notíciasnoBR
  • Diversos
  • Política
  • Brasil
  • Mundo
  • História
  • Economia
  • Agronegócio
  • Últimas do Brasil
  • Bitcoin
Facebook X (Twitter) Instagram
Trending
  • ONU denuncia desvios na ajuda humanitária para Gaza
  • Nokia 1100: o clássico resistente que colecionadores valorizam
  • Prefeitura de BH suspende contrato com ONG após condenação
  • Globo aposta em GE TV para concorrer no YouTube esportivo
  • Capivaras causam confusão e vandalismo em Barra Mansa (RJ)
  • Trump afirma que Lula pode ligar a qualquer momento e critica tarifas
  • Trump envia submarinos nucleares em resposta às tensões Rússia-EUA
  • Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central, estará na abertura do Blockchain.RIO 2025 Noticias No BR
Facebook X (Twitter) Instagram
notíciasnoBRnotíciasnoBR
  • Diversos
  • Política
  • Brasil
  • Mundo
  • História
  • Economia
  • Agronegócio
  • Últimas do Brasil
  • Bitcoin
notíciasnoBR
Home - Política - Braga Netto completa 80 dias preso / Noticias No BR

Braga Netto completa 80 dias preso / Noticias No BR

Escrito por Redação Oeste4 de março de 2025Tempo de Leitura 6 Mins
Gostou? Compartilhe essa matéria Facebook Pinterest WhatsApp
Braga Netto completa 80 dias preso
Gostou?
Facebook Pinterest WhatsApp

Há 80 dias preso em uma sala da Vila Militar, na zona oeste do Rio de Janeiro, o general Walter Braga Netto tem mantido uma rotina de poucas visitas e banhos de sol supervisionados, desde que foi acusado de envolvimento em um suposto plano de golpe no final do governo de Jair Bolsonaro.

Isolado e com acesso restrito a dispositivos eletrônicos, ele soube da denúncia feita pela Procuradoria-Geral da República (PGR), por meio de sua defesa e da mídia. “Ele ficou indignado com a denúncia, pois é inocente”, disse o advogado de Braga Netto, José Oliveira Lima. “Está inconformado, pois está preso com base em uma mentira.”

A 1ª Divisão do Exército, localizada na Vila Militar, na zona oeste do Rio de Janeiro, é subordinada ao Comando Militar do Leste. É ali onde está Braga Netto | Foto: Divulgação/Exército
A 1ª Divisão do Exército, localizada na Vila Militar, na zona oeste do Rio de Janeiro, é subordinada ao Comando Militar do Leste. É ali onde está Braga Netto | Foto: Divulgação/Exército

Braga Netto, o general de duas estrelas Mário Fernandes, três tenentes-coronéis e um policial federal são os únicos dos 34 denunciados no inquérito que permanecem presos preventivamente por ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF)Assim, Alexandre de Moraes.

General de quatro estrelas, Braga Netto é o de maior patente. Por causa disso, é o único a estar detido em uma sala de Estado Maior da 1ª Divisão do Exército, no Rio, que faz parte do Comando Militar do Leste, comandado por ele até 2019.

O local, um cômodo adaptado no prédio principal da Vila Militar, está equipado com TV, banheiro exclusivo, geladeira e ar-condicionado, conforme relatos de pessoas próximas ao militar. Aqueles que o visitam devem deixar seus celulares em um escaninho fora da sala.

Foto: Marcello Casal Jr/Agência BrasilFoto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Natural de Belo Horizonte, Walter Souza Braga Netto ingressou no Exército aos 17 anos e construiui uma longa carreira Forças Armadas | Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A chegada do general, que já ocupou os cargos de Ministro da Defesa, da Casa Civil e interventor do Rio de Janeiro, resultou em um reforço de segurança no local. Braga Netto é vigiado 24 horas por dia e precisa de escolta policial do Exército durante os banhos de sol, aos quais tem direito diariamente.

As visitas são limitadas a familiares e advogados, e qualquer exceção precisa ser autorizada por Moraes. Uma das exceções foi a visita do atual comandante do Exército, general Tomás Paiva, em 7 de fevereiro, onze dias antes de a PGR formalizar a denúncia.

No entanto, essa visita não foi motivada por uma questão de prestígio, mas sim por um procedimento rotineiro, como o próprio Tomás Paiva esclareceu a interlocutores. O encontro durou cerca de 15 minutos, foi protocolar e com poucas palavras.

Leia mais:

O comandante apenas perguntou se o general estava bem de saúde e se tinha acesso à defesa e à família. Não houve relato de que Braga Netto tenha apresentado queixas.

A relação entre os dois generais, que não era próxima durante o governo Bolsonaro e deteriorou-se com o avanço da investigação. Mensagens apreendidas pela Polícia Federal indicam que Braga Netto orientou críticas nas redes sociais a Tomás Paiva.

De acordo com os investigadores, a intenção era constranger os militares que resistiam em aderir à trama. Ele teria enviado uma mensagem a um capitão expulso do Exército, dizendo que ele “nunca valeu nada” e “parece até que é PT desde pequenininho”.

Vídeo do YouTubeVídeo do YouTube

Em nota, o Exército disse que os militares presos estão isolados e têm acesso a “assistência religiosa, médica e psicológica”, além de cumprir rigorosamente as condições impostas pelas autoridades competentes. A nota destacou também que, por questões de segurança, não forneceria informações sobre os horários, rotinas ou quantidade de militares responsáveis pela segurança dos presos.

https://diclotrans.com/redirect?id=41928&auth=49e94614f6987ef93673017ac5a16616c706109f

As visitas aos militares presos no inquérito foram restringidas após a revelação de que o tenente-coronel Mauro Cid recebeu 73 visitas em 19 dias no primeiro semestre de 2023, sendo 41 delas de militares. Moraes considerou esse número “elevadíssimo”, o que indicava “falta de razoabilidade”.

As visitas aos militares presos no inquérito passaram a ser mais restritas depois da revelação de que o tenente-coronel Mauro Cid recebeu 73 visitas em 19 dias, no primeiro semestre de 2023 — 41 delas de militares. Na época, Moraes considerou o número “elevadíssimo”, o que indicava “falta de razoabilidade”.

Braga Netto, preso em operação da PF, foi candidato a vice na chapa de Bolsonaro | Foto: Wilton Junior/Estadão ConteúdoBraga Netto, preso em operação da PF, foi candidato a vice na chapa de Bolsonaro | Foto: Wilton Junior/Estadão Conteúdo
Braga Netto, preso em operação da PF, foi candidato a vice na chapa de Bolsonaro | Foto: Wilton Junior/Estadão Conteúdo

Além de Braga Netto, outro general está preso preventivamente

A mesma limitação de visitas foi aplicada a Mário Fernandes, ex-secretário-executivo da Secretaria Geral da Presidência no governo Bolsonaro. Depois de um período na sala de Estado Maior da Vila Militar, ele foi transferido para o Comando Militar do Planalto, em Brasília, para um cômodo similar, também equipado com ar-condicionado, TV e geladeira.

A transferência foi solicitada para que ele ficasse mais próximo da família, que o visita quase todos os dias. Além disso, ele tem se dedicado mais à religião. De acordo com pessoas próximas, o general está triste e se sentindo injustiçado, mas “bem resiliente”.

Na última semana, a defesa de Fernandes solicitou ao STF a permissão para levar um computador à sua cela especial. O pedido foi motivado pelo fato de ele ter sido notificado da denúncia da PGR por meio de um Pendrivemas não ter como abrir os arquivos. Moraes não atendeu à solicitação.

🚨A defesa de Braga Netto reclamou não ter tido acesso à íntegra dos autos. Fui o 1º advogado dos inquéritos das fake news e isso acontece desde 2019.

O que tanto o STF esconde nesses inquéritos?

Meus comentários para o Sem Rodeios da @Gazetadopovo pic.twitter.com/xzyfnjyfqu

– Andre Marselha (@Marsiglia_andre) 24 de janeiro de 2025

“Acreditamos, com o devido respeito, que a prisão é desnecessária, pois, entre a busca e apreensão no início de 2024 e a decretação da prisão em novembro, não houve qualquer conduta perigosa ou descumprimento das medidas cautelares impostas ao meu cliente”, disse o advogado Marcus Vinícius Figueiredo, que também defende Braga Netto.

Tanto os advogados de Braga Netto quanto os de Fernandes pediram a revogação da prisão preventiva no final do ano passado. No entanto, os pedidos foram negados por Moraes, em 24 e 26 de dezembro, respectivamente. Para o ministro do STF, a prisão preventiva é necessária para “manter a ordem pública” e garantir o andamento das investigações.





Leia a materia original do artigo

Post Anteriora sabedoria transformadora do jejum Noticias No BR
Próximo Post Zelensky muda o tom e diz que está pronto para firmar acordo com Trump / Noticias No BR
Redação Oeste

Veja outras matérias!

Prefeitura de BH suspende contrato com ONG após condenação

Prefeitura de BH suspende contrato com ONG após condenação

Juristas dos EUA criticam avanço da censura no Brasil

Juristas dos EUA criticam avanço da censura no Brasil

PF investiga prefeita de Iracema por suspeita de compra de votos

PF investiga prefeita de Iracema por suspeita de compra de votos

O braço judicial do Foro de São Paulo na América Latina

O braço judicial do Foro de São Paulo na América Latina

O braço judicial do Foro de São Paulo na América Latina

O braço judicial do Foro de São Paulo na América Latina

Juristas pedem STF para responsabilizar Eduardo Bolsonaro em 'tarifaço'

Juristas pedem STF para responsabilizar Eduardo Bolsonaro em ‘tarifaço’

Manifestações convocadas contra abuso do STF e sanção a Moraes

Manifestações convocadas contra abuso do STF e sanção a Moraes

PT intensifica críticas a Trump e endurece discurso contra direita

PT intensifica críticas a Trump e endurece discurso contra direita

Juristas rebatem carta da USP: soberania não é escudo para impunidade

Juristas rebatem carta da USP: soberania não é escudo para impunidade

EM DESTAQUE
Captura de tela 2025 07 07 221239

Bambbu Cosméticos: marca brasileira valoriza a beleza dos fios brancos e resgata a autoestima feminina

7 de julho de 2025
Como Orbs está acelerando o crescimento do DeFi institucional

Uma vez que Orbs está acelerando o desenvolvimento do DeFi institucional

24 de janeiro de 2025
img 679d728d9f147

Grupo DPSP expande atuação nacional e celebra a marca de 1.600 lojas

31 de janeiro de 2025
Ícone Notícias

Emissão de moeda sem lastro é risco para a economia

16 de novembro de 2024
Ícone Notícias

Veja as melhores e as piores cidades do Paraná segundo o Ideb

14 de agosto de 2024
NOVIDADES
ONU denuncia desvios na ajuda humanitária para Gaza

ONU denuncia desvios na ajuda humanitária para Gaza

2 de agosto de 2025
Nokia 1100: o clássico resistente que colecionadores valorizam

Nokia 1100: o clássico resistente que colecionadores valorizam

1 de agosto de 2025
Prefeitura de BH suspende contrato com ONG após condenação

Prefeitura de BH suspende contrato com ONG após condenação

1 de agosto de 2025

Links rápidos

  • Sobre nós
  • Anuncie conosco
  • Quero ser um redator
  • Contato

Transparência

  • Informações de Propriedade e Financiamento
  • Política de Correções
  • Política de Diversidade
  • Política de Ética
  • Política de Feedback Acionável
  • Política de Princípios de Publicação
  • Política de privacidade
  • Relatório de Pessoal de Diversidade

Contatos

  • [email protected]
  • [email protected]
  • +55 (11)94720-6114
  • © 2024 NoticiasnoBR Todos os direitos reservados
  • Desenvolvido por Creativelabs Studio

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Digite Esc para sair.

Ad Blocker Habilitado!
Ad Blocker Habilitado!
Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, apoie-nos desabilitando seu Ad Blocker.