notíciasnoBR
  • Diversos
  • Política
  • Brasil
  • Mundo
  • História
  • Economia
  • Agronegócio
  • Últimas do Brasil
  • Bitcoin
Facebook X (Twitter) Instagram
Trending
  • Raro cometa interestelar ilumina o céu do planeta
  • Atualização do Bitcoin: Análise e Perspectivas, o que esperar? Noticias No BR
  • Tragédia no Futebol: Morte de Dois Irmãos Devasta Portugal e Lideranças
  • Investigador diz que 920 hackers norte-coreanos estão empregados na indústria e chama empresas de negligentes Noticias No BR
  • CNJ inicia mutirão nacional para revisar condenações por porte de maconha
  • Investidor abre barra de ouro com 100 bitcoins após 13 anos; e é roubado Noticias No BR
  • Ric Edelman recomenda 10% de Bitcoin em carteiras conservadoras e 40% em agressivas Noticias No BR
  • PT lança vídeo propagandístico com discurso de confronto social
Facebook X (Twitter) Instagram
notíciasnoBRnotíciasnoBR
  • Diversos
  • Política
  • Brasil
  • Mundo
  • História
  • Economia
  • Agronegócio
  • Últimas do Brasil
  • Bitcoin
notíciasnoBR
Home - Diversos - Brasil deve colher a maior safra de grãos da história Noticias No BR

Brasil deve colher a maior safra de grãos da história Noticias No BR

Escrito por Célio Yano17 de maio de 2025Tempo de Leitura 6 Mins
Gostou? Compartilhe essa matéria Facebook Pinterest WhatsApp
Ícone de Busca
Gostou?
Facebook Pinterest WhatsApp

A produção de cereais, leguminosas e oleaginosas no Brasil deve ser a maior da série histórica na safra 2024/25, apontam as estimativas mais recentes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em seus levantamentos mais recentes, publicados nesta quinta-feira (15).

A expectativa da Conab, após pesquisa de campo realizada na última semana de abril, é de um volume total de 332,9 milhões de toneladas, alta de 11,9% sobre a safra anterior (297,3 milhões), totalizando 35,4 milhões de toneladas adicionais. Até agora, a maior produção ocorreu na safra 2022/23, com 319,8 milhões de toneladas.

Os números resultam tanto da expansão na área cultivada no país quanto da produtividade das lavouras. A área é estimada em 81,7 milhões de hectares, com crescimento de 2,2% ou 1,8 milhão de hectares em comparação com a safra 2023/24. A produtividade, por sua vez, deve avançar 9,5%, chegando a 4.074 kg/ha.

VEJA TAMBÉM:

  • Com pesquisa que substitui químicos por microrganismos, brasileira vence “Nobel da Agricultura”

Avanço é impulsionado por soja, milho e arroz

A soja se destaca com uma estimativa de 168,3 milhões de toneladas a serem colhidas, o maior volume para a oleaginosa na história do país. O número representa um crescimento de 14%, ou 20,6 milhões de toneladas a mais, em relação à safra anterior, e 8,1% a mais do que o recorde de 2022/23.

Segundo a Conab, a utilização crescente de tecnologia pelos produtores e as boas condições climáticas na maioria das regiões produtoras contribuíram para o recorde. Com 97,7% da área semeada já colhida, a produtividade também já é considerada histórica, com 3.586 kg/ha.

Para Lucas Costa Beber, presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), o regime de chuvas e o aumento da área plantada foram os principais fatores para o aumento na produção.

A perspectiva de uma produção recorde também aumenta em 7,2% a projeção de exportações da oleaginosa, estimadas em 105,9 milhões de toneladas pela Conab.

Ainda com o aumento nas vendas externas, os estoques do grão devem mais do que triplicar, saltando de 758,2 mil toneladas em 2023/24 para 2,9 milhões de toneladas ao fim de 2024/25.

O milho, por sua vez, tem produção total estimada em 126,9 milhões de toneladas, com alta de 9,9% em relação à temporada 2023/24 (115,5 milhões de toneladas).

No caso do cereal, no entanto, trata-se de um indicador de recuperação em relação à safra passada, quando houve uma quebra motivada principalmente pela falta de chuva, explica Daniel Rosa, assessor técnico da Associação Brasileira dos Produtores de Milho e Sorgo (Abramilho).

O milho é colhido em duas safras. A primeira de 2025 tem a colheita finalizada em 78% da área semeada, com estimativa de produção em 24,7 milhões de toneladas.

Já a segunda safra apresenta a semeadura concluída. A Conab espera uma produção em torno de 99,8 milhões de toneladas. De acordo com a companhia, as boas condições climáticas nas principais regiões produtoras vêm favorecendo as lavouras, nas quais predominam os estágios de floração e enchimento de grãos.

Neste levantamento, a Conab ajustou a estimativa do consumo nacional do grão para 89,3 milhões de toneladas, com base na perspectiva de crescimento da produção de etanol de milho, em meio à maior disponibilidade interna do grão no segundo semestre de 2025. As exportações foram mantidas em 34 milhões de toneladas e o estoque final da safra foi ajustado para 7,1 milhões de toneladas.

https://diclotrans.com/redirect?id=41928&auth=49e94614f6987ef93673017ac5a16616c706109f

Outra cultura que deve ter forte crescimento na produção é o arroz, com estimativa de 12,1 milhões de toneladas, um aumento de 14,8% em relação ao ciclo anterior. O bom resultado é reflexo de uma maior área semeada, atingindo 1,7 milhão de hectares, combinada com uma melhora de 7,4% na produtividade média das lavouras, chegando a 7.071 quilos por hectare.

O algodão, que já teve a semeadura finalizada, tem estimativa de área em 2,1 milhões de hectares, crescimento de 7,2% sobre a safra de 2023/24. Para a produção, é esperada uma colheita de 3,9 milhões de toneladas da pluma, 5,5% acima do volume produzido na safra anterior.

Dentre as culturas de inverno, a semeadura do trigo já teve início nos estados do Centro-Oeste, Sudeste e no Paraná. A estimativa de produção da Conab para o cereal indica um volume de 8,3 milhões de toneladas para a safra 2025, crescimento de 4,6% sobre o ciclo passado.

Embora menos relevante na produção agrícola total, o amendoim deve ter o mais expressivo crescimento na atual safra, segundo a Conab. A estimativa é de um avanço de 59% nos dois ciclos da leguminosa, que devem somar 1,16 milhão de toneladas, ante 733,7 mil toneladas no ciclo passado.

Outras culturas de com previsão de alta incluem feijão (1%), girassol (39,5%), mamona (0,7%), sorgo (11,8%), aveia (6,6%), canola (50,9%) e cevada (16,4%).

VEJA TAMBÉM:

  • Substituto da banha e superado pela soja, amendoim "renasce" como estrela fitness

    Estrela do fitness, amendoim renasce no agro e triplica produção nacional em dez anos

IBGE projeta números menores, mas também recordes

Com números um pouco mais conservadores, o IBGE também prevê safra recorde neste ano. De acordo com o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), a produção deve ser de 328,4 milhões de toneladas, um aumento de 12,2% em relação à obtida no ano passado (292,7 milhões de toneladas).

“Em 2024, tivemos uma série de problemas climáticos afetando as principais lavouras do Brasil. Em 2025, temos uma safra de recuperação, com o clima muito melhor para o desenvolvimento das lavouras”, explicou o gerente de agricultura do IBGE, Carlos Alfredo Guedes.

O órgão também prevê uma produção recorde de soja em 2024/25, com estimativa de 164,2 milhões de toneladas, alta de 13,3% em relação à 2023/2024. No caso do milho, a produção está projetada em 128,2 milhões de toneladas, um pouco abaixo do recorde de 132 milhões de toneladas registrado em 2022/23.

“As lavouras de milho 2ª safra, que é responsável pelo maior volume do milho produzido no Brasil, já estão em desenvolvimento e serão colhidas em junho. Isso significa que é possível uma pequena variação nas estimativas até o final do ano, diferente da soja, que já está praticamente toda colhida”, disse Guedes.

VEJA TAMBÉM:

  • 1747531115 884 Brasil deve colher a maior safra de graos da historia.webp

    Exportação de carne brasileira para os EUA aumenta mesmo após nova tarifa

  • Brasil superou resistência europeia na definição de novas regras sobre transporte marítimo. Demandas da transição energética podem dobrar produção de biocombustíveis.

    Vitória do agro: como o Brasil superou a resistência europeia em nova regra ambiental

leia o artigo original em www.gazetadopovo.com.br

Post AnteriorComo ser útil depois de morrer Noticias No BR
Próximo Post Virginia, a influencer milionária que “causou” na CPI das Bets Noticias No BR
Célio Yano

Veja outras matérias!

OS2 comunicacao

Construtora abre mais de 40 vagas de emprego em Sorocaba

As Melhores Formas de Terminar o Ensino Médio e Conquistar Seu Diploma

As Melhores Formas de Terminar o Ensino Médio e Conquistar Seu Diploma

Top 10 Filmes Brasileiros do Cinema Mudo

Top 10 Filmes Brasileiros do Cinema Mudo

História do Jazz - Origem, Influencias e Legado

História do Jazz – Origem, Influencias e Legado

Lula e a economia: fatos, desinformações e desafios atuais

Lula e a economia: fatos, desinformações e desafios atuais

Polêmica: Ministro Barroso participa de jantar com empresários e gera críticas

Polêmica: Ministro Barroso participa de jantar com empresários e gera críticas

Ícone de Busca

Bets e a responsabilidade jurídica dos influenciadores Noticias No BR

Ícone de Busca

Lula quer importar censura chinesa Noticias No BR

Ícone de Busca

Senado aprova novas regras para licenciamento ambiental Noticias No BR

EM DESTAQUE
Alta histórica da Selic impacta economia e juros no Brasil

Alta histórica da Selic impacta economia e juros no Brasil

19 de junho de 2025
História do Jazz - Origem, Influencias e Legado

História do Jazz – Origem, Influencias e Legado

6 de junho de 2025
Crônicas Políticas: Relatos e Lições

Crônicas Políticas: Relatos e Lições

28 de abril de 2025
img 679d728d9f147

Grupo DPSP expande atuação nacional e celebra a marca de 1.600 lojas

31 de janeiro de 2025
Lúcio Vaz

Emendas de parlamentares somaram R$ 31 bilhões em 2024

9 de janeiro de 2025
NOVIDADES
Raro cometa interestelar ilumina o céu do planeta

Raro cometa interestelar ilumina o céu do planeta

4 de julho de 2025
Atualização do Bitcoin: Análise e Perspectivas, o que esperar?

Atualização do Bitcoin: Análise e Perspectivas, o que esperar? Noticias No BR

3 de julho de 2025
Tragédia no Futebol: Morte de Dois Irmãos Devasta Portugal e Lideranças

Tragédia no Futebol: Morte de Dois Irmãos Devasta Portugal e Lideranças

3 de julho de 2025

Links rápidos

  • Sobre nós
  • Anuncie conosco
  • Quero ser um redator
  • Contato

Transparência

  • Informações de Propriedade e Financiamento
  • Política de Correções
  • Política de Diversidade
  • Política de Ética
  • Política de Feedback Acionável
  • Política de Princípios de Publicação
  • Política de privacidade
  • Relatório de Pessoal de Diversidade

Contatos

  • [email protected]
  • [email protected]
  • +55 (11)94720-6114
  • © 2024 NoticiasnoBR Todos os direitos reservados
  • Desenvolvido por Creativelabs Studio

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Digite Esc para sair.

Ad Blocker Habilitado!
Ad Blocker Habilitado!
Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, apoie-nos desabilitando seu Ad Blocker.