médio e Conquistar Seu Diploma

As Melhores Formas de Terminar o Ensino Médio e Conquistar Seu Diploma

Top 10 Filmes Brasileiros do Cinema Mudo

Top 10 Filmes Brasileiros do Cinema Mudo

História do Jazz - Origem, Influencias e Legado

História do Jazz – Origem, Influencias e Legado

Lula e a economia: fatos, desinformações e desafios atuais

Lula e a economia: fatos, desinformações e desafios atuais

Polêmica: Ministro Barroso participa de jantar com empresários e gera críticas

Polêmica: Ministro Barroso participa de jantar com empresários e gera críticas

Ícone de Busca

Bets e a responsabilidade jurídica dos influenciadores Noticias No BR

Ícone de Busca

Lula quer importar censura chinesa Noticias No BR

EM DESTAQUE
Análise do Ledger Flex – A carteira criptografada com tela sensível ao toque da Ledger vale a pena?

Estudo do Ledger Flex – A carteira criptografada com tela sensível ao toque da Ledger vale a pena?

7 de novembro de 2024
Conflito em Israel: uma análise sobre proteção, política e internationalismo

Conflito em Israel: uma análise sobre proteção, política e internationalismo

19 de junho de 2025
Populismo: O Discurso que Conquista

Populismo: O Discurso que Conquista

3 de março de 2025
Tecnologias emergentes transformam politica

Tecnologias emergentes transformam política, economia e sociedade no Brasil

9 de agosto de 2025
Ícone Notícias

Emissão de moeda sem lastro é risco para a economia

16 de novembro de 2024
NOVIDADES
Senador Jorge Seif acusa STF de perseguir Bolsonaro e defende anistia

Senador Jorge Seif acusa STF de perseguir Bolsonaro e defende anistia

21 de agosto de 2025
Marco Rubio e a rigorosa revisão de vistos nos EUA

Marco Rubio e a rigorosa revisão de vistos nos EUA

21 de agosto de 2025
EUA iniciam revisão rigorosa de todos os vistos para estrangeiros

EUA iniciam revisão rigorosa de todos os vistos para estrangeiros

21 de agosto de 2025

Links rápidos

  • Sobre nós
  • Anuncie conosco
  • Quero ser um redator
  • Contato

Transparência

  • Informações de Propriedade e Financiamento
  • Política de Correções
  • Política de Diversidade
  • Política de Ética
  • Política de Feedback Acionável
  • Política de Princípios de Publicação
  • Política de privacidade
  • Relatório de Pessoal de Diversidade

Contatos

  • [email protected]
  • [email protected]
  • +55 (11)94720-6114
  • © 2024 NoticiasnoBR Todos os direitos reservados
  • Desenvolvido por Creativelabs Studio

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Digite Esc para sair.

Ad Blocker Habilitado!
Ad Blocker Habilitado!
Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, apoie-nos desabilitando seu Ad Blocker.