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O mercado de carros usados surpreendeu no último ano, batendo um recorde de mais de 13 anos – e a tendência é que esse crescimento não desacelere em 2025!
Na verdade, com a mudança no comportamento do consumidor, é esperado que o setor continue alcançando ótimos resultados e até mesmo se adapte a novas demandas que estão surgindo.
Neste artigo vamos descobrir qual o cenário do mercado de carros usados em 2025, suas principais tendências e como aproveitar as oportunidades para garantir uma ótima oferta. Boa leitura!
O cenário e as perspectivas para o mercado de usados
Confira:
Em 2024, 15,8 milhões de carros usados foram vendidos, segundo um levantamento realizado pela Federação dos Revendedores de Veículos Usados (Fenauto), batendo o recorde alcançado em 2011.
Esse dado demonstra o quanto o mercado de carros usados vem crescendo nos últimos anos e a expectativa é que esse crescimento não diminua, apenas aumente.
Um dos principais fatores que contribuíram para o aumento dessa demanda foi a diferença nos preços dos carros novos e usados. Afinal, enquanto modelos populares estão custando quase R$ 100 mil – com apenas acessórios básicos –, você consegue encontrar veículos completos e seminovos por preços bem menores.
Além disso, a conscientização acerca da depreciação do valor dos carros novos está motivando os compradores a migrar para as opções usadas, mas que atendem perfeitamente às suas necessidades.
Como não há expectativas de grandes mudanças para a economia do país para este ano, é esperado também que o mercado de carros usados em 2025 continue em alta.
Quais os modelos mais vendidos no mercado de carros usados em 2024?
Segundo o levantamento da Fenauto, o carro usado mais vendido em 2024 foi o Volkswagen Gol. Ao todo, o modelo registrou 758.736 vendas – e apenas em dezembro foram 69.342 vendas.
Outros modelos que também se destacaram no mercado de carros usados foram:
- Fiat Uno: 412.128 Vendas;
- Fiat Palio: 401.125 vendas;
- Chevrolet Onix: 374.427 bandagens;
- Hyundai HB20: 364.619 Vendas;
- Fiat Strada: 352.377 vendas;
- Ford KA: 294.912 Vendas;
- Toyota Corolla: 278.392 vendas;
- Ford Fiesta: 273.802 vendas;
- Volkswagen Fox: 247.889 Vendas.
Ou seja, modelos populares são os mais procurados até mesmo no mercado de usados! Afinal, conseguem atender às necessidades diárias e possuem um preço mais baixo, seja entre as opções novas ou não.
Mudanças no comportamento do consumidor
Muitos consumidores perceberam um fator: a maioria dos veículos novos perdem entre 10% a 20% do seu valor desde o primeiro ano. Por conta disso, grande parte das pessoas interessadas em comprar o primeiro carro ou trocar o seu antigo migrou para o setor de seminovos.
Além de driblar essa depreciação, essa estratégia permite também a aquisição de veículos mais completos, por um preço bem abaixo do cobrado pelas concessionáriasAssim, e ainda economizar com IPVA. Com uma pesquisa inteligente, é possível encontrar opções em excelente estado, suprindo sua demanda diária.
Em relação a isso, é importante também destacar que o fim da pandemia e o retorno às atividades 100% presenciais impactaram o crescimento da procura no mercado de carros usados.
Afinal, as pessoas precisaram retornar às ruas e os veículos são uma das formas mais eficientes de mobilidade urbana – sem falar no conforto, segurança e agilidade que proporcionam.
Sustentabilidade e veículos elétricos
A sustentabilidade está afetando diferentes setores comerciais, incluindo o mercado de carros usados e novos no Brasil.
OS consumidores estão cada vez mais buscando alternativas que causem menos impactos ao meio ambientebem como marcas que assumam o compromisso de diminuir essas interferências negativas.
No caso do setor automotivo, esses compradores estão migrando para os modelos elétricos e híbridos, que não utilizam combustíveis fósseis e, consequentemente, geram menos danos durante seu uso.
Contudo, veículos dessa categoria possuem um custo mais elevado, especialmente em razão da alta demanda. Por conta disso, a busca pelos seminovos também vem se intensificando entre aqueles que prezam pela sustentabilidade.
Desse modo, ao invés de comprarem carros usados antigos – que geralmente são poluentes, por causa da falta de preocupação no passado com esse fator — os compradores estão buscando opções quase novas, com poucos anos de fabricação e que atendam a esse padrão de sustentabilidade.
Essa outra mudança no comportamento do consumidor vai impactar bastante os mercados de usados e de novos, fazendo com que sejam oferecidos mais modelos que atendam à demanda em ambos os setores.
O impacto da digitalização nas vendas e nos leilões de usados
Influenciado pelo crescimento do mercado de carros usados, o setor de leilões apresentou uma demanda maior nos últimos anos. Segundo um estudo da Technavio Research (consultoria norte-americana), é esperado que o mercado global de leilões cresça cerca de R$ 18 bilhões até 2027.
Afinal, através dessas transações, os consumidores possuem a oportunidade de garantir carros usados ainda mais baratos do que no mercado tradicional. Dependendo dos lances dados, essa economia pode ser gigantesca!
Com a digitalização dos leilões, a participação nas operações se tornou ainda mais fácil, fazendo com que mais pessoas se interessassem pelo setor. Isso também permite que compradores participem de leilões em todo o país, aumentando seu leque de oportunidades.
Dessa forma, ao invés de ficar limitado às empresas de veículos seminovos, os compradores conseguem expandir suas buscas para os leilões, sem precisar sair de casa!
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