Por meio da educação profissional, atividades de promoção social e assistência técnica e gerencial, a entidade tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento da produção sustentável e dos avanços sociais no campo. Com uma equipe que vai desde o escritório até o campo, o Senar-ES trabalha para fazer a diferença na vida de milhares de produtores rurais.
Entre esses colaboradores, está o gerente administrativo e financeiro da instituição, Welingtonglei de Carvalho, que faz parte da equipe desde que o Senar chegou ao estado e afirma que o Senar-ES representa seu crescimento e a esperança de que o trabalho com dedicação gera frutos.
“Sinto uma profunda gratidão por ter contribuído e seguir contribuindo com a missão de levar qualidade de vida a milhares de pessoas. Grato por ter a oportunidade de acompanhar a evolução do setor produtivo e a valorização do segmento rural capixaba”, destaca.
Neste ano, o trabalho do Senar-ES, em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (Faes) e os Sindicatos Rurais, foi reconhecido nacionalmente em duas ocasiões: A instrutora Elaine Matosinhos foi uma das três vencedoras da categoria de Promoção Social (PS) da 5ª edição do Concurso de Vídeos Educativos do Senar nacional, com um vídeo sobre o aproveitamento integral dos alimentos. Enquanto o coordenador da ATeG, Vinicius Maline Tavares, ganhou o 1º lugar no Prêmio Coordenador de Excelência.
O presidente do Sistema Faes/Senar-ES, Júlio Rocha, ressalta que o reconhecimento nacional recebido nos últimos tempos é a confirmação de que o Senar-ES está trilhando uma trajetória de excelência.
“Celebramos 32 anos da “Maior Escola da Terra” no Espírito Santo firme no propósito de melhorar a qualidade de vida dos produtores rurais e de seus familiares. E neste início de ano, tivemos dois reconhecimentos de que estamos no caminho certo, os prêmios recebidos a nível Brasil. Os projetos do Senar-ES vêm mostrando resultados concretos, fortalecendo a produção sustentável, elevando a competitividade no campo e impulsionando avanços sociais”, aponta.
Entre os projetos do Senar-ES está a formação técnica e a profissional, que capacitam os produtores por meio de cursos e treinamentos voltados ao agro, a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), que atende cada produtor individualmente e o Herdeiros do Campo, que prepara diferentes gerações de uma mesma família para a sucessão de propriedades rurais.
As crianças do meio rural também são impactadas pelo Senar-ES, por meio do Agrinho, que aborda assuntos voltados à sustentabilidade e o futuro do campo. A sustentabilidade também é o ponto central do Propriedade + Sustentável, que tem como foco a recuperação ambiental rural capixaba. Além da educação e sustentabilidade, comunidades inteiras são envolvidas no Programa de Saúde do Homem e da Mulher Rural, que aborda a importância de cuidar da saúde e facilita o acesso para realização de exames preventivos.
Para a superintendente do Senar-ES, Letícia Toniato, os 32 anos da instituição representam muito mais que um marco no tempo — são a prova de um trabalho contínuo em prol do desenvolvimento do meio rural capixaba.
“Comemorar as mais de três décadas do Senar-ES é reconhecer uma trajetória marcada pelo compromisso com a educação, a inovação no campo e a valorização das pessoas que vivem da terra. Ao longo desses anos, estivemos ao lado do produtor rural capixaba, levando conhecimento, oportunidades e contribuindo diretamente para o desenvolvimento sustentável do Espírito Santo. Seguimos com o mesmo entusiasmo do início e com o olhar sempre voltado para o futuro, acreditando no poder transformador da formação profissional e da assistência técnica de qualidade”, ressalta.
São 32 anos reafirmando o compromisso com o campo capixaba, ampliando seu alcance, fortalecendo parcerias, levando dignidade ao povo rural e inovando para continuar transformando realidades.